Entrar

Plano de aula de Linguagem: Formal e Informal

Português

Original Teachy

'EF67LP06'

Linguagem: Formal e Informal

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Linguagem: Formal e Informal

Palavras ChaveLinguagem Formal, Linguagem Informal, Comunicação, Mercado de Trabalho, Simulação, Reflexão, Adaptação da Linguagem, Habilidades Práticas, Entrevista de Emprego, Atividades Maker
Materiais NecessáriosComputador ou projetor para exibição de vídeo, Vídeo de 3 minutos mostrando linguagem formal e informal, Fichas com perguntas para simulação de entrevista, Papéis e canetas para anotações, Lista de frases para exercício de identificação, Folhas para redação, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF67LP06: Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma compreensão clara e prática das diferenças entre linguagem formal e informal, bem como sua aplicação em diferentes contextos. Ao focar em habilidades práticas e adaptáveis, esta etapa prepara os alunos para situações reais no mercado de trabalho, onde a comunicação eficaz é essencial.

Objetivos principais:

1. Diferenciar a linguagem formal da linguagem informal.

2. Identificar contextos onde a linguagem formal é mais apropriada e onde a linguagem informal pode ser utilizada.

3. Aplicar a linguagem adequada em situações simuladas.

Objetivos secundários:

  1. Reconhecer a importância da linguagem formal no mercado de trabalho.
  2. Desenvolver a capacidade de adaptação da linguagem de acordo com o público-alvo.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma compreensão clara e prática das diferenças entre linguagem formal e informal, bem como sua aplicação em diferentes contextos. Ao focar em habilidades práticas e adaptáveis, esta etapa prepara os alunos para situações reais no mercado de trabalho, onde a comunicação eficaz é essencial.

Contextualização

A linguagem é uma ferramenta poderosa que utilizamos diariamente, seja na escola, em casa ou no trabalho. Saber diferenciar entre linguagem formal e informal é essencial para se comunicar de maneira eficaz em diferentes contextos. Imagine uma entrevista de emprego ou uma conversa com amigos: cada situação exige um tipo de linguagem diferente. Compreender essa diferença nos ajuda a transmitir nossas ideias de forma clara e apropriada, evitando mal-entendidos e garantindo uma comunicação eficiente.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

  • Sabia que muitos recrutadores avaliam a habilidade de comunicação dos candidatos em entrevistas de emprego? A utilização da linguagem formal pode ser decisiva para conseguir uma vaga.
  • Em profissões como advocacia, jornalismo e administração, a linguagem formal é frequentemente utilizada para transmitir credibilidade e profissionalismo.
  • Por outro lado, em áreas criativas como marketing e publicidade, a linguagem informal pode ser utilizada para se conectar melhor com o público-alvo e criar campanhas mais envolventes.

Atividade Inicial

Pergunta Provocadora: "Vocês já perceberam como falamos de maneira diferente com nossos amigos e com nossos professores? Por que acham que isso acontece?" Vídeo Curto: Exibir um vídeo de 3 minutos que mostra uma pessoa utilizando linguagem formal em uma entrevista de emprego e, em seguida, a mesma pessoa utilizando linguagem informal em uma conversa com amigos. Oriente os alunos a identificar as diferenças.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar a aplicação da linguagem formal e informal em situações simuladas, refletindo sobre suas escolhas e melhorando sua capacidade de comunicação. As atividades práticas e reflexivas ajudam a consolidar o entendimento das diferenças entre os tipos de linguagem e sua importância em diferentes contextos.

Tópicos a Abordar

  1. Diferença entre linguagem formal e informal.
  2. Contextos em que a linguagem formal é mais adequada.
  3. Contextos em que a linguagem informal pode ser utilizada.
  4. Importância da comunicação eficaz no mercado de trabalho.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a escolha da linguagem pode impactar a percepção dos outros em diferentes contextos. Pergunte: 'Como vocês acham que seriam vistos se utilizassem uma linguagem muito informal em uma apresentação escolar? E em uma entrevista de emprego?'. Incentive os alunos a pensarem sobre a importância de adaptar a linguagem ao público e à situação.

Mini Desafio

Simulação de Entrevista de Emprego e Conversa Informal

Os alunos serão divididos em duplas e cada dupla realizará uma simulação, onde um aluno será o entrevistador e o outro será o candidato a uma vaga de emprego. Em seguida, trocarão de papel e simularão uma conversa informal entre amigos.

Instruções

  1. Divida os alunos em duplas.
  2. Oriente cada dupla a escolher um tema para a entrevista (por exemplo, uma vaga de estágio em uma empresa de tecnologia).
  3. Um aluno fará o papel do entrevistador, utilizando linguagem formal para fazer perguntas ao candidato.
  4. O outro aluno responderá às perguntas utilizando linguagem formal.
  5. Após a simulação da entrevista, os alunos trocarão de papéis.
  6. Em seguida, a dupla simulará uma conversa informal sobre um tema de interesse comum (por exemplo, um hobby ou uma série de TV).
  7. Desta vez, ambos os alunos utilizarão linguagem informal.
  8. Após as simulações, reúna os alunos para uma discussão sobre como se sentiram em cada situação e quais foram as diferenças na linguagem utilizada.

Objetivo: Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e aplicar a linguagem adequada em diferentes contextos, preparando-os para situações reais no mercado de trabalho e na vida cotidiana.

Duração: 30 - 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Exercício de Identificação: Forneça uma lista de frases e peça aos alunos para classificá-las como linguagem formal ou informal. Discuta as respostas com a turma. (10 - 15 minutos)
  2. Redação: Peça aos alunos que escrevam dois pequenos textos sobre o mesmo tema (por exemplo, uma festa de aniversário), um utilizando linguagem formal e outro utilizando linguagem informal. Em seguida, peça que compartilhem com a turma e discutam as diferenças. (15 - 20 minutos)

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, proporcionando um momento de reflexão e discussão sobre as experiências práticas realizadas. Ao resumir os principais conteúdos e conectar teoria e prática, busca-se reforçar a importância da habilidade de comunicação eficaz e a aplicação da linguagem adequada em diferentes contextos, preparando os alunos para situações reais no dia a dia e no mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão com os alunos sobre as experiências vividas durante a aula. Pergunte como se sentiram ao utilizar linguagem formal e informal e quais diferenças notaram em termos de clareza, precisão e receptividade da comunicação. Incentive-os a refletirem sobre a importância de adaptar a linguagem ao contexto e como isso pode impactar a percepção dos outros. Questione se conseguem identificar situações do dia a dia onde a escolha da linguagem fez diferença.

Resumo

Resuma os principais pontos discutidos na aula: a diferença entre linguagem formal e informal, os contextos apropriados para cada tipo de linguagem e a importância de escolher a linguagem adequada para garantir uma comunicação eficaz. Reforce a ideia de que a habilidade de adaptar a linguagem ao contexto é crucial tanto na vida pessoal quanto no mercado de trabalho.

Fechamento

Explique como a aula conectou teoria e prática por meio das atividades de simulação e reflexão. Destaque a relevância do tema para o mercado de trabalho, onde a comunicação eficiente é uma habilidade valorizada. Encerre ressaltando que a capacidade de utilizar a linguagem adequada é uma competência essencial para a vida cotidiana e para futuras oportunidades profissionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies