Entrar

Plano de aula de Frases Negativas

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Frases Negativas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Frases Negativas

Palavras ChaveFrases Negativas, Inglês, Transformação de Frases, Operadores de Negação, Comunicação, Atividades Interativas, Trabalho em Equipe, Debate, Expressão Oral, Aplicação Prática
Materiais NecessáriosCartas com frases afirmativas, Cartões com situações, Quadros, Marcadores, Relógio ou cronômetro, Espaço adequado para corrida de revezamento
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor organizar seu aprendizado prévio e os professores podem estruturar as atividades em sala de acordo com as metas estabelecidas. Esta seção visa garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com o propósito da aula e com o que se espera que eles sejam capazes de fazer ao final da sessão.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e identificar frases negativas em inglês.

2. Desenvolver a habilidade de transformar frases afirmativas em negativas, aplicando corretamente os operadores de negação.

Objetivos secundários:

  1. Promover a discussão e a colaboração entre os alunos durante as atividades práticas em sala.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos e contextualizar a importância do tema da aula. Ao apresentar situações problema, os alunos são desafiados a aplicar imediatamente o que aprenderam em casa, preparando-se para atividades práticas em sala. A contextualização ajuda a mostrar a relevância prática do tópico, aumentando o engajamento e a compreensão dos alunos sobre a aplicabilidade das frases negativas no seu cotidiano e em diferentes contextos de uso da língua inglesa.

Situações Problema

1. Imagine que um amigo lhe conta que nunca come chocolate. Como você expressaria surpresa em inglês, usando uma forma negativa?

2. Se um professor disser a um aluno que ele não pode usar o celular na sala de aula, como o aluno poderia responder de maneira negativa, expressando sua desaprovação?

Contextualização

As frases negativas são uma parte essencial da comunicação em inglês, permitindo-nos expressar negação, dúvida ou desacordo. Elas são comuns em situações do dia a dia, desde simples conversas até textos acadêmicos e literários. Por exemplo, o uso de 'not' em 'I do not like coffee' transforma a frase de afirmativa para negativa, alterando completamente o significado. Este conhecimento não só é importante para a compreensão da língua, mas também para evitar mal-entendidos em interações cotidianas.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento adquirido sobre frases negativas. Ao trabalhar em grupos, eles não apenas reforçam o aprendizado, mas também desenvolvem habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico. Cada atividade proposta visa explorar diferentes aspectos do uso de frases negativas em contextos variados, garantindo uma compreensão abrangente e aprofundada do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mistério das Frases Negativas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a transformação de frases afirmativas em negativas e desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão um conjunto de cartas que contêm frases afirmativas em inglês. O desafio é transformar essas frases em negativas, utilizando corretamente os operadores de negação ('not', 'no', 'never', etc.). Cada grupo terá que completar uma série de enigmas que só poderão ser resolvidos quando as frases negativas estiverem corretas, revelando pistas para o próximo enigma.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir as cartas com as frases afirmativas.

  • Cada grupo deve trabalhar para transformar as frases em negativas.

  • Ao completar uma frase negativa corretamente, o grupo recebe uma pista para o próximo enigma.

  • O grupo que resolver todos os enigmas primeiro ganha.

Atividade 2 - Debate dos Contrários

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar o uso de frases negativas em um contexto de debate e argumentação, desenvolvendo habilidades de expressão e argumentação em inglês.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, receberão cartões com situações cotidianas ou polêmicas que devem ser discutidas. Cada grupo deve expressar suas opiniões e argumentos usando frases negativas para contradizer ou discordar das afirmações dos outros grupos, simulando um debate.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregar cartões com situações para cada grupo.

  • Os grupos discutem as situações, utilizando frases negativas para expressar discordância ou negação.

  • Cada grupo apresenta suas conclusões e argumentos em um formato de debate.

  • Ao final, realizar uma votação para decidir qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes.

Atividade 3 - Corrida das Frases Negativas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver velocidade e precisão na transformação de frases afirmativas para negativas, promovendo também o trabalho em equipe e a competição saudável.

- Descrição: Os alunos, em grupos, participarão de uma corrida de revezamento. Cada membro do grupo deve correr até um quadro, onde encontrará uma frase afirmativa, que deve transformar em negativa e retornar ao grupo para passar a vez. O grupo que completar o maior número de frases negativas corretamente e no menor tempo vence.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Posicionar cada grupo em uma extremidade da sala, com um quadro no meio.

  • O primeiro aluno de cada grupo corre até o quadro, lê a frase, transforma em negativa e volta para o grupo.

  • O próximo aluno repete o processo, e assim por diante.

  • O grupo que completar o maior número de frases negativas corretamente e no menor tempo vence.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre a aplicabilidade das frases negativas em diferentes contextos. A discussão em grupo ajuda a identificar áreas que ainda podem precisar de esclarecimento, além de promover uma compreensão mais profunda do impacto do uso de frases negativas na comunicação. Este momento também serve para reforçar a habilidade de expressão oral em inglês, essencial para a fluência no idioma.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tivemos a oportunidade de explorar e praticar frases negativas em contexto, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo pode começar contando uma situação que achou particularmente desafiadora e como conseguiu superar o desafio usando as frases negativas. Em seguida, discutam como esse conhecimento pode ser aplicado em diferentes situações reais e como pode melhorar a comunicação em inglês.'

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao transformar as frases afirmativas em negativas?

2. Como o uso de frases negativas pode alterar o significado de uma afirmação?

3. Houve alguma situação durante as atividades em que o uso de frases negativas não era apropriado? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham captado os pontos-chave da aula. Este momento também visa reforçar a importância prática do tema, mostrando como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações reais de comunicação. Além disso, vincula as atividades práticas à teoria estudada, proporcionando aos alunos uma compreensão completa e integrada do assunto.

Resumo

Nesta etapa final, o professor resumirá os principais pontos abordados durante a aula sobre frases negativas, destacando as diferentes maneiras de transformar frases afirmativas em negativas e os operadores de negação utilizados, como 'not', 'no' e 'never'.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria à prática por meio de atividades interativas que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento prévio em situações práticas e lúdicas. Este método de aprendizado ativo reforça a compreensão e a retenção do conteúdo.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a relevância das frases negativas no dia a dia. Compreender e usar corretamente a negação em inglês é fundamental para a clareza na comunicação, evitando mal-entendidos e permitindo uma expressão mais precisa de nossas ideias e sentimentos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies