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Plano de aula de Vocabulário: Nome e Saudação

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Vocabulário: Nome e Saudação

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão de vocabulário básico: O objetivo principal desta aula é que os alunos se familiarizem com as saudações e os nomes em inglês. Isso inclui aprender como cumprimentar alguém de maneira adequada e como se apresentar corretamente.

  2. Construção de frases simples: Além de aprender o vocabulário, os alunos também devem ser capazes de usá-lo em frases simples. Eles devem ser capazes de formular frases como "Meu nome é... " ou "Olá, como você está?".

  3. Desenvolvimento de habilidades de escuta e fala: Através de atividades de imersão, os alunos devem aprimorar suas habilidades de escuta e fala em inglês. Eles devem ser capazes de entender as palavras e frases apresentadas pelo professor e pelos colegas, e também devem se sentir confiantes para falar em inglês.

Objetivos secundários:

  • Criação de um ambiente de aprendizado divertido e engajador: O professor deve se esforçar para tornar a aula o mais divertida e envolvente possível, utilizando métodos de ensino inovadores e atividades interativas.

  • Promoção da interação entre os alunos: A aula também deve proporcionar oportunidades para os alunos interagirem entre si, praticando as saudações e apresentações em situações reais.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: Antes de começar com o novo tópico, o professor deve revisar brevemente o vocabulário já aprendido pelos alunos em aulas anteriores. Isso pode incluir palavras simples, como cores, números, partes do corpo, etc. O objetivo é garantir que os alunos tenham uma base sólida de vocabulário em inglês antes de avançar para tópicos mais complexos.

  2. Situação-problema 1: "Conhecendo um novo colega": O professor deve propor uma situação em que os alunos se deparam com um novo colega de classe que fala apenas inglês. O objetivo é instigar os alunos a pensar sobre como eles se apresentariam e como iniciariam uma conversa em inglês.

  3. Situação-problema 2: "Viagem para um país de língua inglesa": O professor pode propor outra situação em que os alunos precisam se preparar para uma viagem a um país de língua inglesa. Eles devem pensar sobre como cumprimentariam as pessoas lá e como se apresentariam.

  4. Contextualização: O professor deve explicar a importância de aprender o vocabulário de saudações e nomes em inglês, destacando que essas são as primeiras palavras que usamos para iniciar uma conversa e criar uma conexão com alguém. Além disso, o professor pode mencionar que essas palavras são frequentemente usadas em situações cotidianas, como na escola, no trabalho, em viagens, etc.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre as saudações em inglês. Por exemplo, como a palavra "hello" pode ser usada tanto para cumprimentar alguém formalmente quanto para chamar a atenção de alguém informalmente. Além disso, o professor pode mencionar que em alguns países de língua inglesa, como na Austrália e na Nova Zelândia, é comum cumprimentar as pessoas com um "oi" ou um "hey" em vez de um "hello".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Bingo de Nomes e Saudações" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor deve preparar cartões de bingo com nomes de pessoas e saudações em inglês. Cada cartão deve ter uma combinação diferente de nomes e saudações. O professor deve então distribuir os cartões para os alunos. Em seguida, o professor deve começar a chamar nomes e saudações aleatoriamente. Os alunos, em seus grupos, devem procurar no cartão a combinação correta e marcar com um marcador. O primeiro grupo a marcar uma linha horizontal, vertical ou diagonal deve gritar "Bingo!".

    • Passo a passo:

      • O professor distribui os cartões de bingo para os grupos de alunos.
      • O professor começa a chamar nomes e saudações em inglês.
      • Os alunos, em seus grupos, procuram no cartão a combinação correta e marcam com um marcador.
      • O primeiro grupo a marcar uma linha horizontal, vertical ou diagonal deve gritar "Bingo!".
    • Objetivo: Esta atividade visa aprimorar o vocabulário dos alunos de nomes e saudações em inglês, bem como suas habilidades de escuta. Além disso, a competição saudável entre os grupos pode tornar a atividade divertida e engajadora.

  2. Atividade 2: "Role-playing - Primeiro Encontro" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em pares. Cada par deve imaginar que está em um primeiro encontro e deve se apresentar e cumprimentar o parceiro em inglês. O professor deve fornecer a estrutura básica das frases que os alunos devem usar, mas eles devem ser encorajados a personalizar suas apresentações o máximo possível. Após a prática, alguns pares podem ser convidados a compartilhar suas apresentações com a classe.

    • Passo a passo:

      • O professor divide os alunos em pares.
      • O professor fornece a estrutura básica das frases que os alunos devem usar.
      • Cada par pratica a apresentação e o cumprimento em inglês.
      • Alguns pares são convidados a compartilhar suas apresentações com a classe.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo ajudar os alunos a internalizar o vocabulário e as estruturas gramaticais que eles aprenderam, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades de fala e escuta. Além disso, a atividade de role-playing pode ajudar a tornar o aprendizado mais divertido e relevante para os alunos.

  3. Atividade 3: "Jogo de Cartas - Vire e Combine" (5 - 8 minutos)

    • Descrição: O professor deve preparar um conjunto de cartas com nomes de pessoas e saudações em inglês. Cada carta deve ter um nome de um lado e uma saudação do outro. Os alunos, em seus grupos, devem jogar um jogo de "vire e combine", onde eles viram duas cartas por vez. Se as duas cartas combinarem (por exemplo, se a saudação for "hello" e o nome for "John"), eles podem manter as cartas. Se as cartas não combinarem, eles devem virá-las de volta. O objetivo do jogo é coletar o maior número de pares de cartas possível.

    • Passo a passo:

      • O professor distribui as cartas para os grupos de alunos.
      • Os alunos, em seus grupos, jogam o jogo de "vire e combine".
      • O grupo que coletar o maior número de pares de cartas até o final do tempo determinado vence o jogo.
    • Objetivo: Esta atividade visa aprimorar o vocabulário dos alunos de nomes e saudações em inglês, bem como suas habilidades de memória e concentração. Além disso, a competição amigável pode tornar a atividade mais emocionante e engajadora.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos)

    • Descrição: O professor deve reunir todos os alunos e iniciar uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades realizadas. Cada grupo deve compartilhar brevemente suas ideias, erros, dificuldades e aprendizados. O professor deve atuar como mediador, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que a discussão permaneça focada e produtiva.

    • Passo a passo:

      • O professor reúne todos os alunos e inicia a discussão.
      • Cada grupo compartilha brevemente suas ideias, erros, dificuldades e aprendizados.
      • O professor atua como mediador, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que a discussão permaneça focada e produtiva.
    • Objetivo: A discussão em grupo permite que os alunos vejam as diferentes abordagens e perspectivas de seus colegas, o que pode enriquecer seu próprio entendimento e aprendizado. Além disso, a discussão também pode ajudar o professor a identificar quaisquer conceitos que ainda não tenham sido bem compreendidos pelos alunos e que precisem ser revisados em aulas futuras.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Após a discussão, o professor deve fazer um breve resumo das principais ideias ou estratégias discutidas e conectá-las com a teoria apresentada no início da aula. O professor pode destacar como as atividades práticas ajudaram os alunos a entender e aplicar o vocabulário e as estruturas gramaticais ensinadas.

    • Passo a passo:

      • O professor faz um resumo das principais ideias ou estratégias discutidas.
      • O professor conecta as ideias ou estratégias com a teoria apresentada no início da aula.
    • Objetivo: Esta etapa ajuda a reforçar o entendimento dos alunos sobre a teoria, mostrando como ela se aplica na prática. Além disso, ao conectar a teoria com a prática, o professor pode ajudar os alunos a entender a relevância e a utilidade do que estão aprendendo.

  3. Reflexão individual (3 - 4 minutos)

    • Descrição: O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula. Eles devem pensar sobre quais conceitos ou habilidades foram mais significativos para eles e quais questões ainda têm. O professor pode fornecer algumas perguntas guia para ajudar os alunos em sua reflexão.

    • Passo a passo:

      • O professor propõe que os alunos reflitam individualmente.
      • Os alunos pensam sobre o que aprenderam, quais conceitos ou habilidades foram mais significativos e quais questões ainda têm.
    • Objetivo: A reflexão individual ajuda os alunos a consolidar seu aprendizado, identificar áreas que precisam de mais prática ou estudo e formular perguntas para futuras aulas. Além disso, a reflexão também pode ajudar o professor a avaliar a eficácia da aula e fazer ajustes necessários em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o vocabulário de nomes e saudações em inglês, a estrutura básica de frases de apresentação e cumprimento, e as habilidades de escuta e fala desenvolvidas através das atividades práticas.
    • Objetivo: O resumo serve para consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula e reforçar os conceitos mais importantes.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode incluir uma revisão das atividades realizadas e como elas ajudaram os alunos a aplicar a teoria na prática. O professor também pode mencionar as situações reais em que os conceitos aprendidos podem ser aplicados, como em viagens para países de língua inglesa ou em encontros com pessoas que falam inglês.
    • Objetivo: Essa conexão é fundamental para que os alunos entendam a relevância e a utilidade do que estão aprendendo, e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas cotidianas.
  3. Materiais extras (1 minuto)

    • Descrição: O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu aprendizado. Isso pode incluir sites, aplicativos, livros, vídeos, etc., que oferecem mais prática com o vocabulário e as estruturas gramaticais apresentadas na aula.
    • Objetivo: Esses materiais extras podem ser uma ótima ferramenta para os alunos que desejam estudar mais por conta própria, além das aulas.
  4. Relevância do tópico (1 - 2 minutos)

    • Descrição: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tópico abordado para o dia a dia dos alunos. Isso pode incluir a necessidade de dominar o vocabulário e as habilidades de apresentação e cumprimento em inglês para se comunicar efetivamente em situações cotidianas, acadêmicas e profissionais. O professor pode também destacar como o domínio do inglês pode abrir portas para oportunidades de estudo, trabalho e viagens.
    • Objetivo: Essa última etapa visa motivar os alunos a continuar estudando e praticando o inglês, ao mostrar a relevância e a utilidade do que estão aprendendo para suas vidas.

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