Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Aspectos de Entrevista

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Aspectos de Entrevista

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão de Vocabulário Específico para Entrevistas de Emprego: Os alunos devem ser capazes de identificar e entender o significado de palavras e frases frequentemente usadas em entrevistas de emprego. Isso inclui termos relacionados a habilidades, experiência, qualidades pessoais, entre outros.

  2. Utilização de Vocabulário em Contexto: Além de reconhecer as palavras e frases, os alunos devem ser capazes de usá-las corretamente em sentenças e respostas coerentes. Isso implica na habilidade de aplicar o vocabulário aprendido de forma eficaz e apropriada.

  3. Desenvolvimento de Habilidades de Entrevista: Por fim, os alunos devem se sentir mais confiantes e preparados para participar de uma entrevista de emprego em inglês, devido ao Desenvolvimento de vocabulário e prática de utilização em contextos reais.

    Objetivos secundários:

    • Melhoria da Fluência e Compreensão Oral: Embora o foco principal seja o vocabulário para entrevistas, a atividade planejada também proporciona uma oportunidade para os alunos melhorarem sua fluência e compreensão oral, uma vez que estarão ouvindo e falando em inglês.

    • Estímulo à Participação Ativa em Grupo: O formato de aula invertida promove a participação ativa dos alunos, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe.

Introdução (8 - 10 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre tópicos previamente estudados que são relevantes para o tema da aula. Isso pode incluir vocabulário relacionado a empregos e carreiras, expressões idiomáticas comuns em entrevistas, e habilidades de comunicação em inglês. Esta revisão pode ser feita por meio de um jogo de perguntas e respostas, um quiz rápido ou uma atividade de preenchimento de lacunas. (2 - 3 minutos)

  2. Situações-Problema para Contextualização: O professor então apresenta duas situações-problema que servirão como base para a Introdução do tópico. Por exemplo, a primeira situação pode ser a de um aluno que está se preparando para uma entrevista de emprego em uma empresa multinacional e precisa melhorar seu vocabulário em inglês. A segunda situação pode ser a de um professor que precisa orientar seus alunos a se prepararem para entrevistas em inglês. Essas situações ajudarão os alunos a entender a relevância do tópico e a importância de adquirir as habilidades de vocabulário e entrevista. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização do Tópico: O professor, então, contextualiza o tópico, explicando que o vocabulário e as habilidades de entrevista em inglês podem ser cruciais para o sucesso de um candidato em uma entrevista de emprego. Isso é particularmente importante em um mundo globalizado, onde muitas empresas exigem que os candidatos tenham proficiência em inglês. O professor pode compartilhar histórias de sucesso de ex-alunos que usaram suas habilidades em entrevistas de emprego reais. (2 - 3 minutos)

  4. Ganho de Atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre entrevistas de emprego em inglês. Por exemplo, pode mencionar que muitos recrutadores usam perguntas comportamentais em suas entrevistas, que visam avaliar como o candidato lida com determinadas situações. Outra curiosidade pode ser que, em algumas culturas, é considerado rude se o candidato não fizer perguntas ao recrutador no final da entrevista. Esses fatos servirão para motivar os alunos a aprender o vocabulário e as habilidades necessárias para se saírem bem em uma entrevista de emprego em inglês. (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Role Play de Entrevista de Emprego (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos serão divididos em pares e receberão scripts de uma entrevista de emprego em inglês. Cada script contém perguntas e respostas correspondentes. Os alunos devem então praticar a entrevista, lendo suas perguntas e respostas em voz alta. O objetivo é que os alunos se familiarizem com o vocabulário e as expressões comumente usadas em entrevistas de emprego em inglês, e ganhem confiança em usá-los em um contexto real. O professor deve circular pela sala, monitorando a atividade e fornecendo feedback e orientações quando necessário. No final da atividade, alguns pares de alunos serão convidados a realizar suas entrevistas para a classe, para que todos possam ouvir diferentes exemplos de como o vocabulário e as expressões podem ser usados.

    • Preparação do Material: O professor deve preparar os scripts de entrevista com antecedência. As perguntas e respostas devem ser baseadas em situações reais e cobrir uma variedade de tópicos, como experiência de trabalho, habilidades, Objetivos, e assim por diante. Os scripts devem ser impressos em papel colorido para facilitar a distribuição e a organização dos pares.
  2. Atividade 2: Jogo de Tabuleiro "Entrevista de Emprego" (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 membros. Cada grupo receberá um jogo de tabuleiro temático de "Entrevista de Emprego", que o professor deve ter preparado com antecedência. O tabuleiro terá espaços coloridos que correspondem a diferentes tipos de perguntas que podem ser feitas em uma entrevista de emprego (por exemplo, "Perguntas sobre Habilidades", "Perguntas sobre Experiência", "Perguntas Comportamentais", "Perguntas Pessoais", etc.). Cada grupo também receberá um conjunto de cartas de vocabulário, com palavras e frases relacionadas a cada tipo de pergunta. O objetivo do jogo é que os alunos avancem pelo tabuleiro, respondendo a perguntas e coletando cartas de vocabulário. No final do jogo, o grupo com o maior número de cartas de vocabulário é o vencedor. Esta atividade é uma forma divertida e interativa de revisar e praticar o vocabulário e as expressões aprendidas na atividade de Role Play.

    • Preparação do Material: O professor deve preparar o jogo de tabuleiro e as cartas de vocabulário com antecedência. O tabuleiro deve ser colorido e atraente, com espaços para as cartas de vocabulário. As cartas de vocabulário devem ser impressas em papel colorido, com uma palavra ou frase de vocabulário em cada carta. O professor deve garantir que haja um número suficiente de cartas para cada tipo de pergunta no jogo.
  3. Atividade 3: Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): Após a Conclusão das atividades de Role Play e Jogo de Tabuleiro, os alunos se reunirão em grupos para discutir suas experiências. O professor fornecerá algumas perguntas para orientar a discussão, como: "Quais foram as palavras ou frases de vocabulário mais úteis que vocês aprenderam hoje?", "Quais perguntas foram mais difíceis de responder e por quê?", "Como vocês se sentiram durante as atividades de Role Play e Jogo de Tabuleiro?" Esta atividade ajudará os alunos a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar suas novas habilidades em situações reais.

    • Preparação do Material: O professor deve preparar as perguntas de discussão com antecedência. As perguntas devem ser abertas e projetadas para estimular a reflexão e a discussão dos alunos. O professor deve garantir que haja um tempo suficiente para cada grupo compartilhar suas ideias e conclusões.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve iniciar uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. O professor pode fazer perguntas como: "O que vocês acharam das atividades de Role Play e Jogo de Tabuleiro?", "Quais foram os desafios que vocês enfrentaram durante essas atividades e como vocês os superaram?", "Como vocês se sentem agora em relação a uma possível entrevista de emprego em inglês?". Esta discussão permitirá que os alunos aprendam uns com os outros e reflitam sobre suas próprias experiências de aprendizado. (3 - 4 minutos)

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): O professor deve então fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada na Introdução da aula. O professor pode destacar como as atividades ajudaram os alunos a melhorar seu vocabulário para entrevistas em inglês, a aplicar esse vocabulário em contextos reais, e a desenvolver suas habilidades de entrevista. O professor também pode reforçar a importância de tais habilidades no mundo atual, onde a fluência em inglês é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. (2 - 3 minutos)

  3. Reflexão Final (4 - 5 minutos): Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Para facilitar esta reflexão, o professor pode fazer as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais, como uma entrevista de emprego em inglês?"

    Os alunos devem anotar suas respostas em um pedaço de papel ou em seus cadernos. Após um minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe. Esta atividade de reflexão final ajudará os alunos a consolidar seu aprendizado e a identificar quaisquer áreas que ainda precisem de mais prática ou estudo. (3 - 4 minutos)

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula. Isso inclui a revisão do vocabulário específico para entrevistas de emprego, a prática de uso deste vocabulário em diferentes contextos (Role Play e Jogo de Tabuleiro) e a discussão em grupo sobre as experiências dos alunos. O professor deve enfatizar a importância de aplicar o vocabulário em situações reais e a necessidade contínua de prática para melhorar as habilidades de entrevista em inglês.

  2. Conexão com a Prática e a Teoria (1 - 2 minutos): O professor deve destacar como a aula conectou a teoria (aprendizado do vocabulário) com a prática (uso do vocabulário em atividades de role play e jogo de tabuleiro). O professor pode reforçar que, para se tornarem proficientes em inglês para entrevistas de emprego, os alunos precisam não apenas aprender o vocabulário, mas também serem capazes de usá-lo de forma eficaz e apropriada em diferentes contextos.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor pode sugerir alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tópico. Isso pode incluir sites de carreira que oferecem dicas e conselhos para entrevistas de emprego em inglês, livros de preparação para entrevistas, e vídeos online de simulações de entrevistas. O professor também pode recomendar que os alunos pratiquem o que aprenderam em casa, preparando-se para uma entrevista de emprego em inglês e gravando suas respostas para avaliar seu desempenho.

  4. Importância do Tópico (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tópico apresentado para a vida cotidiana e futura dos alunos. O professor pode explicar que, em um mundo cada vez mais globalizado, a fluência em inglês é uma habilidade valiosa, especialmente no mercado de trabalho. Dominar o vocabulário e as habilidades de entrevista em inglês pode aumentar significativamente as chances de sucesso dos alunos em futuras entrevistas de emprego. Além disso, o professor pode enfatizar que o aprendizado dessas habilidades também pode ser útil em outros contextos, como na preparação para apresentações, reuniões ou conferências internacionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies