Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vida fora da Terra
Palavras Chave | Vida fora da Terra, Condições para a vida, Astrobiologia, Planetas habitáveis, Ecosferas, Microcosmos terrestres, Análise crítica, Pensamento crítico, Exploração espacial, Sala de aula invertida |
Materiais Necessários | Cartas estelares (fornecidas pelo professor), Folhas grandes para desenho, Dados de amostras (simulados), Materiais para construção de ecosferas: garrafas PET, solo, água, plantas e pequenos animais, Diários de observações, Material audiovisual para apresentações |
Códigos BNCC | EF09CI16: Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares. |
Ano Escolar | 9º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Terra e Universo |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer a direção e o foco da aula. Ao definir objetivos claros e específicos, os alunos podem melhor direcionar seus esforços e concentração nas atividades propostas. Esta seção serve para alinhar as expectativas de aprendizagem e as metas a serem alcançadas, garantindo que todos os envolvidos tenham uma compreensão clara do que será explorado e aprendido durante a aula.
Objetivos principais:
1. Compreender os principais argumentos que sustentam a possibilidade de existência de vida fora da Terra, incluindo estudos astrofísicos e biológicos.
2. Identificar e descrever as condições ambientais necessárias para sustentar a vida, focando em elementos como água e a composição da atmosfera.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao analisar e comparar diferentes teorias e estudos sobre a vida extraterrestre.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos e ativar seus conhecimentos prévios sobre a vida fora da Terra. Através de situações-problema, os alunos são desafiados a aplicar o que aprenderam em casa, estimulando o pensamento crítico e a participação ativa. A contextualização do tema com exemplos reais e curiosidades ajuda a criar um ambiente de aprendizagem envolvente e relevante, preparando o terreno para as atividades mais aprofundadas durante a aula.
Situações Problema
1. Imagine que uma sonda espacial descobriu um planeta fora do nosso sistema solar com características muito similares às da Terra, incluindo uma atmosfera que parece conter oxigênio. Como você argumentaria a favor da possibilidade de existência de vida nesse planeta?
2. Suponha que uma forma de vida microscópica seja encontrada em uma lua congelada de Júpiter. Quais seriam as implicações dessa descoberta para a nossa compreensão da vida no universo?
Contextualização
A busca por vida fora da Terra é um dos maiores enigmas da ciência. Curiosamente, a Terra foi considerada um planeta improvável para abrigar vida quando comparada a outros corpos celestes, como Vênus ou Marte. A descoberta de extremófilos (organismos que podem viver em condições extremas) em nosso planeta, como nas profundezas oceânicas ou em ambientes com altas temperaturas, ampliou a compreensão das condições onde a vida pode prosperar, e esses estudos são fundamentais para a pesquisa astrobiológica.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre a vida fora da Terra. Ao trabalhar em grupos, eles não apenas reforçam o aprendizado através da interação e colaboração, mas também desenvolvem habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação. Cada atividade proposta visa explorar diferentes aspectos da astrobiologia e estimular os alunos a pensar como verdadeiros cientistas, considerando cenários complexos e teorias científicas para resolver desafios.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Arquitetos do Espaço: Projetando um Planeta Habitável
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aplicar conhecimentos sobre as condições necessárias para a vida e as teorias astrobiológicas na criação de um projeto conceitual de um planeta habitável.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de projetar um planeta habitável, considerando fatores como gravidade, composição atmosférica, presença de água e condições climáticas. Cada grupo receberá uma 'carta estelar' com informações básicas sobre a estrela ao redor da qual o planeta orbita, e deverá usar essas informações para decidir sobre os aspectos do planeta que estão projetando.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Distribua uma 'carta estelar' para cada grupo, contendo informações como tipo de estrela, distância do planeta, temperatura da estrela, entre outros.
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Peça que cada grupo desenhe o seu planeta em uma folha grande, incluindo características como continentes, oceanos, e anote as condições ambientais como temperatura média, composição atmosférica, e presença de água.
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Cada grupo deve justificar suas escolhas com base em teorias científicas sobre as condições necessárias para a vida.
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Ao final, cada grupo apresentará seu planeta para a classe, explicando as características e por que acreditam que seria habitável.
Atividade 2 - Detetives Extraterrestres: Analisando Evidências de Vida
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica e aplicação de conhecimento científico na busca por sinais de vida extraterrestre.
- Descrição: Os alunos atuarão como cientistas envolvidos em uma missão espacial de coleta e análise de amostras em um planeta fictício. Eles usarão dados simulados para determinar a presença de formas de vida baseadas em diferentes tipos de evidências, como compostos orgânicos, estruturas geológicas e dados atmosféricos.
- Instruções:
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Organize os alunos em grupos de até 5 e explique o cenário da missão: eles são parte de uma equipe de cientistas que exploram um planeta distante para encontrar sinais de vida.
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Distribua 'dados de amostras' para cada grupo, simulando informações coletadas pela sonda.
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Os grupos devem analisar os dados para determinar se existem evidências de vida no planeta, e quais seriam essas evidências.
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Cada grupo deve preparar um relatório de sua descoberta, incluindo uma lista de evidências e uma conclusão sobre a possibilidade de vida no planeta.
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Cada grupo apresenta seu relatório para a classe, discutindo o processo de análise e as conclusões.
Atividade 3 - Construtores de Ecosferas: Criando Microcosmos Terrestres
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Compreender na prática as interações entre os componentes de um ecossistema e as condições necessárias para a vida sustentável.
- Descrição: Nesta atividade prática, os alunos utilizarão materiais como garrafas PET, solo, água, plantas e pequenos animais para criar ecosferas, modelos fechados de ecossistemas autossustentáveis. Eles deverão considerar as condições ideais para a vida, como luz, temperatura e nutrientes.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 e forneça a cada grupo os materiais necessários para a construção de uma ecosfera.
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Oriente os alunos a escolherem cuidadosamente as plantas, animais e a proporção de solo e água para sua ecosfera.
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Os alunos devem montar a ecosfera, garantindo que haja a quantidade correta de luz solar, temperatura e nutrientes.
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Cada grupo deve manter um diário de observações sobre o desenvolvimento de sua ecosfera ao longo de algumas semanas.
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Ao final, os grupos apresentam suas ecosferas para a classe, discutindo as condições criadas e os resultados observados.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o conhecimento adquirido e as experiências práticas vivenciadas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de astrobiologia e a promover uma aprendizagem mais profunda através da troca de ideias e perspectivas entre os colegas. Além disso, esta etapa permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar aprendizados e insights adquiridos durante as atividades. Encoraje os alunos a discutir não apenas o que fizeram em suas ecosferas ou planeta projetado, mas também como a aplicação dos conceitos de astrobiologia os ajudou a entender melhor as condições para a vida fora da Terra. Use algumas perguntas guia para iniciar a conversa e assegurar que todos os grupos tenham a oportunidade de contribuir com suas perspectivas.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios ao projetar um planeta habitável e como vocês os superaram?
2. Como as condições criadas em suas ecosferas se comparam com as condições necessárias para suportar a vida na Terra?
3. Que novas ideias ou descobertas vocês fizeram durante a atividade que mudaram sua visão sobre a existência de vida fora da Terra?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade da Conclusão é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos chave e suas aplicações práticas. Esta etapa também serve para reforçar a relevância do tema estudado, motivando os alunos a continuarem explorando o campo da astrobiologia e a considerarem suas implicações no mundo real. Além disso, ao resumir e revisar os conteúdos, a Conclusão ajuda a reforçar a memória e a compreensão dos alunos sobre o tópico abordado.
Resumo
Neste encerramento, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre a vida fora da Terra, relembrando as condições necessárias para a existência de vida, como a presença de água e a composição atmosférica, e os argumentos que sustentam a possibilidade de vida em outros planetas. É importante recapitular as atividades práticas realizadas, como a criação de ecosferas e o projeto de planetas habitáveis, destacando as descobertas e as soluções encontradas pelos alunos.
Conexão com a Teoria
Para conectar a teoria com a prática, o professor deve explicar como as atividades, como a construção de ecosferas e o projeto de planetas, aplicaram os conceitos teóricos estudados em casa. Deve-se destacar como a metodologia de sala de aula invertida permitiu uma integração efetiva entre a teoria astrobiológica e sua aplicação prática, facilitando o entendimento e a retenção dos conceitos pelos alunos.
Fechamento
Por fim, o professor deve enfatizar a importância do estudo da astrobiologia, não apenas como uma curiosidade científica, mas como um campo que tem implicações reais na exploração espacial e na compreensão do nosso lugar no universo. Os alunos devem ser encorajados a continuar explorando o tema e a considerar como esses conhecimentos podem ser aplicados em futuras descobertas e tecnologias.