Entrar

Plano de aula de Calor e Temperatura

Ciências

Original Teachy

'EF07CI02'

Calor e Temperatura

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Calor e Temperatura

Palavras ChaveCalor, Temperatura, Sensação Térmica, Metodologia Digital, Ciências, 7º Ano, Atividades Práticas, Redes Sociais, Gamificação, Interatividade, Aprendizado Colaborativo, Kahoot, Quizizz, Scratch, Feedback 360°, Pensamento Crítico
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo, Conta no Instagram ou TikTok (ou plataforma de simulação), Conta no Kahoot ou Quizizz, Computadores ou tablets para programação no Scratch, Papel e caneta (para anotações e rascunhos), Projetor (para apresentações), Conexão estável de internet
Códigos BNCCEF07CI02: Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é contextualizar os alunos sobre os objetivos primordiais do aprendizado, estabelecendo uma base clara e coerente sobre o que será abordado durante a aula. Este momento é crucial para alinhar expectativas e focar a atenção dos alunos nos pontos principais do conteúdo, preparando-os para as atividades práticas que seguirão.

Objetivos principais:

1. Compreender os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica.

2. Diferenciar calor, temperatura e sensação térmica em diferentes contextos práticos.

3. Analisar como a temperatura pode diferir da sensação térmica em situações cotidianas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupos colaborativos.
  2. Aprimorar a capacidade de argumentação e comunicação ao explicar conceitos científicos.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é contextualizar os alunos sobre os objetivos primordiais do aprendizado, estabelecendo uma base clara e coerente sobre o que será abordado durante a aula. Este momento é crucial para alinhar expectativas e focar a atenção dos alunos nos pontos principais do conteúdo, preparando-os para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Calor e temperatura são conceitos fundamentais na ciência que afetam nosso cotidiano de diversas formas, desde a previsão do tempo até o funcionamento de nossos dispositivos eletrônicos. Para iniciar, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre calor ou temperatura e compartilharem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Qual é a diferença entre calor e temperatura?

2. Como a sensação térmica pode ser diferente da temperatura real?

3. Por que um dia de 20°C pode parecer mais quente ou mais frio dependendo do contexto?

4. Como o calor se transfere de um objeto para outro?

5. Que exemplos cotidianos mostram a diferença entre temperatura e sensação térmica?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos em atividades práticas, utilizando tecnologias digitais e metodologias ativas de ensino. Isso promove um aprendizado significativo e contextualizado, permitindo que os alunos apliquem conceitos de calor, temperatura e sensação térmica em situações reais e interativas. As atividades são desenhadas para desenvolver não só o entendimento científico, mas também habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores do Clima ️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Familiarizar os alunos com os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica usando ferramentas digitais e práticas de comunicação moderna.

- Descrição: Os alunos irão criar uma sequência de postagens no Instagram ou TikTok como 'influenciadores digitais do clima', explicando os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica. Eles usarão vídeos, fotos e legendas para comunicar suas ideias de forma clara e atrativa, contextualizando a informação com situações cotidianas e curiosidades sobre clima e temperatura.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e distribua um celular para cada grupo.

  • Cada grupo escolhe um papel específico: apresentador, cinegrafista, editor, pesquisador e roteirista.

  • Pesquisem exemplos práticos de calor, temperatura e sensação térmica na internet e como essas condições afetam nosso dia a dia.

  • Gravem pequenos vídeos explicando esses conceitos com exemplos: um dia frio, um dia quente e como diferentes materiais reagem ao calor.

  • Usem aplicativos de edição de vídeo para tornar o conteúdo mais atraente (adicionem gráficos, emojis e efeitos visuais).

  • Postem os vídeos nas redes sociais (ou simulem uma postagem) e preparem uma breve apresentação para a turma, explicando as escolhas de conteúdo e os conceitos abordados.

  • Encoraje os alunos a comentarem e darem feedback nos vídeos dos colegas, reforçando a aprendizagem colaborativa.

Atividade 2 - Desvendando Mitos Climáticos ❄️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade crítica dos alunos, permitindo que identifiquem e desmistifiquem conceitos errados sobre calor e temperatura de maneira interativa e divertida.

- Descrição: Os alunos vão criar um quiz interativo sobre mitos e verdades relacionadas a calor e temperatura, usando ferramentas como Kahoot ou Quizizz. Eles vão desenvolver perguntas baseadas em situações cotidianas e curiosidades, buscando desmistificar conceitos errados sobre o tema e reforçar o conhecimento adquirido.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve pesquisar e identificar 10 mitos comuns sobre calor, temperatura e sensação térmica.

  • Usando o Kahoot ou Quizizz, os alunos criarão um quiz interativo com perguntas de múltipla escolha para desmistificar esses conceitos.

  • Testem o quiz entre os grupos, permitindo que cada grupo jogue o quiz criado pelos colegas.

  • Cada grupo deve preparar uma pequena explicação para cada pergunta do quiz, justificando a resposta correta e esclarecendo os mitos.

  • Convidem os alunos a compartilharem suas impressões e novos aprendizados após a atividade.

Atividade 3 - Gamificação Climática 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Permitir aos alunos explorar de forma prática e divertida como variáveis ambientais afetam a sensação térmica, usando conceitos de programação e gamificação.

- Descrição: Os alunos vão criar um jogo digital que simula diferentes condições climáticas e como elas afetam a sensação térmica. Eles usarão uma plataforma online como Scratch para programar um jogo simples que ensine aos jogadores sobre as variáveis de calor, temperatura e sensação térmica.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve delinear um plano para seu jogo, definindo as variáveis que irão incluir (ex.: diferentes roupas, locais, atividades físicas).

  • Usar a plataforma Scratch ou uma ferramenta similar para desenvolver um jogo básico onde os jogadores possam ajustar variáveis como presença de vento, umidade, tipo de roupa e atividade física para ver como isso afeta a sensação térmica.

  • Testem e ajustem o jogo com base no feedback dos colegas.

  • Preparem uma breve apresentação para demonstrar como o jogo funciona e os conceitos que ele ensina.

  • Encoraje os alunos a jogar os jogos dos colegas e fornecer feedback construtivo.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

Finalidade: Esta etapa do plano de aula tem como objetivo consolidar o aprendizado e promover a reflexão sobre os conceitos abordados. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos têm a oportunidade de revisitar os conteúdos trabalhados, discutir suas experiências e ampliar suas compreensões ao ouvir as perspectivas de seus colegas. Esse processo de metacognição é essencial para aprofundar o conhecimento e desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde cada grupo de alunos compartilha suas descobertas e processos ao realizar as atividades. Roteiro sugerido para introdução dessa discussão:

  1. Peça para cada grupo apresentar seus vídeos, quizes ou jogos.
  2. Pergunte sobre os desafios encontrados durante a criação dos conteúdos e como eles superaram esses desafios.
  3. Discuta as diferentes abordagens que cada grupo utilizou para explicar os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica.
  4. Incentive os alunos a fazerem perguntas e fornecerem feedback construtivo aos colegas.

Reflexões

1.Quais foram as principais diferenças que vocês observaram entre calor, temperatura e sensação térmica durante as atividades? 2.Como vocês acham que o entendimento desses conceitos pode ajudar em situações cotidianas, como escolher roupas adequadas para diferentes climas? 3.Que mitos sobre calor e temperatura vocês conseguiram desmistificar e como isso mudou a percepção de vocês sobre o tema?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a participar de uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno do grupo fornece feedback aos seus colegas. Orientações para o Feedback:

  1. Comece com uma observação positiva sobre a contribuição de cada colega.
  2. Apresente uma sugestão construtiva, apontando áreas que podem ser melhoradas.
  3. Termine com uma proposta de como o colega pode continuar a se desenvolver em atividades futuras.
  4. Reforce a importância de manter um tom respeitoso e encorajador durante todo o processo de feedback.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre o conhecimento adquirido, conectando-o a aplicações práticas e ao contexto moderno. Além disso, promove um fechamento significativo para a aula, reforçando a importância dos tópicos estudados e incentivando os alunos a aplicar esse aprendizado em suas vidas diárias.

Resumo

 Resumo Divertido: Imagine que você é um agente secreto do clima! ️ Sua missão foi desvendar os mistérios do calor, temperatura e sensação térmica. Já sabemos que:

  • O calor é a energia que se transfere entre corpos. 
  • A temperatura é uma medida dessa energia. ️
  • A sensação térmica é como nosso corpo percebe essa temperatura, influenciado por fatores como vento e umidade. ️ Cada atividade nos deu ferramentas para explorar esses conceitos de maneiras criativas e relevantes para nosso mundo digital.

No Mundo

No Mundo: Hoje, você não aprendeu apenas conceitos; você conectou ciência com a realidade moderna, integrando mídias sociais, gamificação e ferramentas interativas. Quão incrível é isso?  Em um mundo onde as condições climáticas afetam nosso dia a dia, de escolher a roupa certa para sair até entender impactos ambientais, saber sobre calor, temperatura e sensação térmica é mais relevante do que nunca!

Na Prática

Aplicações: Compreender esses conceitos é essencial para muitas situações cotidianas. Desde vestir-se apropriadamente para diferentes climas até ajustar a temperatura de aparelhos eletrônicos, o conhecimento desse conteúdo é prático e aplicável. Além disso, em tempos de mudança climática, saber interpretar informações climáticas é fundamental para tomar decisões informadas e sustentáveis.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies