Entrar

Plano de aula de Revolução Russa: da Queda do Czar ao Processo Revolucionário

História

Original Teachy

'EF09HI10'

Revolução Russa: da Queda do Czar ao Processo Revolucionário

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Revolução Russa: da Queda do Czar ao Processo Revolucionário

Palavras ChaveRevolução Russa, Czar Nicolau II, Primeira Guerra Mundial, Ascensão do Comunismo, Atividades interativas, Análise crítica, Simulações históricas, Papel da mídia, Desenvolvimento de habilidades, Discussão em grupo, Contextualização histórica
Materiais NecessáriosCartas de eventos, Pacotes de informações, Layouts de jornal em branco, Material para escrita (canetas, lápis, papel), Cópias de artigos e cartas históricas, Perfis de figuras históricas, Documentos para negociações simuladas
Códigos BNCCEF09HI10: Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.; EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).; EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara sobre o que os alunos devem absorver e aplicar durante a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta os estudantes a focarem nos aspectos fundamentais da Revolução Russa, garantindo que compreendam os antecedentes, as causas e as consequências do evento. Esta clareza inicial é essencial para direcionar as discussões e atividades subsequentes e para assegurar que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido de maneira eficaz.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever os antecedentes que contribuíram para a Revolução Russa, incluindo a queda do czar, a ascensão do comunismo e o impacto da Primeira Guerra Mundial.

2. Analisar criticamente os desdobramentos do processo revolucionário, destacando as principais figuras e eventos que moldaram o novo panorama político e social na Rússia.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica em relação a fontes históricas e diferentes pontos de vista sobre a Revolução Russa.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e ativar o conhecimento prévio adquirido sobre a Revolução Russa. As situações problema incentivam os estudantes a pensar criticamente e a aplicar o que aprenderam de forma prática, enquanto a contextualização ajuda a conectar os eventos históricos com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do conteúdo. Essa etapa prepara o terreno para uma compreensão mais profunda e significativa dos eventos que serão explorados em detalhe durante a aula.

Situações Problema

1. Suponha que vocês são conselheiros do último czar da Rússia, Nicolau II, enfrentando crescentes pressões internas e externas durante a Primeira Guerra Mundial. Como vocês aconselhariam o czar a lidar com os desafios políticos e sociais que eventualmente levariam à sua queda e à Revolução Russa?

2. Imagine que você é um jornalista russo em 1917. Como você descreveria o ambiente político e social do país, considerando o descontentamento popular, os efeitos da guerra e as crescentes atividades revolucionárias?

Contextualização

A Revolução Russa não foi apenas um movimento político, mas uma transformação social de grande magnitude. Para entender completamente suas consequências, é importante contextualizar os eventos que a antecederam. Por exemplo, examinar a situação econômica precária do Império Russo, a crescente insatisfação com o autoritarismo czarista e os efeitos da Primeira Guerra Mundial na população russa é essencial. Curiosidades, como o uso de pseudônimos por líderes revolucionários para evitar perseguição, adicionam um aspecto humano e intrigante à narrativa.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem o conhecimento prévio sobre a Revolução Russa de maneira prática e interativa. Através das atividades propostas, os estudantes poderão explorar os diferentes aspectos do conflito e suas consequências de forma engajadora e contextualizada, desenvolvendo habilidades de análise crítica, trabalho em equipe e argumentação. Cada atividade é desenhada para imergir os alunos nos dilemas e contextos da época, permitindo uma aprendizagem mais profunda e memorável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Czar por um Dia

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender os desafios enfrentados pelo czar Nicolau II e como suas decisões influenciaram os eventos que levaram à Revolução Russa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará um conselho de ministros do czar Nicolau II da Rússia. Eles deverão enfrentar dilemas e decisões que o czar teve que tomar durante a Primeira Guerra Mundial, que eventualmente levaram à Revolução. Cada grupo receberá um conjunto de cartas que representam diferentes eventos, como a entrada na guerra, a gestão econômica e as crescentes demandas por reformas políticas. Os alunos deverão discutir e decidir qual seria a melhor ação para o czar em cada situação, considerando os possíveis impactos futuros.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as cartas de eventos para cada grupo.

  • Peça que cada grupo discuta e tome decisões sobre como o czar poderia reagir a cada evento, considerando as cartas recebidas.

  • Cada grupo deve apresentar suas decisões e os motivos por trás delas para a classe.

  • Realize uma discussão final para comparar e debater as diferentes abordagens e suas consequências.

Atividade 2 - Jornalistas da Revolução

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar o papel da mídia na Revolução Russa e desenvolver habilidades de escrita e análise crítica de fontes.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de jornalistas russos em 1917. Eles devem produzir um jornal que descreva os eventos que levaram à Revolução Russa. Cada grupo receberá um pacote de informações que inclui notícias reais da época, cartas de figuras históricas e resumos de eventos. Utilizando esses materiais, os alunos devem escrever artigos, editoriais e entrevistas que reflitam o clima político e social da Rússia naquele momento.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os pacotes de informações para cada grupo.

  • Oriente os alunos a utilizarem os materiais para redigir conteúdo para o jornal.

  • Cada grupo deve montar um layout básico de jornal, incluindo manchetes, artigos e imagens.

  • Finalize com a apresentação dos jornais para a classe, seguido de uma breve discussão sobre o conteúdo produzido.

Atividade 3 - Conferência Revolucionária

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender as dinâmicas políticas e os diferentes interesses envolvidos na Revolução Russa, além de promover habilidades de negociação e argumentação.

- Descrição: Esta atividade simula uma conferência em que os principais líderes revolucionários russos e membros do governo czarista estão presentes. Os alunos, representando diferentes figuras históricas, deverão discutir e negociar a transição de poder e os rumos políticos e sociais da Rússia. Cada grupo receberá um perfil de uma figura histórica e seus objetivos políticos. O objetivo é chegar a um acordo que satisfaça as partes envolvidas, refletindo o equilíbrio de poderes após a Revolução.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos, cada grupo representando uma figura histórica diferente.

  • Distribua os perfis das figuras históricas e seus objetivos para cada grupo.

  • Inicie a conferência com uma breve introdução sobre o contexto da Revolução Russa.

  • Permita que cada grupo faça sua apresentação e participe das negociações.

  • Conclua com a redação de um documento final que represente os acordos alcançados.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado adquirido durante a aula, permitindo que os alunos articulem e compartilhem suas descobertas e perspectivas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos eventos históricos ao confrontar diferentes interpretações e soluções apresentadas pelos colegas. Além disso, esta etapa promove a habilidade de argumentação e a capacidade de refletir criticamente sobre o impacto das ações individuais e coletivas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe os principais desafios que enfrentou durante as atividades e as conclusões alcançadas. É importante que o docente estimule os alunos a refletir sobre como as decisões tomadas pelos diferentes grupos poderiam ter impactado o curso da história, reforçando a importância do contexto histórico e das decisões individuais e coletivas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os fatores mais influentes na decisão do czar Nicolau II que vocês representaram?

2. Como a mídia, representada pelos jornalistas, moldou a percepção pública dos eventos da Revolução Russa?

3. Que aprendizados sobre negociação e política vocês podem aplicar em situações contemporâneas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos temas discutidos, vinculando a teoria à prática e destacando a relevância do estudo da Revolução Russa para o entendimento de questões atuais. Além disso, serve para reforçar a memória dos estudantes e encorajá-los a refletir sobre as implicações mais amplas do que aprenderam em suas próprias vidas e no mundo ao seu redor.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais eventos discutidos, desde a queda do czar Nicolau II até a ascensão do comunismo, destacando a influência da Primeira Guerra Mundial e as reações internas. Deve-se recapitular as decisões tomadas pelos alunos nas atividades, conectando-as com os desdobramentos reais da Revolução Russa.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática ao permitir que os alunos, através de simulações e discussões, aplicassem o conhecimento teórico sobre a Revolução Russa em cenários simulados, como conselheiros do czar ou jornalistas da época. Essa abordagem prática ajudou a solidificar a compreensão dos eventos históricos e suas implicações.

Fechamento

A importância da Revolução Russa não está limitada ao seu impacto histórico, mas também em lições que podem ser aplicadas a eventos contemporâneos. Compreender como decisões políticas e sociais podem afetar drasticamente o curso de uma nação é crucial, especialmente em um mundo interconectado e politicamente complexo como o atual.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies