🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Sustentabilidade e Inovação

Sustentabilidade

Original Teachy

Sustentabilidade e Inovação

Objetivos

<Estimativa de tempo: 10 - 15 minutos>

  • Objetivo Principal 1: Familiarizar os alunos com o conceito de Sustentabilidade, seus princípios e pilares (social, econômico e ambiental), e como eles se interrelacionam.

  • Objetivo Principal 2: Garantir que os alunos compreendam a noção de Inovação, especialmente no contexto da Sustentabilidade.

  • Objetivo Principal 3: Desenvolver a habilidade de Pensamento Crítico e Resolução de Problemas entre os alunos, permitindo que identifiquem e proponham soluções criativas para desafios ambientais e socioeconômicos.

Objetivos Secundários:

  • Objetivo Secundário 1: Fazer com que os alunos adquiram conhecimento sobre Tecnologia e como as tecnologias emergentes podem ser utilizadas para promover práticas sustentáveis.

  • Objetivo Secundário 2: Assegurar que os alunos compreendam a Economia Verde, suas práticas e princípios, e sua relação com Sustentabilidade e Inovação.

  • Objetivo Secundário 3: Proporcionar aos alunos conhecimentos em Políticas Públicas e Legislação Ambiental que moldam as práticas sustentáveis e a inovação.

  • Objetivo Secundário 4: Aperfeiçoar habilidades de Comunicação dos alunos, para que possam expressar ideias complexas de maneira eficaz.

  • Objetivo Secundário 5: Desenvolver habilidades de Liderança e Gestão entre os alunos para a implementação eficaz de inovações sustentáveis.

  • Objetivo Secundário 6: Incutir nos alunos a importância da Ética e Responsabilidade Social na promoção da Sustentabilidade e implementação de inovações.

Introdução

<Estimativa de tempo: 15 - 20 minutos>

Nesta etapa, o professor começará relembrando o conteúdo da aula anterior sobre "Sustentabilidade e Tecnologia", destacando como a tecnologia pode influenciar e ser influenciada pela sustentabilidade.

Em seguida, o professor propõe duas situações problemas para instigar o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos.

  1. Como a inovação tecnológica poderia ajudar a resolver o problema do acúmulo de lixo plástico nos oceanos?
  2. Como podemos usar a inovação para criar soluções de energia que não contribuam para as mudanças climáticas, mas que sejam econômicas e socialmente viáveis?

Depois, o professor contextualiza a importância do assunto, citando exemplos de aplicação real, como empresas que usam a inovação para desenvolver produtos sustentáveis ou cidades que estão usando tecnologia para se tornarem "verdes".

Para introduzir o tópico e captar a atenção dos alunos, o professor poderia compartilhar curiosidades ou histórias relacionadas ao tema.

  1. Ele poderia falar sobre como a empresa Tesla está inovando na área de carros elétricos e energia solar, mudando a maneira como pensamos sobre transporte e energia.
  2. Uma outra história interessante seria como a cidade de Copenhague, na Dinamarca, está se tornando carbono neutra através de uma série de inovações em energia, transporte e gestão de resíduos.

Estas histórias e exemplos concretos ajudam a tornar o material mais relevante e atraente para os alunos, mostrando-lhes o impacto real e tangível que a sustentabilidade e a inovação podem ter. O professor deve enfatizar que essas são áreas em constante evolução, onde novas ideias e soluções são sempre necessárias.

Desenvolvimento

<Estimativa de tempo: 50 - 60 minutos>

Revisão <Estimativa de tempo: 10 - 15 minutos>

O professor inicia a fase de desenvolvimento relembrando conceitos-chave de aulas anteriores que são vitais para o entendimento do tema atual. Isso inclui a definição de sustentabilidade, os tipos de inovação (incremental, radical, disruptiva, etc.), e como a tecnologia pode ser usada para promover a sustentabilidade.

Teoria <Estimativa de tempo: 15 - 20 minutos>

  1. Interseção de Sustentabilidade e Inovação: O professor deve explicar como a sustentabilidade e a inovação estão interligadas e como a inovação pode ser usada para promover a sustentabilidade.

  2. Exemplos de Inovação Sustentável: O professor deve então dar alguns exemplos de inovações sustentáveis, como a energia solar fotovoltaica, carros elétricos, agricultura urbana vertical, etc.

  3. Economia Verde e Políticas Públicas: O professor deve explicar o conceito de Economia Verde, como a inovação contribui para isto, e discutir algumas políticas públicas que incentivam a inovação sustentável.

Atividades Práticas <Estimativa de tempo: 20 - 25 minutos>

  1. Discussão em Grupo: Dividir a classe em pequenos grupos e pedir a cada grupo que escolha um dos problemas de sustentabilidade discutidos em aulas anteriores. Cada grupo deverá discutir e apresentar uma ideia inovadora para resolver este problema. Eles devem considerar os aspectos econômicos, sociais e ecológicos de sua solução.

  2. Análise de Caso: O professor deve apresentar um estudo de caso de uma empresa ou cidade que está usando a inovação para promover a sustentabilidade. Os alunos devem analisar o caso e discutir as estratégias usadas, os desafios enfrentados e as lições aprendidas.

Materiais Necessários

  • Quadro branco e canetas para anotações de grupo e discussões.
  • Acesso à internet para pesquisa e apresentação de estudos de caso.
  • Material de escrita para que os alunos possam registrar seus pensamentos e ideias.

Retorno

<Estimativa de tempo: 15 - 20 minutos>

Revisão <Estimativa de tempo: 5 - 10 minutos>

O professor, após as atividades práticas, deve reunir os alunos e revisar as soluções inovadoras propostas pelos grupos. Isso permitirá que os alunos vejam a aplicação dos conceitos de sustentabilidade e inovação em problemas do mundo real. Durante a revisão, o professor deve destacar como as soluções propostas se conectam com a teoria apresentada.

Reflexão Individual <Estimativa de tempo: 5 - 10 minutos>

Na parte de reflexão, os alunos serão encorajados a escrever em um papel por um minuto respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
  2. Quais questões ainda não foram respondidas?

Isso permitirá que os alunos consolidem seu aprendizado e identifiquem quaisquer áreas de confusão ou dúvida que possam ter. O professor pode recolher essas reflexões e usá-las para adaptar as futuras aulas às necessidades dos alunos.

Exercícios <Estimativa de tempo: 5 - 10 minutos>

Para solidificar o conteúdo aprendido em sala de aula, o professor pode propor uma lista de exercícios para serem resolvidos em casa. Os exercícios podem incluir questões de múltipla escolha, perguntas de resposta curta e estudos de caso sobre o tópico apresentado em sala de aula.

Materiais Necessários

  • Papel e caneta para as reflexões individuais.
  • Lista de exercícios impressa ou disponibilizada online.

Conclusão

<Estimativa de tempo: 10 - 15 minutos>

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais conceitos e tópicos abordados durante a aula. Isso incluirá um resumo sobre os princípios da sustentabilidade, o conceito e aplicação da inovação na sustentabilidade, e como a tecnologia, a economia verde e as políticas públicas se encaixam neste contexto.

O professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática, destacando a interação entre os conceitos teóricos e as atividades práticas realizadas. Ele deve destacar como os estudos de caso e as discussões em grupo ajudaram a aplicar a teoria à prática e a visualizar as aplicações reais da sustentabilidade e da inovação.

Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir materiais extras, como leituras adicionais, documentários, sites ou vídeos online que aprofundem os temas discutidos. Pode-se, por exemplo, indicar o documentário "Uma Verdade Inconveniente", que aborda as mudanças climáticas, ou o site da Organização das Nações Unidas (ONU) que apresenta diversos relatórios sobre sustentabilidade e inovação.

Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tema estudado para o dia a dia dos alunos e para a sociedade em geral. Deve ser enfatizado que a sustentabilidade e inovação não são apenas conceitos abstratos, mas práticas reais que têm um impacto direto em nossas vidas e no planeta. O professor pode dar exemplos de como a inovação sustentável pode ser aplicada em diferentes setores da sociedade, desde a energia e a agricultura até o transporte e a gestão de resíduos.

Este resumo final e a reflexão permitem que os alunos consolidem seu aprendizado, entendam a relevância do tema e fiquem motivados para continuar explorando e aprendendo sobre sustentabilidade e inovação.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies