Entrar

Plano de aula de Verbos: Gerúndio

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Gerúndio

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbos: Gerúndio

Palavras ChaveGerúndio em Espanhol, Aplicação prática, Atividades interativas, Comunicação eficaz, Colaboração em grupo, Descrevendo ações em progresso, Teoria e prática, Engajamento dos alunos, Consolidação do aprendizado
Materiais NecessáriosCartões com descrições de tempos históricos, Material para escrita (papel, canetas), Acesso a exemplos de uso do gerúndio em espanhol (músicas, vídeos, textos), Possivelmente, acesso a um dispositivo para reprodução de exemplos audiovisuais
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizado da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera atingir, os alunos podem se preparar mentalmente e os professores podem estruturar as atividades de forma mais eficaz. Neste caso, os objetivos visam assegurar que os alunos não só compreendam a teoria por trás do gerúndio em espanhol, mas também saibam como aplicá-lo em contextos práticos para descrever ações que estão ocorrendo.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e aplicar corretamente os verbos no gerúndio em espanhol.

2. Desenvolver a habilidade de descrever ações em progresso utilizando o gerúndio.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos durante as atividades práticas para reforçar o aprendizado.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos e revisar o conhecimento prévio sobre o gerúndio em espanhol, utilizando situações problema que os fazem pensar em como aplicar o que aprenderam. Além disso, a contextualização com exemplos reais e curiosidades ajuda a criar um vínculo entre a teoria e a prática, aumentando o interesse dos alunos pelo assunto.

Situações Problema

1. Imagine que você está na escola e seu amigo lhe pergunta o que você está fazendo. Como você responderia usando o gerúndio em espanhol?

2. Pense em uma cena de um filme que você gosta, onde um personagem está realizando uma ação específica. Como você descreveria essa ação em espanhol, usando o gerúndio?

Contextualização

O gerúndio em espanhol não é apenas uma estrutura gramatical, mas uma ferramenta poderosa para descrever situações dinâmicas e em progresso. Por exemplo, na música 'Bailando' de Enrique Iglesias, a expressão 'Yo te miro y se me corta la respiración' não utiliza o gerúndio, mas sim uma construção que descreve uma ação. Essa estrutura é comum em conversas cotidianas, em narrativas e até em literatura, dando vivacidade e fluidez ao idioma.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento prévio sobre o gerúndio em espanhol. Ao trabalhar em grupos, eles têm a oportunidade de discutir, colaborar e resolver problemas linguisticamente desafiadores, enquanto o professor pode observar e intervir para corrigir e aprimorar o uso do gerúndio. Essas atividades ajudam a solidificar o entendimento dos alunos sobre o gerúndio enquanto desenvolvem habilidades de comunicação e colaboração.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Aventura no Tempo Presente

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar o uso do gerúndio em situações hipotéticas e criativas, desenvolvendo a habilidade de pensar em espanhol de forma dinâmica e contextual.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a escrever um pequeno roteiro de uma cena em espanhol. Eles devem usar predominantemente o gerúndio para descrever as ações dos personagens, que se passam em um cenário de viagem no tempo. A situação envolve um grupo de cientistas que acidentalmente viajam para diferentes épocas, e os alunos precisam descrever suas reações e atividades no momento exato em que ocorrem.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo recebe um conjunto de cartões que descrevem diferentes momentos no tempo, como 'a idade do gelo', 'a Renascença', 'o futuro distante'.

  • Os alunos devem escolher um cartão e escrever um roteiro de uma cena onde cientistas acidentalmente viajam para esse tempo.

  • O roteiro deve ser escrito majoritariamente em gerúndio, descrevendo as ações contínuas dos cientistas e suas reações.

  • Após a escrita, cada grupo apresenta sua cena para a classe, e os outros alunos devem identificar o uso correto do gerúndio.

Atividade 2 - Entrevista no Palácio

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar o gerúndio de forma natural e prática em um contexto de conversação e entrevista, desenvolvendo habilidades de fluência e contexto.

- Descrição: Os alunos irão simular uma entrevista de jornal com um personagem famoso que está visitando um palácio. Eles deverão usar o gerúndio para descrever as ações do personagem durante a visita, como o que ele está vendo, fazendo e sentindo.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um 'personagem' famoso e um 'jornalista' para entrevistá-lo.

  • Os alunos preparam perguntas e respostas em gerúndio para a entrevista, focando nas atividades do personagem no palácio.

  • Realize as entrevistas dentro dos grupos, usando o gerúndio para descrever as ações contínuas.

  • Após as entrevistas, cada grupo apresenta uma breve recapitulação do que foi dito na entrevista para a classe, destacando o uso do gerúndio.

Atividade 3 - Drama en la Cocina

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar o uso do gerúndio em contextos de pressão e narrativa dinâmica, melhorando a compreensão e aplicação do tempo verbal.

- Descrição: Nesta cena, os alunos irão criar um drama de cozinha, onde um chef famoso está preparando um prato especial para um concurso. Eles deverão usar o gerúndio para descrever as ações do chef, como cortar, misturar e provar os ingredientes, enquanto lidam com imprevistos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um chef e um assistente para seu drama de cozinha.

  • Os alunos escrevem um script curto, majoritariamente em gerúndio, descrevendo as atividades do chef durante a preparação do prato para o concurso.

  • Os grupos encenam suas cenas, usando o gerúndio para descrever as ações contínuas e imprevistos que surgem.

  • Após as apresentações, discuta com a classe o uso do gerúndio e o impacto das ações contínuas na narrativa.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre o processo de aprendizado. Discutir em grupo ajuda a consolidar o conhecimento, pois os alunos podem ouvir diferentes perspectivas e abordagens de seus colegas. Além disso, ao responder às perguntas-chave, os alunos têm a oportunidade de avaliar seu próprio entendimento e identificar áreas que precisam de mais estudo ou prática. Esta etapa também serve para o professor avaliar o progresso dos alunos e identificar eventuais lacunas no aprendizado que precisam ser reforçadas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente sua experiência durante as atividades. Depois, pode encorajar os alunos a discutir as dificuldades encontradas e como superaram esses desafios. É importante que o professor esteja atento para garantir que todos os grupos tenham a chance de falar e que os alunos se sintam confortáveis para compartilhar tanto o que aprenderam quanto o que acharam mais desafiador. Esta é uma oportunidade para os alunos refletirem sobre o uso do gerúndio em diferentes contextos e como isso pode ser aplicado em suas próprias vidas e estudos de espanhol.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao usar o gerúndio nas atividades e como vocês os superaram?

2. Como o uso do gerúndio pode alterar a percepção de uma ação em um contexto específico?

3. Há alguma situação em que vocês perceberam que o gerúndio não poderia ser utilizado? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e resumida dos tópicos discutidos. Ao conectar a teoria à prática e destacar a relevância do gerúndio no uso cotidiano do espanhol, esta etapa ajuda a reforçar a importância do assunto e a motivar os alunos a continuarem aprimorando suas habilidades linguísticas.

Resumo

Na etapa de Conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre o uso do gerúndio em espanhol, reforçando as estruturas gramaticais e as aplicações práticas em contextos variados. É essencial que os alunos revisitem as atividades e exemplos discutidos, garantindo que o conhecimento seja consolidado.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria foi diretamente vinculada à prática por meio de atividades interativas que simularam situações reais e hipotéticas. Isso permitiu que os alunos não só compreendessem a estrutura do gerúndio, mas também vissem sua aplicação em contextos que podem encontrar no dia a dia, como conversas, descrições e narrativas.

Fechamento

A importância do gerúndio no espanhol vai além da gramática; ele é essencial para a fluidez e precisão na comunicação, permitindo descrever ações contínuas e dinâmicas. Compreendê-lo e usá-lo corretamente enriquece a habilidade dos alunos de se expressar de maneira mais natural e envolvente em espanhol.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies