Entrar

Plano de aula de Verbos: Presente Perfeito Contínuo

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Presente Perfeito Contínuo

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Verbos: Presente Perfeito Contínuo

Palavras ChavePresente Perfeito Contínuo, Verbos, Idiomas, Inglês, Tempo Verbal, Formação, Uso, Diferenças, Exemplos, Palavras Indicativas, Ações Contínuas, Entrevistas de Emprego
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor, Slides da apresentação, Folhas de exercícios, Canetas, Caderno para anotações dos alunos
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e abrangente dos objetivos de aprendizagem da aula. Isso ajudará os alunos a entender o que se espera deles e como o conteúdo será abordado, preparando-os para um aprendizado mais focado e direcionado. Além disso, estabelecer objetivos claros auxilia na organização do processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o professor oriente a explicação e os exemplos de maneira eficaz.

Objetivos principais:

1. Descrever o uso do presente perfeito contínuo em inglês.

2. Demonstrar como escrever verbos no presente perfeito contínuo e diferenciá-los dos outros tempos verbais.

3. Identificar corretamente verbos escritos no presente perfeito contínuo em frases.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para o tema da aula, proporcionando um contexto claro e relevante. Isso ajuda a criar uma conexão entre o conteúdo e a vida real dos alunos, aumentando o interesse e a motivação para aprender. Além disso, ao destacar a importância do Presente Perfeito Contínuo em situações práticas, como entrevistas de emprego, os alunos conseguem perceber a aplicabilidade e a importância desse tempo verbal no desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.

Contexto

Para iniciar a aula sobre o Presente Perfeito Contínuo, é importante fornecer um contexto claro sobre onde e como este tempo verbal é utilizado no idioma inglês. Explique aos alunos que o Presente Perfeito Contínuo é usado para ações que começaram no passado e continuam no presente ou foram recentemente concluídas, com ênfase na duração da ação. Por exemplo, frases como 'I have been studying for three hours' ou 'She has been working at the company since 2015' mostram ações que começaram no passado e ainda estão em andamento ou foram recentemente concluídas.

Curiosidades

Uma curiosidade interessante sobre o uso do Presente Perfeito Contínuo é que ele é frequentemente utilizado em entrevistas de emprego em inglês. As empresas gostam de saber sobre atividades contínuas e esforços prolongados, como em perguntas do tipo 'What have you been working on recently?' ou 'How long have you been developing your skills in this area?'. Esse tempo verbal ajuda a demonstrar comprometimento e perseverança, qualidades muito valorizadas no mercado de trabalho.

Desenvolvimento

Duração: 45 a 50 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre o Presente Perfeito Contínuo, abordando sua formação, uso, e diferenças em relação a outros tempos verbais. Além disso, a resolução de questões em sala de aula permitirá que os alunos pratiquem e apliquem o conhecimento adquirido, identificando e utilizando o tempo verbal corretamente em diferentes contextos.

Tópicos Abordados

1. Formação do Presente Perfeito Contínuo: Explique que o Presente Perfeito Contínuo é formado pelo sujeito + 'has/have' + 'been' + verbo no gerúndio (forma -ing). Exemplos: 'I have been working', 'She has been studying'. Destaque a importância de usar 'has' para sujeitos na terceira pessoa do singular e 'have' para os demais. 2. Uso do Presente Perfeito Contínuo: Detalhe que este tempo verbal é utilizado para ações que começaram no passado e continuam no presente ou foram recentemente concluídas. Exemplos: 'They have been playing soccer for two hours' (a ação ainda está em andamento) e 'He has been reading a lot lately' (a ação foi recentemente concluída). 3. Diferença entre Presente Perfeito e Presente Perfeito Contínuo: Explique que o Presente Perfeito é usado para ações que ocorreram em um tempo não especificado antes do agora e têm relevância no presente. Já o Presente Perfeito Contínuo enfatiza a duração da ação. Exemplos: 'I have read the book' (Presente Perfeito) versus 'I have been reading the book for two hours' (Presente Perfeito Contínuo). 4. Sinais e Palavras Indicativas: Destaque palavras e expressões frequentemente usadas com o Presente Perfeito Contínuo, como 'for', 'since', 'lately', 'recently', 'all day', etc. Explique que essas palavras ajudam a indicar a continuidade ou a duração da ação.

Questões para Sala de Aula

1. Transforme a frase 'She studies English' para o Presente Perfeito Contínuo. 2. Explique a diferença entre as frases 'I have finished my homework' e 'I have been finishing my homework'. 3. Identifique a palavra indicativa de tempo na frase 'They have been playing tennis since morning' e justifique seu uso.

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através da discussão das respostas e reflexões. Isso permite que o professor esclareça dúvidas, reforce pontos importantes e verifique a compreensão dos alunos. Além disso, o engajamento dos alunos com perguntas e reflexões promove uma aprendizagem ativa e colaborativa, enriquecendo a experiência educacional.

Discussão

  • Transforme a frase 'She studies English' para o Presente Perfeito Contínuo: A frase 'She studies English' no Presente Perfeito Contínuo fica 'She has been studying English'. Aqui, 'has' é usado porque 'She' é um sujeito na terceira pessoa do singular, seguido de 'been' e o verbo 'study' na forma -ing, 'studying'.

  • Explique a diferença entre as frases 'I have finished my homework' e 'I have been finishing my homework': 'I have finished my homework' usa o Presente Perfeito e indica que a ação de terminar o dever de casa foi completada em um momento não especificado antes do agora. Já 'I have been finishing my homework' usa o Presente Perfeito Contínuo e sugere que a ação de terminar o dever de casa ainda está em andamento ou foi recentemente concluída, com ênfase na duração do processo.

  • Identifique a palavra indicativa de tempo na frase 'They have been playing tennis since morning' e justifique seu uso: A palavra indicativa de tempo na frase é 'since'. Ela é usada para indicar o ponto de início da ação no tempo, mostrando que a ação de jogar tênis começou de manhã e ainda está em andamento.

Engajamento dos Alunos

1. Pergunte aos alunos: 'Por que é importante saber a diferença entre o Presente Perfeito e o Presente Perfeito Contínuo?' 2. Peça para os alunos darem exemplos de situações do dia a dia onde o Presente Perfeito Contínuo seria usado. 3. Questione: 'Como o uso do Presente Perfeito Contínuo pode melhorar a clareza ao descrever atividades em uma entrevista de emprego?' 4. Solicite que os alunos criem frases utilizando palavras indicativas de tempo como 'for', 'since', 'lately' e 'recently'.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é recapitulizar os principais pontos abordados na aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo. Além disso, ao conectar a teoria com a prática e destacar a relevância do tema, esta seção ajuda os alunos a perceberem a importância e a aplicabilidade do que foi aprendido, motivando-os a utilizar o conhecimento em suas próprias vidas.

Resumo

  • O Presente Perfeito Contínuo é formado por: sujeito + 'has/have' + 'been' + verbo no gerúndio (forma -ing).
  • Este tempo verbal é usado para ações que começaram no passado e continuam no presente ou foram recentemente concluídas, com ênfase na duração da ação.
  • Diferença entre Presente Perfeito e Presente Perfeito Contínuo: o primeiro indica ações concluídas com relevância no presente, enquanto o segundo enfatiza a duração da ação.
  • Palavras indicativas de tempo frequentemente usadas com o Presente Perfeito Contínuo incluem 'for', 'since', 'lately', 'recently', 'all day', entre outras.

A aula conectou a teoria com a prática ao demonstrar como o Presente Perfeito Contínuo é usado em situações reais, como entrevistas de emprego. Os exemplos e exercícios práticos ajudaram os alunos a aplicar o conhecimento teórico em contextos do dia a dia, reforçando a utilidade e a aplicabilidade do conteúdo aprendido.

O Presente Perfeito Contínuo é um tempo verbal importante para descrever ações contínuas e prolongadas, frequentemente utilizado em contextos profissionais e acadêmicos. Conhecer e utilizar este tempo verbal de forma correta pode melhorar a clareza e a precisão na comunicação em inglês, o que é essencial tanto para situações cotidianas quanto para contextos mais formais, como entrevistas de emprego.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies