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Plano de aula de Brasil Era Vargas: Governo Constitucional

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Brasil Era Vargas: Governo Constitucional

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brasil Era Vargas: Governo Constitucional

Palavras ChaveBrasil Era Vargas, Governo Constitucional, Nacional-desenvolvimentismo, Redes sociais, História, Engajamento, Pensamento crítico, Atividades práticas, Storytelling, Campanha digital, Influenciadores digitais, Quiz interativo
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Acesso a plataformas de redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook), Ferramentas de edição digital (Canva, Adobe Spark), Aplicativos de edição de vídeo (iMovie, Kinemaster), Acesso a plataformas de quiz interativas (Kahoot!, Quizizz)
Códigos BNCCEM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.; EM13CHS602: Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade estabelecer clareza sobre o que se espera que os alunos aprendam nesta aula, alinhando as atividades práticas com os objetivos de compreensão e análise profunda do segundo governo de Getúlio Vargas, suas políticas nacional-desenvolvimentistas e o impacto dessas ações no Brasil. A definição dos objetivos permite que os alunos saibam exatamente o que será abordado e quais habilidades serão desenvolvidas, facilitando um engajamento mais efetivo com o conteúdo.

Objetivos principais:

1. Compreender as principais ações e políticas do segundo governo de Getúlio Vargas, com foco no nacional-desenvolvimentismo.

2. Analisar o contexto histórico do Brasil durante o governo constitucional de Vargas e seus impactos econômicos e sociais.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar as políticas de Vargas com eventos contemporâneos e contextos atuais, como o uso das redes sociais para disseminação de políticas econômicas.
  2. Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao comparar diferentes fontes de informação sobre o período histórico.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade preparar os alunos para o tema da aula, ativando conhecimentos prévios e motivando-os através de uma atividade interativa. Ao buscar fatos interessantes e discutir em grupo, os alunos começam a contextualizar o conteúdo histórico com o uso de tecnologias digitais, estimulando o pensamento crítico e o engajamento ativo desde o início.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre o segundo governo de Getúlio Vargas, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o período de 1951 a 1954 no Brasil, focando nas políticas de nacional-desenvolvimentismo. Cada aluno deve compartilhar o fato encontrado em pequenos grupos. Este exercício inicial servirá para ativar o conhecimento prévio e engajar os alunos imediatamente com o tema.

Reflexões Iniciais

1. O que significava a política de nacional-desenvolvimentismo no contexto do governo de Getúlio Vargas?

2. Como a eleição democrática de Vargas em 1950 influenciou suas políticas econômicas e sociais?

3. Quais foram os principais desafios enfrentados pelo governo de Vargas durante este período?

4. De que maneira as políticas do governo Vargas impactaram a economia brasileira?

5. Conseguem identificar alguma prática ou política atual que lembra as ações do governo Vargas?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma oportunidade de se aprofundarem no tema do segundo governo de Getúlio Vargas por meio de atividades práticas e interativas, permitindo uma compreensão ativa e contextualizada das políticas de nacional-desenvolvimentismo e seus impactos. Utilizando tecnologias digitais e metodologias criativas, busca-se engajar os alunos de maneira dinâmica, fortalecendo suas habilidades de pensamento crítico, síntese e comunicação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Storytelling de Getúlio: Uma Campanha Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar uma compreensão mais profunda sobre as políticas do segundo governo de Vargas e como elas poderiam ser comunicadas no contexto das redes sociais modernas.

- Descrição: Os alunos irão criar uma campanha digital simulando como seria o uso de redes sociais por Getúlio Vargas durante seu segundo governo. Utilizando plataformas como Instagram, Twitter e Facebook, os grupos devem desenvolver postagens, stories e tweets que refletiriam as políticas de nacional-desenvolvimentismo, discursos e principais ações de seu governo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma plataforma de rede social (Instagram, Twitter ou Facebook).

  • Os grupos devem pesquisar e selecionar fatos importantes, discursos e ações do segundo governo de Vargas que serão transformados em postagens.

  • Utilizem ferramentas de edição digital como Canva, Adobe Spark ou similares para criar conteúdo visual e textual.

  • Cada grupo deve criar pelo menos 5 postagens, incluindo textos, imagens, vídeos ou stories, que seriam típicos de uma campanha política digital.

  • Os alunos devem apresentar suas campanhas para a turma ao final, explicando a escolha do conteúdo e sua relevância histórica.

Atividade 2 - Influenciadores da História: A Jornada de Vargas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Permitir que os alunos contextualizem e expliquem de maneira criativa e dinâmica as políticas do governo Vargas, desenvolvendo habilidades de síntese e comunicação.

- Descrição: Os alunos desempenharão o papel de influenciadores digitais que precisam criar um conteúdo explicativo sobre as políticas de nacional-desenvolvimentismo de Getúlio Vargas. Cada grupo deve criar um vídeo curto (3-5 minutos) como se fossem youtubers explicando aspectos importantes do governo de Vargas, utilizando ferramentas de edição de vídeo e plataformas como YouTube ou TikTok.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um aspecto específico da política de nacional-desenvolvimentismo para abordar (por exemplo, industrialização, criação da Petrobras, etc.).

  • Os grupos devem preparar um roteiro detalhado para o vídeo, incluindo pontos chave a serem discutidos.

  • Utilizem smartphones ou computadores para filmar e editar o vídeo, utilizando aplicativos como iMovie, Kinemaster ou similares.

  • Os vídeos devem ser criativos, informativos e podem incluir encenações, entrevistas fictícias e gráficos explicativos.

  • Cada grupo apresentará seu vídeo para a turma e discutirá o impacto das políticas abordadas.

Atividade 3 - Jogo da Economia Vargas: Um Quiz Interativo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar e testar os conhecimentos dos alunos sobre o segundo governo de Vargas de forma interativa e lúdica, incentivando a colaboração e o pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos participarão de um quiz interativo sobre as políticas econômicas do segundo governo de Vargas, utilizando ferramentas como Kahoot! ou Quizizz. O quiz será composto de perguntas contextualizadas que abordarão desde ações de governo até impactos econômicos e sociais. Os grupos competem para testar e aprofundar seus conhecimentos de forma divertida.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Prepare um quiz no Kahoot! ou Quizizz com perguntas sobre o segundo governo de Vargas, focando nas políticas de nacional-desenvolvimentismo e seus impactos.

  • Os alunos devem usar seus celulares ou computadores para participar do quiz.

  • Explique as regras do quiz e incentive a competição saudável entre os grupos.

  • Durante o quiz, incentive debates rápidos sobre cada pergunta, permitindo que os grupos expliquem suas respostas.

  • Após o quiz, avalie os resultados com a turma e discuta os pontos mais desafiadores ou interessantes levantados pelas perguntas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos através da troca de experiências e reflexões sobre as atividades realizadas. A discussão em grupo permite uma avaliação coletiva do conhecimento adquirido, enquanto o feedback 360° promove o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, além de fortalecer o espírito colaborativo entre os alunos.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos onde os grupos compartilhem o que aprenderam ao realizar as atividades e suas principais conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

Convide cada grupo a expor brevemente suas campanhas digitais e vídeos criados, ressaltando os principais aspectos das políticas de nacional-desenvolvimentismo de Vargas que abordaram. Peça que cada grupo explique suas escolhas de conteúdo e a relevância histórica das mesmas. Incentive a turma a fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos colegas, promovendo uma troca saudável de opiniões e reflexões críticas sobre o período histórico estudado.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios encontrados ao tentar traduzir as políticas de Vargas para o formato digital? 2. Como vocês avaliam a importância do nacional-desenvolvimentismo para o desenvolvimento econômico do Brasil naquele período? 3. Vocês conseguem identificar semelhanças ou diferenças entre as políticas de nacional-desenvolvimentismo do governo Vargas e as políticas econômicas atuais do Brasil?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Instrua a turma a seguir estas orientações para que o feedback seja construtivo e respeitoso:

Comece destacando pontos fortes e contribuições valiosas de cada colega durante a atividade. Ofereça sugestões de melhoria de modo específico e gentil, focando em aspectos como colaboração, criatividade e clareza nas apresentações. Encerre agradecendo ao colega pelas contribuições e pelo esforço aplicado na atividade.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

 A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos de maneira dinâmica e divertida, conectando o conteúdo histórico com a realidade atual. Ao resumir os principais pontos da aula e destacar a pertinência do tema no mundo moderno, busca-se fechar a aula com uma reflexão crítica e prática, ajudando os alunos a enxergarem a relevância contínua do conhecimento adquirido. 邏

Resumo

✨ Vamos embarcar em uma máquina do tempo digital! Durante a aula, os alunos exploraram o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) através de campanhas digitais e vídeos, como se Vargas fosse um influenciador das redes sociais. Eles criaram postagens para Instagram, Twitter e Facebook, discutiram políticas de nacional-desenvolvimentismo e participaram de um quiz interativo para reforçar seus conhecimentos. 

No Mundo

 As políticas de nacional-desenvolvimentismo de Vargas podem ser vistas de forma semelhante às políticas econômicas modernas que buscam fortalecer a indústria nacional e a independência econômica. Hoje em dia, o uso de redes sociais como ferramenta de comunicação de governantes se tornou vital, assim como foi simulado nas atividades. Isso mostra a importância da adaptação das estratégias de comunicação ao contexto atual. 

Na Prática

 Entender as políticas de Vargas e suas estratégias econômicas é crucial para compreender a evolução econômica do Brasil e como certas abordagens governamentais continuam a influenciar as decisões políticas e econômicas atuais. Essas compreensões podem ser aplicadas na análise de políticas contemporâneas e no desenvolvimento de um pensamento crítico sobre as ações governamentais modernas. 

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