Entrar

Plano de aula de Antiguidade Tardia: Queda do Império Romanos do Ocidente

História

Original Teachy

'EM13CH101'

Antiguidade Tardia: Queda do Império Romanos do Ocidente

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Antiguidade Tardia: Queda do Império Romanos do Ocidente

Palavras ChaveAntiguidade Tardia, Queda do Império Romano do Ocidente, Povos Bárbaros, Cristianismo, Invasões Bárbaras, Corrupção, Divisões Políticas e Econômicas, Atividades Interativas, Sala de Aula Invertida, Simulação Histórica, Cartazes, Jornal de Época, Debate, Análise Crítica
Materiais NecessáriosPapel cartão grande, Canetas coloridas, Marcadores, Acesso à internet para pesquisa, Material para montagem de jornal (folhas A3, impressora), Espaço adequado para apresentações e discussões em grupo
Códigos BNCCEM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.; EM13CHS204: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o que é esperado como resultado do processo de aprendizagem. Ao estabelecer objetivos claros, os alunos podem direcionar melhor seus esforços de estudo prévio e participação em sala, enquanto o professor pode adequar as atividades de ensino para garantir que os objetivos sejam atingidos de maneira eficaz e engajadora.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e explicar os principais fatores que levaram à queda do Império Romano do Ocidente, destacando tanto fatores internos (como corrupção, divisões políticas e econômicas) quanto externos (as invasões bárbaras).

2. Fomentar a compreensão sobre o papel da expansão do cristianismo no contexto da Antiguidade Tardia, e como essa transformação cultural e religiosa influenciou os eventos políticos e sociais do período.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a capacidade analítica dos alunos ao relacionar eventos históricos e entender suas consequências a longo prazo.
  2. Desenvolver habilidades de argumentação e debate através da discussão dos impactos de eventos históricos na contemporaneidade.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos através de situações problema que os façam aplicar o conhecimento prévio de maneira crítica e analítica. Além disso, ao contextualizar a importância do tema com exemplos históricos e curiosidades, a etapa busca despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do estudo da Antiguidade Tardia para a compreensão de questões atuais e universais.

Situações Problema

1. Considere a seguinte situação: um historiador do século IV é enviado miraculosamente para o século XXI e pede para que você, como seu guia, explique por que o Império Romano do Ocidente caiu. Como você utilizaria os conhecimentos sobre as invasões bárbaras e a crise interna do império para explicar esse evento?

2. Imagine que você é um senador romano em 476 d.C., testemunhando a deposição de Rômulo Augusto, o último imperador romano. Como você explicaria para seus netos o que levou a esse momento, considerando tanto fatores internos quanto externos que contribuíram para a queda do Império?

Contextualização

A queda do Império Romano do Ocidente é um dos eventos mais estudados e fascinantes da história, com impactos que reverberam até os dias atuais. Curiosamente, a história de Alarico, o líder visigodo que saqueou Roma em 410 d.C., mostra não apenas a força militar dos bárbaros, mas também a vulnerabilidade e a corrupção interna de Roma. Esse evento é emblemático para entender como fatores externos e internos interagiram para minar o poder imperial. Além disso, o papel do cristianismo, que inicialmente foi perseguido, tornou-se a religião oficial do Império, desempenhou um papel crucial nesse cenário de transformação cultural e religiosa.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre a Antiguidade Tardia. Através de atividades lúdicas e interativas, os alunos poderão aprofundar sua compreensão sobre os fatores que levaram à queda do Império Romano do Ocidente, a questão dos povos bárbaros e a expansão do cristianismo. Escolhendo uma das atividades propostas, os alunos poderão explorar o tema de maneira mais envolvente, estimulando o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Colapso do Império em Cartazes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender de forma criativa e colaborativa os principais fatores da queda do Império Romano do Ocidente.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá a tarefa de criar um grande cartaz que represente visualmente os fatores que contribuíram para a queda do Império Romano do Ocidente. Eles devem usar imagens, textos e gráficos para ilustrar temas como corrupção, invasões bárbaras, divisões políticas e econômicas, e a influência do cristianismo.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um dos principais fatores da queda do Império Romano do Ocidente para representar em seu cartaz.

  • Pesquisar em material fornecido ou em fontes confiáveis sobre o fator escolhido.

  • Criar um esboço inicial do cartaz, planejando a disposição de imagens, textos e gráficos.

  • Reunir material (papel, canetas coloridas, marcadores) e começar a elaborar o cartaz.

  • Apresentar o cartaz para a classe, explicando as escolhas visuais e o impacto dos fatores representados.

Atividade 2 - Cenário Político: O Conselho dos Bárbaros

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar a queda do Império Romano do Ocidente de uma perspectiva bárbara e entender as dinâmicas políticas e sociais envolvidas.

- Descrição: Nesta atividade de simulação, cada grupo representará uma facção bárbara e discutirá em um 'Conselho dos Bárbaros' as estratégias para lidar com o Império Romano do Ocidente em seu momento de fragilidade. O objetivo é entender os diferentes interesses e abordagens dos povos bárbaros durante as invasões.

- Instruções:

  • Formar grupos representando diferentes facções bárbaras (vândalos, visigodos, hunos, etc.).

  • Pesquisar sobre a história e as motivações da facção bárbara escolhida.

  • Preparar uma breve apresentação que explique a situação atual de sua facção e suas intenções em relação ao Império Romano do Ocidente.

  • Participar de um debate simulado, onde cada grupo apresenta suas estratégias e objetivos.

  • Concluir o debate com uma votação para decidir a ação coletiva dos 'Bárbaros' em relação ao Império.

Atividade 3 - A Cruz e a Espada: O Papel do Cristianismo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender o papel do cristianismo na Antiguidade Tardia e sua influência nas esferas política e social do Império Romano do Ocidente.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, irão criar um jornal de época que relata os eventos que levaram à ascensão do cristianismo e seu impacto na sociedade romana do Ocidente, desde a perseguição até a adoção como religião oficial.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos e atribuir a cada um um aspecto do cristianismo na Antiguidade Tardia para pesquisar.

  • Os temas podem incluir a perseguição aos cristãos, os primeiros concílios, a conversão de Constantino e a adoção do cristianismo como religião do Estado.

  • Utilizar as informações coletadas para redigir artigos para o jornal, incluindo manchetes, artigos principais e secundários, e imagens.

  • Montar o jornal em folhas A3, utilizando layouts que remetam a jornais da época.

  • Apresentar o jornal para a classe, discutindo o impacto das notícias e como elas influenciaram a política e a sociedade da época.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que articulem e compartilhem as conclusões de suas atividades práticas, além de refletirem sobre o material teórico pré-estudado. Esta discussão em grupo visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre os eventos históricos da Antiguidade Tardia, promovendo uma troca de ideias e perspectivas que enriquecem o entendimento coletivo do tema.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos para que compartilhem as descobertas e reflexões de seus trabalhos. Inicie a discussão com uma breve introdução, resumindo os principais pontos abordados nas atividades. Em seguida, peça que cada grupo apresente um resumo de seu trabalho e as conclusões alcançadas. Encoraje os alunos a fazerem conexões entre os diferentes fatores discutidos e como estes se interligam para explicar a queda do Império Romano do Ocidente. Utilize este momento para corrigir possíveis interpretações equivocadas e reforçar os conceitos chave.

Perguntas Chave

1. Quais foram os fatores internos e externos mais significativos que contribuíram para a queda do Império Romano do Ocidente, segundo as apresentações dos grupos?

2. Como a simulação do 'Conselho dos Bárbaros' ajudou a compreender as diferentes perspectivas dos povos bárbaros durante as invasões?

3. De que maneira a atividade sobre o papel do cristianismo na queda do Império Romano do Ocidente mudou ou reforçou sua percepção sobre o tema?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos possam vincular as atividades práticas com os conceitos teóricos estudados, e compreender a importância contínua do tema. Além disso, esta etapa serve para reforçar os principais aprendizados da aula e destacar a aplicabilidade do conhecimento histórico no entendimento das dinâmicas sociais atuais.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre a queda do Império Romano do Ocidente, destacando os fatores internos como corrupção, divisões políticas e econômicas, bem como os externos, como as invasões bárbaras. Além disso, é crucial relembrar a importância da expansão do cristianismo e seu impacto na transformação cultural e religiosa do período.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades dinâmicas e interativas que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico prévio de maneira prática. As atividades, como a criação de cartazes, a simulação do 'Conselho dos Bárbaros' e a elaboração de um jornal de época, proporcionaram uma compreensão mais profunda dos temas estudados.

Fechamento

Finalmente, é essencial destacar a relevância do estudo da Antiguidade Tardia, não apenas como um evento histórico distante, mas como um período que moldou muitas das estruturas políticas, sociais e culturais que ainda influenciam a sociedade contemporânea. Compreender esses eventos históricos ajuda a formar uma visão crítica e informada do presente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies