Entrar

Plano de aula de Pronome Reflexivos e Pronomes Relativos

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Pronome Reflexivos e Pronomes Relativos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Pronome Reflexivos e Pronomes Relativos

Palavras ChavePronomes Reflexivos, Pronomes Relativos, Metodologia Digital, Espanhol, Ensino Médio, Atividades Práticas, Vlog, Twitter, Quiz, Colaboração, Criatividade, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares ou Tablets, Acesso à Internet, Aplicativos de Edição de Vídeo, Contas de Twitter ou uso de Hashtags específicas, Plataformas de Quiz (Kahoot!, Quizizz), Projetor ou Tela para exibir vídeos e quizzes, Figurinos e cenários (opcionais), Trilhas sonoras (opcionais)
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos compreendam os objetivos específicos da aula, para que possam focar nos pontos cruciais do aprendizado. Isso também ajudará a orientar as atividades práticas e digitais que serão realizadas, garantindo que os alunos estejam engajados e cientes do que devem alcançar ao final da aula.

Objetivos principais:

1. Entender e aplicar corretamente os pronomes reflexivos e pronomes relativos em sentenças em espanhol.

2. Identificar pronomes reflexivos e pronomes relativos em frases e orações.

Objetivos secundários:

  1. Reconhecer a importância dos pronomes reflexivos e relativos na construção de textos e discursos em espanhol.
  2. Desenvolver autonomia no uso de ferramentas digitais para praticar e aprimorar o conhecimento em gramática do espanhol.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos compreendam os objetivos específicos da aula, para que possam focar nos pontos cruciais do aprendizado. Isso também ajudará a orientar as atividades práticas e digitais que serão realizadas, garantindo que os alunos estejam engajados e cientes do que devem alcançar ao final da aula.

Aquecendo

Para aquecer os alunos e introduzir o tema dos pronomes reflexivos e pronomes relativos, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante ou curioso sobre esses pronomes em espanhol. Dê a eles alguns minutos para realizarem a pesquisa e, em seguida, peça para que compartilhem o que encontraram com a turma. Isso não apenas engajará os alunos, mas também começará a consolidar o conhecimento prévio que eles já devem ter estudado em casa.

Reflexões Iniciais

1. Qual a diferença entre pronomes reflexivos e pronomes relativos?

2. Em que tipos de frases costumamos usar pronomes reflexivos?

3. Por que é importante utilizar pronomes relativos corretamente em uma sentença?

4. Alguém pode dar um exemplo de frase usando um pronome reflexivo? E um pronome relativo?

5. Como a utilização correta desses pronomes pode melhorar nossa comunicação em espanhol?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar e consolidar seus conhecimentos sobre pronomes reflexivos e relativos em atividades práticas e contextuais. Ao trabalhar em grupo e utilizar tecnologias, os alunos desenvolvem habilidades de colaboração, criatividade e autonomia, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Vlog dos Pronomes

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Aplicar pronomes reflexivos e relativos em um contexto real e criativo, promovendo a prática oral e escrita em espanhol de forma descontraída.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar um vlog (video blog) onde explicam e exemplificam o uso de pronomes reflexivos e pronomes relativos. Para isso, utilizarão seus celulares para gravar vídeos em pequenos grupos de até 5 pessoas. Eles podem escolher um tema contextualizado com a vida moderna, como uma rotina diária, uma viagem ou uma história fictícia, e incorporar os pronomes reflexivos e relativos na narração.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Peça para cada grupo escolher um tema para o vlog que seja relevante para a vida cotidiana ou interessante para os alunos.

  • Solicite que eles utilizem pronomes reflexivos e relativos nas descrições e diálogos de seu vlog.

  • Os alunos devem usar seus celulares para gravar os vídeos, podendo editar e adicionar efeitos através de aplicativos de edição de vídeo.

  • Incentive a criatividade, permitindo o uso de figurinos, cenários e trilhas sonoras.

  • Dê um tempo limite para a gravação e edição do vídeo.

  • Após a conclusão, cada grupo deve apresentar seu vlog para a turma, explicando onde e como utilizaram os pronomes reflexivos e relativos.

Atividade 2 -  Tweetando com Pronomes

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Utilizar pronomes reflexivos e relativos em uma plataforma moderna e dinâmica, praticando a escrita e a construção de narrativas concisas em espanhol.

- Descrição: Os alunos utilizarão o Twitter para criar uma série de tweets que expliquem e exemplifiquem o uso de pronomes reflexivos e relativos. Cada grupo receberá um tema específico e deverá postar uma sequência de tweets conectados, criando uma pequena história ou narrativa que faça uso de pronomes reflexivos e relativos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo um tema específico (por exemplo: um dia na escola, uma viagem, um evento esportivo).

  • Peça para que criem uma conta de Twitter compartilhada para o grupo, ou utilizem contas pessoais com uma hashtag específica da turma.

  • Instruam os alunos a criarem uma série de tweets conectados, onde cada tweet deve incluir pelo menos um pronome reflexivo ou relativo.

  • Os grupos devem revisar e comentar os tweets uns dos outros, corrigindo eventuais erros e oferecendo feedback construtivo.

  • Após a conclusão, cada grupo deve apresentar sua sequência de tweets para a turma, explicando como e por que utilizaram os pronomes escolhidos.

Atividade 3 -  Game Show dos Pronomes

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre pronomes reflexivos e relativos através de uma atividade competitiva e interativa, promovendo o engajamento e a colaboração.

- Descrição: Organize um game show estilo quiz usando uma plataforma online como Kahoot! ou Quizizz, onde os alunos competem em grupos para responder perguntas sobre pronomes reflexivos e relativos. As perguntas serão de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e completar a frase, todas focadas no uso adequado destes pronomes em espanhol.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Prepare um quiz utilizando uma plataforma como Kahoot! ou Quizizz, com perguntas variadas sobre pronomes reflexivos e relativos.

  • Explique as regras do jogo para os alunos: cada grupo deve escolher um nome e um porta-voz para responder às perguntas.

  • Projete o quiz no quadro ou tela, e peça para que os alunos utilizem seus celulares ou computadores para acessar a plataforma e responder às perguntas.

  • Incentive a participação ativa e a colaboração dentro dos grupos, permitindo discussões rápidas antes de cada resposta.

  • Ao final do quiz, revele as respostas corretas e discuta os erros mais comuns encontrados, reforçando o aprendizado.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado colaborativo, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências, compartilhem insights e recebam feedback construtivo de seus pares. Isso não só reforça o conteúdo aprendido, como também desenvolve habilidades de comunicação, trabalho em equipe e autoavaliação.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo ️

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Explique que a intenção da discussão é compartilhar as experiências e aprendizados de cada grupo.
  2. Compartilhamento: Peça para que cada grupo apresente brevemente seu vlog, sequência de tweets ou resultado do quiz, destacando os pontos-chave de aprendizado e os pronomes reflexivos e relativos utilizados.
  3. Aprendizado: Incentive os alunos a falarem sobre os desafios que encontraram e como os superaram, bem como qualquer insight que tiveram sobre o uso dos pronomes reflexivos e relativos no espanhol.
  4. Conclusão: Resuma os pontos principais discutidos e reforce a importância do uso correto dos pronomes reflexivos e relativos na comunicação.

Reflexões

1.Como o uso dos pronomes reflexivos e relativos ajudou a tornar suas histórias mais claras e coesas? 2.Que dificuldades vocês encontraram ao tentar aplicar os pronomes reflexivos e relativos corretamente? 3.Que dicas vocês dariam para alguém que está começando a aprender sobre pronomes reflexivos e relativos em espanhol?

Feedback 360°

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, seguindo as seguintes diretrizes:

  1. Seja Específico: Cada aluno deve apontar aspectos específicos do trabalho de seus colegas que foram bem executados e aqueles que podem ser melhorados.
  2. Seja Respeitoso: Garanta que todos os comentários sejam feitos de forma educada e encorajadora.
  3. Seja Construtivo: Incentive os alunos a oferecerem sugestões práticas para melhorias futuras.
  4. Feedback Positivo: Peça para cada aluno destacar algo positivo que seu colega trouxe para o trabalho em equipe.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os aprendizados principais, conectando-os ao mundo real e reforçando sua importância prática. Isso ajuda os alunos a internalizarem o conteúdo de forma significativa, destacando como esses conhecimentos podem ser aplicados em seu dia a dia e na comunicação digital.

Resumo

Resumo: Imagine que os pronomes reflexivos e relativos são os super-heróis das frases em espanhol! 隸‍♂️隸‍♀️ Os pronomes reflexivos, como 'me', 'te', 'se', entre outros, são aqueles que voltam a ação ao sujeito da frase. Já os pronomes relativos, como 'que', 'quien', 'cuyo', conectam ideias e dão continuidade às informações. Ao longo da aula, exploramos como esses heróis gramaticais tornam nossas comunicações mais claras e coesas através de vlogs , tweets  e quizzes interativos .

No Mundo

No Mundo: No contexto moderno, onde a comunicação digital é a chave, dominar os pronomes reflexivos e relativos é crucial! Seja escrevendo nas redes sociais, criando conteúdo de vídeo ou simplesmente dialogando em um chat, o uso correto desses pronomes reflete uma comunicação eficiente e bem articulada, essencial no mundo interconectado de hoje.

Na Prática

Aplicações: Entender e usar pronomes reflexivos e relativos corretamente faz toda a diferença ao escrever um post no Instagram, criar um vídeo no TikTok ou até mesmo em uma entrevista de emprego em espanhol. Eles ajudam a construir mensagens claras, coesas e profissionalmente adequadas, facilitando a expressão de ideias de forma mais rica e precisa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies