Entrar

Plano de aula de Texto: Divulgação Científica

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Texto: Divulgação Científica

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Texto: Divulgação Científica

Palavras ChaveTexto de Divulgação Científica, Características, Clareza, Objetividade, Atividades Práticas, Análise de Textos, Comunicação Científica, Pesquisa, Redação, Apresentação, Discussão em Grupo, Teatro Científico, Transformação de Informação, Interpretação de Dados, Escrita Acessível
Materiais NecessáriosComputadores com acesso à internet, Materiais de escrita (canetas, lápis, papel), Projetor para apresentações, Recursos de pesquisa (sites científicos, artigos), Material para criação de cenários e figurinos (papel, tecidos, tintas), Câmera ou celular para registrar apresentações
Códigos BNCCEF08LP01: Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.; EF08LP02: Justificar diferenças ou semelhanças no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em textos diferentes, consultando sites e serviços de checadores de fatos.; EF89LP12: Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.; EF89LP14: Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.; EF89LP16: Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.; EF89LP17: Relacionar textos e documentos legais e normativos de importância universal, nacional ou local que envolvam direitos, em especial, de crianças, adolescentes e jovens – tais como a Declaração dos Direitos Humanos, a Constituição Brasileira, o ECA -, e a regulamentação da organização escolar – por exemplo, regimento escolar -, a seus contextos de produção, reconhecendo e analisando possíveis motivações, finalidades e sua vinculação com experiências humanas e fatos históricos e sociais, como forma de ampliar a compreensão dos direitos e deveres, de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade (o outro tem direito a uma vida digna tanto quanto eu tenho).; EF89LP30: Analisar a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor. Neste plano de aula, os objetivos são projetados para que os alunos possam não apenas reconhecer as características de um texto de divulgação científica, mas também aplicar esse conhecimento na análise de textos reais. Isso permitirá uma compreensão mais profunda e prática do conteúdo estudado, facilitando a conexão teoria-prática tão essencial no processo de aprendizado.

Objetivos principais:

1. Identificar e compreender as características principais de um texto de divulgação científica, além da escrita erudita, como a clareza, a objetividade e a utilização de exemplos práticos.

2. Analisar exemplos de textos de divulgação científica para identificar como essas características são aplicadas na prática, permitindo aos alunos reconhecer esses aspectos em textos reais.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com situações práticas que os façam pensar criticamente sobre como aplicar o conhecimento prévio em novos contextos. As situações problema propostas incentivam os alunos a pensar como um cientista ou jornalista especializado, preparando o terreno para a aplicação prática do texto de divulgação científica. Além disso, a contextualização destaca a relevância do tema no cotidiano e na sociedade, motivando os alunos a perceberem a importância da clareza e acessibilidade na comunicação científica.

Situações Problema

1. Imagine que você é um cientista e descobriu uma nova espécie de planta com propriedades medicinais. Como você escreveria um artigo para um público geral, explicando suas descobertas de forma clara e acessível?

2. Pense que um novo planeta foi encontrado por astrônomos. Como você, jornalista especializado em ciência, descreveria essa descoberta para o leitor comum, mantendo a precisão dos fatos e ao mesmo tempo tornando o texto interessante e compreensível?

Contextualização

A habilidade de escrever e compreender textos de divulgação científica não é apenas importante para cientistas e pesquisadores, mas também para o público em geral, que consome e precisa entender avanços e descobertas científicas. Muitas das notícias que lemos ou assistimos sobre ciência são baseadas em textos de divulgação científica. Por exemplo, a divulgação sobre o buraco na camada de ozônio e suas consequências para a saúde pública foi crucial para mobilizar ações globais. Portanto, entender como esses textos são estruturados e escritos ajuda não só na compreensão da ciência, mas também na tomada de decisões informadas em nossa vida diária.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem ativamente o conhecimento adquirido sobre textos de divulgação científica. Através das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de pesquisa, interpretação e redação, além de praticar a comunicação eficaz em diferentes formatos (texto escrito, história para crianças, peça teatral). Essa abordagem prática visa reforçar o entendimento e a importância da divulgação científica no cotidiano e na sociedade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Aventura Científica: Os Exploradores do Conhecimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a pesquisa, interpretação de dados e redação de textos de divulgação científica, aplicando as características discutidas em aula.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se dividirão em grupos de até 5 pessoas e atuarão como uma equipe de exploradores em uma jornada para descobrir e documentar aspectos de um tema científico inovador. Cada grupo escolherá um tópico de interesse atual, como inteligência artificial, alterações climáticas ou novas descobertas em medicina, e deverão criar um 'diário de bordo' que inclua a pesquisa sobre o tema, a interpretação dos resultados e a redação de um texto de divulgação científica.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um tópico científico atual para pesquisar.

  • Os alunos devem utilizar fontes confiáveis para coletar informações sobre o tema escolhido.

  • Após a pesquisa, os grupos discutem e interpretam os dados, destacando os pontos mais relevantes.

  • Cada grupo redige um texto de divulgação científica sobre o tema escolhido, utilizando as características discutidas em aula.

  • Preparar uma apresentação do 'diário de bordo' para a classe, explicando o processo de pesquisa, interpretação e redação do texto.

Atividade 2 - Transformando Ciência em Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e síntese, além de praticar a transformação de conceitos complexos em linguagem simples e acessível.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, escolherão um artigo científico de um site de renome e o transformarão em uma história acessível para crianças de 10 anos. A atividade incluirá a simplificação dos conceitos, a adição de elementos lúdicos e a criação de ilustrações simples para acompanhar a história.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Escolher um artigo científico de um site confiável.

  • Simplificar os conceitos científicos do artigo para torná-los acessíveis a crianças de 10 anos.

  • Desenvolver uma história que use os conceitos do artigo como base, adicionando elementos lúdicos.

  • Criar ilustrações simples para acompanhar a história.

  • Apresentar a história e as ilustrações para a classe, explicando os conceitos científicos de maneira lúdica.

Atividade 3 - Teatro Científico: A Vida dos Pesquisadores

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a criatividade dos alunos e desenvolver habilidades de apresentação e comunicação, aplicando conceitos de divulgação científica de maneira lúdica.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, irão criar uma pequena peça teatral que represente a vida de um pesquisador famoso e suas descobertas. O desafio é trazer elementos de divulgação científica para o diálogo e as cenas, de forma a manter a precisão científica e, ao mesmo tempo, ser envolvente e educativo.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um pesquisador ou uma equipe de pesquisa e uma de suas descobertas.

  • Pesquisar sobre o pesquisador e a descoberta escolhida.

  • Escrever um roteiro teatral que inclua elementos de divulgação científica, como explicações claras e precisas.

  • Preparar cenários simples e figurinos que ajudem na compreensão da história.

  • Apresentar a peça para a classe, seguida de uma discussão sobre a importância da pesquisa representada.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o processo de criação de textos de divulgação científica e compartilhem aprendizados. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento adquirido, permite a troca de experiências e promove uma compreensão mais profunda das características e desafios deste gênero textual. Além disso, ao avaliar o trabalho dos colegas, os alunos desenvolvem habilidades críticas e de análise, essenciais para a compreensão e produção de textos eficazes.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo, pedindo que cada grupo compartilhe brevemente o tópico escolhido e um resumo dos principais pontos abordados em seu texto de divulgação científica. Encoraje os alunos a discutir as dificuldades encontradas durante a pesquisa e quais estratégias foram mais eficazes para superá-las. Pode-se também sugerir que cada grupo dê um feedback sobre o trabalho dos colegas, destacando pontos fortes e áreas que poderiam ser melhoradas.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais características de um texto de divulgação científica que vocês tentaram aplicar em seu trabalho?

2. Como a escolha do tópico influenciou a forma como vocês escreveram o texto para torná-lo acessível?

3. Houve algum desafio particular na transformação de um conteúdo científico em algo compreensível para o público em geral?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos possam vincular as atividades práticas com os conceitos teóricos discutidos. Este momento é crucial para reforçar a compreensão dos alunos sobre a importância e aplicabilidade dos textos de divulgação científica, preparando-os para utilizar essas habilidades de forma eficaz em suas vidas acadêmicas e pessoais.

Resumo

Na conclusão, o professor deve recapitular os principais pontos abordados sobre textos de divulgação científica, reforçando as características de clareza, objetividade e utilização de exemplos práticos. É importante resumir as atividades realizadas e os exemplos discutidos, para assegurar que os alunos tenham compreendido e internalizado as informações.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria foi conectada à prática por meio de atividades que simularam situações reais de produção e leitura de textos de divulgação científica. Os alunos aplicaram o conhecimento teórico na prática ao redigirem textos e transformarem informações científicas em narrativas acessíveis, consolidando o aprendizado através de exemplos concretos e discussões em grupo.

Fechamento

Por fim, é crucial enfatizar a importância da habilidade de compreender e produzir textos de divulgação científica no cotidiano e na formação acadêmica. Esta competência não apenas facilita a interação com descobertas científicas, mas também promove uma cultura de ciência acessível e compreensível para todos, essencial em uma sociedade informada.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies