Entrar

Plano de aula de Economia e Natureza

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS301'

Economia e Natureza

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Economia e Natureza

Palavras ChaveEconomia, Natureza, Sustentabilidade, Interação, Meios de Produção, Impacto Ambiental, Extração de Recursos, Redes Sociais, Tecnologia Digital, Influenciadores Digitais, Simulação Virtual, Narrativa Digital, História Econômica, Segundo ano do Ensino Médio, Sociologia
Materiais NecessáriosCelulares ou dispositivos com acesso à internet, Computadores ou tablets, Acesso a plataformas de redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube, etc.), Ferramentas de simulação virtual (SimCity, EcoSim ou similar), Ferramentas de storytelling digital (StoryMapJS, Canva ou similar), Apresentações digitais ou documentos, Projetor e tela para apresentações
Códigos BNCCEM13CHS301: Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.; EM13CHS303: Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.; EM13CHS401: Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaSociologia
Unidade TemáticaSociologia

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma compreensão clara e detalhada dos principais e secundários objetivos da aula, permitindo que os alunos saibam exatamente o que se espera que eles alcancem ao final da aula. Isso prepara o terreno para as atividades práticas e digitais que seguirão, alinhando expectativas e criando um foco claro para o aprendizado.

Objetivos principais:

1. Explorar o desenvolvimento histórico do homem em relação à natureza, focando nas mudanças dos meios de produção.

2. Compreender a evolução das práticas de extração e interação do homem com o meio natural.

Objetivos secundários:

  1. Analisar criticamente o impacto ambiental das atividades econômicas humanas ao longo do tempo.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa inicial é criar uma conexão imediata dos alunos com o tema, utilizando ferramentas digitais que fazem parte do cotidiano deles. Este aquecimento visa não apenas estimular a curiosidade, mas também iniciar um debate fundamentado que permitirá uma compreensão mais profunda do tema abordado na aula. Ao buscar informações e responder a perguntas-chave, os alunos exercitam a habilidade crítica e começam a contextualizar a relação entre economia e natureza em um cenário contemporâneo.

Aquecendo

Aquecimento: Para iniciar a aula sobre Economia e Natureza, explique aos alunos que o desenvolvimento humano sempre esteve ligado à forma como interagimos com o meio natural. A economia, desde os tempos mais antigos, começou a ser moldada pela maneira como extraímos recursos da natureza e como isso afeta o ambiente ao nosso redor. Em seguida, peça para que os alunos utilizem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre a interação histórica entre economia e natureza. Incentive-os a encontrar informações atuais e relevantes, preferencialmente relacionadas a mudanças nos meios de produção ou impactos ambientais recentes. (10 a 15 minutos)

Reflexões Iniciais

1. 樂 Como as práticas econômicas humanas têm mudado a interação do homem com o meio natural ao longo do tempo?

2.  Qual é o impacto ambiental das atividades econômicas que você encontrou na sua pesquisa?

3.  Como as mudanças nos meios de produção afetaram a sustentabilidade dos recursos naturais?

4.  Quais são alguns exemplos históricos de explorações econômicas que geraram grandes impactos ambientais?

5.  Como as redes sociais e tecnologias digitais influenciam atualmente a conscientização sobre a relação entre economia e natureza?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos em atividades práticas e digitais que aprofundem sua compreensão sobre a relação entre economia e natureza. As atividades propostas incentivam o uso de tecnologias digitais, colaboração em grupo e a aplicação de conhecimentos de forma criativa e contextualizada. Assim, os alunos se tornam protagonistas de seu aprendizado, aplicando conceitos teóricos em cenários práticos e modernos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influenciadores da Sustentabilidade

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos em uma atividade prática utilizando uma dinâmica moderna (influenciadores digitais) para explorar a temática da aula, desenvolvendo habilidades de comunicação, pesquisa e pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos deverão se transformar em influenciadores digitais e criar uma campanha de conscientização sobre a relação entre economia e natureza. Eles precisarão usar as redes sociais para divulgar suas ideias, criando posts, vídeos e stories que abordem a importância de práticas econômicas sustentáveis.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma plataforma de rede social (Instagram, TikTok, YouTube, etc.).

  • Os alunos devem pesquisar exemplos reais de campanhas ambientais bem-sucedidas.

  • Criar um conjunto de três peças de conteúdo digital (um post, um vídeo curto e um story) que destaque a relação entre economia e natureza e proponha soluções sustentáveis.

  • Os grupos devem postar seus conteúdos nas plataformas escolhidas, utilizando uma hashtag específica criada para a aula (#EcoSociologia).

  • Cada grupo deve apresentar suas peças de conteúdo para a turma, explicando a escolha da mensagem e a abordagem utilizada.

Atividade 2 - ️ Simulação Econômica Sustentável

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico e a tomada de decisões dos alunos em um contexto simulado, permitindo-lhes compreender na prática as complexidades da interação entre economia e natureza.

