Entrar

Plano de aula de Brasil Nova República: Governo Fernando Collor

História

Original Teachy

'EM13CHS205'

Brasil Nova República: Governo Fernando Collor

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil Nova República: Governo Fernando Collor

Palavras ChaveFernando Collor, Governo Collor, hiperinflação, Plano Collor, confisco das poupanças, instabilidade econômica, políticas desenvolvimentistas, crise econômica, impacto social, análise crítica, debate, simulação, mídia, consequências econômicas
Materiais NecessáriosAcesso à internet para pesquisa, Recortes de jornais e revistas da época, Computadores ou tablets para apresentações, Projetor para exibir apresentações, Papel e canetas para anotações e criação de jornais fictícios
Códigos BNCCEM13CHS205: Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.; EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base sólida de compreensão do que será discutido ao longo da aula. Ao definir claramente o que se espera dos alunos, eles podem direcionar seu foco para os aspectos mais importantes do governo Collor. Esta seção também serve para alinhar as expectativas do professor com os resultados de aprendizagem desejados, garantindo uma abordagem eficaz e direcionada durante as atividades práticas.

Objetivos principais:

1. Explorar e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o governo de Fernando Collor, focando nos desafios enfrentados, como a crise inflacionária e as políticas desenvolvimentistas.

2. Analisar a instabilidade econômica durante o governo Collor e suas consequências a longo prazo para o Brasil, com ênfase nas decisões controversas e seus impactos sociais e políticos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas de análise e interpretação de eventos históricos, permitindo aos alunos formar opiniões embasadas e contextualizadas.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e reativar seu conhecimento prévio sobre o governo Collor, utilizando situações problema que os fazem pensar criticamente e aplicar o que estudaram em casa. A contextualização, por sua vez, ajuda a estabelecer a relevância do tema, conectando-o com eventos reais e consequências tangíveis, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda e aplicada durante as atividades da aula.

Situações Problema

1. Imagine que vocês são conselheiros econômicos no governo Collor durante a crise inflacionária. Quais seriam suas sugestões para controlar a inflação e recuperar a economia do país?

2. O governo Collor implementou um plano de confisco de poupanças em 1990. Como vocês acreditam que essa ação impactou a confiança dos cidadãos no governo e na economia brasileira?

Contextualização

O governo de Fernando Collor, que se iniciou em 1990, foi marcado por diversos desafios econômicos e políticos, incluindo a hiperinflação e a implementação de medidas controversas. O confisco das poupanças em 1990, uma tentativa de conter a inflação, gerou reações intensas da população e teve impactos duradouros na confiança dos brasileiros no sistema financeiro e político. Esses eventos não apenas moldaram a economia brasileira da época, mas também influenciaram as futuras políticas econômicas do país.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem, de forma prática e interativa, os conhecimentos adquiridos sobre o governo Collor. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, eles exploram profundamente os desafios enfrentados durante esse período, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico, colaboração e análise. Cada atividade proposta visa não só solidificar o entendimento dos alunos sobre o conteúdo estudado, mas também fomentar discussões significativas e reflexões sobre os impactos históricos e sociais das políticas de Collor.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Missão Collor: Controlar a Inflação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e aplicar conhecimentos sobre as políticas econômicas de Fernando Collor para controlar a inflação, desenvolvendo habilidades de análise crítica e tomada de decisão.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e assumirão o papel de conselheiros econômicos no governo Collor. Eles deverão criar e apresentar um plano de ação para controlar a hiperinflação que assolava o Brasil na década de 1990, considerando a aplicação de medidas como o Plano Collor I e II, além de discutir possíveis impactos sociais e econômicos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Cada grupo deve pesquisar brevemente sobre o Plano Collor I e II, analisando seus objetivos e resultados.

  • Com base na pesquisa, cada grupo deve desenvolver um novo plano de ação econômica que poderia ter sido implementado para controlar a inflação, considerando a situação do Brasil naquela época.

  • Preparem uma apresentação de 15 minutos para explicar o plano proposto, justificando as escolhas e discutindo possíveis críticas e desafios.

Atividade 2 - O Confisco das Poupanças e suas Consequências

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar os efeitos do confisco das poupanças na sociedade brasileira e desenvolver empatia e compreensão mútua entre os diferentes setores afetados.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, farão uma simulação do impacto do confisco das poupanças implementado por Collor em 1990. Eles deverão representar diferentes setores da sociedade (banqueiros, empresários, trabalhadores e governo) e discutir como cada grupo foi afetado pelos eventos, além de buscar soluções para minimizar os impactos negativos.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos, cada um representando um setor da sociedade.

  • Distribua informações sobre o confisco das poupanças e seus efeitos esperados em cada grupo.

  • Permita que cada grupo discuta internamente por 30 minutos o impacto e possíveis soluções.

  • Realize um debate entre os grupos, onde cada um apresenta suas conclusões e soluções para os outros setores.

  • Conduza uma reflexão final sobre as soluções propostas e os impactos reais do confisco.

Atividade 3 - Collor e a Mídia: Uma Análise de Imagem

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender o papel da mídia na formação de opinião e imagem política, e desenvolver habilidades de análise crítica de fontes visuais e textuais.

- Descrição: Os alunos, agrupados, realizarão uma análise crítica das imagens e notícias veiculadas pela mídia durante o governo Collor. Eles deverão discutir como essas representações afetaram a percepção pública do presidente e como poderiam ter sido diferentes. A atividade incluirá a criação de um jornal de época fictício.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Forneça a cada grupo uma seleção de imagens e notícias da época do governo Collor.

  • Peça que analisem como essas imagens e notícias podem ter moldado a visão pública do presidente.

  • Incentive os alunos a criar uma capa de jornal fictícia que represente uma perspectiva alternativa ou melhorada da imagem de Collor.

  • Cada grupo apresenta sua capa e justifica as escolhas editoriais.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de Retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas ao longo da aula. Por meio da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de ouvir e considerar diferentes perspectivas, o que enriquece sua compreensão do tema. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que os objetivos de aprendizado tenham sido alcançados de maneira eficaz e abrangente.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e conclusões das atividades realizadas. É importante que o professor circule entre os grupos, ouvindo atentamente e fazendo perguntas que estimulem reflexões mais profundas. Após cada grupo ter apresentado, o professor pode facilitar uma discussão aberta, incentivando os alunos a comparar diferentes perspectivas e soluções propostas pelos grupos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios enfrentados pelo governo Collor durante a implementação de suas políticas econômicas e sociais?

2. Como as medidas adotadas por Collor, como o confisco das poupanças, impactaram a confiança da população no governo e na economia?

3. Que lições podem ser tiradas do governo Collor para o entendimento da relação entre política econômica e desenvolvimento social?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos tópicos discutidos, além de entender as implicações práticas e éticas dos eventos estudados. Esta etapa serve para reforçar o aprendizado, conectando todas as peças discutidas durante a aula e preparando os alunos para reflexões mais profundas sobre o impacto do passado no presente.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre o governo de Fernando Collor, destacando os desafios enfrentados, como a hiperinflação e as políticas econômicas controversas, como o confisco das poupanças. Deve-se enfatizar também as consequências dessas ações na economia brasileira e na confiança pública.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades que simularam situações reais do governo Collor, permitindo aos alunos aplicar teoricamente o conhecimento adquirido em casa. Isso foi feito através de debates, planos de ação econômica e análises críticas, proporcionando uma compreensão mais profunda das teorias econômicas e políticas discutidas.

Fechamento

Para encerrar, é importante destacar a relevância do estudo do governo Collor, não apenas como um capítulo crucial da história política e econômica do Brasil, mas também como uma lição sobre as consequências de políticas mal planejadas e a importância de um pensamento crítico e ético na tomada de decisões que afetam milhões de pessoas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies