Plano de Aula | Metodologia Teachy | Reino Protista: Protozoários e Algas
Palavras Chave | Reino Protista, Protozoários, Algas, Metodologia Digital, Redes Sociais, Doenças causadas por Protozoários, Aprendizagem Ativa, Engajamento, Criatividade, Gamificação, Tecnologias Digitais, Educação Científica |
Materiais Necessários | Celulares ou tablets com acesso à internet, Computadores ou notebooks, Projetor ou tela para apresentações, Ferramentas de criação de conteúdo (Canva, Google Slides, PowerPoint), Ferramentas de simulação de redes sociais (Padlet), Plataformas de criação de jogos (Kahoot!, Quizizz, Scratch), Material de escrita (papel, canetas), Conta em serviços de apresentação digital (Google Slides, PowerPoint) |
Códigos BNCC | EM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Biologia |
Unidade Temática | Estrutura e Função dos Organismos |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos um entendimento claro dos objetivos da aula, de modo que eles possam contextualizar e aplicar os conhecimentos prévios adquiridos. Este momento inicial estabelece um direcionamento para as atividades práticas e digitais que serão realizadas durante a aula, além de garantir que todos estejam alinhados quanto às expectativas de aprendizagem.
Objetivos principais:
1. Compreender as características e tipos de protozoários e algas.
2. Identificar as principais doenças causadas por protozoários.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é engajar os alunos e despertar a curiosidade deles sobre o tema, além de promover uma interação inicial que conecte o conteúdo à realidade cotidiana dos alunos. Esse momento também serve para verificar o conhecimento prévio dos alunos e preparar o terreno para atividades mais aprofundadas.
Aquecendo
Para começar a aula, explique brevemente que o reino Protista é um grupo diversificado de organismos e inclui tanto protozoários quanto algas. Ressalte que esses organismos desempenham papéis cruciais em ecossistemas e têm relevância médica. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para encontrar um fato interessante sobre protozoários ou algas. Dê aproximadamente 5 minutos para essa atividade e, em seguida, peça que compartilhem seus achados com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quais são as principais características que diferenciam protozoários de algas?
2. Como os protozoários afetam a saúde humana?
3. Quais são alguns exemplos de doenças causadas por protozoários?
4. De que maneira as algas contribuem para o ambiente?
5. Como as tecnologias modernas, como as redes sociais, podem ajudar na disseminação de informações sobre protozoários e algas?
Desenvolvimento
Duração: 60 - 75 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem ativa, na qual eles possam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas e contextos reais, utilizando tecnologias digitais para aumentar o engajamento e a retenção de informações.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores Digitais da Ciência
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular a criatividade e o uso consciente das redes sociais para disseminar informações científicas de maneira acessível e interessante.
- Descrição: Os alunos devem se tornar influenciadores digitais especializados em protozoários e algas. Utilizando plataformas de redes sociais fictícias, eles criarão uma série de postagens educativas e engajantes para informar o público sobre as características, importância e doenças causadas por protozoários e algas.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve escolher se será um influenciador focado em protozoários ou algas.
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Os grupos deverão planejar uma série de 5 postagens (textos, imagens, vídeos ou infográficos) que expliquem as características, tipos, importância ecológica e/ou as doenças relacionadas aos organismos.
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Utilize ferramentas online como Canva para criar elementos visuais atraentes.
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Os alunos devem publicar as postagens em uma plataforma fictícia ou em uma ferramenta de simulação de rede social como Padlet.
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Cada grupo deve também preparar um pequeno texto de 150 palavras explicando a estratégia de engajamento utilizada nas postagens.
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No final, cada grupo apresentará seus resultados e estratégias de engajamento para a turma, destacando os pontos mais importantes de suas postagens.
Atividade 2 - Gamificação Biológica: O Desafio dos Protistas
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Promover a aprendizagem ativa e lúdica através da criação de jogos, incentivando a colaboração e a aplicação de conhecimentos científicos.
- Descrição: Os alunos devem criar um jogo digital educativo sobre protozoários e algas. Utilizando plataformas de criação de jogos, eles desenvolverão quizzes, desafios e histórias interativas para ensinar conceitos importantes sobre esses organismos.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve escolher se seu jogo será focado em protozoários ou algas.
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Os grupos devem utilizar uma ferramenta de criação de jogos como Kahoot!, Quizizz ou Scratch para desenvolver o conteúdo do jogo.
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Os alunos devem criar pelo menos 10 perguntas ou desafios que abordem as características, tipos, importância ecológica e/ou as doenças relacionadas aos protozoários ou algas.
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Os grupos devem incluir narrativas e elementos interativos para tornar o jogo mais envolvente.
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Os alunos devem testar os jogos uns dos outros e fornecer feedback construtivo.
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Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as escolhas feitas no design do jogo e as informações científicas incluídas.
Atividade 3 - Detetives da Doença: Investigação Digital ️♂️
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação científica, além de sensibilizar os alunos sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças causadas por protozoários.
- Descrição: Os alunos se tornarão detetives digitais, investigando e relatando um surto de doença causada por protozoários. Utilizando ferramentas de pesquisa online, eles devem reunir informações sobre sintomas, mecanismos de transmissão, prevenção e tratamento da doença escolhida.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve escolher uma doença causada por protozoários, como malária, doença de Chagas, leishmaniose, entre outras.
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Os alunos devem realizar pesquisas online para coletar informações detalhadas sobre a doença, incluindo sintomas, transmissão, prevenção e tratamento.
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Os grupos devem utilizar ferramentas de apresentação digital como Google Slides ou PowerPoint para compilar suas descobertas em um relatório investigativo.
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Cada grupo deve também criar um infográfico resumindo as informações mais importantes sobre a doença escolhida.
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Os alunos devem apresentar seus relatórios e infográficos para a turma, simulando uma coletiva de imprensa onde explicam suas descobertas aos 'jornalistas' presentes (os outros alunos).
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado adquirido de forma colaborativa. Através da discussão e do feedback 360°, os alunos poderão identificar pontos fortes e áreas de melhoria em suas abordagens, além de consolidar o conhecimento através do compartilhamento de experiências e percepções com os colegas.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo onde os alunos compartilhem o que aprenderam e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: Peça aos grupos que apresentem brevemente seus projetos e destaquem os pontos principais. Incentive os alunos a fazerem perguntas uns aos outros sobre as informações apresentadas. Discuta como as atividades os ajudaram a compreender melhor os protozoários e as algas. Pergunte aos alunos como a utilização de tecnologias digitais e redes sociais influenciou o processo de aprendizagem.
Reflexões
1. Quais foram as principais descobertas que vocês fizeram durante as atividades? 2. Como a criação de conteúdo digital ou jogos ajudou a reforçar seu entendimento sobre protozoários e algas? 3. De que maneira a troca de informações com os colegas influenciou sua compreensão do tema?
Feedback 360°
Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma a ser construtiva e respeitosa ao fornecer feedback. Sugira que eles considerem os seguintes aspectos: Contribuição individual para o grupo. Clareza e criatividade na apresentação e nas postagens/jogos criados. Comunicação e colaboração dentro do grupo.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade : A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado de maneira envolvente e criativa, reforçando a conexão entre o conteúdo acadêmico e a vida cotidiana dos alunos. Ao usar um resumo divertido e relevante, a conclusão visa garantir que os estudantes saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável do tema estudado, além de motivá-los a continuar explorando e compartilhando conhecimentos científicos.
Resumo
Quiz do Reino Protista! Vamos revisar tudo o que aprendemos! Os protozoários são microrganismos que podem ser tanto benéficos quanto prejudiciais para os humanos, enquanto as algas são essenciais para a produção de oxigênio e servem como base da cadeia alimentar aquática. As doenças como malária, doença de Chagas e leishmaniose são causadas por alguns protozoários. Lembram daquela jornada digital que fizemos como influenciadores e detetives? Foi incrível ver todos se engajando e criando conteúdos sólidos e informativos! 裂
No Mundo
No Mundo Atual : A importância dos protozoários e algas está presente na nossa vida cotidiana e no ambiente. Hoje em dia, com as redes sociais e a revolução digital, temos o poder de disseminar informações científicas de maneira rápida e acessível. Nossa aula conectou o aprendizado desses organismos com estratégias digitais modernas, mostrando como podemos ser agentes ativos na educação e conscientização ambiental e de saúde.
Na Prática
Aplicações : Conhecer protozoários e algas é essencial para entendermos e prevenirmos doenças que afetam milhões de pessoas globalmente. Além disso, as algas desempenham um papel crucial no equilíbrio ecológico e na produção de biomassa para várias indústrias. Compreender esses organismos e suas dinâmicas nos permite desenvolver soluções inovadoras para problemas de saúde pública e sustentabilidade ambiental.