Entrar

Plano de aula de Leitura e Compreensão de Texto

Inglês

Original Teachy

Leitura e Compreensão de Texto

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Leitura e Compreensão de Texto

Palavras Chaveleitura, compreensão de texto, informações explícitas, informações implícitas, estrutura do texto, vocabulário, contexto, interpretação textual, habilidades de leitura, inglês, 9º ano, ensino fundamental
Materiais NecessáriosTextos em inglês (diversos tipos: narrativo, descritivo, expositivo), Quadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Projetor e computador (opcional, para exibir exemplos de textos), Cópias impressas dos textos para os alunos, Caderno e caneta/lápis para anotações, Dicionário de inglês (físico ou digital, opcional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara e detalhada dos principais objetivos que os alunos devem alcançar durante a aula. Esta etapa serve para orientar os alunos sobre o que será esperado deles em termos de habilidades e conhecimentos, preparando-os para o conteúdo que será apresentado e as atividades que serão realizadas. Ao estabelecer esses objetivos, garante-se que tanto o professor quanto os alunos tenham uma compreensão compartilhada do foco da aula, facilitando um ensino mais direcionado e eficaz.

Objetivos principais:

1. Reconhecer informações explícitas e implícitas em textos em inglês.

2. Desenvolver habilidades de interpretação textual para compreender melhor o conteúdo lido.

3. Aplicar técnicas de leitura crítica para responder perguntas de compreensão de texto.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer um contexto claro e envolvente que ajude os alunos a entender a relevância do tema. Ao fornecer um pano de fundo interessante e conectar o conteúdo com a vida real, busca-se aumentar o engajamento e a motivação dos alunos para aprender. Esta introdução deve preparar os alunos para o conteúdo que será abordado, despertando seu interesse e destacando a importância prática das habilidades que serão desenvolvidas.

Contexto

Inicie explicando aos alunos que a leitura e compreensão de textos em inglês são habilidades essenciais não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a vida cotidiana. Destaque que a capacidade de entender textos em inglês permite acessar uma vasta gama de informações disponíveis globalmente, desde literatura e notícias até manuais de instruções e comunicação em redes sociais. Reforce a importância dessas habilidades no mundo globalizado em que vivemos, onde o inglês é frequentemente a língua franca em muitas áreas profissionais e pessoais.

Curiosidades

Você sabia que mais de 50% do conteúdo disponível na internet é em inglês? Mesmo que não seja a primeira língua de muitos, o inglês é a língua mais usada online, facilitando a comunicação e o acesso à informação em todo o mundo. Ao melhorar suas habilidades de leitura e compreensão em inglês, vocês estarão se preparando para acessar uma quantidade infinita de conhecimento e oportunidades futuras.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é guiar os alunos através dos conceitos fundamentais de leitura e compreensão de textos em inglês. Ao abordar tópicos específicos como identificação de informações explícitas e implícitas, estrutura do texto e uso do vocabulário, os alunos serão capacitados a aplicar essas habilidades de forma prática. A resolução de questões em sala de aula reforça a compreensão e permite que o professor avalie o progresso dos alunos, garantindo que todos estejam acompanhando o conteúdo apresentado.

Tópicos Abordados

1. Identificação de Informações Explícitas: Explique aos alunos que informações explícitas são aquelas claramente mencionadas no texto. Forneça exemplos de frases onde a informação é direta e fácil de localizar.  2. Identificação de Informações Implícitas: Detalhe que informações implícitas são aquelas que não estão diretamente mencionadas, mas podem ser inferidas a partir do contexto. Use exemplos de textos onde os alunos precisam 'ler nas entrelinhas' para entender o significado completo. ️ 3. Estrutura do Texto: Discuta como diferentes tipos de texto (narrativos, descritivos, expositivos) têm diferentes estruturas e como isso pode ajudar na compreensão. Mostre exemplos de cada tipo de texto e aponte características específicas.  4. Vocabulário e Contexto: Explique a importância do vocabulário e como entender palavras desconhecidas pelo contexto pode ajudar na compreensão geral do texto. Forneça exemplos de frases com palavras difíceis e peça aos alunos para deduzirem o significado a partir do contexto. 

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a principal ideia do texto lido? Forneça uma justificativa baseada em informações explícitas mencionadas no texto. 2. Encontre uma informação implícita no texto e explique como chegou a essa conclusão. 3. Identifique e explique a estrutura do texto. Que tipo de texto é este (narrativo, descritivo, expositivo) e por quê?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado e garantir que os alunos compreendam profundamente o conteúdo abordado. Ao discutir as respostas e envolver os alunos em reflexões, o professor pode avaliar a compreensão dos alunos, corrigir mal-entendidos e reforçar conceitos-chave. Este momento também incentiva a participação ativa e o pensamento crítico, essenciais para o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão de textos.

Discussão

  • Questão 1: Qual é a principal ideia do texto lido? - Explique que a principal ideia de um texto é o conceito central que o autor está tentando transmitir. Por exemplo, se o texto for sobre a importância de reciclar, a ideia principal pode ser que a reciclagem é crucial para a preservação do meio ambiente. Justifique com informações explícitas como frases que destacam a necessidade de reciclar.

  • Questão 2: Encontre uma informação implícita no texto e explique como chegou a essa conclusão. - Detalhe que uma informação implícita é extraída através da interpretação do contexto e de pistas fornecidas pelo autor. Por exemplo, se o texto menciona que 'as ruas estavam vazias e o comércio fechado', pode-se inferir que era um feriado ou uma situação de emergência, mesmo que isso não seja declarado diretamente.

  • Questão 3: Identifique e explique a estrutura do texto. Que tipo de texto é este (narrativo, descritivo, expositivo) e por quê? - Discuta as características das estruturas textuais. Um texto narrativo conta uma história com personagens e eventos, um texto descritivo pinta um quadro detalhado de uma cena ou objeto, e um texto expositivo fornece informações ou explica um conceito. Peça exemplos de frases que indicam a estrutura específica do texto analisado.

Engajamento dos Alunos

1. Qual foi a parte mais difícil de entender no texto e por quê? 2. Como você determinou a ideia principal do texto? Que pistas o autor forneceu? 3. Você encontrou alguma palavra desconhecida? Como você deduziu seu significado? 4. Com base nas informações implícitas, o que você acha que o autor queria que você inferisse? 5. Você acha que a estrutura do texto foi eficaz para transmitir a mensagem? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e completa dos conceitos ensinados. Também visa conectar o aprendizado à vida real, destacando a relevância prática do conteúdo e reforçando a importância do desenvolvimento dessas habilidades.

Resumo

  • Identificação de informações explícitas: informações claramente mencionadas no texto.
  • Identificação de informações implícitas: inferências baseadas no contexto do texto.
  • Estrutura do texto: diferenças entre textos narrativos, descritivos e expositivos.
  • Vocabulário e contexto: dedução do significado de palavras desconhecidas pelo contexto.

Durante a aula, os alunos foram guiados através dos conceitos teóricos de leitura e compreensão de textos em inglês e, em seguida, aplicaram esses conceitos na prática por meio de exemplos e resolução de problemas. As técnicas de interpretação textual foram demonstradas e os alunos tiveram a oportunidade de praticar, consolidando a teoria com a prática real.

A habilidade de ler e compreender textos em inglês é essencial no mundo globalizado de hoje. Desde acessar informações na internet até entender manuais de instruções e comunicar-se em redes sociais, essas habilidades facilitam a vida cotidiana e ampliam as oportunidades acadêmicas e profissionais dos alunos. Curiosidades como a predominância do inglês na internet destacam a importância prática do aprendizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies