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Plano de aula de Funções Inorgânicas: Óxidos

Química

Original Teachy

'EM13CNT307'

Funções Inorgânicas: Óxidos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Funções Inorgânicas: Óxidos

Palavras ChaveÓxidos, Química, Ensino Médio, Propriedades dos Óxidos, Classificação dos Óxidos, Metodologia Digital, Redes Sociais, Campanha de Conscientização, Investigação Virtual, Gamificação, Kahoot!, Quizizz, Pensamento Crítico, Aprendizagem Ativa, Colaboração, Ferramentas Digitais
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Google Forms, Plataformas de Redes Sociais (Instagram, TikTok), Ferramentas de Design (Canva), Plataformas de Quiz (Kahoot!, Quizizz), Projetor ou Tela para Apresentação, Materiais de Pesquisa Online
Códigos BNCCEM13CNT307: Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma visão clara e objetiva dos conhecimentos que serão aprofundados durante a aula. Ao compreender os objetivos, os alunos estarão melhor preparados para focar nas atividades práticas e discussões, o que facilita a construção do conhecimento de forma ativa e contextualizada com a realidade moderna.

Objetivos principais:

1. Entender o que é um óxido e como ele se diferencia de outros compostos químicos.

2. Compreender as propriedades dos óxidos e as principais formas de classificação, como óxidos básicos e ácidos.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos sobre a relevância dos óxidos na vida cotidiana e na indústria.
  2. Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao analisar e comparar diferentes tipos de óxidos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

 A finalidade desta etapa é engajar os alunos e despertar a curiosidade inicial em relação ao tema. Ao pesquisar e compartilhar fatos interessantes, os alunos começam a contextualizar o conhecimento prévio adquirido em casa com aplicações práticas e reais dos óxidos. Esse aquecimento também fomenta a interação e a troca de informações entre os alunos, tornando-os mais ativos e participativos desde o início da aula.

Aquecendo

Aquecimento: Para introduzir o tema 'Óxidos', explique brevemente que óxidos são compostos químicos formados por oxigênio combinado com outros elementos. Os óxidos são encontrados em diversas formas na natureza e têm aplicações em inúmeras áreas, como na indústria, na medicina e no meio ambiente. Incentive os alunos a utilizarem seus celulares para pesquisar e compartilhar um fato interessante sobre óxidos, seja um uso no cotidiano, uma aplicação industrial ou uma curiosidade histórica. Dê a eles 5 minutos para realizarem a pesquisa e depois peça que compartilhem os achados com a turma. 

Reflexões Iniciais

1.  Quais são os principais tipos de óxidos que vocês encontraram em suas pesquisas?

2.  Como os óxidos afetam nosso dia a dia? Alguém encontrou um exemplo interessante?

3.  Alguém encontrou informações sobre a utilização de óxidos na indústria? Quais foram?

4.  Existe alguma aplicação dos óxidos que vocês acham surpreendente ou inovadora?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem ativamente seus conhecimentos sobre óxidos em atividades práticas e contextuais. Ao utilizar tecnologias digitais e abordar temas modernos, eles se tornam protagonistas de seu aprendizado, desenvolvendo habilidades de pesquisa, pensamento crítico e colaboração.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influenciadores Químicos: Campanha de Conscientização

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a compreensão das propriedades e classificações dos óxidos de forma prática e engajadora, conectando o aprendizado ao uso de redes sociais e ferramentas digitais modernas.

- Descrição: Os alunos criarão uma campanha de conscientização nas redes sociais sobre os diferentes tipos de óxidos e suas aplicações. Eles precisarão produzir conteúdo visual e textual, incluindo posts, vídeos curtos e stories, utilizando suas próprias contas ou criando uma conta fictícia para o projeto.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tipo de óxido (ácido, básico, anfótero ou neutro) para ser o foco da campanha.

  • Os alunos devem utilizar seus celulares e computadores para pesquisar informações detalhadas sobre seu tipo de óxido, incluindo aplicações industriais, impactos ambientais e relevância no dia a dia.

  • Instruir os alunos a criar uma campanha utilizando ferramentas como Canva, Instagram, TikTok, entre outras:

  • Criação de um post informativo com uma imagem ou infográfico.

  • Gravação de um vídeo curto (até 1 minuto) explicando as propriedades e aplicações do óxido escolhido.

  • Criação de um story interativo com quiz ou perguntas sobre o óxido para engajar o público.

  • Cada grupo deve apresentar sua campanha para a turma, explicando as escolhas de design e conteúdo.

  • Incentive a turma a interagir com as campanhas dos colegas, comentando e fazendo perguntas.

Atividade 2 - ️‍♂️ Missão Química: Investigação Virtual

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e raciocínio crítico, aplicando conhecimentos sobre óxidos em um contexto de resolução de problemas gamificado.

- Descrição: Os alunos desempenharão o papel de investigadores químicos em um cenário de mistério onde precisam identificar tipos de óxidos encontrados em diferentes amostras de substâncias virtuais. A atividade será gamificada e utilizará uma plataforma online como o Google Forms para conduzir a investigação.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar um Google Forms preparado previamente com questões e cenários de investigação.

  • Os cenários apresentarão descrições de amostras de substâncias e os alunos precisarão identificar qual tipo de óxido está presente com base nas reações e propriedades descritas.

  • Os alunos devem utilizar a internet para pesquisar as informações necessárias e justificar suas respostas.

  • Para cada pergunta respondida corretamente, o grupo ganha pontos e avança na investigação, desbloqueando novas pistas.

  • Ao final da investigação, os grupos devem enviar suas respostas e justificativas pelo Google Forms.

  • Reúna a turma para discutir os resultados, destacando as respostas corretas e esclarecendo dúvidas.

Atividade 3 -  Óxidos em Ação: Desafio de Gamificação

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a revisão e fixação do conteúdo sobre óxidos de uma forma divertida e competitiva, incentivando o trabalho em equipe e o uso de tecnologias digitais.

- Descrição: Os alunos participarão de um desafio gamificado onde competirão em quizzes e jogos online sobre as propriedades e classificações dos óxidos. Esta atividade utilizará plataformas como Kahoot! ou Quizizz.

- Instruções:

  • Crie uma série de quizzes no Kahoot! ou Quizizz abordando tópicos como definição de óxidos, tipos de óxidos, propriedades químicas e aplicações práticas.

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar o quiz online utilizando celulares ou computadores.

  • Os quizzes podem incluir questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e identificar substâncias com base em suas propriedades.

  • Os grupos competem para responder corretamente e no menor tempo possível.

  • Entre cada quiz, faça uma pequena pausa para discutir as respostas corretas e esclarecer dúvidas.

  • Ao final da competição, declare o grupo vencedor e premie-os com um símbolo de reconhecimento (como um certificado digital ou medalha virtual).

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas descobertas e compartilhem suas experiências, promovendo a troca de conhecimentos. Além disso, o feedback 360° fomenta a autoavaliação e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, essenciais para o aprendizado colaborativo.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o roteiro a seguir para introduzir a discussão: 'Agora que completamos as nossas atividades sobre óxidos, gostaria que cada grupo compartilhasse o que descobriram sobre o tipo de óxido escolhido, como foi criar a campanha de conscientização e as dificuldades encontradas durante a investigação virtual. Vamos discutir como essa experiência ajudou a entender melhor as propriedades e aplicações dos óxidos.' Permita que cada grupo fale por cerca de 3-5 minutos e incentive os outros alunos a fazerem perguntas e comentarem as apresentações dos colegas.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: 2. Qual foi a coisa mais surpreendente que vocês aprenderam sobre os óxidos durante as atividades? 3. Como você acha que os óxidos impactam o meio ambiente e a vida cotidiana? 4. Quais habilidades digitais vocês desenvolveram ou aprimoraram ao longo desta aula?

Feedback 360°

Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente os alunos a serem construtivos e respeitosos, destacando pontos positivos e áreas de melhoria. Utilize a seguinte estrutura de feedback: 'O que você acha que [Nome] fez muito bem?','O que você acha que [Nome] poderia melhorar?' e 'Como o trabalho de [Nome] contribuiu para o sucesso do grupo?'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Consolidar e fechar a aula, ajudando os alunos a internalizar os principais conceitos de óxidos de maneira divertida e conectada com a realidade. A conclusão ressalta a importância prática desse conhecimento para o cotidiano e a dinâmica moderna, incentivando a aplicação do aprendizado em contextos reais e futuros desafios. 

Resumo

Resumo Animado: Imagine um super-herói chamado Óxido! Ele pode ser ácido, básico, anfótero ou neutro. Com seus superpoderes, o Óxido interage com diferentes elementos e tem habilidades especiais. Lembra do post viral no Instagram ou do vídeo no TikTok que vocês criaram? Eles mostraram como esse herói está presente no nosso dia a dia, desde a ferrugem do ferro até o dióxido de carbono na atmosfera! 

No Mundo

No Mundo Atual: Óxidos estão por toda parte – nos nossos celulares, carros, medicamentos e até na comida que comemos. Quando você aprende sobre óxidos, está se conectando com o mundo ao seu redor e entendendo melhor a ciência por trás das tecnologias e indústrias modernas. Esta aula mostrou o poder do conhecimento químico aplicado ao nosso cotidiano digital. 

Na Prática

Aplicações: Óxidos desempenham um papel crucial em áreas como a medicina (óxido nítrico), a indústria (óxido de cálcio) e até mesmo no meio ambiente (dióxido de carbono). Compreender seus tipos e propriedades nos ajuda a desenvolver soluções inovadoras para os desafios modernos, desde tratamentos de saúde até a mitigação das mudanças climáticas. 

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