Entrar

Plano de aula de Transformações no Esporte

Educação Física

Original Teachy

'EF89EF05'

Transformações no Esporte

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Transformações no Esporte

Palavras ChaveTransformações no Esporte, Mudanças de regras, Inclusão de gênero, Atividades práticas, Debates, Criação de modalidades esportivas, Reflexão crítica, Pensamento inovador, Aplicação de conhecimento, Discussão em grupo, Conexão teoria-prática, Impacto social e cultural
Materiais NecessáriosComputadores ou tablets com acesso à internet, Projetor ou quadro branco, Papéis e canetas para anotações, Material para criação de protótipos de novos esportes (pode incluir materiais recicláveis, fita adesiva, bolas, etc.), Câmera ou smartphone para gravação de apresentações
Códigos BNCCEF89EF05: Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.; EF89EF06: Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.; EF89EF08: Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer uma base clara e direcionada para a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta os alunos sobre o que será focado e o que se espera que eles aprendam e sejam capazes de fazer ao final da aula. Esta clareza ajuda a maximizar a eficiência do tempo de aula, garantindo que todas as atividades estejam alinhadas com os propósitos de aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a analisar e discutir as transformações no esporte, incluindo mudanças de regras, formas de jogar e a inclusão de diferentes gêneros na prática esportiva.

2. Habilitar os alunos a aplicar o conhecimento adquirido sobre as transformações no esporte em contextos reais e hipotéticos, através de discussões e atividades práticas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas de pensamento e raciocínio ao analisar mudanças no contexto esportivo.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e revisar o conhecimento prévio sobre transformações no esporte, utilizando situações-problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conteúdo em contextos novos e conhecidos. Além disso, a contextualização ajuda a entender a relevância histórica, cultural e social das mudanças no esporte, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre o tema.

Situações Problema

1. Imagine que você é um membro do Comitê Olímpico Internacional e deve decidir se um novo esporte deve ser adicionado aos Jogos Olímpicos. Quais fatores você consideraria em relação à evolução do esporte ao longo dos anos?

2. Pense em um esporte popular atualmente. Como você acha que as regras desse esporte podem ter evoluído desde sua origem, e qual o impacto dessas mudanças na prática e na competição?

Contextualização

A evolução dos esportes não é apenas uma transformação de regras e práticas, mas também reflete mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Por exemplo, a inclusão de mulheres em esportes tradicionalmente masculinos como o futebol e o boxe não é apenas uma mudança nas regras, mas um reflexo de lutas por igualdade de gênero ao longo dos anos. Além disso, a tecnologia tem um papel crescente, como no uso do VAR (Video Assistant Referee) no futebol, que impacta diretamente o modo como o esporte é jogado e assistido.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conceitos aprendidos sobre transformações no esporte. Através das atividades propostas, eles desenvolverão habilidades de pensamento crítico, trabalho em equipe, inovação e argumentação. Esta seção é essencial para consolidar o conhecimento e permitir que os alunos experimentem diretamente como as mudanças no esporte podem ser analisadas e implementadas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Olimpíadas do Século XXI: Propondo Novas Modalidades

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de inovação e aplicar conhecimentos sobre transformações no esporte, integrando aspectos sociais, tecnológicos e culturais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e terão a tarefa de criar e apresentar uma nova modalidade esportiva que poderia ser incluída nos Jogos Olímpicos. Eles deverão considerar as transformações sociais, tecnológicas e culturais atuais e futuras. Cada grupo deverá desenvolver regras, equipamentos necessários, e justificar por que essa modalidade seria relevante e atrativa para as Olimpíadas.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um facilitador que será responsável por coordenar as ideias e a apresentação final.

  • Os grupos terão 60 minutos para desenvolver a nova modalidade esportiva, considerando aspectos como regras, equipamentos e justificativa para sua inclusão nas Olimpíadas.

  • Após a fase de desenvolvimento, cada grupo terá 10 minutos para apresentar sua proposta para a classe, seguido de 5 minutos para perguntas e comentários dos colegas.

Atividade 2 - Debate das Mudanças no Esporte

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão crítica das transformações no esporte e a habilidade de argumentação.

- Descrição: Os alunos, agrupados em equipes de até 5 participantes, debaterão sobre uma transformação específica no esporte, como a inclusão de mulheres em modalidades tradicionalmente masculinas. Cada equipe defenderá um aspecto do debate, como os prós e contras, impactos sociais e culturais, e o papel do esporte na igualdade de gênero.

- Instruções:

  • Organize a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um lado do debate: a favor ou contra a transformação escolhida.

  • Os grupos terão 30 minutos para preparar seus argumentos, pesquisando e discutindo entre si.

  • O debate terá duas rodadas: na primeira, cada grupo apresenta seus argumentos (5 minutos por grupo). Na segunda rodada, os grupos podem fazer réplicas aos argumentos dos oponentes (3 minutos por grupo).

  • Ao final, cada grupo vota no grupo que considera que apresentou os argumentos mais convincentes.

Atividade 3 - Reforma das Regras: Criando um Jogo de Futebol 2.0

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a compreensão das consequências das mudanças nas regras do esporte.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a repensar as regras do futebol para uma versão futurista: o Futebol 2.0. Eles deverão considerar aspectos como tecnologia, inclusão de novas regras para aumentar a segurança dos jogadores e tornar o jogo mais dinâmico. Cada grupo apresentará suas mudanças e justificativas, seguido de uma partida demonstrativa.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá um conjunto de regras do futebol e deverá propor alterações para criar o Futebol 2.0.

  • Os grupos terão 60 minutos para discutir, planejar e redigir as novas regras.

  • Cada grupo apresentará suas alterações e justificativas em uma apresentação (10 minutos por grupo).

  • Ao final das apresentações, os grupos participarão de um pequeno jogo demonstrativo para testar suas novas regras.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas durante a aula. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos temas abordados, além de promover habilidades de comunicação e pensamento crítico. As perguntas-chave são projetadas para aprofundar a reflexão e garantir que os alunos possam aplicar o que aprenderam em contextos mais amplos.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve introdução, destacando a importância de refletir sobre as atividades e como elas ajudaram a compreender as transformações no esporte. Sugira que cada grupo compartilhe os principais insights e desafios enfrentados durante a atividade. Encoraje os alunos a discutir como as transformações no esporte se relacionam com mudanças mais amplas na sociedade e cultura.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais dificuldades encontradas ao tentar inovar em uma modalidade esportiva ou reformular suas regras?

2. Como as transformações no esporte que vocês propuseram ou debateram podem influenciar a prática esportiva real e a sociedade em geral?

3. De que maneira as discussões e atividades de hoje alteraram ou reforçaram sua percepção sobre a importância da evolução no esporte?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para reforçar o conhecimento adquirido e para garantir que os alunos possam vincular o conteúdo teórico com as atividades práticas realizadas. Resumir os principais pontos ajuda a consolidar a aprendizagem, enquanto discutir a importância do tema e sua aplicabilidade prática estimula os alunos a considerar o impacto das transformações no esporte em suas vidas e sociedade.

Resumo

Resumindo, a aula de hoje explorou as transformações no esporte, incluindo mudanças nas regras, práticas de jogo e a inclusão de diferentes gêneros na prática esportiva. Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar esses conceitos através de atividades práticas como a criação de novas modalidades esportivas e a reformulação de regras existentes, além de participar de debates sobre temas atuais como a igualdade de gênero no esporte.

Conexão com a Teoria

A conexão entre teoria e prática foi estabelecida através da realização de atividades que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico prévio em contextos práticos e hipotéticos. As discussões e projetos desenvolvidos durante a aula demonstraram como as teorias sobre transformações no esporte podem ser visualizadas e questionadas na prática, reforçando o aprendizado e a compreensão.

Fechamento

Entender as transformações no esporte é crucial, não só para apreciar a riqueza e a diversidade do mundo esportivo, mas também para reconhecer o papel que o esporte desempenha em refletir e influenciar mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Esta compreensão permite aos alunos serem mais críticos em relação às mudanças que ocorrem em seu entorno e em como elas podem afetar a sociedade como um todo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies