Plano de Aula | Metodologia Tradicional | A, An, The
Palavras Chave | Artigos, a, an, the, Substantivos singulares, Substantivos plurais, Substantivos não contáveis, Comunicação clara, Exemplos práticos, Regras gramaticais, Resolução de problemas, Identificação de artigos, Uso correto de artigos |
Materiais Necessários | Quadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Projetor ou computador com slides, Folhas de exercício impressas, Canetas ou lápis, Apontador, Apagador, Cópias de textos para análise |
Códigos BNCC | EM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | **Gramática ** |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
Esta etapa do plano de aula tem como finalidade garantir que os alunos compreendam claramente as regras de uso dos artigos definidos e indefinidos em inglês. Ao estabelecer esses objetivos principais, o professor pode direcionar a explicação de forma estruturada e eficaz, facilitando a assimilação do conteúdo pelos alunos e preparando-os para identificar e aplicar corretamente 'a', 'an' e 'the' em diferentes contextos linguísticos.
Objetivos principais:
1. Explicar as regras de uso dos artigos 'a', 'an' e 'the'.
2. Demonstrar exemplos práticos de como e quando utilizar cada artigo.
3. Ensinar a identificar a ausência de artigos em contextos específicos.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é preparar os alunos para o conteúdo que será apresentado, contextualizando a importância dos artigos em inglês. Ao destacar exemplos práticos e curiosidades, o professor pode capturar a atenção e o interesse dos alunos, facilitando a compreensão e a retenção das informações que serão explicadas ao longo da aula.
Contexto
Para iniciar a aula sobre os artigos 'a', 'an' e 'the', explique aos alunos que os artigos são palavras muito importantes em inglês, pois ajudam a especificar sobre o que estamos falando. Os artigos podem mudar o significado de uma frase completamente. Por exemplo, 'I saw a cat' (Eu vi um gato) é diferente de 'I saw the cat' (Eu vi o gato). É essencial entender como usar essas pequenas palavras de forma correta para se comunicar de maneira clara e precisa em inglês.
Curiosidades
Você sabia que o uso correto dos artigos pode ajudar a evitar mal-entendidos em situações cotidianas? Por exemplo, se você disser 'I want an apple' em vez de 'I want the apple', isso pode significar que você está aberto a qualquer maçã, enquanto a segunda frase indica que você está falando de uma maçã específica. Além disso, o artigo 'the' é a palavra mais comum em inglês, aparecendo em cerca de 5% de todas as frases escritas em inglês!
Desenvolvimento
Duração: (40 - 50 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer uma explicação detalhada e prática sobre o uso dos artigos 'a', 'an' e 'the', bem como a ausência deles. Abordando exemplos claros e específicos, o professor ajuda os alunos a entenderem as regras gramaticais e a aplicá-las corretamente. Além disso, as questões propostas permitem que os alunos pratiquem e solidifiquem seu entendimento, garantindo uma melhor assimilação do conteúdo.
Tópicos Abordados
1. Artigos Indefinidos: 'a' e 'an' 2. Explique que 'a' e 'an' são usados com substantivos singulares e não específicos. A diferença principal entre eles é que 'a' é usado antes de palavras que começam com som consonantal, enquanto 'an' é usado antes de palavras que começam com som vocálico. Por exemplo: 'a car', 'a house', 'an apple', 'an hour'. 3. Artigo Definido: 'the' 4. Explique que 'the' é usado tanto com substantivos singulares quanto plurais quando estamos falando de algo específico ou já mencionado anteriormente. Por exemplo: 'the cat' (quando já sabemos qual gato estamos falando), 'the apples' (as maçãs específicas). 5. Ausência de Artigos 6. Explique que em alguns casos, os substantivos não precisam de artigos. Isso ocorre frequentemente com substantivos não contáveis ou quando estamos falando de algo de forma geral. Por exemplo: 'I like music' (de maneira geral) vs. 'I like the music' (uma música específica).
Questões para Sala de Aula
1. Complete as frases com 'a', 'an' ou 'the':
- I saw ___ elephant at the zoo.
- She has ___ unique talent.
- ___ book on the table is mine. 2. Decida se a frase está correta ou incorreta. Se for incorreta, corrija-a:
- I need an water.
- She is reading a interesting book.
- The sun is shining brightly. 3. Explique a diferença entre as frases:
- 'I want a cookie.' vs. 'I want the cookie.'
- 'She is a doctor.' vs. 'She is the doctor.'
Discussão de Questões
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente as regras e aplicações práticas dos artigos 'a', 'an' e 'the', além da ausência deles. A discussão detalhada das respostas e o engajamento dos alunos através de perguntas e reflexões ajudam a solidificar o conhecimento adquirido, promovendo um entendimento mais profundo e aplicado do conteúdo.
Discussão
- Explique as respostas das frases completadas com 'a', 'an' ou 'the':
- I saw an elephant at the zoo. ('an' é usado porque 'elephant' começa com um som vocálico)
- She has a unique talent. ('a' é usado porque 'unique' começa com um som consonantal, apesar da letra 'u')
- The book on the table is mine. ('the' é usado porque estamos falando de um livro específico na mesa)
- Discuta a correção das frases e explique os erros:
- I need an water. (Incorreta - Deve ser 'I need some water', já que 'water' é não contável)
- She is reading an interesting book. (Correta - 'She is reading an interesting book', pois 'interesting' começa com um som vocálico)
- The sun is shining brightly. (Correta - 'the' é usado porque estamos falando de algo específico e único, o sol)
- Explique as diferenças entre as frases:
- 'I want a cookie.' vs. 'I want the cookie.' ('a' cookie se refere a qualquer biscoito, enquanto 'the' cookie se refere a um biscoito específico)
- 'She is a doctor.' vs. 'She is the doctor.' ('a' doctor indica qualquer médico, enquanto 'the' doctor indica um médico específico, possivelmente já mencionado anteriormente)
Engajamento dos Alunos
1. Pergunte aos alunos: Por que é importante usar o artigo correto em inglês? 2. Peça que expliquem com suas próprias palavras as diferenças entre 'a', 'an' e 'the'. 3. Incentive-os a darem exemplos de situações cotidianas onde o uso correto dos artigos faz diferença no significado. 4. Solicite aos alunos que pensem em exemplos em português onde o uso ou omissão de palavras semelhantes aos artigos em inglês mudam o significado das frases.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é recapitular os principais pontos abordados durante a aula e reforçar a importância do uso correto dos artigos 'a', 'an' e 'the'. Ao conectar a teoria com a prática e destacar a relevância do tema para a comunicação diária, esta etapa ajuda a consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos.
Resumo
- Os artigos 'a' e 'an' são usados com substantivos singulares e não específicos. 'A' é usado antes de palavras que começam com som consonantal, enquanto 'an' é usado antes de palavras que começam com som vocálico.
- O artigo 'the' é usado tanto com substantivos singulares quanto plurais quando estamos falando de algo específico ou já mencionado anteriormente.
- Em alguns casos, os substantivos não precisam de artigos, especialmente com substantivos não contáveis ou quando estamos falando de algo de forma geral.
Durante a aula, foram apresentados exemplos práticos de como e quando usar 'a', 'an' e 'the', além de exercícios que permitiram aos alunos aplicarem as regras gramaticais em contextos reais. A resolução de problemas guiada pelo professor ajudou a reforçar a teoria e a prática de forma integrada, garantindo uma compreensão mais sólida do conteúdo.
Entender e utilizar corretamente os artigos em inglês é essencial para uma comunicação clara e precisa. Os artigos ajudam a especificar de que estamos falando, evitando mal-entendidos em situações cotidianas. Além disso, o uso correto dos artigos é fundamental para a fluência e a escrita acadêmica em inglês.