Plano de Aula | Metodologia Teachy | Gases: Relação entre Mol e Volume nas CNTP
Palavras Chave | Mol, Volume de Gás, CNTP, 22,4 litros, Química, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Simulações Virtuais, Gamificação, Escape Room Virtual, Influenciadores Digitais, Aprendizado Ativo, Tecnologias Digitais, Feedback 360° |
Materiais Necessários | Celulares ou tablets com acesso à internet, Calculadoras científicas, Ferramentas de edição de imagem e vídeo (Canva, InShot, etc.), Perfil em plataforma de mídia social (Instagram, TikTok, etc.), Acesso a simuladores online (PhET Interactive Simulations ou similares), Google Forms ou plataforma específica para escape room virtual, Documentos compartilhados online (Google Docs ou similares) |
Códigos BNCC | EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Química |
Unidade Temática | Química Geral |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa é orientar os alunos sobre os objetivos principais da aula, para que entendam claramente o que se espera que eles aprendam e realizem ao longo da atividade. Ao descrever e explicar o tópico, estabelece-se uma base sólida sobre a qual serão construídas as atividades práticas, promovendo um aprendizado aprofundado e contextualizado com as dinâmicas modernas e digitais.
Objetivos principais:
1. Relacionar o volume de um mol de gás ideal nas CNTP com a quantidade de mols, destacando que 1 mol de gás nas CNTP possui o valor de 22,4 L.
2. Aplicar esta relação em problemas práticos, utilizando ferramentas digitais para reforçar o conhecimento.
Objetivos secundários:
- Familiarizar-se com o uso de calculadoras e simuladores online de química para resolver questões relativas a gases ideais.
Introdução
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa é orientar os alunos sobre os objetivos principais da aula, para que entendam claramente o que se espera que eles aprendam e realizem ao longo da atividade. Ao descrever e explicar o tópico, estabelece-se uma base sólida sobre a qual serão construídas as atividades práticas, promovendo um aprendizado aprofundado e contextualizado com as dinâmicas modernas e digitais.
Aquecendo
Para iniciar a aula, explique aos alunos que hoje irão explorar a relação entre mol e volume de gases nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP). Destaque como esse conceito é crucial em várias áreas da ciência e da indústria. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para pesquisar e compartilhar um fato interessante ou curioso sobre gases nas CNTP. Por exemplo, a quantidade de gás hélio que encheria um balão de festa comum. Incentive-os a compartilhar suas descobertas na frente da turma.
Reflexões Iniciais
1. O que significa CNTP e por que é importante na química?
2. Quantos litros de gás estão presentes em 1 mol de qualquer gás nas CNTP?
3. Como você acha que essa relação entre mol e volume de gás pode ser útil no cotidiano ou em aplicações industriais?
4. Vocês já ouviram falar de alguma experiência interessante ou aplicação prática que utiliza a relação entre mol e volume de gases nas CNTP?
Desenvolvimento
Duração: 60 a 70 minutos
Esta etapa visa proporcionar atividades práticas e interativas que permitam aos alunos aprofundar seu entendimento sobre a relação entre mol e volume de gases nas CNTP. Utilizando tecnologias digitais e contextos modernos, estas atividades buscam tornar o aprendizado mais engajador e relevante para a realidade dos alunos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores Digitais da Química
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Permitir que os alunos utilizem suas habilidades digitais para ensinar conceitos de química, tornando o aprendizado mais interessante e conectado às suas realidades.
- Descrição: Os alunos criarão um perfil de influenciador digital no Instagram, cujo objetivo é ensinar a relação entre mol e volume de gases nas CNTP para seus seguidores. Eles devem produzir conteúdos como stories, posts e vídeos curtos usando ferramentas de edição disponíveis em seus celulares.
- Instruções:
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Formar grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve escolher uma plataforma popular de mídia social para criar seu perfil de influenciador digital.
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Os alunos devem pesquisar e produzir pelo menos três tipos de conteúdo: um post, um story e um vídeo curto, todos explicando a relação entre mol e volume nas CNTP.
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Utilizar ferramentas de edição de imagens e vídeos (como Canva, InShot, etc.) para aprimorar seus conteúdos.
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Publicar os conteúdos e apresentar ao restante da turma.
Atividade 2 - Gamificação na Química: Escape Room Virtual
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Envolver os alunos em uma atividade divertida e desafiadora, promovendo a aplicação prática do conteúdo de forma colaborativa.
- Descrição: Os alunos participarão de um escape room virtual temático de química, onde precisarão resolver enigmas relacionados à relação entre mol e volume de gases nas CNTP para 'escapar' do jogo.
- Instruções:
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Formar grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo acessará uma plataforma online de escape room (como Google Forms ou uma ferramenta específica de escape room virtual).
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Os alunos deverão resolver uma série de enigmas e problemas relacionados ao tema para progredir no jogo.
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Os enigmas incluirão cálculos e aplicações práticas da relação de mol e volume de gases nas CNTP.
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O grupo que completar o escape room no menor tempo possível será o vencedor.
Atividade 3 - Simulações e Experiências Virtuais
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Fornecer uma experiência prática e interativa para os alunos, permitindo-lhes visualizar e experimentar o conteúdo estudado de forma dinâmica.
- Descrição: Os alunos utilizarão simuladores online para explorar a relação entre mol e volume de gases nas CNTP. Eles deverão conduzir uma série de experimentos virtuais e documentar suas observações e conclusões.
- Instruções:
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Formar grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo acessará simuladores online (como PhET Interactive Simulations) para realizar experimentos virtuais sobre gases ideais.
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Os alunos devem manipular variáveis no simulador para observar como mudanças na quantidade de mols afetam o volume do gás nas CNTP.
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Cada grupo deve documentar suas observações e conclusões em um documento compartilhado online (como Google Docs).
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Os grupos devem compartilhar seus resultados com a turma e discutir suas descobertas.
Retorno
Duração: 15 a 20 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem uma autoavaliação e o desenvolvimento de habilidades críticas, além de reforçar a importância da colaboração e do respeito mútuo no ambiente de aprendizado.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo onde os alunos compartilhem suas experiências e conclusões em relação às atividades realizadas. O professor pode iniciar a discussão perguntando: 'Quais foram os principais desafios que vocês encontraram ao criar o conteúdo digital?' e 'Como as simulações e o escape room ajudaram a entender a relação entre mol e volume de gases nas CNTP?'. Incentive os alunos a refletirem sobre como as ferramentas digitais contribuíram para seu aprendizado e como poderiam ser aplicadas em outras áreas do conhecimento.
Reflexões
1. Como as atividades realizadas ajudaram a entender melhor a relação entre mol e volume de gases nas CNTP? 2. Quais foram as principais dificuldades encontradas durante as atividades e como vocês as superaram? 3. De que forma as ferramentas digitais utilizadas podem ser aplicadas em outras disciplinas ou situações do cotidiano?
Feedback 360°
Instrua os alunos a realizarem uma sessão de feedback 360°, onde cada aluno receberá um feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma para que esse feedback seja construtivo e respeitoso, enfatizando pontos positivos e sugerindo melhorias de forma cordial. O professor pode sugerir que os alunos sigam uma estrutura como: 'Algo que você fez bem foi...','Algo que você poderia melhorar é...' e 'Uma sugestão para a próxima vez...'.
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
Finalidade : Esta etapa tem como objetivo consolidar e reforçar o aprendizado dos alunos, conectando o conteúdo abordado com o mundo real e suas aplicações práticas. Através de um resumo lúdico, reflexão sobre a relevância do tema no contexto atual e um olhar crítico sobre suas aplicações no dia a dia, busca-se internalizar e valorizar ainda mais o conhecimento adquirido, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura.
Resumo
Resumo Divertido : Imagine que cada molécula de gás é uma bolinha mágica que ocupa sempre o mesmo espaço nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP). Essas bolinhas mágicas, quando são exatamente 1 mol, enchem um balão com 22,4 litros de ar. Então, se você dobrar a quantidade de mols, você precisa do dobro do espaço para guardar todas essas bolinhas! Magia? Não! É a ciência dos gases ideais! ️
No Mundo
No Mundo Moderno : A relação entre mol e volume de gases é como um truque de mágica que químicos, engenheiros e cientistas usam diariamente para resolver problemas reais. Desde calcular a quantidade de combustível necessária para um foguete , até entender como os gases poluentes se comportam na atmosfera. Estamos conectados com esse conhecimento em cada respiração que damos e em cada balão que inflamos!
Na Prática
Aplicações no Dia a Dia : Saber que 1 mol de qualquer gás nas CNTP ocupa 22,4 litros é fundamental, por exemplo, para os médicos dos hospitais calcularem a quantidade de oxigênio necessário para pacientes em tratamento. Também é vital para engenheiros químicos na fabricação de novos materiais e para prever como uma reação química vai se comportar. Esse conhecimento nos permite prever e controlar diversos processos importantes para nossa vida e para a indústria.