Objetivos
(5 - 7 minutos)
-
Introdução aos pronomes relativos: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito básico de pronomes relativos na língua inglesa. Isso inclui o entendimento de que os pronomes relativos são usados para se referir a um substantivo mencionado anteriormente e que eles podem ser usados para evitar repetições desnecessárias.
-
Identificação de pronomes relativos: Os alunos devem aprender a identificar pronomes relativos em frases e textos. Isso envolve a capacidade de reconhecer palavras como "who", "which" e "that" como pronomes relativos e entender seu papel na frase.
-
Prática na formação de frases com pronomes relativos: Os alunos devem ser capazes de formar frases corretamente usando pronomes relativos. Isso requer a compreensão de onde e como os pronomes relativos são usados em uma frase.
Objetivos Secundários:
-
Desenvolvimento da habilidade de leitura: Ao praticar a identificação de pronomes relativos em textos, os alunos também estarão desenvolvendo suas habilidades de leitura em inglês.
-
Aumento do vocabulário: Ao estudar pronomes relativos, os alunos também serão expostos a novas palavras e conceitos, o que pode ajudar a expandir seu vocabulário de inglês.
Introdução
(10 - 12 minutos)
-
Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a estrutura básica das frases em inglês, incluindo a função dos substantivos e verbos. Isso pode ser feito através de uma rápida revisão ou um jogo de perguntas e respostas. O professor também pode relembrar brevemente os alunos sobre os diferentes tipos de pronomes em inglês.
-
Situações-problema: O professor apresenta duas situações que demonstram a necessidade de pronomes relativos. Por exemplo, ele pode apresentar duas frases: "The book is on the table. I bought it yesterday." e "The car that I saw yesterday was red." e perguntar aos alunos como eles poderiam reescrever as frases usando pronomes relativos.
-
Contextualização: O professor enfatiza a importância dos pronomes relativos na comunicação efetiva em inglês. Ele pode explicar que, sem o uso de pronomes relativos, nossas frases se tornariam longas e repetitivas. Além disso, ele pode mencionar que os pronomes relativos são frequentemente usados em textos escritos e em conversas do dia a dia.
-
Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre os pronomes relativos. Por exemplo, ele pode mencionar que há uma série de pronomes relativos em inglês, incluindo "who", "which", "that", "whom" e "whose", e que cada um deles é usado de maneira ligeiramente diferente. Além disso, ele pode compartilhar que os pronomes relativos são frequentemente mal utilizados, até mesmo por falantes nativos de inglês.
-
Objetivos do dia: Por fim, o professor apresenta os Objetivos da aula, explicando que os alunos aprenderão a identificar pronomes relativos em textos, a formar frases com pronomes relativos e a entender a importância dos pronomes relativos na comunicação escrita e falada em inglês.
Desenvolvimento
(20 - 25 minutos)
-
Atividade 1 - Caça ao Tesouro de Pronomes Relativos (10 - 12 minutos)
-
Formação de Grupos: Os alunos são divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo recebe uma lista de pronomes relativos (who, which, that, whom, whose) e um conjunto de frases misturadas.
-
Tarefa: A tarefa é para os alunos identificarem corretamente o pronome relativo em cada frase e anotá-lo. O objetivo é ser o primeiro grupo a identificar todos os pronomes relativos corretamente.
-
Regras: Os alunos devem trabalhar juntos como um grupo, discutindo as frases e chegando a um consenso sobre qual é o pronome relativo em cada frase. Eles não podem usar dicionários ou outros recursos durante a atividade.
-
Verificação: Após o tempo determinado, o professor verifica as respostas de cada grupo. O grupo que identificou corretamente a maioria dos pronomes relativos é o vencedor.
-
-
Atividade 2 - Construindo Frases com Pronomes Relativos (10 - 12 minutos)
-
Continuação dos Grupos: Os alunos permanecem nos mesmos grupos da Atividade 1. Cada grupo recebe um conjunto de cartões com palavras diferentes (substantivos, verbos, adjetivos, pronomes relativos).
-
Tarefa: Os alunos devem usar os cartões para construir frases completas que incluam pronomes relativos. Eles podem criar suas próprias frases ou usar as frases da Atividade 1 como ponto de partida.
-
Regras: As frases devem ser gramaticalmente corretas e fazer sentido. Os alunos devem usar pelo menos três pronomes relativos diferentes em suas frases.
-
Verificação: O professor verifica as frases de cada grupo, corrigindo quaisquer erros e elogiando as frases criativas e bem construídas.
-
-
Atividade 3 - Dramatização de Situações com Pronomes Relativos (5 - 8 minutos)
-
Criação de Roteiros: Cada grupo recebe uma situação diferente (por exemplo, uma entrevista de emprego, uma visita a um museu, uma conversa sobre um livro). Os alunos devem criar um pequeno roteiro para a situação, incluindo o uso de pronomes relativos.
-
Dramatização: Cada grupo apresenta sua dramatização para a classe. Os outros alunos devem prestar atenção ao uso de pronomes relativos e dar feedback no final de cada apresentação.
-
Verificação: O professor fornece feedback sobre o uso de pronomes relativos em cada dramatização, destacando exemplos de bom uso e oferecendo sugestões para melhorias.
-
Retorno
(8 - 10 minutos)
-
Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)
-
O professor pede a cada grupo que compartilhe as soluções ou conclusões que alcançaram durante as atividades em grupo. Cada grupo terá um máximo de 3 minutos para apresentar.
-
As apresentações dos grupos devem se concentrar em destacar como eles identificaram corretamente os pronomes relativos nas frases e como conseguiram formar frases completas e gramaticalmente corretas usando pronomes relativos.
-
O professor pode fazer perguntas adicionais para aprofundar a discussão e garantir que todos os alunos compreendam o conceito de pronomes relativos.
-
-
Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)
-
Após as apresentações dos grupos, o professor faz uma breve recapitulação das atividades, conectando-as de volta à teoria dos pronomes relativos.
-
O professor pode destacar exemplos de frases criadas pelos alunos que demonstram o uso correto de pronomes relativos e discutir como essas frases se encaixam na estrutura geral das frases em inglês.
-
O professor também pode revisar os principais pontos teóricos da aula, como a definição de pronomes relativos, os diferentes tipos de pronomes relativos e como eles são usados em frases.
-
-
Reflexão Individual (2 - 3 minutos)
-
O professor pede aos alunos que reflitam silenciosamente por um minuto sobre o que aprenderam na aula de hoje. Eles devem pensar sobre as seguintes perguntas:
-
Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
-
Quais questões ainda não foram respondidas?
-
-
Após o minuto de reflexão, o professor pede aos alunos que compartilhem suas respostas com a classe. O professor deve fazer uma lista das perguntas não respondidas para referência futura.
-
-
Feedback e Encerramento (1 minuto)
-
O professor agradece aos alunos por sua participação e esforço durante a aula. Ele também encoraja os alunos a continuar praticando o uso de pronomes relativos em suas atividades de estudo em casa.
-
O professor pode fornecer feedback geral sobre a aula, destacando os pontos fortes e as áreas que podem precisar de mais prática. Ele também pode responder a quaisquer perguntas de seguimento que os alunos possam ter.
-
Este Retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam e identifiquem quaisquer áreas que possam precisar de mais estudo. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão individual ajudam a promover a compreensão ativa e a retenção do conhecimento.
Conclusão
(5 - 7 minutos)
-
Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)
-
O professor deve começar a Conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de pronomes relativos, os diferentes tipos de pronomes relativos e suas aplicações, e a formação de frases com pronomes relativos.
-
Ele pode usar exemplos das atividades em grupo para ilustrar cada ponto e reforçar o aprendizado. Por exemplo, ele pode citar uma frase criada por um dos grupos durante a atividade de dramatização e explicar como o pronome relativo foi usado corretamente.
-
-
Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)
-
O professor deve destacar como a aula conectou a teoria (o conceito de pronomes relativos), a prática (as atividades em grupo) e as aplicações (o uso de pronomes relativos em situações do dia a dia).
-
Ele pode, por exemplo, mencionar que a atividade de dramatização permitiu que os alunos vissem como os pronomes relativos são usados em contextos reais de comunicação.
-
-
Materiais Complementares (1 minuto)
-
O professor pode sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre pronomes relativos. Isso pode incluir livros de gramática, sites de aprendizagem de idiomas, vídeos educativos e exercícios de prática online.
-
Ele pode, por exemplo, recomendar um vídeo do YouTube que explique o uso de pronomes relativos de maneira clara e simples.
-
-
Importância do Assunto na Prática (1 - 2 minutos)
-
Para encerrar a aula, o professor deve ressaltar a importância dos pronomes relativos na comunicação em inglês. Ele pode explicar que o uso correto de pronomes relativos pode tornar a fala e a escrita mais eficientes e evitar repetições desnecessárias.
-
Ele pode também mencionar que a habilidade de identificar e usar pronomes relativos corretamente pode ajudar os alunos a entender melhor o que estão lendo em inglês, seja um livro, um artigo de jornal ou um e-mail.
-
Este momento de Conclusão é fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos e para prepará-los para futuras aulas sobre o assunto. Além disso, ao destacar a importância dos pronomes relativos na comunicação em inglês, o professor reforça a relevância do que foi aprendido, incentivando os alunos a aplicarem seus conhecimentos em suas práticas de estudo e uso do idioma.