Plano de Aula | Metodologia Teachy | Revolução Francesa: Monarquia Constitucional, Convenção Nacional e Diretório
Palavras Chave | Revolução Francesa, Monarquia Constitucional, Convenção Nacional, Diretório, História, Ensino Médio, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Redes Sociais, Aprendizagem Ativa, Criação de Conteúdo, Engajamento, Colaboração, Pensamento Crítico, Geopolítica Europeia |
Materiais Necessários | Celulares ou computadores com acesso à internet, Plataforma de simulação de rede social (Google Classroom ou similar), Aplicativos de gravação de áudio (Audacity ou apps de gravação de voz), Aplicativos de criação de jogos de estratégia (Scratch ou similar), Material de pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis), Contas de rede social fictícias, Recursos visuais e gráficos (imagens, vídeos, memes históricos), Efeitos sonoros e músicas para podcasts |
Códigos BNCC | EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
Esta etapa tem o objetivo de fornecer uma visão geral clara do que será abordado na aula, estabelecendo as expectativas e focos principais para o aprendizado. Os objetivos estão direcionados para garantir que os alunos compreendam a Revolução Francesa de maneira abrangente e contextualizada, focando nos eventos cruciais e suas consequências duradouras para a Europa.
Objetivos principais:
1. Contextualizar o processo histórico que levou à Revolução Francesa, enfatizando seus antecedentes e motivações.
2. Identificar e analisar os principais períodos da Revolução Francesa: Monarquia Constitucional, Convenção Nacional e Diretório.
3. Compreender o impacto da Revolução Francesa na política, ciência e geopolítica europeia pós-revolução.
Objetivos secundários:
- Estimular a capacidade crítica dos alunos sobre as transformações sócio-políticas decorrentes da Revolução Francesa.
- Promover a habilidade de comparar contextos históricos passados com a atualidade.
Introdução
Duração: 15 a 20 minutos
Esta etapa inicial visa introduzir o tema da Revolução Francesa de maneira instigante e participativa, utilizando recursos digitais para tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado na realidade dos alunos. O uso dos celulares para a busca de fatos interessantes promove o engajamento e a curiosidade, enquanto as perguntas chave estimulam um debate inicial que estabelece um terreno sólido para as atividades práticas que se seguirão.
Aquecendo
Para iniciar a aula sobre a Revolução Francesa, comece destacando que este evento foi um dos mais importantes da história europeia, marcando o fim do Antigo Regime e a ascensão de novas ideias sobre liberdade, igualdade e fraternidade. Em seguida, instrua os alunos a utilizarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a Revolução Francesa. Peça que compartilhem esse fato com a turma, ajudando a enriquecer o contexto e despertar a curiosidade de todos.
Reflexões Iniciais
1. Quais foram as principais causas da Revolução Francesa?
2. Como a Monarquia Constitucional se diferenciava da monarquia absolutista que a precedeu?
3. O que marcou o período da Convenção Nacional e quais foram suas principais realizações?
4. Quais foram os desafios e problemas enfrentados pelo Diretório?
5. Como a Revolução Francesa impactou outras nações europeias e o cenário geopolítico da época?
6. De que maneiras as ideias revolucionárias influenciaram a ciência e a política no período posterior à revolução?
Desenvolvimento
Duração: 60 a 70 minutos + 10 a 15 minutos para explicação inicial
A finalidade desta etapa é promover o aprendizado ativo e colaborativo por meio de atividades criativas e envolventes que utilizam tecnologias digitais. As atividades propostas incentivam os alunos a aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira prática e contextualizada, tornando o aprendizado mais significativo e conectado com a realidade moderna.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores da Revolução
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Utilizar a dinâmica das redes sociais para aproximar os alunos da Revolução Francesa, incentivando a criatividade e a contextualização histórica de maneira moderna e familiar.
- Descrição: Nesta atividade, cada grupo de alunos irá criar uma série de posts em redes sociais simulando que são influenciadores digitais vivendo durante a Revolução Francesa. Eles devem fazer posts que expliquem os principais eventos e períodos da Revolução, como se estivessem cobrindo esses eventos em tempo real.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve escolher um período específico da Revolução Francesa para abordar (Monarquia Constitucional, Convenção Nacional ou Diretório).
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Usando os celulares ou computadores, os alunos devem criar uma conta fictícia em uma plataforma de simulação de rede social (pode ser feito no Google Classroom ou outra plataforma adequada).
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Os alunos devem criar ao menos 5 posts (pode incluir texto, imagens e vídeos) que expliquem e explorem eventos e figuras importantes do período escolhido.
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Encoraje os alunos a usar hashtags fictícias, memes históricos e linguagem típica de redes sociais para tornar os posts mais envolventes.
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Ao final, cada grupo deve apresentar sua série de posts para a turma, explicando as escolhas feitas e o processo de criação.
Atividade 2 - Jogo de Estratégia: Conquistando a Liberdade
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Incentivar o aprendizado ativo e a compreensão do contexto histórico por meio da criação e engajamento com jogos de estratégia, promovendo o trabalho em equipe e a aplicação prática do conhecimento histórico.
- Descrição: Os alunos irão utilizar um aplicativo de criação de jogos de estratégia (como o Scratch ou similar) para desenvolver um jogo que simula os desafios enfrentados durante a Revolução Francesa. O jogo deve incluir a tomada de decisões estratégicas sobre eventos históricos reais.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve escolher um evento ou período importante da Revolução Francesa para ser o pano de fundo do jogo (por exemplo, a Queda da Bastilha ou o Reinado do Terror).
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Usando o aplicativo, os alunos devem criar um jogo de estratégia simples onde jogadores tomam decisões históricas que afetam o desfecho da Revolução.
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O jogo deve incluir pelo menos 3 decisões críticas que o jogador precisa tomar, com base em eventos reais.
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Os alunos devem elaborar roteiros e criar gráficos simples para o jogo.
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Ao final, cada grupo deve demonstrar seu jogo para a turma, explicando as escolhas históricas e estratégias implicadas.
Atividade 3 - Podcast Revolucionário
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, e comunicação ao criar um conteúdo multimídia envolvente que explora os eventos históricos com profundidade e criatividade.
- Descrição: Os alunos irão criar um episódio de podcast onde debatem os principais eventos e figuras da Revolução Francesa, simulando uma mesa redonda com especialistas históricos. Este podcast deve ser roteirizado e gravado, podendo incluir efeitos sonoros e músicas.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve escolher uma perspectiva ou tema específico para abordar no podcast (por exemplo, a visão dos jacobinos ou a ascensão de Napoleão).
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Usando celulares ou computadores, os alunos devem pesquisar seu tema e roteirizar um episódio de podcast de aproximadamente 10 minutos.
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Os alunos devem designar papéis: apresentador, especialistas, e responsáveis por efeitos sonoros/música.
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Grave o episódio usando aplicativos de gravação de áudio (como Audacity ou aplicativos de gravação de voz de celulares).
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Adicione efeitos sonoros e música para tornar o podcast mais dinâmico e envolvente.
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Ao final, cada grupo deve reproduzir seu podcast para a turma, discutindo o processo e o conteúdo abordado.
Retorno
Duração: 25 a 30 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar um momento de reflexão e integração, onde os alunos podem compartilhar suas experiências e aprendizagens, consolidando o conhecimento adquirido. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem a capacidade de análise crítica, a valorização do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para o ambiente acadêmico e profissional.
Discussão em Grupo
Para promover uma discussão em grupo com todos os alunos, inicie pedindo que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e experiências ao realizar as atividades. O roteiro sugerido para introduzir a discussão é:
- Introdução: 'Vamos agora compartilhar o que aprendemos com as atividades realizadas. Cada grupo irá apresentar suas principais descobertas e reflexões.'
- Perguntas de Abertura: 'Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram durante a criação dos posts, jogos ou podcasts? Como vocês resolveram esses desafios?'
- Conexão com o Contexto Atual: 'Vocês conseguem identificar paralelos entre os eventos da Revolução Francesa e situações contemporâneas? Como as ideias revolucionárias influenciam nosso mundo atual?'
Reflexões
1. Como a criação de conteúdo digital ajudou a entender melhor os eventos da Revolução Francesa? 2. De que maneira a colaboração em grupo influenciou a qualidade do trabalho final? 3. Quais habilidades vocês acreditam que desenvolveram ou aprimoraram durante estas atividades?
Feedback 360°
Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma sobre a importância de um feedback construtivo e respeitoso. Sugira que os alunos usem o método 'Elogio, Crítica Construtiva, Sugestão de Melhoria'. Por exemplo:
- Elogio: 'Eu achei que você fez um ótimo trabalho ao pesquisar sobre o período da Convenção Nacional.'
- Crítica Construtiva: 'Talvez pudéssemos ter usado mais recursos visuais nos nossos posts.'
- Sugestão de Melhoria: 'Na próxima vez, poderíamos dividir melhor as tarefas para aumentar a produtividade.'
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
Finalidade da Conclusão: Dar um fechamento à aula, reforçando os conceitos explorados de forma divertida e significativa, conectando o aprendizado com o mundo atual e destacando a relevância prática do tema abordado. Esta etapa também visa motivar os alunos a continuar explorando a história e suas conexões com o presente de maneira ativa e engajada.
Resumo
Resumo Musical da Revolução Francesa : Imagine a Revolução Francesa como uma playlist de sucessos! Primeiro tivemos a versão acústica da Monarquia Constitucional, tentando equilibrar tradição e modernidade. Em seguida, veio o ritmo intenso e revolucionário da Convenção Nacional, trazendo grandes hits como a queda da Bastilha e o Reinado do Terror. Por fim, o Diretório trouxe uma mistura de gêneros, tentando encontrar uma harmonia após a tempestade revolucionária. Nesta aula, exploramos esses 'hits' da história com a criatividade das redes sociais, jogos e podcasts. Rock on, história! 落
No Mundo
Conexão com o Mundo Atual: Assim como a Revolução Francesa transformou a sociedade da sua época, as transformações digitais e sociais de hoje estão mudando nosso mundo. Ideias de liberdade, igualdade e fraternidade ainda ressoam nas discussões políticas atuais, nas redes sociais e nas lutas por direitos e justiça ao redor do globo. As habilidades de pensar criticamente sobre essas mudanças e criar conteúdos envolventes são essenciais para navegar no cenário contemporâneo.
Na Prática
Importância para o Dia a Dia: Compreender a Revolução Francesa nos ajuda a entender os fundamentos da democracia moderna e os desafios que as sociedades enfrentam ao buscar justiça e igualdade. As habilidades desenvolvidas, como colaboração, pensamento crítico e criação de conteúdos digitais, são aplicáveis não apenas no contexto acadêmico, mas também no mundo profissional e em nossa participação ativa como cidadãos informados e engajados.