Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Comparativo e Superlativo de Adjetivos

Avatar padrão

Lara da Teachy


Inglês

Original Teachy

'EF08LI15'

Comparativo e Superlativo de Adjetivos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Comparativo e Superlativo de Adjetivos

Palavras ChaveMetodologia Digital, Metodologia Ativa, Comparativo, Superlativo, Adjetivos, Inglês, 8º Ano, Redes Sociais, Gamificação, Aprendizado Colaborativo, Multimídia, Criação de Conteúdo Digital, Feedback 360°, Escrita Criativa
Materiais NecessáriosCelulares ou dispositivos digitais, Internet, Plataformas de redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, etc.), Software de edição de vídeo (Canva, PowerPoint, Adobe Spark, etc.), Plataforma de criação de jogos (Scratch, GameMaker, etc.), Ferramentas de design gráfico (Canva, Adobe Spark, etc.)
Códigos BNCCEF08LI15: Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade preparar os alunos para a compreensão e uso de adjetivos comparativos e superlativos. O objetivo é garantir que os alunos entendam as características desses adjetivos e sejam capazes de identificá-los em orações, tanto em contextos acadêmicos quanto em situações do dia a dia. Isso estabelecerá uma base sólida para a aplicação prática e aprofundamento do conhecimento durante as atividades da aula.

Objetivos principais:

1. Entender as características dos adjetivos comparativos e superlativos.

2. Identificar comparativos e superlativos em diferentes contextos de orações.

Objetivos secundários:

  1. Aplicar comparativos e superlativos em exemplos práticos da vida cotidiana.
  2. Desenvolver habilidades de autoconfiança na identificação e uso de comparativos e superlativos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

🔍 Finalidade: Esta etapa da aula visa engajar os alunos desde o início, conectando o conteúdo teórico com exemplos práticos e dados do mundo digital. Ao fazer isso, os alunos começam a pensar criticamente sobre o uso de comparativos e superlativos de forma contextualizada e prática, preparando-os para atividades mais aprofundadas mais tarde na aula.

Aquecendo

🟢 Aquecimento: Explique aos alunos que, hoje, a aula será focada em entender melhor como funcionam os adjetivos comparativos e superlativos em inglês. Para começar, peça para cada aluno usar seu celular ou dispositivo digital para buscar um fato interessante relacionado ao tema. Por exemplo, eles podem procurar exemplos de comparativos e superlativos em frases de filmes, músicas ou posts nas redes sociais. Cada aluno deve compartilhar o que encontrou com a classe em até um minuto.

Reflexões Iniciais

1. ❓ Qual é a diferença entre um adjetivo comparativo e um superlativo?

2. ❓ Por que utilizamos comparativos e superlativos em nossa comunicação diária?

3. ❓ Quais são alguns exemplos comuns de comparativos e superlativos que vocês encontraram nas redes sociais ou outros meios digitais?

4. ❓ Como a forma dos adjetivos comparativos e superlativos muda dependendo do comprimento do adjetivo?

5. ❓ Alguém pode citar uma situação recente, pessoal ou vista online, em que usou um comparativo ou superlativo?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

🎯 Finalidade: Esta etapa do plano de aula tem como objetivo proporcionar uma experiência prática e contextualizada, onde os alunos possam aplicar seus conhecimentos sobre comparativos e superlativos em situações reais e modernas. Através de atividades colaborativas e uso de tecnologias digitais, os alunos irão desenvolver habilidades de análise crítica, criatividade e produção de conteúdo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - 🔍 Detetives das Redes Sociais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Os alunos irão reconhecer e contextualizar o uso de comparativos e superlativos em redes sociais, desenvolvendo habilidades de análise crítica e criação de conteúdo multimídia.

- Descrição: Os alunos irão investigar postagens em redes sociais para encontrar e discutir o uso de comparativos e superlativos. Eles criarão um relatório multimídia usando vídeos, imagens e textos que exemplificam os comparativos e superlativos encontrados.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social para explorar (Instagram, Twitter, Facebook, etc.).

  • Os alunos devem buscar postagens que contenham adjetivos comparativos e superlativos.

  • Coletem exemplos e anotem os contextos em que são usados.

  • Utilizem ferramentas de edição de vídeo ou aplicativos de apresentação (como Canva ou PowerPoint) para criar um relatório multimídia com vídeos, imagens e textos destacando os comparativos e superlativos encontrados.

  • Cada grupo deve apresentar seu relatório para a turma.

Atividade 2 - 🎮 Gameficando Comparativos e Superlativos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Os alunos irão aplicar conhecimentos de comparativos e superlativos de forma lúdica e interativa, desenvolvendo habilidades tecnológicas e de gamificação.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo digital interativo usando uma plataforma de criação de jogos, onde os jogadores terão que usar comparativos e superlativos corretamente para avançar nas fases.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar uma plataforma de criação de jogos (como Scratch ou GameMaker).

  • Os alunos devem planejar um jogo onde o objetivo principal é utilizar corretamente os comparativos e superlativos para resolver desafios e avançar nas fases.

  • Desenvolvam o jogo, incluindo elementos visuais, diálogos e tarefas que envolvam comparativos e superlativos.

  • Testem o jogo e façam ajustes necessários.

  • Cada grupo deve compartilhar seu jogo com a turma e permitir que outros grupos joguem.

Atividade 3 - 📸 Influenciadores Digitais por um Dia

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Os alunos irão praticar o uso de comparativos e superlativos em um contexto moderno e relevante, desenvolvendo habilidades de escrita criativa e produção de conteúdo digital.

- Descrição: Os alunos irão se imaginar como influenciadores digitais e criarão postagens em um blog fictício ou em redes sociais, utilizando comparativos e superlativos para destacar produtos, experiências ou eventos.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tema para seu conteúdo (moda, tecnologia, viagens, etc.).

  • Os alunos devem criar postagens fictícias para um blog ou rede social, utilizando comparativos e superlativos para descrever e destacar seus temas.

  • Utilizem ferramentas de design gráfico (como Canva ou Adobe Spark) para criar imagens e vídeos que acompanhem suas postagens.

  • Cada grupo deve compartilhar suas postagens com a turma e explicar as escolhas de comparativos e superlativos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

📌 Finalidade: Esta etapa do plano de aula visa proporcionar aos alunos uma oportunidade de refletir sobre suas experiências de aprendizado e compartilhar insights com os colegas. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos podem consolidar seu entendimento sobre comparativos e superlativos e aprimorar suas habilidades de trabalho em equipe, análise crítica e comunicação.

Discussão em Grupo

🔄 Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Use o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Vamos compartilhar as descobertas que fizemos durante as atividades. Quais foram os maiores desafios? O que vocês aprenderam de novo sobre comparativos e superlativos? Como vocês acham que o uso dessas ferramentas linguísticas pode ser útil no dia a dia de vocês?'

Reflexões

1. 📝 Perguntas para Reflexão: Como a exploração das redes sociais ajudou vocês a entender melhor os comparativos e superlativos? 2. Quais foram os exemplos mais interessantes ou inesperados que vocês encontraram? 3. De que maneira vocês acham que o uso de comparativos e superlativos pode melhorar a comunicação nas redes sociais e em outras formas de comunicação digital?

Feedback 360°

🔄 Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente os alunos a serem construtivos e respeitosos, discutindo pontos positivos e sugestões de melhoria. Por exemplo: 'O que fulano fez bem durante as atividades? Como fulano poderia melhorar seu trabalho?'.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

📌 Finalidade: Esta etapa do plano de aula visa consolidar o aprendizado dos alunos, recapitulando os principais pontos de maneira divertida e prática. O objetivo é reforçar como os adjetivos comparativos e superlativos são usados no mundo real e nas dinâmicas digitais, incentivando os alunos a utilizá-los em seu cotidiano. 🏅

Resumo

🎉 Resumão Divertido dos Comparativos e Superlativos! 🎉 Hoje, entramos no universo dos adjetivos comparativos e superlativos! 🚀 Comparamos coisas como 'mais rápido' (comparativo) e vimos quem é o 'mais rápido de todos' (superlativo). Além disso, caçamos esses adjetivos em posts das redes sociais e criamos conteúdos incríveis. 🌟 Quem diria que eles estão por toda parte, né? Nossos alunos se tornaram mestres dos adjetivos maximizadores! 🧙‍♂️

No Mundo

🌐 Conexão com o Mundo Moderno: No nosso dia a dia digital, adjetivos comparativos e superlativos são ferramentas poderosas para engajar e comunicar de forma eficaz. Desde posts chamativos no Instagram até reviews detalhados de produtos no YouTube, eles são essenciais para destacar e comparar. 📱💬

Na Prática

✍️ Aplicações no Cotidiano: Saber usar comparativos e superlativos é crucial para uma comunicação clara e eficaz. Imagine escrever uma review de um produto, ou fazer uma postagem sobre uma viagem. Usar esses adjetivos corretamente pode fazer toda a diferença para capturar a atenção e transmitir a mensagem com precisão. 🏆


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Vocabulário
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Vocabulário: Animais domésticos | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Verbos: Gerúndio e Infinitivo | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Vocabulário: Partes do Corpo Humano | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!