Objetivos
(10 - 15 minutos)
Os alunos irão:
-
Compreender o conceito de Sustentabilidade e seus três pilares (social, econômico e ambiental), e como isso se aplica ao turismo.
-
Reconhecer os impactos positivos e negativos do turismo em comunidades locais, economia, ambiente e cultura e identificar maneiras de mitigar os impactos negativos e realçar os positivos.
-
Desenvolver um entendimento claro sobre o turismo responsável e como promovê-lo.
Objetivos Secundários:
-
Aprender sobre o planejamento e gerenciamento sustentável no contexto do turismo.
-
Ganhar consciência cultural e social para respeitar e entender a cultura e a sociedade locais no âmbito do turismo.
-
Entender a economia do turismo sustentável e como torná-lo economicamente viável.
-
Compreender o impacto da mudança climática no turismo e o que pode ser feito para combater a mudança climática no setor de turismo.
-
Desenvolver habilidades de comunicação e educação para a sustentabilidade.
-
Desenvolver habilidades para a resolução de problemas e o pensamento crítico no contexto da gestão sustentável.
-
Aprender sobre cooperação e parceria para trabalhar eficazmente com uma variedade de partes interessadas com o objetivo de alcançar a sustentabilidade no turismo.
Introdução
(10 - 15 minutos)
Para iniciar a aula, é importante relembrar os conceitos de sustentabilidade discutidos na aula anterior, especificamente a relação da sustentabilidade com o transporte. Pode-se fazer um rápido brainstorming com os alunos, pedindo para que eles compartilhem suas ideias sobre como esses dois temas se interligam.
Em seguida, apresente duas situações-problema para iniciar a discussão. A primeira pode envolver um destino turístico popular que está sofrendo com o excesso de visitantes, levando à degradação do meio ambiente e da cultura local. A segunda situação pode envolver uma comunidade que está buscando desenvolver o turismo sustentável como forma de impulsionar a economia local sem prejudicar o meio ambiente.
É fundamental contextualizar a importância do assunto para os alunos. Explique que o turismo é uma das maiores indústrias do mundo, gerando bilhões de dólares em receita e empregando milhões de pessoas. No entanto, o turismo também pode ter impactos negativos, como a degradação ambiental e a exploração cultural. Por isso, é crucial que os alunos entendam como promover a sustentabilidade no turismo.
Para captar a atenção dos alunos, você pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias interessantes sobre o tema. Por exemplo, você pode mencionar que a Ilha de Páscoa, um destino turístico popular, tem limitado o número de visitantes para proteger seus recursos naturais e culturais. Outra curiosidade é que alguns destinos turísticos estão usando a tecnologia para promover a sustentabilidade, como o uso de energia solar para alimentar acomodações turísticas ou aplicativos que incentivam os turistas a fazer escolhas sustentáveis.
Desenvolvimento
(50 - 60 minutos)
Revisão
(10 - 15 minutos) O professor deve começar revisando os conceitos básicos de sustentabilidade, incluindo seus três pilares: social, econômico e ambiental. Uma discussão também deve ser realizada sobre os conceitos de capacidade de carga e equilíbrio entre consumo e conservação no contexto do turismo.
Sessão de Teoria
(20 - 25 minutos) Depois de revisar os conceitos básicos, o professor deve apresentar a teoria de Sustentabilidade e Turismo. Isso inclui explicar como o turismo pode beneficiar ou prejudicar a sociedade e o meio ambiente, dependendo de como é gerenciado. O professor também deve discutir o conceito de turismo responsável, que inclui práticas como turismo ecológico, turismo comunitário e turismo ético. Outros tópicos a serem abordados incluem o impacto da mudança climática no turismo e a importância da cooperação e parceria para atingir a sustentabilidade no turismo.
Atividades Práticas
(20 - 30 minutos)
Atividade 1: Estudo de Caso
Para a primeira atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá um estudo de caso sobre um destino turístico específico. Os alunos terão que analisar o estudo de caso e identificar os impactos positivos e negativos do turismo nesse destino. Eles também terão que propor soluções para mitigar os impactos negativos e promover os positivos.
Atividade 2: Planejando um Destino Sustentável
Para a segunda atividade, os alunos, ainda em seus grupos, terão que planejar um destino turístico sustentável. Eles terão que considerar aspectos como a capacidade de carga, o impacto na comunidade local e o meio ambiente, e como promover a economia local. Eles também terão que pensar em como podem tornar o destino atraente para os turistas, mantendo a sustentabilidade.
Materiais Necessários
Para as atividades práticas, o professor precisará preparar estudos de caso sobre diferentes destinos turísticos. Além disso, os alunos precisarão de papel e caneta para anotar suas análises e planos.
Retorno
(15 - 20 minutos)
Nesta etapa, os alunos são incentivados a refletir sobre o que aprenderam durante a aula. O professor deve começar perguntando aos alunos o que eles acharam das atividades e se eles têm alguma dúvida ou comentário. Também é importante que o professor pergunte aos alunos como eles acham que as atividades se relacionam com a teoria que foi apresentada no início da aula.
Em seguida, o professor deve pedir aos alunos que peguem uma folha de papel e escrevam as respostas para as seguintes perguntas em um minuto:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
Essa atividade é útil para fazer os alunos pensarem criticamente sobre o que aprenderam e identificar quaisquer lacunas em seu conhecimento. O professor deve recolher as folhas de papel e usá-las para informar o planejamento das aulas futuras.
Finalmente, o professor deve distribuir uma lista de exercícios sobre Sustentabilidade e Turismo que os alunos devem completar em casa. Esses exercícios devem reforçar os conceitos aprendidos durante a aula e preparar os alunos para o tópico da próxima aula. O professor deve destacar que os exercícios são uma oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam e que eles serão discutidos na próxima aula.
Materiais Necessários: Para o retorno, o professor precisará de folhas de papel para os alunos escreverem suas respostas e uma lista de exercícios para distribuir aos alunos.
Conclusão
(10 - 15 minutos)
Para concluir a aula, o professor deve revisar os pontos principais do tema Sustentabilidade e Turismo. Ele deve ressaltar a importância dos três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental) no turismo, e como eles se aplicam na prática.
O professor deve recapitular os impactos positivos e negativos do turismo, e reafirmar as estratégias para mitigar os impactos negativos e promover os positivos, incluindo o turismo responsável. Ele também deve lembrar aos alunos sobre a importância de respeitar a cultura e a sociedade locais, e a necessidade de um planejamento e gerenciamento sustentáveis.
A aula conectou teoria e prática por meio de discussões e atividades. Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar a teoria através de estudos de caso e da atividade de planejamento de um destino turístico sustentável. Este foi um exercício valioso para eles visualizarem como a sustentabilidade pode ser incorporada em todas as etapas do turismo.
Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir a leitura de artigos científicos sobre turismo sustentável e estudos de caso de várias partes do mundo. Documentários e filmes sobre turismo também podem ser úteis para ilustrar os conceitos discutidos na aula.
Por último, o professor deve ressaltar a relevância do turismo sustentável para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar que, como futuros profissionais em diversas áreas, é essencial que eles compreendam a importância da sustentabilidade. Além disso, como turistas, eles têm o poder de promover a sustentabilidade escolhendo destinos turísticos responsáveis e adotando práticas de turismo sustentável.