Entrar

Plano de aula de Análise Combinatória: Combinação

Matemática

Original Teachy

Análise Combinatória: Combinação

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Análise Combinatória: Combinação

Palavras ChaveAnálise Combinatória, Combinação, Metodologia Ativa, Ferramentas Digitais, Redes Sociais, Gamificação, Planejamento de Eventos, Resolução de Problemas, Engajamento, Interatividade, Feedback 360°, Aprendizagem Colaborativa, Aplicações Práticas
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Calculadoras online de combinações, Ferramentas de design gráfico (como Canva), Plataformas de criação de jogos educativos (como Kahoot ou Quizizz), Ferramentas de organização digital (como Google Sheets ou Trello), Software de apresentação (como Google Slides ou PowerPoint)
Códigos BNCC-
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaCombinatória, Probabilidade e Estatística

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade estabelecer uma base sólida para o entendimento do conceito de combinações, diferenciando-o claramente de permutações, e preparar os alunos para aplicar essas fórmulas em problemas práticos. Além disso, busca-se fomentar o uso de ferramentas digitais para facilitar o processo de resolução de problemas, tornando a aprendizagem mais alinhada com a realidade tecnológica dos alunos.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de combinações e diferenciá-lo de permutações, focando na importância da ordem dos elementos.

2. Aplicar fórmulas de combinação para resolver problemas práticos que envolvam a seleção de elementos de um conjunto.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de resolução de problemas usando ferramentas digitais como calculadoras online e aplicativos de matemática.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é envolver os alunos de forma ativa, utilizando a tecnologia com a qual estão familiarizados, para criar uma conexão inicial com o tema. Ao buscar exemplos práticos e compartilhar com a turma, os alunos começam a construir um entendimento mais profundo e contextualizado do conceito de combinações, além de praticar habilidades de pesquisa e comunicação.

Aquecendo

Comece a aula explicando brevemente o conceito de Análise Combinatória, mais especificamente a Combinação. Destaque que, na combinação, a ordem dos elementos não importa, diferentemente da permutação. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para realizar uma rápida pesquisa online e encontrem um fato interessante ou uma aplicação prática envolvendo combinações. Dê a cada aluno 2 minutos para compartilhar o que encontrou com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Qual é a principal diferença entre combinações e permutações?

2. Por que a ordem dos elementos não importa nas combinações?

3. Podem citar exemplos práticos onde as combinações são usadas no dia a dia?

4. Como a análise combinatória pode ser útil em decisões de negócios ou planejamento de eventos?

5. Qual foi o fato interessante que você encontrou e como ele se relaciona com o conceito de combinações?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma experiência de aprendizagem prática e contextualizada, onde os alunos aplicam o conceito de combinações em atividades colaborativas e lúdicas, utilizando ferramentas digitais. Isso não só reforça o entendimento teórico, mas também desenvolve habilidades práticas e relevantes para a vida moderna e profissional.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Missão Instagram Influencer 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o conceito de combinações em um contexto moderno e familiar, utilizando ferramentas digitais para resolver problemas práticos e desenvolver habilidades de comunicação e design.

- Descrição: Os alunos devem simular uma campanha em uma rede social na qual eles são influencers que precisam criar grupos de produtos para uma promoção de uma loja. Eles irão utilizar ferramentas digitais para criar combinações de produtos e apresentar suas campanhas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Os grupos devem escolher uma rede social para simular a campanha (sugere-se Instagram).

  • Cada grupo deve acessar uma calculadora online de combinações para resolver a quantidade de combinações possíveis de produtos.

  • Os grupos devem criar um post fictício para a campanha, incluindo imagens dos produtos, descrições e a quantidade de combinações possíveis.

  • Utilize ferramentas de design gráfico como Canva para criar os posts.

  • Cada grupo apresenta sua campanha para a turma, explicando as combinações realizadas e a estratégia da campanha.

Atividade 2 -  Gamificação: Desafio Escape Room 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o trabalho em equipe e a aplicação prática de combinações em um ambiente de jogo digital, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos participarão de um desafio estilo 'Escape Room', onde precisarão resolver enigmas e quebra-cabeças relacionados a combinações para 'escapar' da sala virtual. A atividade será realizada em uma plataforma online que permite criar esses desafios.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Utilize uma plataforma de criação de jogos educativos, como Kahoot ou Quizizz.

  • Configure uma série de enigmas baseados em combinações (ex.: formar grupos de pessoas, criar senhas, etc.).

  • Cada grupo deve acessar a sala de desafios e começar a resolver os enigmas.

  • Os alunos utilizam calculadoras online e aplicativos de matemática para resolver os problemas.

  • O primeiro grupo a resolver todos os enigmas e 'escapar' da sala vence o desafio.

  • Ao final, discuta com a turma como resolveram os enigmas e quais estratégias utilizaram.

Atividade 3 -  Planejamento de Evento Virtual 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de organização e planejamento em um contexto digital, aplicando o conceito de combinações para resolver problemas reais e aprimorar a capacidade de apresentação.

- Descrição: Os alunos devem planejar um evento virtual, como um webinar ou uma conferência online, determinando diferentes combinações de palestrantes e tópicos, utilizando ferramentas digitais para a organização e apresentação do evento.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema para o evento virtual.

  • Os grupos devem acessar uma calculadora online de combinações para determinar as diferentes combinações possíveis de palestrantes e tópicos.

  • Utilize ferramentas como Google Sheets ou Trello para organizar o planejamento do evento.

  • Crie uma apresentação do evento utilizando slides (Google Slides, PowerPoint).

  • Cada grupo apresenta seu planejamento para a turma, explicando as combinações e a logística do evento.

  • Realize uma discussão sobre os desafios encontrados e como as combinações ajudaram no planejamento.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre suas experiências e aprendizados, promovendo o pensamento crítico e a autoavaliação. A discussão em grupo e o feedback 360° ajudam a consolidar o entendimento dos conceitos trabalhados, além de desenvolver habilidades interpessoais e de comunicação.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão pedindo que cada grupo compartilhe brevemente o que aprendeu e as conclusões que chegaram ao realizar as atividades. Utilize o roteiro abaixo para guiar a discussão:

  1. Introdução: Pergunte como foi a experiência geral com as atividades. Algum grupo encontrou dificuldades inesperadas?
  2. Aprendizados: Solicite que cada grupo compartilhe os principais aprendizados sobre o conceito de combinações e como aplicaram a teoria na prática.
  3. Ferramentas Digitais: Pergunte quais ferramentas digitais foram mais úteis e se descobriram novas funcionalidades que facilitam o trabalho com combinações.
  4. Relevância Prática: Incentive os alunos a refletirem sobre como esses conceitos de combinações podem ser aplicados em situações reais fora da sala de aula.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão

  1. Como a atividade mudou ou reforçou sua compreensão sobre combinações?
  2. De que maneiras diferentes vocês poderiam aplicar o conceito de combinações no seu dia a dia ou em contextos profissionais?
  3. Quais foram as principais dificuldades encontradas e como vocês as superaram?

Feedback 360°

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback construtivo dos outros membros de seu grupo. Oriente a turma para que o feedback seja específico, construtivo e respeitoso. Utilize este roteiro:

  1. Feedback Positivo: Cada aluno deve compartilhar algo positivo sobre o desempenho de cada colega, destacando pontos fortes e contribuições importantes.
  2. Feedback para Melhoria: Cada aluno deve sugerir uma área em que seus colegas podem melhorar, sempre de forma respeitosa e com sugestões práticas.
  3. Autorreflexão: Peça que os alunos reflitam sobre o feedback recebido e pensem em como podem aplicar essas sugestões para melhorar em futuras atividades.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos consolidem as principais ideias e aplicações das combinações, conectando o tema ao mundo real e às suas experiências cotidianas. Através de um resumo criativo, buscamos reforçar o aprendizado de maneira envolvente e significativa. Também promovemos a reflexão sobre a relevância prática deste conhecimento para incentivar uma aplicação contínua e consciente fora da sala de aula.

Resumo

Resumo Divertido!

Hoje, mergulhamos no fascinante mundo das combinações! Imagina que você é um mágico e cada truque depende de quantas cartas você pode tirar do seu baralho – mas sem se preocupar com a ordem! Exploramos como formar grupos de amigos, criar campanhas em redes sociais e até organizar eventos virtuais, tudo utilizando o poder das combinações. Usando ferramentas digitais e muita criatividade, vocês se tornaram verdadeiros mestres da combinação!

No Mundo

Ligação com o Mundo Atual

As combinações estão em todo lugar no mundo moderno: desde sugerir playlists de músicas nas plataformas de streaming até criar estratégias de marketing nas redes sociais. A habilidade de entender e aplicar combinações é essencial para navegar pela vasta informação e opções que encontramos diariamente. Este conhecimento não só é relevante para a matemática, mas também para a tomada de decisões em nosso dia a dia digital.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia

Compreender combinações é crucial para várias situações da vida real. Seja para planejar eventos, organizar grupos de trabalho ou até escolher combinações ideais de ingredientes para uma receita, saber quantas opções diferentes você tem é uma habilidade poderosa. Pode ajudar a otimizar recursos e tomar decisões mais informadas e eficientes em diversas áreas, como negócios, tecnologia e entretenimento.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies