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Plano de aula de Gases: Relação entre Mol e Volume nas CNTP

Química

Original Teachy

'EM13CNT101'

Gases: Relação entre Mol e Volume nas CNTP

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Gases: Relação entre Mol e Volume nas CNTP

Palavras ChaveMol, Volume de Gás, CNTP, 22,4 litros, Química, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Simulações Virtuais, Gamificação, Escape Room Virtual, Influenciadores Digitais, Aprendizado Ativo, Tecnologias Digitais, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Calculadoras científicas, Ferramentas de edição de imagem e vídeo (Canva, InShot, etc.), Perfil em plataforma de mídia social (Instagram, TikTok, etc.), Acesso a simuladores online (PhET Interactive Simulations ou similares), Google Forms ou plataforma específica para escape room virtual, Documentos compartilhados online (Google Docs ou similares)
Códigos BNCCEM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é orientar os alunos sobre os objetivos principais da aula, para que entendam claramente o que se espera que eles aprendam e realizem ao longo da atividade. Ao descrever e explicar o tópico, estabelece-se uma base sólida sobre a qual serão construídas as atividades práticas, promovendo um aprendizado aprofundado e contextualizado com as dinâmicas modernas e digitais.

Objetivos principais:

1. Relacionar o volume de um mol de gás ideal nas CNTP com a quantidade de mols, destacando que 1 mol de gás nas CNTP possui o valor de 22,4 L.

2. Aplicar esta relação em problemas práticos, utilizando ferramentas digitais para reforçar o conhecimento.

Objetivos secundários:

  1. Familiarizar-se com o uso de calculadoras e simuladores online de química para resolver questões relativas a gases ideais.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é orientar os alunos sobre os objetivos principais da aula, para que entendam claramente o que se espera que eles aprendam e realizem ao longo da atividade. Ao descrever e explicar o tópico, estabelece-se uma base sólida sobre a qual serão construídas as atividades práticas, promovendo um aprendizado aprofundado e contextualizado com as dinâmicas modernas e digitais.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique aos alunos que hoje irão explorar a relação entre mol e volume de gases nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP). Destaque como esse conceito é crucial em várias áreas da ciência e da indústria. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para pesquisar e compartilhar um fato interessante ou curioso sobre gases nas CNTP. Por exemplo, a quantidade de gás hélio que encheria um balão de festa comum. Incentive-os a compartilhar suas descobertas na frente da turma.

Reflexões Iniciais

1. O que significa CNTP e por que é importante na química?

2. Quantos litros de gás estão presentes em 1 mol de qualquer gás nas CNTP?

3. Como você acha que essa relação entre mol e volume de gás pode ser útil no cotidiano ou em aplicações industriais?

4. Vocês já ouviram falar de alguma experiência interessante ou aplicação prática que utiliza a relação entre mol e volume de gases nas CNTP?

Desenvolvimento

Duração: 60 a 70 minutos

Esta etapa visa proporcionar atividades práticas e interativas que permitam aos alunos aprofundar seu entendimento sobre a relação entre mol e volume de gases nas CNTP. Utilizando tecnologias digitais e contextos modernos, estas atividades buscam tornar o aprendizado mais engajador e relevante para a realidade dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influenciadores Digitais da Química

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Permitir que os alunos utilizem suas habilidades digitais para ensinar conceitos de química, tornando o aprendizado mais interessante e conectado às suas realidades.

- Descrição: Os alunos criarão um perfil de influenciador digital no Instagram, cujo objetivo é ensinar a relação entre mol e volume de gases nas CNTP para seus seguidores. Eles devem produzir conteúdos como stories, posts e vídeos curtos usando ferramentas de edição disponíveis em seus celulares.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma plataforma popular de mídia social para criar seu perfil de influenciador digital.

  • Os alunos devem pesquisar e produzir pelo menos três tipos de conteúdo: um post, um story e um vídeo curto, todos explicando a relação entre mol e volume nas CNTP.

  • Utilizar ferramentas de edição de imagens e vídeos (como Canva, InShot, etc.) para aprimorar seus conteúdos.

  • Publicar os conteúdos e apresentar ao restante da turma.

Atividade 2 -  Gamificação na Química: Escape Room Virtual

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Envolver os alunos em uma atividade divertida e desafiadora, promovendo a aplicação prática do conteúdo de forma colaborativa.

- Descrição: Os alunos participarão de um escape room virtual temático de química, onde precisarão resolver enigmas relacionados à relação entre mol e volume de gases nas CNTP para 'escapar' do jogo.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo acessará uma plataforma online de escape room (como Google Forms ou uma ferramenta específica de escape room virtual).

  • Os alunos deverão resolver uma série de enigmas e problemas relacionados ao tema para progredir no jogo.

  • Os enigmas incluirão cálculos e aplicações práticas da relação de mol e volume de gases nas CNTP.

  • O grupo que completar o escape room no menor tempo possível será o vencedor.

Atividade 3 -  Simulações e Experiências Virtuais

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Fornecer uma experiência prática e interativa para os alunos, permitindo-lhes visualizar e experimentar o conteúdo estudado de forma dinâmica.

- Descrição: Os alunos utilizarão simuladores online para explorar a relação entre mol e volume de gases nas CNTP. Eles deverão conduzir uma série de experimentos virtuais e documentar suas observações e conclusões.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo acessará simuladores online (como PhET Interactive Simulations) para realizar experimentos virtuais sobre gases ideais.

  • Os alunos devem manipular variáveis no simulador para observar como mudanças na quantidade de mols afetam o volume do gás nas CNTP.

  • Cada grupo deve documentar suas observações e conclusões em um documento compartilhado online (como Google Docs).

  • Os grupos devem compartilhar seus resultados com a turma e discutir suas descobertas.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem uma autoavaliação e o desenvolvimento de habilidades críticas, além de reforçar a importância da colaboração e do respeito mútuo no ambiente de aprendizado.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo onde os alunos compartilhem suas experiências e conclusões em relação às atividades realizadas. O professor pode iniciar a discussão perguntando: 'Quais foram os principais desafios que vocês encontraram ao criar o conteúdo digital?' e 'Como as simulações e o escape room ajudaram a entender a relação entre mol e volume de gases nas CNTP?'. Incentive os alunos a refletirem sobre como as ferramentas digitais contribuíram para seu aprendizado e como poderiam ser aplicadas em outras áreas do conhecimento.

Reflexões

1. Como as atividades realizadas ajudaram a entender melhor a relação entre mol e volume de gases nas CNTP? 2. Quais foram as principais dificuldades encontradas durante as atividades e como vocês as superaram? 3. De que forma as ferramentas digitais utilizadas podem ser aplicadas em outras disciplinas ou situações do cotidiano?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma sessão de feedback 360°, onde cada aluno receberá um feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma para que esse feedback seja construtivo e respeitoso, enfatizando pontos positivos e sugerindo melhorias de forma cordial. O professor pode sugerir que os alunos sigam uma estrutura como: 'Algo que você fez bem foi...','Algo que você poderia melhorar é...' e 'Uma sugestão para a próxima vez...'.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade : Esta etapa tem como objetivo consolidar e reforçar o aprendizado dos alunos, conectando o conteúdo abordado com o mundo real e suas aplicações práticas. Através de um resumo lúdico, reflexão sobre a relevância do tema no contexto atual e um olhar crítico sobre suas aplicações no dia a dia, busca-se internalizar e valorizar ainda mais o conhecimento adquirido, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura.

Resumo

Resumo Divertido : Imagine que cada molécula de gás é uma bolinha mágica que ocupa sempre o mesmo espaço nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP). Essas bolinhas mágicas, quando são exatamente 1 mol, enchem um balão com 22,4 litros de ar. Então, se você dobrar a quantidade de mols, você precisa do dobro do espaço para guardar todas essas bolinhas! Magia? Não! É a ciência dos gases ideais! ️

No Mundo

No Mundo Moderno : A relação entre mol e volume de gases é como um truque de mágica que químicos, engenheiros e cientistas usam diariamente para resolver problemas reais. Desde calcular a quantidade de combustível necessária para um foguete , até entender como os gases poluentes se comportam na atmosfera. Estamos conectados com esse conhecimento em cada respiração que damos e em cada balão que inflamos!

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia : Saber que 1 mol de qualquer gás nas CNTP ocupa 22,4 litros é fundamental, por exemplo, para os médicos dos hospitais calcularem a quantidade de oxigênio necessário para pacientes em tratamento. Também é vital para engenheiros químicos na fabricação de novos materiais e para prever como uma reação química vai se comportar. Esse conhecimento nos permite prever e controlar diversos processos importantes para nossa vida e para a indústria.

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