Entrar

Plano de aula de Unidades de Concentração: Concentração Comum

Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Unidades de Concentração: Concentração Comum

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Unidades de Concentração: Concentração Comum

Palavras ChaveMetodologia Digital, Concentração Comum, Atividade Prática, Química, Ensino Médio, Engajamento, Aprendizado Ativo, Plataformas Digitais, Redes Sociais, Gamificação, Colaboração, Tecnologia Educacional, Medidas Químicas
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Aplicativo de câmera para gravação de vídeo, Plataforma de compartilhamento de vídeos (YouTube, Instagram), Plataforma de gamificação educativa (ex.: Kahoot, Quizizz), Acesso ao Instagram para criação de perfil fictício, Conexão à internet estável, Materiais para anotação (papel, caneta)
Códigos BNCCEM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaFísico-Química

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e objetiva do que será abordado na aula, estabelecendo as expectativas de aprendizado e garantindo que os alunos estejam cientes das habilidades específicas que desenvolverão ao longo da atividade. Isso prepara os alunos para a aplicação prática dos conhecimentos prévios, garantindo um engajamento mais focado e um entendimento mais profundo do conteúdo.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de calcular a concentração comum em soluções químicas.

2. Compreender a relação matemática entre massa de soluto e volume de solução para determinar a concentração comum.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos com o tema de forma prática e contextualizada. Ao utilizar dispositivos digitais para buscar informações, os alunos se conectam diretamente com a aplicação real do conteúdo, tornando o aprendizado mais relevante e interessante. Além disso, as perguntas chave fomentam um debate inicial que revisita os conhecimentos prévios, preparando-os para as atividades mais aprofundadas que virão a seguir.

Aquecendo

Inicie a aula explicando brevemente que a concentração comum é uma medida importante na química, pois nos permite saber a quantidade de soluto presente em uma determinada quantidade de solução. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante ou uma aplicação prática da concentração comum na vida cotidiana. Por exemplo, eles podem pesquisar como a concentração comum é utilizada na indústria alimentícia, farmacêutica ou de tratamento de água. 

Reflexões Iniciais

1. O que é a concentração comum e por que ela é importante?

2. Como podemos calcular a concentração comum de uma solução?

3. Quais são alguns exemplos de aplicações práticas da concentração comum em nosso dia a dia?

4. Vocês encontraram algum fato interessante sobre a concentração comum durante a pesquisa inicial? Compartilhem com a turma!

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado ativa e envolvente, onde os alunos aplicam conceitos teóricos em atividades práticas e contextualizadas. Ao utilizar tecnologias digitais e metodologias modernas, os alunos se tornam protagonistas do próprio aprendizado, reforçando seu entendimento sobre concentração comum de forma divertida e relevante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da Química!

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de comunicar conceitos científicos de forma clara e envolvente, utilizando uma abordagem moderna e acessível.

- Descrição: Os alunos deverão criar um vídeo curto no estilo de um influenciador digital explicando como calcular a concentração comum e apresentando um exemplo prático que encontraram na pesquisa inicial.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um exemplo prático de aplicação da concentração comum que encontrou na pesquisa inicial.

  • Os alunos devem criar um roteiro para o vídeo, garantindo que expliquem claramente como calcular a concentração comum e exemplifiquem com o caso escolhido.

  • Os grupos devem gravar e editar o vídeo utilizando seus celulares.

  • Postem o vídeo em uma plataforma de compartilhamento de vídeos (por exemplo, YouTube, Instagram) e compartilhem o link com a turma.

  • Assista aos vídeos dos outros grupos e prepare-se para discutir os aprendizados em sala.

Atividade 2 - Desafio Gamificado: Mestre da Concentração

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a competição saudável e o aprendizado colaborativo através de uma abordagem divertida e interativa.

- Descrição: Os alunos participarão de um quiz gamificado online, onde deverão resolver problemas sobre concentração comum. A plataforma de gamificação fornecerá pontos e rankings ao longo da atividade.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Acesse uma plataforma de gamificação educativa (ex.: Kahoot, Quizizz) e crie um quiz com questões sobre concentração comum.

  • Cada grupo utilizará um dispositivo (celular ou computador) para acessar o quiz.

  • Os grupos devem resolver as questões propostas, competindo para ver quem acumula mais pontos.

  • Ao final do quiz, discuta as questões mais desafiadoras e revise conceitos importantes com toda a turma.

Atividade 3 - Investigação Instagramável: A Concentração no Cotidiano

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar uma plataforma de mídia social para engajar os alunos no estudo de conceitos científicos, promovendo a criatividade e a comunicação.

- Descrição: Os alunos criarão um perfil fictício no Instagram onde postarão fotos e stories explicando aplicações da concentração comum em diferentes contextos do dia a dia.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um perfil fictício no Instagram dedicado ao tema da concentração comum.

  • Os grupos deverão criar postagens (fotos, vídeos, stories) explicando como a concentração comum é aplicada em diferentes contextos do cotidiano, como na culinária, na limpeza, na medicina, etc.

  • Cada postagem deve incluir uma explicação clara e um cálculo exemplificativo da concentração comum.

  • Os grupos devem interagir com as postagens dos outros grupos, comentando e fazendo perguntas.

  • No final, discutir em sala as interações e os aprendizados.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade

A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados, promover a reflexão e encorajar a colaboração entre os alunos. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem e debatam suas experiências, enquanto o feedback 360° oferece uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, críticas e de comunicação.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos utilizando o seguinte roteiro:

  1. Introdução: Relembre brevemente o tema da aula e as atividades realizadas.
  2. Compartilhamento de Experiências: Peça a cada grupo que apresente seus vídeos, quizzes e perfis do Instagram, explicando as principais conclusões e aprendizados.
  3. Debate: Incentive todos os alunos a fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos.
  4. Síntese: Conduza uma reflexão coletiva sobre as diferentes aplicações da concentração comum observadas e discutidas durante a aula.

Reflexões

1. O que você achou mais interessante sobre a aplicação da concentração comum que seu grupo escolheu? 2. Quais foram os maiores desafios ao calcular a concentração comum nos exemplos práticos? 3. Como a utilização de tecnologias digitais ajudou no entendimento do conceito de concentração comum?

Feedback 360°

️ Feedback 360° ️

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos colegas de grupo. Oriente os alunos a:

  1. Serem Construtivos: Identificar pontos fortes e áreas de melhoria de forma respeitosa.
  2. Serem Específicos: Dar exemplos claros e específicos sobre o que foi observado.
  3. Serem Sinceros: Manter uma comunicação aberta e honesta, promovendo um ambiente de colaboração e crescimento mútuo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade

A finalidade desta etapa é sintetizar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula, mostrando sua relevância prática e conectando o aprendizado ao mundo moderno. Este momento de conclusão permite que os alunos reflitam sobre o que foi aprendido, consolidem suas descobertas e saiam da aula com uma compreensão clara da importância e aplicação dos conceitos discutidos.

Resumo

Resumo Conselhos Químicos

Imaginem que vocês agora são químicos chefes de um grande laboratório! Hoje, aprenderam a calcular a concentração comum de soluções, que nada mais é que a quantidade de soluto (em gramas) dividida pelo volume da solução (em litros). Vocês abordaram isso utilizando exemplos do cotidiano, e até se tornaram influenciadores digitais da química! ‍

No Mundo

No Mundo Atual

Neste mundo hiperconectado, onde a informação está a apenas um clique de distância, entender conceitos de química e saber comunicá-los de maneira prática e envolvente é essencial. A capacidade de calcular a concentração comum é crucial em diversas áreas, desde a formulação de medicamentos até o tratamento de água, e a habilidade de utilizar as mídias digitais para compartilhar esses conhecimentos torna o aprendizado ainda mais relevante e dinâmico.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia

Saber calcular a concentração comum é extremamente útil em nosso dia a dia: seja para preparar uma solução de limpeza eficaz, ajustar a dosagem de nutrientes em uma solução fertilizante para plantas, ou até mesmo ao seguir uma receita culinária com precisão. Compreender esse conceito nos permite fazer escolhas mais informadas e eficazes em várias áreas da nossa vida cotidiana.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies