Entrar

Plano de aula de Independência do Brasil

História

Original Teachy

'EF08HI12'

Independência do Brasil

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Independência do Brasil

Palavras ChaveIndependência do Brasil, História, Metodologia Digital, História Ativa, 8º ano, Pensamento Crítico, Redes Sociais, Atividades Práticas, Perfis de Influenciadores, Jogos Interativos, Documentário Vlog, Scratch, Trabalho em Equipe, Criatividade, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de Redes Sociais (Instagram, TikTok), Ferramentas de edição de imagem e vídeo (Canva, InShot, iMovie, Adobe Premiere), Computadores com acesso à plataforma Scratch, Câmeras ou celulares para gravação de vídeos, Conta no YouTube para upload dos vlogs, Recursos didáticos sobre a Independência do Brasil, Papéis e canetas para anotações
Códigos BNCCEF08HI12: Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa direcionar o foco da aula ao definir claramente o que os alunos devem alcançar. Com base na análise dos principais aspectos da independência do Brasil, os objetivos principais orientam o aprendizado dos acontecimentos históricos, dos personagens envolvidos e das consequências desse evento, enquanto os objetivos secundários incentivam o desenvolvimento de habilidades críticas e o uso de tecnologias digitais.

Objetivos principais:

1. Compreender os eventos históricos que conduziram à Independência do Brasil.

2. Analisar os principais personagens e suas influências no processo de independência brasileira.

3. Refletir sobre as consequências imediatas e de longo prazo da independência para a sociedade brasileira.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao avaliar diferentes perspectivas históricas.
  2. Utilizar ferramentas digitais para pesquisar e apresentar informações históricas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é engajar os alunos de maneira interativa e conectada à sua realidade digital, facilitando a troca de conhecimentos e promovendo um ambiente colaborativo. Ao utilizar dispositivos móveis para pesquisar e compartilhar informações, os alunos desenvolvem autonomia, habilidades de pesquisa e pensamento crítico, além de estimular a curiosidade e o interesse pelo tema.

Aquecendo

Comece a aula contextualizando brevemente o tema da Independência do Brasil. Explique que a independência não foi apenas um evento isolado, mas o resultado de uma série de fatores econômicos, sociais e políticos que culminaram na declaração de independência em 1822. Após essa introdução, peça aos alunos que usem seus celulares para realizar uma rápida pesquisa nas redes sociais ou em motores de busca sobre um fato interessante ou pouco conhecido relacionado à Independência do Brasil. Incentive que compartilhem suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram os principais fatores que levaram à Independência do Brasil?

2. Quem foram os personagens mais importantes nesse processo e qual foi o papel deles?

3. Qual foi o impacto imediato da independência para a sociedade brasileira da época?

4. Como esses eventos históricos influenciam o Brasil dos dias atuais?

5. Existem paralelos entre o processo de independência brasileiro e outros processos de independência em outros países?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado prática e envolvente, que utilize ferramentas digitais e metodologias ativas para aprofundar o entendimento dos alunos sobre a Independência do Brasil, enquanto desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais da Independência 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e o entendimento crítico dos eventos históricos ao contextualizar a independência no formato das dinâmicas modernas de redes sociais.

- Descrição: Os alunos devem criar perfis de 'influenciadores digitais' no Instagram ou TikTok para personagens históricos da Independência do Brasil como Dom Pedro I, José Bonifácio e Maria Leopoldina. Em seus perfis, os alunos postarão 'stories' e 'publicações' que representem eventos e opiniões desses personagens durante o período da independência.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um personagem histórico relacionado à Independência do Brasil.

  • Usando celulares, os alunos devem criar um perfil fictício de influenciador digital no Instagram ou TikTok para o personagem escolhido.

  • Os alunos precisam postar ao menos 5 'stories' e 3 'publicações' que representem eventos, pensamentos e opiniões do personagem durante o período da independência.

  • As postagens devem incluir imagens, vídeos, textos e hashtags pertinentes.

  • Os alunos podem usar ferramentas de edição de imagem e vídeo como Canva ou InShot para criar conteúdos visuais atraentes.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar seu perfil para a turma, explicando as escolhas feitas e o conteúdo postado.

Atividade 2 - Game da Independência 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de programação, promover o trabalho em equipe e aprofundar o conhecimento histórico através da criação de narrativas interativas e lúdicas.

- Descrição: Os alunos devem criar um jogo digital interativo usando a plataforma Scratch, onde os jogadores precisam tomar decisões durante eventos chave da Independência do Brasil. As decisões tomadas pelos jogadores influenciarão o desfecho do jogo.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve planejar e criar um jogo interativo na plataforma Scratch, centrado em eventos importantes da Independência do Brasil.

  • Os alunos devem definir pelo menos 3 eventos chave e criar diferentes cenários baseados nas decisões que os jogadores podem tomar.

  • Os alunos podem usar sprites, planos de fundo e blocos de código do Scratch para construir a narrativa do jogo.

