Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Pronomes e Adjetivos: Demonstrativos
Palavras Chave | Pronomes Demonstrativos, Adjetivos Demonstrativos, This, That, These, Those, Exemplos Práticos, Regras de Uso, Diferenciação, Aplicação Contextual, Comunicação Eficaz |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Projetor ou TV, Slides de apresentação, Folhas de exercícios, Canetas, Computador ou tablet, Materiais impressos com exemplos de frases |
Códigos BNCC | EM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | **Gramática ** |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma visão clara e objetiva sobre o que será abordado durante a aula. Isso ajuda a direcionar a atenção dos alunos para os pontos principais e garantir que eles saibam o que se espera que eles aprendam ao final da aula.
Objetivos principais:
1. Diferenciar os pronomes demonstrativos 'this', 'that', 'these' e 'those'.
2. Aplicar corretamente os pronomes demonstrativos em frases contextuais.
3. Compreender o uso de adjetivos demonstrativos em diferentes contextos.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é capturar a atenção dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será explorado. Ao apresentar o contexto e curiosidades, o professor cria um ambiente de interesse e relevância, facilitando a compreensão dos conceitos de pronomes e adjetivos demonstrativos. Isso ajuda a estabelecer a importância prática do tema e a conexão com a vida cotidiana dos alunos.
Contexto
Para iniciar a aula sobre pronomes e adjetivos demonstrativos, explique que esses elementos são usados para indicar e especificar o que estamos falando em relação ao espaço e ao tempo. Diga aos alunos que, ao usar pronomes demonstrativos como 'this', 'that', 'these' e 'those', estamos apontando para objetos ou pessoas e sua localização em relação ao falante. Por exemplo, 'this' e 'these' são usados para coisas que estão próximas, enquanto 'that' e 'those' se referem a coisas que estão mais distantes.
Curiosidades
Sabia que o uso correto dos pronomes demonstrativos pode mudar completamente o significado de uma frase? Por exemplo, dizer 'this book' pode indicar um livro que está nas suas mãos, enquanto 'that book' pode referir-se a um livro que está na prateleira ao lado. Entender essas sutilezas é crucial para uma comunicação clara e eficaz, especialmente em contextos internacionais onde mal-entendidos podem ocorrer facilmente.
Desenvolvimento
Duração: (50 - 60 minutos)
A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre o uso dos pronomes e adjetivos demonstrativos, fornecendo uma explicação detalhada e exemplos práticos para consolidar o conhecimento. Esta seção visa garantir que os alunos não apenas reconheçam, mas também apliquem corretamente esses elementos em diferentes contextos linguísticos.
Tópicos Abordados
1. Pronomes Demonstrativos: Explique que os pronomes demonstrativos em inglês são 'this', 'that', 'these' e 'those'. 'This' e 'these' são usados para objetos ou pessoas que estão próximas ao falante, enquanto 'that' e 'those' são usados para objetos ou pessoas que estão mais distantes. 2. Adjetivos Demonstrativos: Detalhe que os adjetivos demonstrativos em inglês são os mesmos que os pronomes demonstrativos, mas são usados diretamente antes de um substantivo. Por exemplo, 'this book' (este livro) e 'those houses' (aquelas casas). 3. Regras de Uso: Apresente as regras gerais de uso dos pronomes e adjetivos demonstrativos. 'This' é usado para um objeto próximo (singular), 'these' para objetos próximos (plural), 'that' para um objeto distante (singular), e 'those' para objetos distantes (plural). 4. Exemplos Práticos: Forneça exemplos práticos para ilustrar o uso dos pronomes e adjetivos demonstrativos. Ex: 'This is my pen.' (Esta é minha caneta), 'These are my friends.' (Estes são meus amigos), 'That is your car.' (Aquele é seu carro), 'Those are your shoes.' (Aqueles são seus sapatos). 5. Comparações: Realize comparações entre os pronomes e adjetivos demonstrativos para reforçar o entendimento. Por exemplo, mostre a diferença entre 'this book' e 'that book', ou 'these apples' e 'those apples'.
Questões para Sala de Aula
1. Complete a frase com o pronome demonstrativo correto: ____ is my house. (Esta é minha casa) 2. Escolha a opção correta para completar a frase: ____ are my books. (Estas são meus livros) 3. Transforme a frase 'That is a cat.' em plural.
Discussão de Questões
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre pronomes e adjetivos demonstrativos. Ao discutir as questões, o professor pode corrigir quaisquer mal-entendidos e reforçar a aplicação prática dos conceitos. As perguntas de engajamento incentivam os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e a aplicarem o conhecimento em situações cotidianas, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura.
Discussão
-
Discussão das Questões
-
- Complete a frase com o pronome demonstrativo correto: ____ is my house. (Esta é minha casa)
-
- Explicação: A resposta correta é 'This is my house.' pois 'this' é usado para indicar algo que está próximo do falante.
-
- Escolha a opção correta para completar a frase: ____ are my books. (Estas são meus livros)
-
- Explicação: A resposta correta é 'These are my books.' porque 'these' é utilizado para indicar coisas que estão próximas e no plural.
-
- Transforme a frase 'That is a cat.' em plural.
-
- Explicação: A frase no plural é 'Those are cats.' porque 'those' é usado para indicar coisas que estão distantes e no plural.
Engajamento dos Alunos
1. Engajamento dos Alunos 2. 1. Por que é importante usar pronomes demonstrativos corretamente em uma conversa? 3. 2. Como você diferenciaria 'this' de 'that' em uma situação real? Dê um exemplo. 4. 3. Qual é a diferença entre 'these' e 'those'? Dê um exemplo de cada um. 5. 4. Você consegue criar uma frase usando 'this' e outra usando 'those'? 6. 5. Como os pronomes demonstrativos podem ajudar a evitar mal-entendidos em uma conversa?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é resumir e revisar os principais conteúdos abordados durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos discutidos. A conclusão também reforça a relevância prática do tema, conectando o aprendizado teórico com situações do dia a dia, e sublinha a importância de uma comunicação precisa e eficaz.
Resumo
- Diferenciar entre os pronomes demonstrativos 'this', 'that', 'these' e 'those'.
- Aplicar corretamente os pronomes demonstrativos em frases contextuais.
- Compreender o uso dos adjetivos demonstrativos em diferentes contextos.
- Regras gerais de uso dos pronomes e adjetivos demonstrativos.
- Exemplos práticos para ilustrar o uso dos pronomes e adjetivos demonstrativos.
Durante a aula, foram apresentadas explicações teóricas detalhadas sobre pronomes e adjetivos demonstrativos, seguidas de exemplos práticos que ajudaram a conectar a teoria com a prática. Os alunos foram incentivados a aplicar esse conhecimento em frases contextuais, reforçando a importância de uma comunicação clara e precisa.
O uso correto dos pronomes e adjetivos demonstrativos é fundamental para a comunicação eficaz no dia a dia. Esses elementos ajudam a especificar e clarificar o que está sendo discutido, evitando mal-entendidos. Por exemplo, ao aprender a diferença entre 'this' e 'that', os alunos podem descrever objetos e situações com maior precisão, o que é especialmente útil em contextos internacionais onde a clareza é essencial.