- Descrição: Os alunos participarão de uma simulação em que deverão administrar uma cidade virtual com foco em sustentabilidade econômica e ambiental. Utilizando uma plataforma de simulação online, deverão tomar decisões que equilibram desenvolvimento econômico e conservação ambiental.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar uma plataforma de simulação virtual (como SimCity, EcoSim ou uma ferramenta similar).

  • Os alunos deverão tomar decisões sobre produção, consumo e infraestrutura, visando sempre a sustentabilidade econômica e ambiental da cidade.

  • Durante a simulação, cada grupo deve registrar as decisões tomadas e os impactos observados (positivos e negativos).

  • Após a simulação, cada grupo deve criar um relatório em formato digital (uma apresentação ou um documento) explicando suas escolhas e os resultados obtidos.

  • Os grupos devem apresentar seus relatórios para a turma, discutindo os desafios enfrentados e as soluções encontradas.

Atividade 3 -  Histórias de Extração e Sustentabilidade

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Promover a habilidade de pesquisa e o uso de ferramentas digitais para criar narrativas, permitindo aos alunos visualizar e compreender as dinâmicas históricas entre economia e natureza.

- Descrição: Os alunos vão criar uma narrativa digital sobre a exploração de um recurso natural específico ao longo da história, utilizando ferramentas de storytelling digital. Devem abordar as mudanças nos meios de produção e os impactos ambientais causados ao longo do tempo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um recurso natural específico (como petróleo, madeira, ouro, etc.).

  • Os alunos devem pesquisar a história da exploração desse recurso, identificando mudanças nos meios de produção e impactos ambientais.

  • Utilizando ferramentas digitais de storytelling (como StoryMapJS, Canva ou outra similar), os alunos devem criar uma narrativa visual que conte a história do recurso.

  • A narrativa deve incluir textos, imagens, gráficos e vídeos que ilustrem os principais eventos e mudanças ao longo do tempo.

  • Cada grupo deve apresentar sua narrativa para a turma, explicando suas descobertas e a construção de sua história.

Retorno

Duração: 20 a 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado e seu processo de trabalho, promovendo uma troca de ideias e feedbacks construtivos. Essa reflexão coletiva e o feedback 360° ajudam a aprofundar a compreensão sobre a relação entre economia e natureza, além de incentivar habilidades de comunicação, crítica e colaboração.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira que cada grupo apresente seus principais pontos em até 5 minutos. Utilize um breve roteiro para introduzir essa discussão: 'Agora que concluímos as atividades práticas, vamos compartilhar nossas experiências e descobertas. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus principais pontos, incluindo os desafios enfrentados e as soluções encontradas. Após as apresentações, discutiremos como essas atividades mudaram nossa perspectiva sobre a interação entre economia e natureza.'

Reflexões

1.  Como as atividades realizadas ajudaram a entender melhor a relação entre economia e natureza? 2.  Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao criar campanhas de conscientização e ao simular uma cidade sustentável? 3.  Que aprendizados vocês levarão para futuras discussões e práticas sobre sustentabilidade econômica e ambiental?

Feedback 360°

️ Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Explique que o objetivo é fornecer feedback construtivo e respeitoso, destacando pontos positivos e sugestões de melhoria. Oriente os alunos a utilizarem a técnica de feedback 'Sanduíche', que consiste em começar com um elogio, seguido de uma sugestão de melhoria e terminando com mais um ponto positivo.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, conectando-os à realidade contemporânea e destacando a importância prática do tema abordado. Ao refletir sobre o conteúdo de maneira divertida e relevante, os alunos são incentivados a aplicar o aprendizado em seu cotidiano, promovendo uma consciência crítica e sustentável. 

Resumo

Resumo: Nesta aula, exploramos a trajetória do desenvolvimento humano e sua interação com a natureza, desde as práticas de extração até a evolução dos meios de produção. Usando o formato de influenciadores digitais e simulações virtuais, os alunos se envolveram em atividades práticas que destacaram a importância de práticas econômicas sustentáveis. A narrativa digital criada sobre a exploração de recursos naturais permitiu uma compreensão visual e contextualizada das dinâmicas históricas entre economia e natureza. ✨

No Mundo

No Mundo: A aula se conecta diretamente com o mundo atual, onde as redes sociais e as tecnologias digitais são ferramentas poderosas para a disseminação de conhecimento e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. As dinâmicas modernas exigem uma abordagem crítica e prática para enfrentar os desafios ambientais e econômicos, e esta aula utilizou esses elementos para engajar os alunos de maneira relevante e atualizada. 

Na Prática

Aplicações: A importância do assunto apresentado está na relevância que a sustentabilidade econômica e ambiental tem para o dia a dia. Entender a relação entre economia e natureza ajuda a formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de tomar decisões que contribuam para um futuro mais sustentável. Esta compreensão é fundamental para enfrentar os desafios ambientais e promover práticas econômicas que respeitem o meio ambiente. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies