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Plano de aula de Desigualdade Social

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS401'

Desigualdade Social

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Desigualdade Social

Palavras ChaveDesigualdade Social, Relações Econômicas, Problemas Causados pela Pobreza, Mapa da Desigualdade, Simulação de Orçamento Familiar, Debate sobre Políticas Públicas, Atividades Interativas, Análise de Dados, Argumentação, Consequências Sociais, Estratégias de Redução da Desigualdade, Contextualização Real, Engajamento Estudantil, Aprendizado Ativo
Materiais NecessáriosComputadores com acesso à internet, Softwares de mapeamento online, Projetor e tela para apresentações, Quadro branco ou flip chart, Marcadores para quadro branco, Folhas de papel e canetas, Dados sobre desigualdade social pré-coletados, Perfis de famílias fictícias para a simulação de orçamento
Códigos BNCCEM13CHS401: Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.; EM13CHS403: Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaSociologia
Unidade TemáticaSociologia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer uma base clara e direcionada para a aula, garantindo que os alunos compreendam os pontos-chave que serão explorados. Além disso, serve para alinhar as expectativas dos estudantes com os resultados de aprendizagem desejados, facilitando a aplicação prática dos conceitos discutidos em casa. Esta abordagem ajuda a maximizar a eficácia do tempo em sala, focando nas discussões e atividades que consolidarão o conhecimento prévio dos alunos e promoverão uma compreensão mais profunda do tema da desigualdade social.

Objetivos principais:

1. Analisar as relações econômicas e sociais que contribuem para a desigualdade social, identificando suas origens e consequências.

2. Discutir os diversos problemas causados pela pobreza e como esses impactos se manifestam em diferentes esferas da vida dos indivíduos e da sociedade.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas de análise e argumentação ao discutir e debater sobre a desigualdade social.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo pré-estudado com a realidade prática, por meio de situações problema que estimulam a reflexão e o debate. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância do tema em situações reais, aumentando o interesse e a compreensão dos estudantes sobre a amplitude e a gravidade das questões ligadas à desigualdade social. Esta etapa prepara o terreno para uma discussão mais aprofundada e aplicada em sala de aula.

Situações Problema

1. Imagine que um novo imposto sobre produtos de luxo é proposto para ajudar a financiar programas sociais. Discuta como essa medida pode afetar a desigualdade social e econômica no país.

2. Considere uma região onde a maioria das pessoas trabalha em agricultura de subsistência. Discuta quais políticas públicas poderiam ser implementadas para melhorar as condições sociais e econômicas dessas famílias.

Contextualização

A desigualdade social não é apenas um conceito teórico; ela tem impactos reais e visíveis em nossas comunidades e no mundo. Por exemplo, a disparidade de acesso à educação e serviços de saúde pode ser vista em áreas urbanas e rurais. Além disso, fenômenos recentes, como a polarização política e social, têm sido associados a níveis crescentes de desigualdade. Discutir esses casos reais pode ajudar a contextualizar a importância do estudo da desigualdade social.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é destinada a aplicar de forma prática e interativa os conceitos estudados em casa. As atividades propostas visam consolidar o conhecimento dos alunos sobre desigualdade social, permitindo-lhes explorar o tema em profundidade e de maneira contextualizada. Escolhendo uma das atividades sugeridas, o professor facilita a aprendizagem ativa, a colaboração entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas. Esta etapa é crucial para a formação de uma compreensão holística e crítica das questões sociais abordadas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mapa da Desigualdade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, análise de dados e apresentação, além de promover uma compreensão mais profunda das desigualdades sociais em um contexto local.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para criar um Mapa da Desigualdade em sua cidade ou região. Eles irão pesquisar dados como renda média, acesso a serviços públicos, índices de criminalidade e qualidade de vida em diferentes bairros, e então utilizarão essas informações para criar um mapa visual que represente a desigualdade existente. A atividade envolverá a utilização de softwares de mapeamento e apresentação, e cada grupo deverá preparar uma breve explicação sobre as causas e consequências das desigualdades observadas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo uma região da cidade ou uma área de estudo específica.

  • Oriente os alunos a pesquisarem dados relevantes sobre desigualdade na região designada.

  • Instrua os alunos sobre como utilizar ferramentas de mapeamento online para criar seus mapas.

  • Peça para que preparem uma apresentação para o final da aula, na qual discutirão as descobertas e o que elas implicam para a sociedade local.

Atividade 2 - Simulação de Orçamento Familiar

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender os desafios enfrentados por famílias de diferentes classes sociais na administração de seus orçamentos, e desenvolver habilidades de tomada de decisão sob incerteza.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, receberão diferentes perfis de famílias com rendas variadas. Eles deverão então planejar o orçamento familiar, decidindo como alocar os recursos para alimentação, moradia, educação, saúde e lazer. A atividade incluirá a introdução de 'eventos aleatórios' que podem impactar o orçamento, como despesas inesperadas ou aumentos/reduções de salário. O objetivo é que os alunos vivenciem as dificuldades de gerir um orçamento com recursos limitados e entendam as implicações da desigualdade econômica na vida diária.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua perfis de famílias e informe a renda mensal de cada uma.

  • Forneça uma lista de despesas essenciais e instrua os alunos a planejarem o orçamento familiar.

  • Introduza eventos aleatórios que possam afetar o orçamento das famílias.

  • Peça que cada grupo discuta as escolhas feitas e as dificuldades encontradas durante a atividade.

Atividade 3 - Debate: Políticas Públicas para a Redução da Desigualdade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e compreensão crítica das políticas públicas voltadas para a redução da desigualdade, além de promover o entendimento dos diferentes pontos de vista sobre o tema.

- Descrição: Esta atividade consiste em um debate estruturado, no qual os alunos, divididos em dois grandes grupos, defenderão diferentes abordagens para a redução da desigualdade social. Cada grupo preparará argumentos baseados em teorias sociológicas e exemplos práticos, para sustentar sua posição. Ao final do debate, será realizada uma votação para decidir qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes.

- Instruções:

  • Divida a classe em dois grandes grupos.

  • Atribua a cada grupo uma perspectiva teórica ou uma política pública específica para defender.

  • Permita tempo para que cada grupo prepare seus argumentos e pesquise exemplos que sustentem sua posição.

  • Realize o debate, permitindo que cada lado apresente seus argumentos e refute os do oponente.

  • Conclua com uma votação e uma discussão sobre o que foi aprendido durante o debate.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades realizadas e articulem o conhecimento adquirido. Através da discussão em grupo, os alunos podem comparar diferentes perspectivas e abordagens, o que ajuda a aprofundar a compreensão do tema da desigualdade social e fortalece suas habilidades de argumentação e pensamento crítico.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode sugerir que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e desafios encontrados durante as atividades. Pode-se também pedir que cada grupo relate como as atividades ajudaram a mudar ou reforçar suas percepções sobre a desigualdade social. Essa troca de experiências pode ser facilitada com o uso de um quadro branco ou um flip chart, onde os alunos podem anotar os pontos-chave discutidos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais fatores que vocês identificaram como causas da desigualdade social em suas atividades?

2. Como as políticas públicas discutidas nas atividades poderiam ser implementadas ou melhoradas na vida real?

3. De que maneira as atividades influenciaram sua compreensão sobre a importância de discutir e agir contra a desigualdade social?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, garantindo que eles possam vincular os conceitos teóricos com as experiências práticas vivenciadas durante a aula. Além disso, visa reforçar a relevância do estudo da desigualdade social, motivando os alunos a continuarem refletindo e agindo sobre essas questões em suas vidas e comunidades.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre desigualdade social, recapitulando as causas, consequências e exemplos práticos discutidos durante a aula. É importante reforçar as discussões sobre políticas públicas, como o novo imposto sobre produtos de luxo e as estratégias para melhorar as condições sociais e econômicas de regiões agrícolas.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi cuidadosamente planejada para conectar a teoria com a prática. Através de atividades como o Mapa da Desigualdade, a Simulação de Orçamento Familiar e o Debate sobre Políticas Públicas, os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos estudados em casa em situações práticas e contextuais, permitindo uma compreensão mais profunda e integrada do tema.

Fechamento

Finalmente, é crucial enfatizar a importância do estudo da desigualdade social em nossas vidas diárias. Compreender essas dinâmicas ajuda a formar cidadãos mais conscientes e preparados para engajar-se em debates e ações que visem melhorar as condições sociais e econômicas de suas comunidades e do mundo em geral.

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