Objetivos
(10 - 15 minutos)
Principal
- Familiarizar os alunos com o conceito de e-mail, sua importância e como funciona.
- Ensinar aos alunos como configurar e gerenciar uma conta de e-mail, incluindo segurança e gerenciamento de armazenamento.
- Desenvolver habilidades de comunicação eficazes por e-mail, incluindo formatação, etiqueta de e-mail e escrita profissional.
Secundário
- Orientar os alunos sobre como lidar com anexos de e-mail, incluindo a segurança associada a eles.
- Instruir os alunos sobre como gerenciar e-mails, incluindo o uso de pastas, etiquetas e filtros.
- Informar os alunos sobre as questões de segurança do e-mail, incluindo práticas seguras e como evitar spam.
- Encorajar o uso eficiente do e-mail, ajudando os alunos a discernir quando usar diferentes meios de comunicação e entender o protocolo e o tempo de resposta adequados.
Introdução
(10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdo: O professor deve começar revisando brevemente a aula anterior, relembrando os conceitos básicos de apresentações com o Google Slides e sua importância na comunicação digital. Deve-se reiterar a importância dos meios de comunicação digitais no mundo atual.
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Situações Problema: O professor deve então apresentar duas situações problema. A primeira pode envolver um indivíduo que precisa enviar um documento importante para alguém em outro país rapidamente. A segunda situação pode envolver alguém que recebeu um e-mail suspeito e não sabe como determinar se é seguro ou não.
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Contextualização: Em seguida, o professor deve contextualizar o tema, explicando como o e-mail é uma ferramenta essencial na comunicação moderna, tanto para fins pessoais como profissionais. Pode-se discutir o uso de e-mails em várias indústrias, como negócios, educação, saúde, etc.
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Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o e-mail. Por exemplo, a primeira mensagem de e-mail foi enviada em 1971 por Ray Tomlinson, que também é creditado com a invenção do formato de endereço de e-mail usando o "@" para separar o nome do usuário do nome do servidor. Além disso, o professor pode discutir o volume de e-mails enviados diariamente, que é estimado em mais de 300 bilhões em todo o mundo.
Desenvolvimento
(60 - 70 minutos)
Revisão de Conhecimentos Anteriores
(5 -10 minutos) O professor deve garantir que os alunos estão familiarizados com os conceitos básicos de Internet e troca de dados. Uma breve revisão de como a informação é enviada e recebida sobre a Internet, e o que são servidores, pode ser útil.
Teoria
(10 - 15 minutos) O professor deve apresentar a teoria do e-mail, abordando os seguintes pontos:
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Conceito de E-mail: O professor deve explicar que o e-mail é um serviço que permite a troca de mensagens e arquivos entre usuários de Internet. Ele deve salientar que o e-mail é uma maneira rápida, eficiente e econômica de enviar e receber mensagens, documentos, imagens e arquivos importantes.
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Estrutura do E-mail: O professor deve detalhar a estrutura de um e-mail, explicando o endereço de e-mail, assunto, corpo da mensagem, anexos, e os campos CC e BCC.
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Servidores de E-mail: O professor deve explicar que um servidor de e-mail é uma aplicação de computador que envia, recebe e armazena e-mails. Ele pode dar exemplos de servidores de e-mail populares, como Gmail, Yahoo e Outlook.
Demonstração
(20 - 25 minutos) O professor deve demonstrar como criar e gerenciar uma conta de e-mail. Ele pode escolher um servidor de e-mail popular, como o Gmail, para a demonstração. A demonstração deve incluir:
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Criação de uma conta de e-mail: O professor deve demonstrar como criar uma conta de e-mail, incluindo a escolha de um nome de usuário e senha, e a configuração de uma pergunta de segurança e uma resposta.
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Gerenciamento de uma conta de e-mail: O professor deve demonstrar como alterar as configurações de segurança e privacidade, gerenciar o armazenamento de e-mail e limpar a caixa de entrada.
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Comunicação por e-mail: O professor deve demonstrar como escrever e formatar uma mensagem de e-mail, como adicionar um assunto e um anexo, e como usar os campos CC e BCC.
Atividades Práticas
(20 - 25 minutos) Os alunos devem ter a oportunidade de praticar as habilidades que aprenderam. As atividades práticas podem incluir:
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Criação de uma conta de e-mail: Os alunos devem criar suas próprias contas de e-mail, com a supervisão do professor.
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Redação de um e-mail: Os alunos devem escrever um e-mail para o professor, usando o formato e a etiqueta adequados. O e-mail pode ser sobre um tópico de sua escolha.
Materiais Necessários
Para esta aula, os alunos precisarão de um computador com acesso à Internet. O professor também precisará de um projetor ou quadro branco para a demonstração.
Retorno
(10 - 15 minutos)
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Revisão da Aprendizagem: O professor pode pedir aos alunos que compartilhem suas experiências de criação de suas próprias contas de e-mail e redação de um e-mail. Isso pode ser feito em grupos pequenos, onde os alunos podem discutir os desafios que enfrentaram e como os superaram. Eles também podem discutir a importância do e-mail em suas vidas diárias e como planejam usá-lo no futuro.
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Feedback do Professor: O professor deve fornecer feedback aos alunos sobre a atividade prática, destacando os pontos fortes e áreas de melhoria. O professor pode também ler alguns dos e-mails enviados pelos alunos (com a permissão deles) para ilustrar bons exemplos de redação de e-mails.
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Resumo da Aula: O professor deve resumir os principais pontos da aula, reiterando o conceito de e-mail, a estrutura de um e-mail, servidores de e-mail, e a importância da comunicação por e-mail eficaz.
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Perguntas Rápidas: Para promover a reflexão e a consolidação da aprendizagem, o professor pode propor que os alunos escrevam respostas para as seguintes perguntas em um papel em um minuto:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
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Trabalho de Casa: O professor pode sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Isso pode incluir a redação de vários e-mails para diferentes propósitos (por exemplo, um e-mail formal para um professor, um e-mail informal para um amigo), a configuração de filtros de e-mail, e a organização da caixa de entrada por meio de pastas e etiquetas. Os alunos também podem ser convidados a pesquisar mais sobre práticas seguras de e-mail, como detectar e evitar e-mails de phishing e spam.
Conclusão
(5 - 10 minutos)
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Recapitulação: Nesta etapa, o professor deve recapitular os principais conceitos abordados na aula, reafirmando a definição de e-mail, sua estrutura, como criar e gerenciar uma conta de e-mail, além de abordar novamente as boas práticas de comunicação via e-mail e a importância de compreender e gerenciar adequadamente os anexos de e-mail. Além disso, deve-se relembrar os aspectos de segurança, como manter a senha segura, evitar ataques de phishing e manter o software atualizado.
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Conexões: O professor deve ressaltar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do e-mail. Deve-se destacar que a teoria do e-mail fornece o conhecimento básico, enquanto as demonstrações e atividades práticas permitem aos alunos aplicar esse conhecimento em situações do mundo real.
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Materiais de Leitura Adicionais: O professor deve sugerir materiais de leitura adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre e-mail. Isso pode incluir artigos online, tutoriais em vídeo e livros sobre o assunto.
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Importância do E-mail: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do e-mail no mundo atual, tanto para fins pessoais quanto profissionais. Deve-se enfatizar que a habilidade de usar o e-mail efetivamente é uma competência essencial no século 21, útil em diversas áreas da vida, seja na comunicação no ambiente de trabalho, na organização de eventos sociais, ou na manutenção de contatos pessoais.
Os alunos devem sair da aula com uma compreensão clara do que é o e-mail, como usá-lo de maneira eficaz e segura, e a importância dessa ferramenta de comunicação em suas vidas.