Entrar

Plano de aula de Pronomes e Adjetivos: Possessivos e Genitivo

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Pronomes e Adjetivos: Possessivos e Genitivo

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o uso e a diferença entre os pronomes possessivos e o genitivo em inglês.

    • Os alunos devem ser capazes de identificar e distinguir os pronomes possessivos e o genitivo em frases e textos em inglês.
    • Os alunos devem ser capazes de explicar, com suas próprias palavras, a diferença entre o uso dos pronomes possessivos e o genitivo.
  2. Desenvolver a habilidade de aplicar corretamente os pronomes possessivos e o genitivo em situações de comunicação oral e escrita.

    • Os alunos devem ser capazes de utilizar corretamente os pronomes possessivos e o genitivo em suas próprias produções escritas e orais.
    • Os alunos devem ser capazes de corrigir erros comuns no uso dos pronomes possessivos e o genitivo, tanto em seus próprios textos quanto nos textos de seus colegas.
  3. Reforçar o vocabulário e a compreensão geral da língua inglesa.

    • Ao estudar a aplicação dos pronomes possessivos e o genitivo, os alunos terão a oportunidade de revisar e reforçar seu vocabulário em inglês.
    • Além disso, ao entender como e quando usar os pronomes possessivos e o genitivo, os alunos irão melhorar sua compreensão geral da estrutura e funcionamento da língua inglesa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor deve começar a aula revisando brevemente o conceito de pronomes e adjetivos em inglês, já que estes são a base para o estudo dos pronomes possessivos e do genitivo. Exemplos de frases com pronomes e adjetivos podem ser usados para reforçar a memória dos alunos sobre o tópico.
  2. Situações-Problema:

    • O professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e introduzir o tópico de forma prática:
      1. "Imagine que você está descrevendo a sua casa para um amigo que nunca a visitou. Como você usaria os pronomes possessivos para falar sobre os quartos e os pertences da sua família?"
      2. "Agora, imagine que você está lendo um livro em inglês e encontra a frase 'The car of my brother is blue'. Por que o autor não usou 'my brother's car' em vez disso? Qual é a diferença entre essas duas formas?"
  3. Contextualização:

    • O professor deve então explicar que os pronomes possessivos e o genitivo são usados não só para descrever posses, mas também para expressar relações de parentesco, pertencimento, origem, entre outros. Além disso, deve-se ressaltar que o uso correto dessas estruturas é fundamental para a comunicação eficaz em inglês, tanto na fala quanto na escrita.
  4. Introdução ao Tópico:

    • Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre o idioma inglês:
      1. "Você sabia que o inglês é um dos poucos idiomas que ainda usa o genitivo? Na verdade, o genitivo era uma parte muito mais importante da língua inglesa antiga do que é hoje."
      2. "E outra curiosidade: você sabia que o inglês é um dos poucos idiomas que usam pronomes possessivos com os nomes de partes do corpo? Por exemplo, 'My head hurts' (Minha cabeça dói), 'Her leg is broken' (A perna dela está quebrada). Em muitas outras línguas, usamos uma construção diferente: 'I have a pain in the head' (Eu tenho uma dor na cabeça), 'She has a broken leg' (Ela tem uma perna quebrada)."
  5. Objetivos da Aula:

    • Finalmente, o professor deve apresentar os Objetivos da aula, explicando que, ao final, os alunos serão capazes de diferenciar e usar corretamente os pronomes possessivos e o genitivo em suas próprias produções escritas e orais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Caça ao Tesouro Gramatical":

    • Divida os alunos em grupos de até cinco pessoas.
    • Cada grupo receberá um conjunto de cartões, cada um contendo uma frase em inglês que usa pronomes possessivos ou o genitivo.
    • O objetivo da atividade é identificar se a frase usa um pronome possessivo ou o genitivo e, em seguida, reescrever a frase usando a outra estrutura. Por exemplo, se a frase original for "This is my sister's book", os alunos devem reescrevê-la como "This book is mine".
    • Os grupos que completarem a tarefa corretamente e no menor tempo possível serão os vencedores.
    • Esta atividade promove a prática ativa do uso dos pronomes possessivos e do genitivo, ajudando os alunos a internalizar as diferenças e a aplicá-las corretamente.
  2. Atividade "Cenas do Cotidiano":

    • Ainda em grupos, os alunos serão convidados a criar pequenas cenas do cotidiano que envolvam o uso de pronomes possessivos e/ou o genitivo.
    • Eles podem, por exemplo, criar uma cena de uma família jantando e discutindo quem possui o quê ("This is my plate. That is your plate. The plates of our parents are over there.").
    • Após a criação das cenas, cada grupo deverá apresentar para a turma, aplicando o que aprenderam sobre pronomes possessivos e o genitivo.
    • O professor e os outros alunos poderão fazer perguntas para os grupos para garantir que eles estão usando corretamente as estruturas.
    • Esta atividade permite que os alunos apliquem o que aprenderam de maneira lúdica e contextualizada, fortalecendo a compreensão e a retenção do conteúdo.
  3. Atividade "Construindo Sentenças":

    • Cada grupo receberá uma série de palavras (substantivos, pronomes, adjetivos, etc.) e deverá usá-las para criar o maior número possível de frases que usem pronomes possessivos e/ou o genitivo.
    • O objetivo é estimular a criatividade dos alunos, ao mesmo tempo em que os desafia a aplicar corretamente as estruturas aprendidas.
    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário e verificando se as frases estão sendo construídas corretamente.
    • Ao final da atividade, o professor pode pedir a alguns grupos que compartilhem suas frases com a turma, promovendo a discussão e a revisão do conteúdo.
    • Esta atividade permite que os alunos pratiquem a construção de frases de forma autônoma, consolidando o aprendizado e desenvolvendo a confiança na aplicação das estruturas.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor deve iniciar uma discussão em grupo, pedindo que cada equipe compartilhe suas soluções ou conclusões das atividades "Caça ao Tesouro Gramatical" e "Cenas do Cotidiano".
    • Esta é uma oportunidade para os alunos explicarem como aplicaram os pronomes possessivos e o genitivo em suas produções e para a turma debater as diferentes abordagens e soluções.
    • O professor deve encorajar a participação de todos, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico e aprofundar a compreensão do uso dos pronomes possessivos e do genitivo.
  2. Conexão com a Teoria:

    • Após a discussão, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades práticas realizadas.
    • O professor pode, por exemplo, destacar como os grupos aplicaram corretamente os pronomes possessivos e o genitivo nas suas produções, reforçando a importância da prática para o aprendizado.
    • Além disso, o professor pode revisitar as situações-problema apresentadas na Introdução e perguntar aos alunos se eles agora seriam capazes de resolvê-las com base no que aprenderam.
    • Esta etapa serve para consolidar o aprendizado e para os alunos perceberem a relevância e a aplicabilidade dos conceitos teóricos.
  3. Reflexão Individual:

    • O professor deve então propor um momento de reflexão individual, onde os alunos terão um minuto para pensar silenciosamente sobre as respostas para as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma.
    • Esta atividade promove a metacognição, ajudando os alunos a perceberem o que aprenderam e a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento que possam precisar de mais estudo ou prática.
  4. Encerramento:

    • Para encerrar a aula, o professor deve reiterar os principais pontos de aprendizado e ressaltar a importância do uso correto dos pronomes possessivos e do genitivo na comunicação eficaz em inglês.
    • Além disso, o professor pode sugerir algumas atividades de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar ainda mais o entendimento do tópico.
    • Por fim, o professor deve agradecer a participação e o esforço dos alunos e motivá-los a continuar praticando e explorando a língua inglesa.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo:

    • O professor deve começar a Conclusão relembrando os conceitos principais abordados na aula, destacando o uso e a diferença entre os pronomes possessivos e o genitivo em inglês.
    • Deve-se ressaltar a importância de entender a função e a aplicação dessas estruturas na comunicação eficaz em inglês, tanto na fala quanto na escrita.
  2. Conexão com a Prática:

    • Em seguida, o professor deve enfatizar como as atividades práticas realizadas durante a aula permitiram aos alunos aplicar e experimentar o uso dos pronomes possessivos e o genitivo em contextos reais.
    • Deve-se destacar como a prática ativa facilita o aprendizado e a compreensão de novos conceitos, ajudando os alunos a internalizar as estruturas e a aplicá-las de forma correta e natural.
  3. Materiais Complementares:

    • O professor pode sugerir alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento do uso dos pronomes possessivos e o genitivo em inglês.
    • Esses materiais podem incluir exercícios de prática online, vídeos explicativos, jogos de vocabulário, entre outros.
    • Além disso, o professor pode recomendar a leitura de livros, artigos e textos em inglês que fazem uso intensivo dessas estruturas, como uma forma de imersão e prática contextualizada.
  4. Importância do Tópico:

    • Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do tópico estudado para a vida cotidiana e para a carreira dos alunos.
    • Deve-se explicar que o uso correto dos pronomes possessivos e o genitivo não só é crucial para a comunicação eficaz em inglês, mas também pode influenciar a interpretação e o significado de uma frase ou texto.
    • Além disso, deve-se destacar que o domínio dessas estruturas pode enriquecer a expressão e a variedade linguística dos alunos, permitindo-lhes comunicar ideias de forma mais precisa e sofisticada.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies