Entrar

Plano de aula de Ecologia: Pirâmides Ecológica

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT206'

Ecologia: Pirâmides Ecológica

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ecologia: Pirâmides Ecológica

Palavras ChavePirâmides Ecológicas, Energia, Biomassa, Níveis Tróficos, Produtores, Consumidores, Simulação Ecológica, EcoMUVE, Vídeos Educativos, TikTok, Criação de Jogos, Scratch, Feedback 360°, Discussão em Grupo, Sustentabilidade, Ecossistemas, Colaboração, Aprendizado Ativo, Metodologia Digital
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Computadores com acesso à internet, Plataforma EcoMUVE (http://www.ecomuve.com.br), Plataforma Scratch (http://scratch.mit.edu), Editor de vídeos (pode ser do próprio TikTok), Apresentações de slides (software como Google Slides ou PowerPoint), Projetor ou tela para exibir vídeos e jogos, Acesso à plataforma TikTok
Códigos BNCCEM13CNT206: Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEcologia e Meio Ambiente

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é enfatizar claramente os objetivos principais e secundários que os alunos devem atingir. Isso orienta tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula, garantindo que todos estejam cientes das metas de aprendizagem e possam acompanhar o progresso ao longo do tempo. A clareza dos objetivos estabelece expectativas claras e ajuda na avaliação do aprendizado ao final da aula.

Objetivos principais:

1. Compreender o que são pirâmides ecológicas e os principais tipos (número, energia e biomassa).

2. Entender como a energia e a biomassa são transferidas entre os níveis tróficos a partir dos produtores até os consumidores.

Objetivos secundários:

  1. Reconhecer a importância das pirâmides ecológicas para o equilíbrio dos ecossistemas.
  2. Aplicar conceitos de pirâmides ecológicas em situações do cotidiano e problemas ambientais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para o conteúdo a ser explorado, estimulando a curiosidade inicial e promovendo a participação ativa desde o começo. Isso também permite que o professor avalie rapidamente o nível de conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, ajustando o andamento da aula conforme necessário.

Aquecendo

Aquecimento: Comece a aula com uma breve introdução ao tema de pirâmides ecológicas. Explique que elas são representações gráficas que mostram a quantidade de energia, biomassa ou número de organismos que existem em cada nível trófico de um ecossistema. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre pirâmides ecológicas e compartilhem com a turma. Isso ajudará a integrar o uso da tecnologia e a despertar o interesse inicial no assunto.

Reflexões Iniciais

1. 類 O que você entende por pirâmide ecológica?

2.  Quais são os diferentes tipos de pirâmides ecológicas?

3.  Como a energia flui através de uma pirâmide ecológica?

4.  Qual é a importância dos produtores nas pirâmides ecológicas?

5. 樂 Por que a quantidade de energia diminui à medida que avançamos pelos níveis tróficos?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

Esta etapa tem como objetivo promover o aprendizado ativo dos alunos, permitindo-lhes aplicar conceitos teóricos em atividades práticas e contextualizadas. A utilização de tecnologia facilita a compreensão dos conceitos complexos envolvidos nas pirâmides ecológicas e torna o aprendizado mais dinâmico e engajador, incentivando a colaboração e a criatividade dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - ️ Criando um Ecossistema Virtual

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Compreender a dinâmica das pirâmides ecológicas e o impacto das interações bióticas em um ecossistema.

- Descrição: Os alunos utilizarão uma plataforma digital de simulação ecológica (Ex: EcoMUVE, disponível em http://www.ecomuve.com.br) para criar e analisar um ecossistema virtual. Eles devem observar como diferentes variáveis influenciam a estrutura das pirâmides ecológicas e o fluxo de energia.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve acessar a plataforma EcoMUVE e escolher um cenário de ecossistema para trabalhar.

  • Os alunos devem ajustar as variáveis no ecossistema, como a quantidade de produtores, herbívoros e carnívoros, e observar como essas mudanças afetam a pirâmide ecológica.

  • Os grupos devem documentar suas observações e conclusões em uma apresentação de slides, incluindo capturas de tela do ecossistema em diferentes estágios.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, destacando as interações tróficas e o fluxo de energia observado.

Atividade 2 -  Desafio TikTok: Energia e Biomassa nas Pirâmides Ecológicas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão dos tipos de pirâmides ecológicas e o fluxo de energia e biomassa de maneira lúdica e engajadora.

- Descrição: Os alunos criarão vídeos curtos no TikTok para explicar os conceitos de pirâmides ecológicas, fluxo de energia e de biomassa. Os vídeos devem ser informativos, criativos e contextualizados com a realidade dos alunos.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Pedir que cada grupo crie um roteiro para um vídeo curto (até 60 segundos) explicando a diferença entre pirâmides de número, biomassa e energia.

  • Os alunos devem usar recursos visuais, gráficos e exemplos reais ou simulados em seus vídeos.

  • Cada grupo grava e edita seu vídeo, podendo adicionar efeitos visuais e trilha sonora.

  • Os vídeos são compartilhados na plataforma TikTok utilizando uma hashtag específica para a atividade (#PiramidesEcologicasEM).

  • Por fim, os vídeos são exibidos para a turma, e uma votação pode ser realizada para eleger o vídeo mais educativo e criativo.

Atividade 3 -  Game Design: Criando um Jogo Sobre Pirâmides Ecológicas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a compreensão profunda das pirâmides ecológicas por meio da criação de um recurso digital interativo e lúdico.

- Descrição: Os alunos usarão uma plataforma de criação de jogos (Ex: Scratch, disponível em http://scratch.mit.edu) para desenvolver um jogo educativo sobre a construção e dinâmica das pirâmides ecológicas.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar a plataforma Scratch e criar uma conta, se ainda não tiverem.

  • Os alunos devem planejar e desenhar um jogo educativo que demonstre como as pirâmides ecológicas são construídas e como a energia e biomassa fluem entre os níveis tróficos.

  • Cada grupo deve programar seus jogos utilizando blocos de código visuais disponíveis no Scratch.

  • Os jogos devem incluir diversos níveis que mostrem a construção das pirâmides a partir dos produtores até os consumidores de topo.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma e permitir que outros alunos joguem e avaliem.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover a reflexão crítica e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos têm a oportunidade de consolidar o aprendizado, identificar pontos fortes e áreas para melhoria, além de desenvolver habilidades de comunicação e colaboração essencialmente importantes para o ambiente escolar e profissional.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Inicie a discussão em grupo solicitando que cada grupo compartilhe suas experiências e o que aprenderam durante as atividades digitais. Utilize o seguinte roteiro para facilitar a introdução da discussão:

Peça a cada grupo que explique brevemente sua atividade principal (simulação ecológica, vídeo TikTok, ou jogo no Scratch). Pergunte aos grupos sobre os desafios que enfrentaram e como eles os superaram. Incentive os grupos a explicarem as descobertas mais fascinantes ou surpreendentes que fizeram durante suas atividades. Dê espaço para que todos os alunos possam fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos colegas, promovendo um ambiente colaborativo e de troca de conhecimentos.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão:

Qual foi a maior descoberta que seu grupo fez em relação à dinâmica das pirâmides ecológicas? Como as diferentes atividades ajudaram a entender a importância dos produtores e o fluxo de energia nos ecossistemas? De que forma a tecnologia facilitou ou dificultou a compreensão dos conceitos de pirâmides ecológicas?

Feedback 360°

Feedback 360°: Oriente os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada membro do grupo receberá feedback dos outros colegas de equipe. Instrua os alunos a seguir as diretrizes para um feedback construtivo e respeitoso:

Comece com um elogio específico sobre a contribuição do colega. Ofereça sugestões de melhoria de forma educada e direta. Termine com um encorajamento para que o colega continue se aprimorando.

Exemplo de feedback: "Gostei muito da forma como você explicou o conceito de energia nos níveis tróficos. Talvez da próxima vez, você possa incluir mais exemplos visuais. Continue assim, está ficando ótimo!"

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A etapa de conclusão visa recapitular os principais conceitos de maneira divertida e acessível, conectando o aprendizado ao mundo real e demonstrando sua relevância prática. Esse momento final permite consolidar os conhecimentos adquiridos, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicada do tema.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine um grande banquete ecológico! No topo da mesa estão os carnívoros ferozes, mais abaixo temos os herbívoros com suas saladas, e na base, os produtores, como os chefs, criando tudo isso a partir de luz solar e nutrientes. As pirâmides ecológicas são essas incríveis festas, mostrando como energia, biomassa e número de organismos se distribuem nos níveis tróficos de um ecossistema. 女

No Mundo

No Mundo Atual: A aula que tivemos sobre pirâmides ecológicas se conecta diretamente com as dinâmicas modernas da vida na Terra. Em um mundo onde a sustentabilidade e o meio ambiente estão em foco, entender como a energia flui e sustenta os ecossistemas é crucial. Redes sociais, documentários e jogos digitais frequentemente trazem esses temas à tona, tornando-os relevantes e atuais para os alunos.

Na Prática

Aplicações do Tema: Compreender as pirâmides ecológicas é essencial para diversas áreas, desde políticas ambientais até práticas agrícolas sustentáveis. Saber como a energia e a biomassa fluem nos ecossistemas ajuda na tomada de decisões conscientes que podem afetar positivamente o equilíbrio ambiental e a biodiversidade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies