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Plano de aula de Liberdade e Subjetividade

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS504'

Liberdade e Subjetividade

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a definição de liberdade e subjetividade dentro do contexto filosófico, capacitando os alunos a desenvolverem um entendimento crítico e reflexivo sobre o assunto.

  2. Analisar a relação entre liberdade, subjetividade, moral e ética, facilitando a compreensão de como esses conceitos se entrelaçam e influenciam na vida cotidiana.

  3. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e argumentação, incentivando os alunos a formular e defender suas próprias opiniões sobre o tema, respeitando as diferentes perspectivas existentes.

Objetivos secundários

  • Estimular o respeito pela diversidade de opiniões, valorizando a liberdade e subjetividade de cada indivíduo.
  • Incentivar a reflexão sobre as próprias ações e escolhas, visando um maior entendimento de si mesmo e do mundo ao redor.
  • Promover a participação ativa dos alunos, incentivando o debate e a troca de ideias.

Os alunos devem iniciar a aula com uma compreensão básica dos termos e conceitos que serão abordados. O professor deve verificar esse entendimento através de perguntas diretas ou discussões em grupo. Este conhecimento prévio servirá como base para a exploração mais aprofundada dos tópicos durante a aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. O professor deve começar a aula com uma breve revisão de conceitos anteriores que sejam pertinentes ao tema da aula, como a explicação de conceitos fundamentais da filosofia, tais como: o que é moral, ética, liberdade e subjetividade, de forma simples e clara.

  2. Após a revisão, o professor pode utilizar duas situações problemas que estimulem os alunos a pensarem sobre o tema da aula. Por exemplo:

    • Situação 1: "Imaginem que vocês têm total liberdade para escolher qualquer profissão no mundo, sem quaisquer barreiras ou limitações. Como essa liberdade de escolha afetaria a sua decisão? E como a sua subjetividade, ou seja, seus próprios sentimentos, desejos e experiências pessoais, influenciariam nessa escolha?"

    • Situação 2: "Suponham que vocês presenciem alguém cometendo um ato imoral, como roubar um objeto de valor de uma loja. Vocês têm a liberdade de escolher entre denunciar a ação para as autoridades, ignorar a situação ou repreender a pessoa diretamente. Como se sentiriam em cada uma dessas situações? E como a moral e a ética influenciam na sua decisão?"

  3. Em seguida, o professor deve contextualizar a importância do assunto, discutindo como os conceitos de liberdade e subjetividade se aplicam em situações reais do cotidiano dos alunos e na sociedade em geral. É importante frisar que as escolhas que fazemos e como reagimos a situações diversas são fortemente influenciados por nossa liberdade e subjetividade.

  4. Para introduzir o tema e chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias interessantes relacionadas ao tema. Por exemplo:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que Sartre, um famoso filósofo francês, acreditava que somos condenados à liberdade? Para ele, cada indivíduo é totalmente livre e, por isso, totalmente responsável por suas ações."

    • Curiosidade 2: "Na filosofia existencialista, a subjetividade é considerada a verdade do ser humano, ou seja, cada pessoa tem uma realidade única e original a partir da qual ela experimenta e percebe o mundo."

O professor deve finalizar a introdução reforçando que ao longo desta aula, os alunos serão incentivados a refletir sobre essas questões e discuti-las com seus colegas, levando em consideração suas próprias experiências e opiniões.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: "O Jogo da Escolha" (10 - 15 minutos)

  1. Para iniciar, o professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões, cada um com uma situação hipotética escrita.

  2. As situações devem ser variadas e relacionadas à liberdade, subjetividade e ética. Por exemplo: "Você encontra uma carteira na rua com dinheiro e documentos", "Um amigo confessa que copiou na prova e pede que você não conte a ninguém", "Você tem a oportunidade de mentir para obter uma vantagem".

  3. Cada grupo deve discutir cada situação, considerando suas próprias subjetividades e liberdade. Depois, deve-se chegar a um consenso sobre o que fariam naquela situação.

  4. Após a discussão, cada grupo deve apresentar uma das situações e a solução que encontrou, justificando suas escolhas baseadas na liberdade, subjetividade, moral e ética.

  5. O professor deve mediar as apresentações, estimulando o debate entre os grupos e apontando diferentes perspectivas. É importante que o professor reforce que não existem respostas certas ou erradas, mas diferentes formas de ver e lidar com as situações.

Atividade 2: "Sartre e a Condenação à Liberdade" (10 - 15 minutos)

  1. A atividade começa com o professor apresentando um pouco mais sobre a filosofia de Jean-Paul Sartre, focando no conceito de que somos "condenados à liberdade" e que cada indivíduo é totalmente livre e, por isso, totalmente responsável por suas ações.

  2. Em seguida, o professor deve propor um debate em sala de aula sobre a ideia de Sartre. Os alunos podem ser divididos em dois grupos, um defendendo a ideia de que somos condenados à liberdade e outro questionando essa afirmação.

  3. Cada grupo deve preparar argumentos para defender sua posição, considerando os conceitos de liberdade, subjetividade, moral e ética discutidos ao longo da aula.

  4. Após a preparação, cada grupo deve apresentar seus argumentos. O professor deve mediar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que as discussões sejam respeitosas e produtivas.

  5. Ao final do debate, o professor deve ressaltar os pontos principais levantados e como eles se relacionam com o conceito de liberdade e subjetividade na filosofia.

Estas atividades têm como objetivo fazer os alunos refletirem sobre a liberdade e a subjetividade, e como estes conceitos se relacionam com a moral e a ética, através de situações práticas e debates. A participação ativa e a troca de ideias são incentivadas em ambas as atividades, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades de pensamento crítico e argumentação.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. O professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades. Esta é uma oportunidade para os alunos compartilharem suas opiniões e ideias, e para o professor destacar diferentes perspectivas e interpretações.

  2. Em seguida, o professor deve pedir aos alunos para conectarem as atividades práticas com a teoria discutida na aula. Esta conexão é importante para ajudar os alunos a consolidarem seu entendimento sobre os conceitos de liberdade e subjetividade, e como estes se relacionam com a moral e a ética.

    • O professor pode fazer perguntas como: "Como as situações que discutimos se relacionam com o conceito de liberdade de escolha?" ou "Como a subjetividade influenciou as decisões tomadas durante as atividades?"
  3. O professor deve então propor um momento de reflexão individual, pedindo aos alunos para pensarem durante um minuto sobre as perguntas:

    • Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    • Quais questões ainda não foram respondidas?
  4. Os alunos devem ter a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma se sentirem confortáveis.

  5. O professor deve encerrar a aula resumindo os principais pontos discutidos, reforçando a importância do entendimento dos conceitos de liberdade e subjetividade e como estes se relacionam com a moral e a ética no dia a dia.

  6. Para garantir que todos os alunos entenderam o conteúdo, o professor pode propor uma tarefa para casa, como a redação de um pequeno texto argumentativo sobre o tema da aula, ou a pesquisa de um filósofo que discuta sobre liberdade e subjetividade para apresentar na próxima aula.

Esse retorno garantirá que os alunos tenham a chance de consolidar o que aprenderam durante a aula, e permitirá que o professor avalie o entendimento dos alunos sobre o tema. Além disso, proporcionará um espaço para que os alunos possam expressar quaisquer dúvidas ou perguntas que possam ter surgido durante a aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. O professor deve iniciar a conclusão recapitulando os principais conceitos e ideias apresentados na aula, como a definição de liberdade e subjetividade, a relação desses conceitos com a moral e a ética, e as reflexões de Sartre sobre a "condenação à liberdade".

  2. Em seguida, deve-se explicar como a aula conectou teoria e prática. O professor pode destacar como as atividades propostas, como o "Jogo da Escolha" e o debate sobre as ideias de Sartre, permitiram aos alunos aplicar e vivenciar os conceitos discutidos, fomentando um entendimento mais profundo e significativo.

  3. Para complementar o entendimento dos alunos sobre o assunto da aula, o professor pode sugerir materiais extras, como:

    • Leituras recomendadas: "O Ser e o Nada" de Jean-Paul Sartre, "A Liberdade" de Hannah Arendt e "O Existencialismo é um Humanismo" de Sartre.

    • Vídeos online: palestras TED Talks sobre liberdade e subjetividade, documentários sobre vida e obra de Sartre e outros filósofos existencialistas.

    • Sites de filosofia: plataformas como "Stanford Encyclopedia of Philosophy" e "Internet Encyclopedia of Philosophy" que possuem artigos detalhados sobre diversos tópicos filosóficos.

  4. Para finalizar a aula, o professor deve ressaltar a relevância do tema para o cotidiano dos alunos. É importante explicar que a compreensão de conceitos como liberdade, subjetividade, moral e ética permite uma reflexão mais profunda sobre nossas escolhas e ações diárias, além de estimular um pensamento crítico e autônomo.

  5. O professor pode encerrar a aula com um pensamento final, como: "Lembrando das palavras de Sartre, somos condenados à liberdade, e isso significa que, a cada momento, temos a liberdade de escolher quem queremos ser através de nossas ações. Nossa subjetividade é única, e ela molda nossa percepção do mundo. Entender isso é fundamental para nos tornarmos seres humanos mais conscientes e responsáveis."

  6. Por fim, o professor deve abrir um espaço para perguntas finais e comentários dos alunos, encorajando-os a continuar explorando o tema fora da sala de aula.

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