Entrar

Plano de aula de Verbos: Principais Formas de Futuro

Inglês

Original Teachy

'EF08LI14'

Verbos: Principais Formas de Futuro

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Futuro Simples: Os alunos devem ser capazes de identificar e compreender o conceito de futuro simples na língua inglesa. Isso inclui a capacidade de reconhecer a estrutura gramatical e o uso correto desse tempo verbal.

  2. Identificação de Verbos no Futuro Simples: Os alunos devem ser capazes de identificar verbos na forma de futuro simples em textos e frases, bem como de construir frases nesse tempo verbal.

  3. Prática de Conversação: Os alunos devem ser capazes de usar o futuro simples para expressar ações futuras em conversas simples e cotidianas, demonstrando assim a aplicação prática do que foi aprendido.

Objetivos Secundários:

  • Construção de Frases: Além de identificar e usar o futuro simples, os alunos devem ser capazes de construir frases em inglês de maneira coerente e correta, aplicando as regras de concordância e ordem dos termos na frase.
  • Desenvolvimento da Autonomia: Como uma aula invertida, os alunos serão incentivados a buscar ativamente o conhecimento, desenvolvendo assim suas habilidades de aprendizado autônomo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor inicia a aula fazendo uma rápida revisão dos tempos verbais já estudados, focando especialmente no presente simples e no passado simples. Isso é fundamental para que os alunos possam entender a formação e o uso do futuro simples. (3 - 5 minutos)

  2. Situação-Problema 1: O professor propõe aos alunos um cenário: "Vocês receberam uma carta de um amigo que está estudando no exterior e ele descreveu algumas coisas que planeja fazer quando voltar para casa. No entanto, todas as frases estão em inglês e no tempo futuro. Como vocês poderiam entender o que ele quer dizer?" Esta situação desafia os alunos a aplicar o que aprenderam sobre o futuro simples para interpretar o texto. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica que o futuro simples é amplamente utilizado em textos escritos e em conversas para falar sobre ações que acontecerão no futuro. Portanto, é uma habilidade essencial para a comunicação eficaz em inglês. (2 - 3 minutos)

  4. Curiosidade 1: O professor compartilha com os alunos que, em inglês, existem várias maneiras diferentes de expressar o futuro, mas o futuro simples é o mais comum e o mais fácil de usar. Além disso, muitas vezes o futuro simples é usado para expressar promessas, ameaças e previsões. (2 - 3 minutos)

  5. Curiosidade 2: O professor explica que, ao contrário do português, o inglês não tem um tempo verbal específico para expressar o futuro próximo, como "vou fazer". Em inglês, usa-se o futuro simples, como "I will do". Isso pode ser um desafio para os alunos, mas a prática regular ajudará a superar essa dificuldade. (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Diário do Futuro" (10 - 12 minutos)

    • Preparação: O professor divide a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo recebe uma folha de papel grande e canetas coloridas.

    • Descrição da Atividade: O professor propõe que os alunos criem um "Diário do Futuro", onde cada dia é uma página e cada página contém uma lista de coisas que o grupo planeja fazer naquele dia. Por exemplo, "No dia 1 de janeiro, iremos a um parque de diversões".

    • Realização: Os alunos, em seus respectivos grupos, devem pensar em uma lista de atividades para os próximos 7 dias. No entanto, eles devem escrever as frases em inglês, utilizando o futuro simples. O professor circula pela sala, auxiliando e corrigindo, se necessário.

    • Apresentação: Após a Conclusão do "Diário do Futuro", cada grupo deve apresentar uma de suas páginas para a turma. Enquanto apresentam, os alunos devem explicar as atividades planejadas em inglês, utilizando o futuro simples.

  2. Atividade 2: "Caça ao Futuro" (10 - 13 minutos)

    • Preparação: O professor prepara previamente uma lista de frases, algumas no presente simples e outras no passado simples, que descrevem ações do dia a dia.

    • Descrição da Atividade: O professor propõe que os alunos, em seus respectivos grupos, identifiquem as frases no papel e as reescrevam no futuro simples.

    • Realização: Os alunos, em seus respectivos grupos, recebem a lista de frases e devem identificar as que estão no presente simples ou passado simples. Em seguida, eles devem reescrever as frases no futuro simples. O professor circula pela sala, auxiliando e corrigindo, se necessário.

    • Apresentação: Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve apresentar algumas das frases que reescreveram para a turma. Enquanto apresentam, os alunos devem explicar o que a frase original significa e como ela foi transformada para o futuro simples.