  • As decisões dos jogadores devem impactar o curso e o desfecho do jogo, destacando as consequências das escolhas históricas.

  • Cada grupo deve fazer um teste do jogo e reajustar conforme necessário para melhor jogabilidade e fidelidade histórica.

  • Finalmente, cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, permitindo que os colegas joguem e avaliem.

Atividade 3 - Documentário Vlog da Independência 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a criatividade, habilidades de pesquisa e técnicas de produção e edição de vídeo, ao mesmo tempo que aprofunda o entendimento dos eventos históricos.

- Descrição: Os alunos devem produzir um vlog estilo documentário sobre os eventos da Independência do Brasil, incorporando entrevistas fictícias com personagens históricos e cenas dramatizadas. O vlog será editado e compartilhado no YouTube.

- Instruções:

  • Organize a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escrever um roteiro para um vlog/documentário, incluindo entrevistas fictícias com personagens históricos e dramatizações de eventos importantes.

  • Os alunos devem distribuir papéis entre si e decidir quem será responsável pela filmagem, quem atuará como personagens históricos e quem será o entrevistador.

  • Grave as cenas e entrevistas usando celulares.

  • Use ferramentas de edição de vídeo, como iMovie ou Adobe Premiere, para montar o documentário. Incluam trilha sonora, legendas e efeitos especiais conforme necessário.

  • Os alunos devem criar um canal no YouTube para seu grupo e fazer o upload do vlog/documentário finalizado.

  • Por fim, cada grupo deverá apresentar seu vídeo para a turma e discutir as escolhas criativas e históricas feitas durante a produção.

Retorno

Duração: (20 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências e compartilhem insights. A discussão e o feedback 360° promovem uma cultura de colaboração e respeito, ajudando a desenvolver habilidades sociais e de comunicação enquanto reforçam o entendimento histórico dos eventos da Independência do Brasil.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilhem o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Siga o roteiro abaixo para guiar a discussão:

Peça a cada grupo que apresente brevemente os resultados das atividades realizadas (Perfis de Influenciadores Digitais, Jogos de Scratch e Documentários Vlog). Pergunte aos alunos o que acharam mais desafiador e o que mais gostaram na realização das atividades. Discuta as diferentes abordagens que os grupos utilizaram e como elas ajudaram a entender melhor os eventos da Independência do Brasil. Encoraje os alunos a falarem sobre como o uso de ferramentas digitais impactou seu aprendizado.

Reflexões

1. Quais foram as maiores dificuldades que vocês enfrentaram durante a atividade e como as superaram? 2. Como o uso de redes sociais e ferramentas digitais ajudou vocês a entender melhor os eventos históricos da Independência do Brasil? 3. Quais aspectos da Independência do Brasil vocês acham que ganharam novos significados ou entendimentos ao serem apresentados nas atividades de hoje?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo sobre sua contribuição durante a atividade. Oriente os alunos a fornecerem feedback construtivo, focando em pontos positivos e sugestões de melhoria. Utilize o roteiro abaixo para guiar essa etapa:

Peça a cada aluno que elogie um colega de grupo por uma contribuição específica durante a atividade. Sugira que cada aluno identifique uma área onde seu colega poderia melhorar, oferecendo sugestões claras e respeitosas. Enfatize a importância de manter uma atitude positiva e respeitosa durante o feedback.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão

Esta etapa visa consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos revisitem os conteúdos de maneira divertida e engajante. Ao conectar a história com o presente e discutir suas aplicações práticas, a conclusão ajuda a fortalecer o entendimento e a relevância do tema estudado, ao mesmo tempo que promove a reflexão crítica e a valorização do conhecimento histórico.

Resumo

Rápido Resumo da Aula de Hoje!

Imagine um feed de rede social em 1822! Hoje, exploramos a Independência do Brasil de uma maneira super criativa: criamos perfis de influenciadores digitais históricos, desenvolvemos um jogo interativo e produzimos vlogs documentários. Com isso, mergulhamos nos principais eventos, personagens e impactos da independência, tudo enquanto usamos ferramentas digitais modernas para trazer a história à vida.

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual

Assim como influenciadores digitais moldam opiniões e disseminam informações hoje, os personagens históricos da Independência do Brasil também moldaram o futuro da nação com suas decisões e ações. Ao usar plataformas digitais como Instagram, TikTok e Scratch para entender esses eventos históricos, os alunos percebem como as ferramentas que utilizam diariamente podem ser poderosas para a educação e a comunicação. Essa conexão com a dinâmica moderna torna o aprendizado mais envolvente e significativo.

Na Prática

Importância para o Dia a Dia

Compreender a Independência do Brasil ajuda os alunos a valorizarem a história e a formação do país em que vivem. Além disso, ao utilizarem ferramentas digitais para explorar esse tema, eles desenvolvem habilidades valiosas como pensamento crítico, trabalho em equipe, criatividade e competências tecnológicas, que são essenciais para o sucesso no mundo contemporâneo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies