Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreensão Geral do Sistema Endócrino: O objetivo principal é que os alunos adquiram uma compreensão sólida do que é o sistema endócrino, quais são os principais órgãos e glândulas que o compõem, e como ele funciona para regular as funções do corpo humano.
-
Conexões com Outros Sistemas: Os alunos devem ser capazes de entender e explicar como o sistema endócrino se conecta e interage com outros sistemas do corpo humano, como o sistema nervoso, circulatório e imunológico. Isso inclui a compreensão de como os hormônios são produzidos, transportados e afetam diferentes partes do corpo.
-
Identificação de Doenças e Desordens: Além disso, os alunos devem ser capazes de identificar algumas das principais doenças e desordens que podem afetar o sistema endócrino, e como elas podem impactar a saúde e o bem-estar geral.
Objetivos Secundários:
-
Estimulação do Pensamento Crítico: Durante o processo de aprendizagem, os alunos devem ser incentivados a pensar criticamente sobre como o sistema endócrino afeta suas próprias vidas e a importância de manter esse sistema saudável.
-
Desenvolvimento de Habilidades de Pesquisa: Os alunos devem ser incentivados a pesquisar mais sobre o sistema endócrino e as doenças relacionadas fora da sala de aula, a fim de aprofundar sua compreensão e desenvolver habilidades de pesquisa independente.
-
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando os alunos sobre os sistemas do corpo humano que já foram estudados, com foco especial no sistema nervoso e circulatório. Esta revisão é essencial para que os alunos possam estabelecer as conexões necessárias para entender o sistema endócrino. (3 - 5 minutos)
-
Apresentação de Situações-Problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema que estimulem a curiosidade dos alunos e os preparem para o conteúdo que será abordado na aula. Por exemplo, "Por que algumas pessoas têm um metabolismo mais rápido do que outras?" e "O que faz com que os adolescentes passem por mudanças físicas e emocionais tão significativas durante a puberdade?". (2 - 3 minutos)
-
Contextualização da Importância do Assunto: O professor deve explicar que o sistema endócrino é responsável por regular uma ampla variedade de funções do corpo humano, desde o crescimento e Desenvolvimento até o humor e o metabolismo. A compreensão deste sistema é crucial para entender como nosso corpo funciona e como podemos manter nossa saúde. (2 - 3 minutos)
-
Introdução ao Tópico: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o sistema endócrino. Por exemplo, "Você sabia que a glândula pituitária, que é do tamanho de uma ervilha, é conhecida como o 'mestre do corpo' porque controla outras glândulas endócrinas?" e "Você sabia que o hormônio do crescimento, que é produzido pela glândula pituitária, é o que faz com que cresçamos durante a infância e a adolescência?". (2 - 3 minutos)
-
Declaração dos Objetivos da Aula: Por fim, o professor deve declarar os Objetivos de aprendizagem da aula, dando uma visão geral do que os alunos devem ser capazes de fazer ou entender ao final da aula. (1 minuto)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade "Crie sua Própria Glândula" (10 - 12 minutos)
-
Descrição da Atividade: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel grande, marcadores coloridos, lápis de cor e post-its. Eles terão que desenhar e nomear uma "glândula endócrina" fictícia, criando uma história sobre ela, incluindo onde ela está localizada no corpo e o que ela faz (que hormônios produz, qual a sua função, etc.). Em seguida, terão que "anexar" post-its ao desenho, representando as "doenças" ou "desordens" que podem afetar essa glândula e como isso afetaria o corpo.
-
Passo a Passo:
- Cada grupo deve decidir um nome para sua glândula e criar uma história curta sobre ela.
- Em seguida, devem desenhar a glândula e a história no papel grande, usando os marcadores e lápis de cor.
- Por fim, devem adicionar os post-its, representando as doenças ou desordens que podem afetar a glândula e como isso impactaria o corpo.
-
-
Atividade "Jogo do Hormônio Perdido" (10 - 12 minutos)
-
Descrição da Atividade: Ainda em grupos, os alunos participarão de um jogo de tabuleiro personalizado. O tabuleiro terá um caminho que representa o corpo humano, com diferentes órgãos e glândulas espalhados pelo caminho. Cada glândula terá uma pergunta relacionada a ela, e se o grupo responder corretamente, eles avançam no jogo. O objetivo é chegar ao final do caminho, encontrando todas as glândulas e respondendo corretamente às perguntas.
-
Passo a Passo:
- O professor deve preparar com antecedência o tabuleiro do jogo, as perguntas e as peças para cada grupo.
- Cada grupo escolherá uma peça e a colocará no início do caminho no tabuleiro do jogo.
- O grupo que começa será determinado por um método de escolha pré-determinado.
- O professor fará a pergunta relacionada à primeira glândula no caminho. Se o grupo responder corretamente, eles avançam uma casa. Se responderem incorretamente, o professor explicará a resposta correta e nenhum movimento será feito.
- O jogo continua até que um grupo chegue ao final do caminho. Se o tempo permitir, os grupos podem jogar novamente, trocando as perguntas e as glândulas.
-
-
Discussão e Reflexão (3 - 5 minutos)
- Passo a Passo:
- Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar sua "glândula" e as doenças que afetam.
- O professor deve facilitar a discussão, fazendo perguntas para aprofundar a compreensão dos alunos sobre o sistema endócrino e como as doenças podem afetar o corpo.
- Finalmente, o professor deve resumir a discussão, destacando os principais pontos de aprendizado e como eles se relacionam com o conteúdo da aula.
- Passo a Passo:
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Discussão em Grupo (3 - 5 minutos)
- Descrição da Atividade: O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades. O objetivo é permitir que os alunos compartilhem suas ideias e aprendam uns com os outros.
- Passo a Passo:
- O professor deve selecionar aleatoriamente alguns grupos para compartilhar suas soluções ou conclusões com a classe.
- Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar, sendo incentivado a usar os desenhos e post-its feitos durante a atividade "Crie sua Própria Glândula" para auxiliar em sua apresentação.
- Durante as apresentações, os outros grupos devem prestar atenção e fazer perguntas, se necessário.
- O professor deve facilitar a discussão, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico e aprofundar o entendimento dos alunos sobre o sistema endócrino.
-
Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)
- Descrição da Atividade: Após as apresentações, o professor deve fazer um breve resumo, destacando as principais conexões entre as atividades realizadas e a teoria discutida no início da aula.
- Passo a Passo:
- O professor deve revisar os desenhos e post-its feitos pelos alunos durante a atividade "Crie sua Própria Glândula", e destacar como eles se relacionam com as glândulas reais do sistema endócrino.
- Em seguida, o professor deve revisar as perguntas e respostas do jogo "Jogo do Hormônio Perdido", e explicar como elas se conectam com a função das glândulas endócrinas e os hormônios que elas produzem.
- O professor deve reforçar a importância de entender o sistema endócrino para compreender como nosso corpo funciona e como podemos manter nossa saúde.
-
Reflexão Individual (3 - 5 minutos)
- Descrição da Atividade: Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Isso os ajudará a consolidar seu aprendizado e identificar quaisquer questões ou conceitos que ainda não tenham entendido completamente.
- Passo a Passo:
- O professor deve propor que os alunos fechem os olhos e pensem por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
- Após um minuto, o professor deve pedir que os alunos abram os olhos e compartilhem suas respostas. Eles podem fazer isso oralmente, se se sentirem confortáveis, ou por escrito, em um pedaço de papel que será coletado no final da aula.
- O professor deve agradecer aos alunos por sua participação e encorajá-los a continuar explorando o tópico fora da sala de aula, se estiverem interessados.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)
- Descrição da Atividade: O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a importância do sistema endócrino na regulação das funções do corpo humano. Além disso, deve ressaltar as principais glândulas e hormônios do sistema endócrino, bem como algumas das doenças e desordens relacionadas.
- Passo a Passo:
- O professor deve relembrar os alunos sobre as atividades realizadas e os conceitos discutidos, destacando as ideias-chave e os principais resultados.
- Deve-se também fazer referência às conexões estabelecidas entre o sistema endócrino e outros sistemas do corpo humano, como o sistema nervoso e circulatório.
- O professor deve concluir a recapitulação resumindo os Objetivos da aula e como eles foram alcançados.
-
Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos)
- Descrição da Atividade: O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria sobre o sistema endócrino com a prática das atividades realizadas. Deve-se explicar como a atividade "Crie sua Própria Glândula" permitiu aos alunos aplicar o conhecimento teórico de uma maneira criativa e como o jogo "Jogo do Hormônio Perdido" ajudou a reforçar o aprendizado de uma maneira divertida e interativa.
- Passo a Passo:
- O professor deve revisar brevemente as atividades realizadas, destacando como elas permitiram aos alunos explorar e aplicar o conhecimento teórico de uma maneira prática e envolvente.
- Deve-se enfatizar que a compreensão do sistema endócrino é essencial para entender como nosso corpo funciona e como podemos manter nossa saúde, e que as atividades realizadas ajudaram a reforçar esse entendimento de uma maneira significativa.
-
Sugestão de Materiais Extras (1 minuto)
- Descrição da Atividade: O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o sistema endócrino e as doenças e desordens relacionadas. Esses materiais podem incluir livros, documentários, sites de saúde confiáveis, jogos educativos online, entre outros.
- Passo a Passo:
- O professor deve compartilhar uma lista de materiais extras com os alunos, explicando brevemente o que cada um deles abrange e por que eles podem ser úteis. Por exemplo, um livro de biologia que explora o sistema endócrino em detalhes, um documentário que mostra o sistema endócrino em ação, um site de saúde que fornece informações confiáveis sobre doenças endócrinas, etc.
- Deve-se incentivar os alunos a explorar esses materiais fora da sala de aula, se estiverem interessados, e a compartilhar quaisquer descobertas ou insights na próxima aula.
-
Relevância do Assunto (1 minuto)
- Descrição da Atividade: Para finalizar, o professor deve ressaltar a importância do sistema endócrino na vida cotidiana dos alunos. Deve-se explicar como o bom funcionamento do sistema endócrino é crucial para a saúde e o bem-estar, e como o conhecimento sobre o sistema endócrino pode ajudar a entender e gerenciar melhor certos aspectos da vida, como o crescimento e o Desenvolvimento, o humor, o metabolismo, entre outros.
- Passo a Passo:
- O professor deve resumir brevemente os principais pontos sobre a importância do sistema endócrino, lembrando aos alunos que este sistema é responsável por regular uma ampla variedade de funções do corpo humano.
- Deve-se enfatizar que o conhecimento sobre o sistema endócrino pode ser aplicado em várias situações da vida cotidiana, como na compreensão de por que algumas pessoas têm mais dificuldade para perder peso do que outras, por que os adolescentes passam por mudanças físicas e emocionais tão significativas durante a puberdade, entre outros.