  3. Atividade 3: "Situações do Futuro" (5 - 7 minutos)

    • Preparação: O professor prepara previamente uma lista de situações do dia a dia que envolvem ações futuras, como "O que você fará se ganhar na loteria?" ou "O que você fará nas suas férias de verão?".

    • Descrição da Atividade: O professor propõe que os alunos, em seus respectivos grupos, criem diálogos curtos para cada situação, utilizando o futuro simples.

    • Realização: Os alunos, em seus respectivos grupos, escolhem uma das situações da lista e criam um diálogo curto que a representa. Eles devem garantir que o diálogo inclua o uso correto do futuro simples. O professor circula pela sala, auxiliando e corrigindo, se necessário.

    • Apresentação: Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve apresentar seu diálogo para a turma. Enquanto apresentam, os alunos devem explicar a situação e o que cada personagem está dizendo. Os demais alunos devem prestar atenção ao uso do futuro simples.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor propõe que cada grupo compartilhe com a turma as soluções ou conclusões encontradas em suas atividades. Cada apresentação deve durar no máximo 2 minutos e o professor deve assegurar que todos os grupos tenham a oportunidade de falar. Durante as apresentações, o professor deve intervir para fazer perguntas, esclarecer dúvidas e reforçar conceitos importantes.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma breve revisão dos conceitos teóricos abordados na aula, destacando como eles foram aplicados nas atividades práticas. O professor pode, por exemplo, perguntar aos alunos como eles identificaram os verbos no futuro simples nas frases, ou como eles decidiram qual verbo usar em cada situação do diálogo. O objetivo é fazer os alunos perceberem a relevância do conteúdo teórico para a prática.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais?

    O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre cada pergunta. Após o tempo de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma.

  4. Feedback do Professor (1 minuto): O professor finaliza a aula dando um feedback geral sobre o desempenho da turma, destacando os pontos fortes e as áreas que precisam de mais prática. O professor também pode sugerir materiais de estudo adicionais, como sites, aplicativos ou livros, para que os alunos possam revisar o conteúdo em casa.

  5. Encorajamento Final (1 minuto): Para motivar os alunos a continuar estudando, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o futuro simples em inglês, ou contar uma história divertida que ilustre a importância desse tempo verbal. O professor também pode reforçar a importância da prática regular para a aquisição de novas habilidades, e como a aula invertida pode ajudar os alunos a se tornarem aprendizes mais autônomos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor recapitula os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conceito de futuro simples, sua estrutura gramatical e as regras de uso. O professor destaca as habilidades desenvolvidas pelos alunos, como a identificação de verbos no futuro simples, a construção de frases nesse tempo verbal e a prática de conversação.

  2. Conexão da Teoria à Prática (1 - 2 minutos): O professor enfatiza como a aula conectou a teoria à prática por meio das atividades "Diário do Futuro", "Caça ao Futuro" e "Situações do Futuro". O professor ressalta como essas atividades permitiram que os alunos aplicassem o que aprenderam de maneira significativa e contextualizada, fortalecendo assim seu entendimento e retenção do conteúdo.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor sugere alguns materiais de estudo adicionais para que os alunos possam aprofundar seu entendimento do futuro simples. Isso pode incluir links para vídeos explicativos, exercícios interativos online, leituras suplementares e listas de vocabulário relevante. O professor também pode recomendar a prática regular de conversação em inglês, seja com colegas de classe, professores ou nativos da língua.

  4. Relevância do Futuro Simples (1 minuto): Por fim, o professor ressalta a importância do futuro simples para a comunicação eficaz em inglês. O professor destaca que, embora possa parecer um conceito simples, a habilidade de expressar ações futuras de maneira clara e precisa é fundamental em muitos contextos, como ao fazer planos, previsões e promessas. O professor encoraja os alunos a continuarem praticando o uso do futuro simples em suas atividades diárias de estudo e comunicação em inglês, para que possam se tornar cada vez mais fluentes e confiantes no idioma.

  5. Encerramento (1 minuto): O professor agradece a participação e o empenho de todos, reforçando que o aprendizado do inglês é um processo contínuo que requer prática e dedicação. O professor lembra aos alunos sobre a importância de revisar o conteúdo aprendido e de estar preparado para a próxima aula. O professor também fica disponível para quaisquer dúvidas que possam surgir após a aula, seja durante os horários de atendimento ou por e-mail.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies