Entrar

Plano de aula de Grandes Navegações

História

Original Teachy

'EF07HI02'

Grandes Navegações

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Grandes Navegações

Palavras ChaveGrandes Navegações, Contexto Histórico, Portugal, Espanha, Inovações Tecnológicas, Comércio Global, Caravela, Cooperação, Criatividade, Análise Crítica, Aplicações Reais, Mercado de Trabalho
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre grandes navegações, Projetor ou televisão, Computadores ou tablets para pesquisa, Materiais recicláveis (papelão, garrafas plásticas, palitos de picolé, cola, tesoura, etc.), Materiais de referência sobre caravelas, Papel e lápis para esboços, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF07HI02: Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.; EF07HI03: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os fatores históricos e econômicos que impulsionaram as grandes navegações, destacando a importância de Portugal e Espanha nesse processo. Ao desenvolver habilidades práticas, como a análise crítica e a compreensão de contextos históricos, os alunos poderão aplicar este conhecimento em situações reais, favorecendo a conexão com o mercado de trabalho e o desenvolvimento de competências relevantes para o século XXI.

Objetivos principais:

1. Compreender o contexto histórico e os antecedentes das grandes navegações.

2. Identificar os fatores que contribuíram para o pioneirismo de Portugal e Espanha nas grandes navegações.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar o impacto das grandes navegações no desenvolvimento do comércio global.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os fatores históricos e econômicos que impulsionaram as grandes navegações, destacando a importância de Portugal e Espanha nesse processo. Ao desenvolver habilidades práticas, como a análise crítica e a compreensão de contextos históricos, os alunos poderão aplicar este conhecimento em situações reais, favorecendo a conexão com o mercado de trabalho e o desenvolvimento de competências relevantes para o século XXI.

Contextualização

As grandes navegações foram um marco na história da humanidade, responsáveis por conectar continentes e culturas e abrir rotas comerciais que mudaram o mundo. No século XV, Portugal e Espanha se destacaram como pioneiros nesse processo, movidos pela busca de novas rotas para o comércio de especiarias, a expansão do cristianismo e o desejo de explorar terras desconhecidas. As inovações tecnológicas e a coragem dos navegadores permitiram a criação de um novo cenário global, cujas consequências são sentidas até hoje.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Uma das curiosidades sobre as grandes navegações é que elas incentivaram o desenvolvimento de novas tecnologias náuticas, como o astrolábio e a caravela, que permitiram viagens mais seguras e eficientes. No mercado de trabalho atual, essas inovações podem ser comparadas às descobertas e avanços tecnológicos que impulsionam setores como a logística, comércio internacional e até a indústria aeroespacial. Profissões relacionadas à navegação e ao comércio global ainda são altamente relevantes, e o conhecimento histórico desses eventos pode proporcionar uma maior compreensão das dinâmicas econômicas e comerciais modernas.

Atividade Inicial

Exiba um vídeo curto de 5 minutos sobre as grandes navegações, destacando as principais viagens de Cristóvão Colombo e Vasco da Gama. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Como vocês acham que seria o mundo hoje se as grandes navegações não tivessem ocorrido?' Incentive os alunos a compartilharem suas ideias e reflexões.

Desenvolvimento

Duração: 45 - 50 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre os fatores históricos, econômicos e tecnológicos que impulsionaram as grandes navegações, através de atividades práticas e reflexivas. Ao desenvolver habilidades como cooperação, criatividade e análise crítica, os alunos estarão mais preparados para aplicar esses conhecimentos em contextos reais, conectando o aprendizado histórico com o mercado de trabalho e o mundo moderno.

Tópicos a Abordar

  1. Contexto histórico das grandes navegações.
  2. Fatores econômicos e sociais que impulsionaram as grandes navegações.
  3. Pioneirismo de Portugal e Espanha.
  4. Tecnologias náuticas desenvolvidas na época.
  5. Impactos das grandes navegações no comércio global.

Reflexões Sobre o Tema

Peça aos alunos para refletirem sobre como as grandes navegações mudaram o curso da história mundial e quais seriam as possíveis consequências se essas expedições não tivessem acontecido. Oriente a discussão para que possam identificar as transformações no comércio, na cultura e na geopolítica global, incentivando-os a pensar em como esses eventos históricos ainda influenciam o mundo atual.

Mini Desafio

Construção de uma Caravela em Miniatura

Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a construir uma caravela em miniatura usando materiais recicláveis. Esta atividade prática visa simular os desafios enfrentados pelos navegadores e as inovações tecnológicas da época.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Distribua materiais recicláveis como papelão, garrafas plásticas, palitos de picolé, cola, tesoura, etc.
  3. Oriente os grupos a pesquisarem rapidamente sobre a estrutura das caravelas, utilizando materiais de referência disponíveis na sala de aula.
  4. Solicite que os grupos desenhem um esboço do modelo da caravela antes de começar a construção.
  5. Permita que os grupos comecem a construção, incentivando a criatividade e a cooperação entre os membros.

Objetivo: Estimular a compreensão prática das inovações tecnológicas das grandes navegações, promover a cooperação em grupo e desenvolver habilidades manuais e criativas.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Explique, em suas palavras, quais foram os principais fatores que impulsionaram as grandes navegações.
  2. Liste três inovações tecnológicas desenvolvidas durante as grandes navegações e explique a importância de cada uma.
  3. Descreva o papel de Portugal e Espanha nas grandes navegações e como esses países se destacaram.
  4. Discuta em grupo: Quais foram os impactos das grandes navegações no comércio global?

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que compreendam a conexão entre a teoria e a prática, e a relevância histórica e contemporânea das grandes navegações. Através da reflexão e discussão, os alunos são incentivados a pensar criticamente e a relacionar os conhecimentos históricos com contextos atuais e futuras aplicações profissionais.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre os principais pontos abordados na aula. Inicie com perguntas reflexivas como: 'Qual foi a inovação tecnológica mais surpreendente das grandes navegações?' e 'Como as grandes navegações ainda influenciam o mundo moderno?'. Incentive os alunos a compartilharem suas opiniões e a conectarem os conhecimentos adquiridos com situações do cotidiano e do mercado de trabalho. Facilite um debate sobre como os desafios enfrentados pelos navegadores podem ser comparados aos desafios atuais em diversas profissões.

Resumo

Recapitule os pontos principais abordados durante a aula, incluindo o contexto histórico das grandes navegações, os fatores econômicos e sociais que impulsionaram esses movimentos, o pioneirismo de Portugal e Espanha, e as inovações tecnológicas da época. Reforce a importância das grandes navegações no desenvolvimento do comércio global e nas transformações culturais e geopolíticas ocorridas desde então.

Fechamento

Explique aos alunos como a aula conectou teoria, prática e aplicações. Destaque a construção da caravela em miniatura como uma forma prática de compreender as inovações tecnológicas da época e a importância do trabalho em equipe. Enfatize a relevância do tema para o entendimento das dinâmicas econômicas e comerciais atuais. Por fim, ressalte a importância do conhecimento histórico para a formação de cidadãos críticos e informados, capazes de aplicar esses conhecimentos em diversas áreas do mercado de trabalho.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies