Entrar

Plano de aula de Operações: Números Mistos

Matemática

Original Teachy

Operações: Números Mistos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Operações: Números Mistos

Palavras ChaveNúmeros mistos, Operações matemáticas, Soma, Subtração, Multiplicação, Divisão, Problemas práticos, Atividades lúdicas, Aplicação de conceitos, Trabalho em equipe, Pensamento crítico, Resolução de problemas, Contextualização real, Estratégias de aprendizado
Materiais NecessáriosMapas do percurso com números mistos, Marcadores para os mapas, Menu de pizzas fictício com números mistos, Material para anotações (papel, canetas), Tabuleiro de jogo para o labirinto matemático (pode ser desenhado no chão ou em um grande papel), Cartões com operações matemáticas, Prêmios simbólicos para os vencedores das atividades
Códigos BNCC-
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem direcionar melhor seus esforços e atenção durante as atividades práticas. Esta seção também serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos compreendam a importância do tema e como ele se aplica tanto academicamente quanto em situações do cotidiano.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e operar com números mistos em diversas operações matemáticas, incluindo soma, subtração, multiplicação e divisão.

2. Desenvolver a habilidade dos alunos de resolver problemas práticos que envolvam números mistos, identificando e manipulando corretamente esses formatos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o pensamento crítico e a aplicação de estratégias de resolução de problemas através de exemplos práticos e contextos variados.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tópico da aula, utilizando situações problema que eles possam encontrar em seu cotidiano, estabelecendo assim uma conexão entre a teoria e a prática. Ao contextualizar a importância dos números mistos, os alunos podem visualizar a utilidade desses conceitos em diversas situações reais, o que estimula o interesse e a compreensão do tema.

Situações Problema

1. Imagine que um padeiro precisa preparar 3 receitas de pães, cada uma pedindo 1 e 3/4 de xícara de farinha. Ele tem 7 xícaras de farinha. Quantas receitas completas ele pode fazer?

2. Uma fazenda tem 4 cercados que precisam ser divididos igualmente entre 3 tipos de animais. Se cada tipo de animal precisa de 1 e 1/3 cercados, quantos animais de cada tipo podem ser acomodados? E sobra algum cercado?

3. Um atleta corre 2 e 1/2 voltas em uma pista de 400 metros. Se ele continuar no mesmo ritmo, quantas voltas completará em uma corrida de 1,6 quilômetros?

Contextualização

Os números mistos são frequentemente usados em situações do dia a dia, como em receitas culinárias, em medidas de comprimento e até em esportes. Por exemplo, ao fazer uma receita que pede 1 e 3/4 xícaras de farinha, é necessário entender como somar ou subtrair essas frações para ajustar a quantidade de ingredientes disponíveis. Além disso, entender números mistos é crucial em tarefas como medir tecidos para costura ou dividir terrenos entre pessoas ou animais, o que torna o conceito muito prático e relevante.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A seção de Desenvolvimento é destinada a aplicar de maneira prática e lúdica os conceitos de números mistos previamente estudados pelos alunos. Através das atividades propostas, busca-se consolidar o aprendizado por meio de situações que simulam desafios reais, fomentando a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação de estratégias de resolução de problemas. Cada atividade é projetada para ser completada dentro de um período de 60 a 70 minutos, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente e compreender profundamente os conceitos abordados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Corrida dos Números Mistos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar operações com números mistos em um contexto divertido e competitivo, reforçando o aprendizado de soma, subtração, multiplicação e divisão.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular uma corrida de revezamento onde cada equipe deve completar uma distância total equivalente a uma maratona (42 quilômetros), mas o percurso será representado por números mistos que eles devem somar, subtrair, multiplicar e dividir para avançar. Cada etapa do percurso terá diferentes tipos de operações.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um mapa do percurso com números mistos representando distâncias e operações matemáticas que devem ser realizadas para avançar.

  • Cada grupo começa na 'linha de largada' e deve resolver a primeira operação para saber quantos metros avança.

  • Depois de resolver cada operação, o grupo move um marcador no mapa para a nova localização.

  • O primeiro grupo a completar a 'maratona' corretamente vence a corrida.

Atividade 2 - Festa de Pizzas e Frações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento de números mistos em um contexto prático e social, desenvolvendo habilidades de planejamento e raciocínio matemático.

- Descrição: Os alunos irão planejar uma festa onde a principal atividade será a montagem de pizzas. Eles precisarão calcular quantas pizzas de diferentes sabores serão necessárias, considerando que cada convidado pode consumir uma pizza inteira ou uma fração dela. Os ingredientes são apresentados em números mistos e as quantidades devem ser calculadas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua um 'menu' de pizzas que contém os ingredientes em números mistos e as porções necessárias para cada convidado.

  • Cada grupo deve calcular quantas pizzas de cada sabor serão necessárias para a festa, e quais frações de cada pizza serão consumidas por cada convidado.

  • Os grupos apresentam seu planejamento e justificam suas escolhas baseando-se nos cálculos realizados.

  • Realize uma votação para decidir qual grupo planejou a festa de forma mais eficiente.

Atividade 3 - Desafio do Labirinto Matemático

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de operar com números mistos rapidamente e sob pressão, em um cenário lúdico que estimula a cooperação e o raciocínio rápido.

- Descrição: Neste desafio, os alunos enfrentarão um labirinto onde cada caminho corresponde a uma operação com números mistos que devem ser resolvidas para avançar ou retroceder. O objetivo é chegar ao centro do labirinto, resolvendo corretamente as operações no caminho.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que o labirinto consiste em uma série de corredores marcados com operações de números mistos.

  • Cada grupo deve resolver a operação em cada corredor para decidir se avança ou volta um passo.

  • O primeiro grupo a chegar ao centro do labirinto, resolvendo todas as operações corretamente, vence o desafio.

  • Crie algumas operações que, se resolvidas incorretamente, fazem com que o grupo volte um corredor, para aumentar o desafio.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta seção de retorno é permitir que os alunos articulem e reflitam sobre o que aprenderam e como aplicaram os conceitos de números mistos. Esta discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento, permitindo que os alunos compartilhem diferentes perspectivas e abordagens para resolver os problemas propostos. Além disso, a troca de ideias e experiências entre os alunos e com o professor ajuda a identificar áreas que podem necessitar de revisão ou maior prática, garantindo uma compreensão mais profunda do tópico.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e, em um primeiro momento, pedir que cada grupo compartilhe suas experiências e aprendizados das atividades realizadas. O professor pode começar com uma breve introdução, destacando a importância de compreender e aplicar os números mistos. Em seguida, deve-se encorajar os alunos a discutir como os conceitos aprendidos podem ser úteis em situações reais e como a resolução dos problemas propostos ajudou a solidificar o entendimento dos números mistos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios encontrados ao realizar as operações com números mistos nas atividades e como vocês os superaram?

2. Como os conceitos de números mistos aplicam-se a situações reais que vocês conhecem ou podem imaginar?

3. Houve alguma estratégia ou método que vocês descobriram que ajudou a simplificar a manipulação dos números mistos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A seção de Conclusão serve para consolidar o aprendizado dos alunos, recapitulando os pontos chave abordados durante a aula e garantindo que todos tenham compreendido os conceitos fundamentais dos números mistos. Além disso, destaca como a conexão entre teoria e prática foi estabelecida, reforçando a relevância dos números mistos em aplicações reais. Esta etapa é crucial para garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e prática do conteúdo.

Resumo

Nesta aula, os alunos exploraram os conceitos de números mistos, aplicando-os em diversas operações matemáticas como soma, subtração, multiplicação e divisão. Através de atividades práticas e lúdicas, eles puderam visualizar a utilidade dos números mistos e como esses conceitos se aplicam em situações cotidianas, como em receitas culinárias e na divisão de terrenos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi cuidadosamente projetada para conectar a teoria com a prática, permitindo que os alunos vissem a aplicabilidade dos números mistos em diferentes contextos. As atividades, como 'A Corrida dos Números Mistos' e 'Festa de Pizzas e Frações', não apenas reforçaram o aprendizado teórico, mas também ensinaram os alunos a resolver problemas de maneira eficaz e a trabalhar em equipe.

Fechamento

Compreender e operar com números mistos é essencial, não apenas na matemática acadêmica, mas também em situações práticas do dia a dia. A habilidade de manipular eficientemente números mistos pode facilitar tarefas como cozinhar, planejar eventos e até mesmo em profissões que envolvem medidas e cálculos cotidianos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies