Entrar

Plano de aula de Cores Primárias

Física

Original Teachy

'EF09CI04'

Cores Primárias

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Cores Primárias

Palavras ChaveCores Primárias, Luz, Percepção de Cor, Física, Atividades Práticas, Teoria da Cor, Educação Interativa, Aprendizado Experiencial, Experimentos com Luz, Mistura de Cores, Influência da Iluminação
Materiais NecessáriosLanternas, Papel Celofane Vermelho, Papel Celofane Verde, Papel Celofane Azul, Parede Branca, Bonecos Recortados, Cartolina, Tubos de Papelão, Espelhos Pequenos, Plástico Transparente
Códigos BNCCEF09CI04: Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaOndas e Óptica

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de objetivos serve para clarificar o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham um entendimento claro do que será explorado e alcançado durante a sessão. Esta etapa é fundamental para direcionar as atividades práticas e discussões, assegurando que todos os envolvidos estejam alinhados com os objetivos de aprendizado estabelecidos.

Objetivos principais:

1. Demonstrar como as cores primárias de luz (vermelho, verde e azul) podem ser combinadas para formar qualquer outra cor.

2. Explorar como a cor aparente de um objeto muda dependendo da cor da luz que o ilumina.

Introdução

Duração: (15-20 minutos)

A etapa de Introdução tem como objetivo engajar os alunos com o conteúdo que eles já revisaram anteriormente, utilizando situações problema que os façam pensar e conectar os conceitos de cores primárias com a vida real. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância prática e a aplicação dos conceitos de mistura de cores na tecnologia, arte e cotidiano, despertando o interesse dos alunos pela física das cores e como isso afeta nossa percepção visual diária.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma sala com luzes coloridas de vermelho, verde e azul. Se todas essas luzes brilhassem ao mesmo tempo sobre uma camiseta branca, que cor a camiseta pareceria ter? Por quê?

2. Pense em um teatro com diferentes cores de luzes apontadas para o palco. Se um ator vestisse uma camisa amarela, como a cor da camisa poderia mudar com luzes vermelhas, azuis ou verdes incidindo sobre ela?

Contextualização

As cores desempenham um papel crucial em nosso cotidiano, influenciando desde o design de interiores até a percepção de marcas e produtos. As luzes coloridas, como as utilizadas em teatros e festas, alteram dramaticamente a aparência dos objetos, criando efeitos visuais que podem ser mágicos ou informativos. Por exemplo, os designers de iluminação usam a mistura de cores primárias para criar a atmosfera desejada em peças de teatro e filmes, manipulando a percepção do público. Este conceito também é fundamental na tecnologia de displays, como TVs e smartphones, onde a combinação de cores primárias de luz é essencial para criar a gama completa de cores que vemos nas telas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem, explorem e aprofundem os conhecimentos adquiridos sobre as cores primárias e sua combinação. Através de atividades práticas e interativas, esta etapa visa solidificar a compreensão dos alunos sobre como as cores primárias de luz interagem e como isso afeta a percepção visual. Cada atividade propõe um método diferente de investigar o tema, garantindo que os alunos possam aprender de forma lúdica e contextualizada, enquanto praticam habilidades de trabalho em equipe e apresentação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festival de Luzes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Demonstrar praticamente como a mistura das cores primárias de luz pode formar outras cores e investigar o efeito das combinações de cores na percepção de cor.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um 'festival de luzes' usando lanternas coloridas para explorar a mistura de cores primárias da luz. Eles usarão folhas de papel celofane vermelho, verde e azul para cobrir as fontes de luz e projetar as cores em uma parede branca, misturando-as para formar novas cores.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua três lanternas para cada grupo, junto com folhas de papel celofane nas cores vermelho, verde e azul.

  • Peça que cada grupo cubra cada lanterna com uma cor diferente de celofane.

  • Em uma parede branca, cada grupo deve projetar as luzes das lanternas para observar a cor resultante da sobreposição das cores primárias.

  • Os grupos devem experimentar diferentes combinações de luzes para criar novas cores e registrar os resultados.

  • Cada grupo apresentará suas descobertas e explicará os princípios por trás das misturas de cores que observaram.

Atividade 2 - Teatro de Sombras Coloridas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar como diferentes cores de luz influenciam a cor das sombras e entender a relação entre a cor da luz e a cor do objeto iluminado.

- Descrição: Os alunos utilizarão bonecos recortados e luzes coloridas para criar um teatro de sombras. Esta atividade permitirá que os alunos vejam como a cor das sombras pode mudar dependendo da cor da luz utilizada.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Entregue a cada grupo bonecos recortados em cartolina, lanternas e folhas de celofane coloridas (vermelho, verde, azul).

  • Instrua os grupos a projetarem sombras dos bonecos na parede usando as lanternas cobertas com o celofane.

  • Os alunos devem experimentar mudar a cor da luz projetada e observar como isso afeta a cor da sombra projetada.

  • Cada grupo deve tomar notas sobre suas observações e preparar uma pequena apresentação sobre o impacto das diferentes cores de luz nas sombras observadas.

Atividade 3 - Caleidoscópio de Cores

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Demonstrar a formação de novas cores pela sobreposição das cores primárias e proporcionar um entendimento prático sobre a teoria das cores.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos construirão um caleidoscópio simples usando materiais recicláveis e filtros de luz coloridos para explorar a combinação de cores de luz. Eles observarão os efeitos visuais criados pela sobreposição das cores primárias.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5.

  • Forneça materiais como tubos de papelão, espelhos pequenos, plástico transparente e papel celofane colorido.

  • Oriente os alunos a montarem seus caleidoscópios posicionando os espelhos dentro dos tubos de papelão e cobrindo uma das extremidades com plástico transparente.

  • Os alunos devem colocar diferentes cores de celofane sobre a extremidade coberta e observar os padrões de cor que se formam ao olhar através do caleidoscópio.

  • Cada grupo deve explorar diferentes combinações de cores e discutir os efeitos visuais resultantes.

  • Os grupos apresentarão seus caleidoscópios e compartilharão suas descobertas sobre como as cores se combinam e se alteram.

Retorno

Duração: (10-15 minutos)

O objetivo desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre suas experiências e observações práticas. A discussão em grupo facilita a troca de ideias e aprofunda a compreensão dos conceitos de mistura de cores e percepção de cores sob diferentes iluminações. Esta etapa também serve para avaliar a eficácia das atividades práticas na aprendizagem dos alunos e identificar quaisquer áreas que precisem de revisão ou exploração adicional.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão com uma revisão geral das atividades, perguntando aos alunos o que descobriram sobre a mistura de cores primárias e a influência da cor da luz na aparência dos objetos. Encoraje cada grupo a compartilhar suas descobertas e observações. Use perguntas de sondagem para aprofundar seu entendimento e conectar as experiências práticas com os conceitos teóricos que estudaram anteriormente. Este momento é crucial para que os alunos verbalizem seu aprendizado e reflitam sobre as aplicações práticas dos conceitos de cores na vida real.

Perguntas Chave

1. Como a mudança da cor da luz afeta a cor que percebemos nos objetos?

2. Quais cores novas vocês conseguiram criar ao misturar as cores primárias de luz e como isso aconteceu?

3. Como você aplicaria o conhecimento sobre mistura de cores em design ou tecnologia?

Conclusão

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de Conclusão tem o propósito de amarrar todos os conceitos e descobertas feitas durante a aula, proporcionando um momento de reflexão sobre a importância e aplicabilidade do estudo das cores na vida cotidiana e em diversas áreas profissionais. Este momento também serve para solidificar o conhecimento adquirido e garantir que os alunos possam ver a relevância do que aprenderam em contextos fora da sala de aula.

Resumo

A aula de hoje explorou as cores primárias de luz e como elas podem ser combinadas para formar diversas outras cores. Os alunos experimentaram com lanternas e filtros de cores para observar diretamente a formação de novas cores e entender como a cor de um objeto pode mudar sob diferentes iluminações.

Conexão com a Teoria

As atividades práticas foram cuidadosamente desenhadas para conectar a teoria estudada sobre cores primárias com experiências práticas, permitindo aos estudantes aplicar o conhecimento teórico em situações reais e visíveis. Isso destaca a importância da teoria da cor em contextos práticos como design, arte e tecnologia.

Fechamento

Concluindo, o estudo das cores primárias e sua aplicação não é apenas um tema fascinante da física, mas também um conhecimento essencial para diversas áreas do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico, influenciando desde a criação de dispositivos digitais até a estética em artes e mídia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies