Entrar

Plano de aula de Colonização Portuguesa na América: Economia, Sociedade, Administração e Escravidão

História

Original Teachy

'EF07HI02'

Colonização Portuguesa na América: Economia, Sociedade, Administração e Escravidão

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Colonização Portuguesa na América: Economia, Sociedade, Administração e Escravidão

Palavras ChaveColonização Portuguesa, Economia, Sociedade, Administração, Escravidão, Igreja, Povos Indígenas, Escravização, Mercantilismo, Metodologia Digital, Interatividade, Tecnologia, Redes Sociais, Realidade Aumentada, Debate Virtual, Pensamento Crítico, Empatia, História, Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Aplicativos de redes sociais (ex.: Instagram, Canva), Aplicativos de videoconferência (ex.: Zoom, Google Meet), Aplicativos de Realidade Aumentada, Conexão estável à internet, Material de pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis), Projetor ou Smart TV (opcional), Material de anotação (caderno, canetas)
Códigos BNCCEF07HI02: Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.; EF07HI03: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.; EF07HI06: Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.; EF07HI09: Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.; EF07HI10: Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.; EF07HI11: Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.; EF07HI12: Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).; EF07HI14: Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.; EF07HI15: Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.; EF07HI16: Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.; EF07HI17: Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: 10-15 minutos

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade contextualizar e preparar os alunos para um aprofundamento prático e dinâmico no tema da Colonização Portuguesa na América. Ao delinear os objetivos, garante-se que os alunos compreendam a importância e a relevância do tópico, preparando-os para engajarem-se ativamente nas próximas atividades e discussões com uma base sólida de conhecimento prévio.

Objetivos principais:

1. Compreender as estruturas da colonização portuguesa na América, incluindo suas relações com a igreja, os povos indígenas, a escravização de povos africanos e o mercantilismo.

2. Desenvolver a habilidade de contextualizar esses aspectos em relação à dinâmica da vida moderna e ao mundo digital.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre os efeitos históricos e contemporâneos da colonização.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como objetivo envolver os alunos desde o início da aula, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico. Ao buscar fatos interessantes e discutir questões chave, os alunos serão incentivados a refletir sobre o tema e a relacioná-lo com a realidade atual, preparando-se para uma participação ativa durante as atividades práticas.

Aquecendo

Introduza o tema da Colonização Portuguesa na América, abordando aspectos como economia, sociedade, administração e escravidão. Destaque como esses elementos influenciam a vida moderna e o mundo digital. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar uma curiosidade ou fato interessante sobre o tema.  Incentive-os a compartilhar suas descobertas com a turma, promovendo um ambiente colaborativo e dinâmico.

Reflexões Iniciais

1. 樂 Como a colonização portuguesa influenciou a estrutura econômica das colônias americanas?

2.  Qual foi o papel da Igreja na administração e controle das colônias?

3.  Como os povos indígenas foram impactados pela colonização portuguesa?

4.  Qual foi a importância do tráfico de escravos africanos para o sistema econômico colonial?

5.  De que maneira o mercantilismo impulsionou a colonização e a economia das colônias?

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos + 5 - 10 minutos de explicação inicial

Esta etapa visa proporcionar uma experiência de aprendizagem imersiva e interativa, onde os alunos podem aplicar seus conhecimentos sobre a colonização portuguesa em atividades práticas e inovadoras. Por meio do uso de tecnologias digitais, como redes sociais, debates virtuais e realidade aumentada, os estudantes se envolverão ativamente no processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas enquanto exploram o impacto histórico e contemporâneo da colonização.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Históricos no Instagram

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos na pesquisa e compreensão dos diferentes papéis e dinâmicas sociais durante a colonização portuguesa, utilizando a familiaridade com redes sociais para aproximar o conteúdo histórico da realidade moderna.

- Descrição: Os alunos vão criar perfis fictícios no Instagram para personagens relevantes do período da colonização portuguesa na América. Eles deverão postar conteúdo que esses personagens poderiam compartilhar, como fotos, pensamentos e interações com outros personagens históricos. Podem ser usadas ferramentas como Canva para criar visuais e textos, simulando as publicações.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um personagem histórico relevante: um explorador português, um líder indígena, um escravo africano, um missionário da igreja ou um mercador.

  • Os alunos usarão ferramentas digitais para criar um perfil no Instagram, incluindo uma foto de perfil, uma biografia e três postagens fictícias.

  • Peça aos alunos que pesquisem e utilizem fatos históricos reais nas suas postagens, incluindo interações fictícias que esses personagens poderiam ter tido.

  • Os grupos deverão apresentar seus perfis para a turma, explicando o contexto de cada postagem e sua relevância histórica.

Atividade 2 - Debate Virtual: As Vozes da Colonização

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver uma compreensão mais profunda e empática das diversas perspectivas históricas da colonização, através de uma atividade interativa que estimula a participação ativa e o pensamento crítico.

- Descrição: Criação de um debate virtual onde os alunos, divididos em grupos, vão representar diferentes perspectivas da colonização portuguesa: colonos, indígenas, africanos escravizados e missionários. Utilizando uma plataforma de videoconferência, os alunos farão uma simulação de debate, defendendo os interesses e pontos de vista de seus personagens.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um papel específico: colono português, líder indígena, africano escravizado, missionário ou mercador.

  • Cada grupo deverá pesquisar a fundo seu personagem, buscando entender suas condições de vida, objetivos e visões sobre a colonização.

  • Os alunos organizarão uma videoconferência ou usarão uma sala de aula virtual para simular o debate.

  • Cada grupo terá tempo para apresentar seus argumentos iniciais, responder a perguntas e debater com outros grupos.

  • Ao final, um mediador (pode ser o professor ou um aluno designado) fará um resumo dos principais pontos discutidos e abrirá para reflexões finais.

Atividade 3 - Colonização em Realidade Aumentada

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a exploração criativa e o uso de tecnologias emergentes para representar e aprofundar a compreensão de aspectos específicos da colonização portuguesa, promovendo o engajamento e a aprendizagem ativa.

- Descrição: Os alunos usarão aplicativos de realidade aumentada (RA) para criar uma apresentação interativa sobre um aspecto específico da colonização portuguesa, como a economia do açúcar, a vida nas missões jesuíticas ou o tráfico de escravos. Eles criarão modelos 3D e apresentações multimídia que serão exibidas com o uso de smartphones ou tablets.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um tópico específico: economia do açúcar, vida nas missões jesuíticas, tráfico de escravos, entre outros.

  • Os alunos usarão aplicativos de RA disponíveis em smartphones ou tablets para criar modelos 3D e apresentações interativas.

  • Cada grupo deverá preparar uma apresentação explicando seus modelos e a escolha das informações incluídas.

  • Os grupos, então, farão uma demonstração de seus projetos para a turma, permitindo que os colegas visualizem os modelos em RA e façam perguntas sobre o conteúdo.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos e fomentar a reflexão crítica sobre o processo e o conteúdo abordado. Ao compartilhar suas experiências e receber feedback dos colegas, os alunos poderão reconhecer os pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e contínua.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Introduza a discussão em grupo pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências e conclusões. Sugira que cada grupo destaque:
Os principais aprendizados obtidos durante as atividades.
Como as ferramentas digitais ajudaram a aprofundar o entendimento do tema.
Quais foram os maiores desafios encontrados durante a realização das atividades e como foram superados.

Reflexões

1.Quais foram as percepções mais surpreendentes sobre a colonização portuguesa que surgiram durante as atividades? 2.Como a utilização de tecnologias digitais (como redes sociais, debates virtuais e realidade aumentada) impactou a forma como vocês entenderam o tema? 3.De que forma as atividades realizadas podem ser relacionadas com questões contemporâneas, como desigualdade social e racismo?

Feedback 360°

Feedback 360°: Explique que cada aluno deve fornecer um feedback construtivo aos colegas do grupo. Incentive a turma a destacar pontos fortes, habilidades desenvolvidas e áreas para melhoria. Deixe claro que o feedback deve ser sempre respeitoso e focado na melhoria contínua.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Esta etapa finaliza o processo de aprendizado, resumindo os principais pontos abordados durante a aula e conectando-os com o mundo atual. Ao refletir sobre a relevância e as aplicações práticas do conteúdo, os alunos são incentivados a internalizar e aplicar o conhecimento adquirido, promovendo uma aprendizagem significativa e contínua.

Resumo

Resumo Leve e Engajante: Imagine viajar no tempo em uma máquina do tempo digital! Passamos pela economia açucareira, conhecemos personagens históricos no Instagram, debatemos como colonos e indígenas no Zoom e até exploramos missões jesuíticas em 3D. ️ Foi uma jornada para entender como a colonização portuguesa na América moldou a economia, sociedade e cultura, e como esses elementos ainda reverberam no presente.

No Mundo

Conectando com o Mundo Atual: A colonização portuguesa não é um capítulo isolado do passado; suas raízes estão presentes em diversas esferas da sociedade moderna. Questões como desigualdade social, racismo e a estrutura econômica contemporânea são heranças dessa história complexa. Utilizando ferramentas digitais e redes sociais, aproximamos esses temas históricos da realidade dos alunos, facilitando uma compreensão mais empática e crítica.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Compreender as estruturas da colonização portuguesa é fundamental para entender muitas das dinâmicas sociais e econômicas que enfrentamos atualmente. Desde a luta por igualdade racial até as políticas econômicas atuais, o estudo desse período histórico fornece um contexto essencial para a análise e solução de problemas contemporâneos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies