Entrar

Plano de aula de Brasil: Indústria

Geografia

Original Teachy

'EF07GE08'

Brasil: Indústria

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil: Indústria

Palavras Chaveindustrialização, produção nacional, tecnologia, mercado de trabalho, sustentabilidade, inovação, desafios econômicos, impacto social, soluções industriais, pensamento crítico, atividades práticas, contexto global, desenvolvimento tecnológico
Materiais Necessáriosmateriais recicláveis para construção de maquetes, acesso à internet para pesquisa, papel, canetas e marcadores para anotações e desenhos, quadro branco ou flip chart, projetor ou TV para apresentações
Códigos BNCCEF07GE08: Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer as bases do conhecimento sobre a industrialização no Brasil. Ao definir os objetivos principais, o professor direciona a atenção dos alunos para os aspectos mais relevantes da indústria no contexto nacional e internacional. Isso não apenas ajuda a contextualizar o aprendizado, mas também prepara os alunos para as atividades práticas de aplicação dos conceitos estudados, facilitando a compreensão e a discussão em sala de aula.

Objetivos principais:

1. Explorar a importância da industrialização no desenvolvimento social e econômico do Brasil, focando em como ela influencia a produção nacional, a tecnologia e o mercado de trabalho.

2. Analisar como a indústria brasileira se integra no contexto global e quais são suas principais áreas de atuação e desafios atuais.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica entre os alunos para que possam avaliar o impacto das decisões industriais no ambiente e na sociedade.
  2. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos por temas de economia e desenvolvimento tecnológico.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tópico através de situações que eles possam encontrar no seu cotidiano e contextualizar a importância da indústria de maneira tangível. Ao apresentar situações problema, estimula-se o pensamento crítico sobre como a indústria afeta suas vidas e o ambiente ao redor. A contextualização, por outro lado, ajuda a conectar esses pensamentos com a realidade prática e histórica do Brasil, aumentando a relevância do tema para os alunos.

Situações Problema

1. Imagine que uma grande empresa decide instalar uma nova fábrica em sua cidade. Quais seriam os impactos positivos e negativos para a comunidade local?

2. Pense em um produto que você usa diariamente. Como seria a sua vida se esse produto não fosse fabricado no Brasil, mas apenas importado?

Contextualização

A indústria brasileira não apenas molda o panorama econômico, mas também afeta diretamente o dia a dia das pessoas. Por exemplo, a indústria automobilística brasileira, que começou a se desenvolver na década de 1950, não apenas criou empregos, mas também facilitou a mobilidade e transformou cidades. O Brasil é um dos poucos países que produz etanol a partir da cana-de-açúcar, utilizado como combustível para veículos, demonstrando a capacidade de inovação e adaptação da indústria nacional.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

Esta etapa do plano de aula é destinada a colocar em prática os conceitos estudados sobre a indústria no Brasil. Ao trabalharem em grupos para resolver problemas ou criar projetos, os alunos aplicam seu conhecimento de maneira criativa e prática, desenvolvendo habilidades de colaboração, pensamento crítico e solução de problemas. As atividades são projetadas para serem interativas e envolventes, fazendo com que os alunos se sintam mais conectados ao tema e capazes de entender sua aplicabilidade no mundo real.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Fábrica do Futuro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de planejamento e consideração de aspectos sustentáveis na indústria.

- Descrição: Os alunos são divididos em grupos e cada grupo representa uma equipe de engenheiros e designers que devem planejar uma fábrica do futuro. Eles devem considerar aspectos como sustentabilidade, tecnologia de ponta e condições de trabalho ideais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo deve projetar uma fábrica que utilize tecnologias sustentáveis e inovadoras.

  • Os alunos devem listar os tipos de produtos que a fábrica irá produzir, considerando a importância ecológica e social.

  • Cada grupo deve criar um modelo simples da planta da fábrica usando materiais recicláveis.

  • Apresente os projetos para a classe e discuta as ideias de cada grupo.

Atividade 2 - Desafio do Importador

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender os desafios econômicos e sociais envolvidos na decisão de produzir localmente ou importar.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos simulam ser empresários que precisam decidir entre fabricar um produto no Brasil ou importá-lo. Eles devem analisar custos, impostos, benefícios e impactos sociais da decisão.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um produto comum (por exemplo, um smartphone).

  • Pesquisem e discutam os custos e benefícios de fabricar no Brasil versus importar.

  • Considerem fatores como custo de produção, impostos, emprego e impacto ambiental.

  • Cada grupo deve apresentar sua decisão e justificá-la para a classe.

Atividade 3 - Inovação Industrial em Ação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a inovação, aplicando conhecimentos técnicos para resolver problemas reais da indústria brasileira.

- Descrição: Os alunos formam grupos que atuam como startups tecnológicas que desenvolvem novos produtos ou soluções para problemas da indústria brasileira, como a otimização de processos, redução de custos ou impacto ambiental.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um problema real da indústria brasileira para solucionar.

  • Desenvolvam uma solução inovadora, que pode ser um produto, processo ou tecnologia.

  • Preparem uma apresentação da solução, destacando como ela pode transformar a indústria.

  • Os grupos apresentam suas soluções e recebem feedback dos colegas e do professor.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para consolidar o aprendizado. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre os trabalhos realizados, compartilhar aprendizados e receber feedbacks construtivos. Além disso, ao responder às perguntas-chave, os alunos demonstram seu entendimento do impacto da industrialização no Brasil e desenvolvem uma visão crítica sobre os desafios e oportunidades da indústria nacional.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão convidando cada grupo a compartilhar suas descobertas e conclusões. Encoraje os alunos a relacionar suas experiências práticas com os conceitos teóricos estudados. Use um quadro para anotar os principais pontos levantados por cada grupo, facilitando a visualização das ideias e promovendo um diálogo construtivo entre os grupos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao planejar a fábrica do futuro e como vocês os superaram?

2. Como as decisões de sua fábrica poderiam impactar a sociedade e o meio ambiente local?

3. De que maneira a solução inovadora proposta por seu grupo poderia ser implementada na indústria brasileira atual?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham assimilado os conceitos mais importantes discutidos ao longo da aula, além de proporcionar uma visão clara de como a teoria se conecta com a prática. Este momento final serve para consolidar o conhecimento, refletindo sobre como as lições aprendidas se aplicam no mundo real e destacando a relevância do estudo da indústria para a vida diária e o desenvolvimento sustentável.

Resumo

Neste encerramento, recapitulamos a importância da industrialização no Brasil, abordando seu papel na produção nacional, inovação tecnológica e impacto no mercado de trabalho. Os alunos exploraram, através de atividades práticas, como a teoria se traduz em práticas industriais sustentáveis e inovadoras, refletindo sobre o impacto das indústrias na sociedade e no meio ambiente.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi uma ponte entre a teoria estudada e a aplicação prática, permitindo aos alunos vivenciar o processo de tomada de decisão e planejamento em um contexto industrial. Através das atividades, como o projeto da 'Fábrica do Futuro' e o 'Desafio do Importador', os alunos aplicaram seus conhecimentos teóricos para resolver problemas concretos e propor inovações.

Fechamento

Compreender a industrialização não é apenas aprender sobre fábricas e produção, mas também entender como essas atividades afetam nosso cotidiano e o ambiente. Essa compreensão é crucial para que possamos tomar decisões informadas e responsáveis como futuros profissionais e cidadãos ativos na sociedade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies