Entrar

Plano de aula de Plural

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Plural

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Plural

Palavras ChavePlural dos Substantivos, Regras Gerais, Substantivos Irregulares, Exemplos Práticos, Correção de Erros, Engajamento dos Alunos, Discussão, Resumo, Aplicações Práticas
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor e slides de apresentação, Folhas de exercícios impressas, Cadernos e canetas para anotações, Dicionário de inglês (opcional), Material de apoio digital (PDF, links para vídeos explicativos, etc.)
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão clara dos objetivos principais a serem alcançados durante a aula. Isso ajudará a direcionar a atenção dos alunos para os pontos mais importantes do conteúdo e estabelecer uma base sólida para a aprendizagem subsequente.

Objetivos principais:

1. Ensinar aos alunos como formar o plural de substantivos em inglês.

2. Ajudar os alunos a reconhecer e identificar corretamente os substantivos no plural e no singular.

3. Proporcionar exemplos claros e variados para reforçar a compreensão dos alunos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é captar o interesse dos alunos e prepará-los para o conteúdo a ser ensinado. Apresentar o contexto e as curiosidades ajuda a estabelecer a relevância do tema, fazendo com que os alunos compreendam a importância de aprender sobre o plural dos substantivos em inglês. Isso também cria uma conexão entre o conteúdo da aula e suas aplicações práticas no dia a dia.

Contexto

Contexto: Para iniciar a aula sobre o plural dos substantivos em inglês, comece explicando aos alunos que entender como formar e reconhecer o plural é uma habilidade fundamental para a comunicação eficaz em inglês. Explique que, assim como em português, a maioria dos substantivos em inglês tem uma forma plural que indica mais de um item ou indivíduo. Destaque que a compreensão correta do plural é essencial para leitura, escrita e fala, pois permite que expressemos quantidades e descrevamos grupos de objetos ou pessoas com precisão.

Curiosidades

Curiosidade: Sabia que algumas palavras em inglês possuem formas plurais irregulares que não seguem as regras comuns? Por exemplo, a palavra 'child' no plural é 'children' e não 'childs'. Além disso, algumas palavras como 'sheep' e 'deer' têm a mesma forma tanto no singular quanto no plural. Conhecer essas exceções torna a comunicação mais precisa e evita mal-entendidos.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é proporcionar uma compreensão detalhada e prática das regras de formação do plural em inglês. Ao abordar diferentes tipos de substantivos e suas respectivas regras, os alunos serão capazes de aplicar esse conhecimento em contextos variados. As questões práticas ajudarão a reforçar o aprendizado e a identificar possíveis dificuldades, permitindo uma correção imediata e eficaz.

Tópicos Abordados

1. Regra Geral do Plural: Explique que a maioria dos substantivos em inglês forma o plural adicionando 's' ao final. Exemplos: 'book' se torna 'books', 'car' se torna 'cars'. 2. Substantivos Terminados em 's', 'ss', 'sh', 'ch', 'x', 'z': Detalhe que para esses substantivos, adiciona-se 'es' no final para formar o plural. Exemplos: 'bus' se torna 'buses', 'box' se torna 'boxes', 'church' se torna 'churches'. 3. Substantivos Terminados em Consoante + 'y': Explique que nesses casos, troca-se o 'y' por 'ies'. Exemplos: 'baby' se torna 'babies', 'city' se torna 'cities'. 4. Substantivos Terminados em Vogal + 'y': Diga que nesses casos, apenas adiciona-se 's'. Exemplos: 'boy' se torna 'boys', 'key' se torna 'keys'. 5. Substantivos Terminados em 'f' ou 'fe': Explique que nesses casos, troca-se o 'f' ou 'fe' por 'ves'. Exemplos: 'knife' se torna 'knives', 'leaf' se torna 'leaves'. 6. Substantivos Irregulares: Liste exemplos de substantivos irregulares que não seguem as regras mencionadas. Exemplos: 'man' se torna 'men', 'woman' se torna 'women', 'child' se torna 'children', 'tooth' se torna 'teeth'. 7. Substantivos Invariáveis: Explique que alguns substantivos têm a mesma forma no singular e no plural. Exemplos: 'sheep', 'deer', 'series'.

Questões para Sala de Aula

1. Escreva o plural das seguintes palavras: 'dog', 'bus', 'baby', 'knife', 'woman'. 2. Identifique e corrija os erros de plural nas seguintes frases: 'The childs are playing in the park.', 'She has two knifes in her kitchen.', 'There are many deers in the forest.' 3. Complete as frases com a forma correta do plural: 'I have three (book) on my desk.', 'The (city) are growing rapidly.', 'The (leaf) are falling from the trees.'

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. A discussão detalhada das questões práticas ajuda a identificar áreas de dificuldade e reforça a compreensão das regras de formação do plural. Além disso, o engajamento dos alunos com perguntas reflexivas promove uma maior internalização do conteúdo e fomenta a participação ativa, aprimorando a capacidade de aplicar o conhecimento em situações reais.

Discussão

  • Discussão das Questões:

  • Escreva o plural das seguintes palavras: 'dog', 'bus', 'baby', 'knife', 'woman'.

  • 'dog' se torna 'dogs' pela regra geral de adicionar 's'.

  • 'bus' se torna 'buses' porque termina em 's' e, portanto, adiciona-se 'es'.

  • 'baby' se torna 'babies' porque termina em consoante + 'y', trocando 'y' por 'ies'.

  • 'knife' se torna 'knives' pela regra de trocar 'f' ou 'fe' por 'ves'.

  • 'woman' se torna 'women' porque é um substantivo irregular.

  • Identifique e corrija os erros de plural nas seguintes frases:

  • 'The childs are playing in the park.' deve ser corrigido para 'The children are playing in the park.'.

  • 'She has two knifes in her kitchen.' deve ser corrigido para 'She has two knives in her kitchen.'.

  • 'There are many deers in the forest.' deve ser corrigido para 'There are many deer in the forest.'.

  • Complete as frases com a forma correta do plural:

  • 'I have three (book) on my desk.' deve ser completado como 'I have three books on my desk.'.

  • 'The (city) are growing rapidly.' deve ser completado como 'The cities are growing rapidly.'.

  • 'The (leaf) are falling from the trees.' deve ser completado como 'The leaves are falling from the trees.'.

Engajamento dos Alunos

1.Engajamento dos Alunos: 2. Por que é importante conhecer as regras de formação do plural em inglês? 3. Que dificuldades vocês encontram ao formar o plural de substantivos em inglês? 4. Como as regras de plural em inglês se comparam às regras de plural em português? 5. Alguém conhece mais exemplos de substantivos irregulares que não foram mencionados? 6. Como vocês acham que podem aplicar esse conhecimento em conversações do dia a dia?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, reforçando os pontos principais e garantindo que os alunos compreendam a importância do conteúdo. Além disso, essa etapa serve para conectar a teoria com a prática, mostrando como o aprendizado pode ser aplicado em situações reais, aumentando a relevância e a motivação dos alunos.

Resumo

  • A maioria dos substantivos em inglês forma o plural adicionando 's' ao final.
  • Substantivos terminados em 's', 'ss', 'sh', 'ch', 'x', 'z' formam o plural adicionando 'es'.
  • Substantivos terminados em consoante + 'y' formam o plural trocando 'y' por 'ies'.
  • Substantivos terminados em vogal + 'y' formam o plural adicionando 's'.
  • Substantivos terminados em 'f' ou 'fe' formam o plural trocando 'f' ou 'fe' por 'ves'.
  • Substantivos irregulares têm formas plurais únicas, como 'man' para 'men' e 'child' para 'children'.
  • Alguns substantivos têm a mesma forma no singular e no plural, como 'sheep' e 'deer'.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas das regras de formação do plural dos substantivos em inglês, seguidas de exemplos práticos e exercícios de aplicação. Isso permitiu que os alunos aplicassem imediatamente o conhecimento adquirido em contextos variados, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

Entender as regras de formação do plural em inglês é fundamental para a comunicação eficaz, seja na escrita, na leitura ou na fala. Conhecer essas regras permite que os alunos descrevam quantidades e grupos de forma precisa, o que é essencial tanto em contextos acadêmicos quanto no dia a dia, como ao fazer compras, conversar sobre hobbies ou descrever situações cotidianas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies