Entrar

Plano de aula de Brasil Colônia: Sociedade Colonial

História

Original Teachy

'EM13CHS503'

Brasil Colônia: Sociedade Colonial

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Brasil Colônia: Sociedade Colonial

Palavras ChaveBrasil Colônia, Sociedade Colonial, Igreja Católica, Cidades Coloniais, Vilas Coloniais, História, Pesquisa Histórica, Pensamento Crítico, Atividades Práticas, Mercado de Trabalho, Construção de Maquetes, Educação, Trabalho em Equipe
Materiais NecessáriosVídeo sobre a vida cotidiana na sociedade colonial brasileira, Projetor ou TV para exibição do vídeo, Computador com acesso à internet, Materiais para construção de maquetes (papelão, papel, tinta, cola, materiais recicláveis), Tesouras, Régua, Lápis e canetas, Papel para anotações, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.; EM13CHS601: Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e objetiva dos tópicos que serão abordados durante a aula, orientando os alunos sobre o que se espera que eles aprendam. O desenvolvimento de habilidades práticas, como a pesquisa histórica e o pensamento crítico, é essencial para preparar os alunos para o mercado de trabalho, onde tais habilidades são altamente valorizadas.

Objetivos principais:

1. Analisar a composição da sociedade colonial na América portuguesa.

2. Compreender o papel da igreja na sociedade colonial.

3. Investigar a construção das primeiras cidades e vilas coloniais.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de pesquisa histórica.
  2. Estimular o pensamento crítico sobre a estrutura social e religiosa da época.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema, proporcionando uma base contextual e conectando o conteúdo histórico com aplicações práticas no mercado de trabalho. Isso ajuda a tornar o aprendizado mais relevante e significativo, preparando-os para futuras discussões e atividades práticas.

Contextualização

Contextualização: A sociedade colonial na América portuguesa era marcada por uma estrutura complexa e diversa, onde diferentes grupos sociais, econômicos e étnicos interagiam de maneiras variadas. A igreja católica desempenhava um papel central, não apenas na vida religiosa, mas também na educação, na organização social e na política. Compreender essa sociedade é essencial para entender como o Brasil se formou e como suas raízes coloniais ainda influenciam a sociedade atual.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades e Conexão com o Mercado: Um fato curioso é que a organização das vilas e cidades coloniais muitas vezes seguia um padrão europeu, mas adaptado às condições locais. Muitas das técnicas de construção, gestão de recursos e organização urbana desenvolvidas naquela época são estudadas por profissionais de arquitetura e urbanismo até hoje. No mercado de trabalho, historiadores e profissionais da área de ciências sociais frequentemente analisam documentos e registros coloniais para compreender melhor a evolução das estruturas sociais e econômicas.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Exibir um vídeo curto (3-5 minutos) sobre a vida cotidiana na sociedade colonial brasileira. Após o vídeo, lançar uma pergunta provocadora aos alunos: 'Como vocês acham que a estrutura social da época influenciava as oportunidades de diferentes grupos?' Facilite uma breve discussão para que os alunos compartilhem suas opiniões.

Desenvolvimento

Duração: 30 - 35 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a sociedade colonial, permitindo-lhes aplicar e refletir sobre o conteúdo de maneira prática e interativa. As atividades propostas visam desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e pensamento crítico, essenciais para o mercado de trabalho e para a formação cidadã.

Tópicos a Abordar

  1. Composição da sociedade colonial na América portuguesa
  2. Papel da igreja na sociedade colonial
  3. Construção das primeiras cidades e vilas coloniais

Reflexões Sobre o Tema

A composição da sociedade colonial na América portuguesa era intrinsecamente ligada às estruturas de poder e às desigualdades sociais. Refletir sobre como essas dinâmicas sociais e econômicas influenciaram a formação do Brasil moderno pode ajudar os alunos a entenderem melhor as raízes de muitas questões sociais atuais. Oriente os alunos a pensarem sobre a permanência desses padrões de desigualdade na sociedade contemporânea.

Mini Desafio

Construção de uma Vila Colonial

Nesta atividade prática, os alunos serão divididos em grupos e deverão construir uma maquete representando uma vila colonial brasileira, utilizando materiais simples como papelão, papel, tinta, cola e outros materiais recicláveis. Cada grupo deve seguir as instruções para incluir elementos essenciais, como a igreja, a praça central, casas típicas e plantações.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4-5 alunos.
  2. Distribua os materiais necessários para a construção da maquete.
  3. Explique que a vila deve incluir os seguintes elementos: igreja, praça central, casas típicas, plantações e possíveis locais de comércio.
  4. Dê aos alunos 20-25 minutos para planejarem e construírem a maquete.
  5. Após a construção, cada grupo deve apresentar sua vila para a turma, explicando as escolhas feitas e como elas refletem a organização da sociedade colonial.
  6. Promova uma discussão sobre as similaridades e diferenças entre as vilas construídas pelos grupos e as vilas históricas reais.

Objetivo: O objetivo desta atividade é permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos sobre a organização da sociedade colonial de maneira prática e colaborativa, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico.

Duração: 20 - 25 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Descreva a composição da sociedade colonial na América portuguesa, destacando os diferentes grupos sociais e suas funções.
  2. Explique o papel da igreja na sociedade colonial e como ela influenciava a vida cotidiana.
  3. Investigue e descreva os principais elementos que compunham as primeiras cidades e vilas coloniais, relacionando-os com as maquetes construídas na atividade prática.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos revisem e reflitam sobre os conteúdos estudados, e compreendam a importância dessas informações para o presente. Ao conectar teoria e prática, a conclusão ajuda a fixar o conhecimento e a demonstrar a aplicabilidade das habilidades desenvolvidas no mercado de trabalho e na vida cotidiana.

Discussão

Promova uma discussão final, convidando os alunos a refletirem sobre as atividades práticas realizadas, como a construção das maquetes de vilas coloniais, e sobre os conteúdos teóricos estudados. Pergunte-lhes como a organização da sociedade colonial e o papel da igreja influenciaram a construção das primeiras cidades e vilas. Incentive os alunos a relacionarem essas reflexões com questões sociais contemporâneas, destacando a permanência de certas estruturas de poder e desigualdades.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula: a composição da sociedade colonial na América portuguesa, o papel central da igreja e a construção das primeiras cidades e vilas. Reforce como essas estruturas sociais e econômicas moldaram a formação do Brasil moderno.

Fechamento

Explique como a aula conectou teoria e prática, utilizando atividades maker e desafios práticos para aprofundar o entendimento dos alunos sobre a sociedade colonial. Destaque a importância de desenvolver habilidades como pesquisa histórica, pensamento crítico e trabalho em equipe, que são altamente valorizadas no mercado de trabalho. Encerre destacando a relevância do estudo da história colonial para compreender questões sociais atuais e a formação da identidade brasileira.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies