Entrar

Plano de aula de Amazônia: Biomas, Economia e os Impactos Ambientais: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS301'

Amazônia: Biomas, Economia e os Impactos Ambientais: Revisão

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Amazônia: Biomas, Economia e os Impactos Ambientais: Revisão

Palavras ChaveAmazônia, bioma, ecossistema, desmatamento, impactos ambientais, sustentabilidade, atividades práticas, educação ambiental, desenvolvimento econômico, conservação, soluções, trabalho em equipe, pensamento crítico, ecoempreendedorismo, simulação
Materiais NecessáriosComputadores com acesso à internet, Projetor e tela, Papel e canetas para anotações, Quadro branco e marcadores, Recursos para apresentações (PowerPoint, Prezi, etc.)
Códigos BNCCEM13CHS301: Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.; EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para os aspectos mais essenciais do tópico. Ao estabelecer objetivos claros e específicos, os alunos podem melhor organizar seu conhecimento prévio e aplicá-lo de forma eficaz durante as atividades práticas em sala. Esta seção também serve para alinhar as expectativas de aprendizagem e garantir que todos os participantes estejam engajados nos mesmos temas de interesse e importância.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar e descrever o bioma e o ecossistema da Amazônia, incluindo sua biodiversidade e características únicas.

2. Analisar e discutir os principais problemas de devastação na região amazônica, incluindo desmatamento, queimadas e impactos socioeconômicos.

3. Explorar as interações entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico na Amazônia, destacando desafios e estratégias de sustentabilidade.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar o pensamento crítico e a consciência ambiental dos alunos através da análise de estudos de caso e discussões em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tópico por meio de situações problema que os façam refletir e aplicar seus conhecimentos prévios de forma prática e contextualizada. Além disso, busca-se contextualizar a relevância do estudo da Amazônia, não apenas como um bioma, mas como um ecossistema vital para a vida no planeta. Esta etapa também prepara o terreno para as atividades práticas, estabelecendo um ponto de partida comum para as discussões e análises que se seguirão.

Situações Problema

1. Imagine que vocês são biólogos enviados para estudar uma área recentemente desmatada na Amazônia. Quais seriam os primeiros passos e que evidências vocês buscariam para entender o impacto ambiental desse desmatamento?

2. Suponha que vocês são consultores ambientais contratados por uma empresa que deseja implementar uma nova técnica de produção agrícola na região amazônica. Como vocês poderiam garantir que essa técnica não causasse mais danos ao ecossistema local?

Contextualização

A Amazônia, além de ser o maior bioma do Brasil, abriga uma rica biodiversidade, inúmeras comunidades indígenas e é crucial para a regulação do clima global. Curiosamente, cerca de 10% de todas as espécies conhecidas do planeta vivem na Amazônia. No entanto, a região enfrenta grandes desafios, como o desmatamento, que em 2020 teve um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior. Essa realidade não só ameaça a biodiversidade única da floresta como também representa um sério risco para o equilíbrio climático global.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e contextualizada os conhecimentos adquiridos sobre a Amazônia. Através de atividades lúdicas e colaborativas, eles podem explorar soluções para problemas reais, desenvolver empatia com as questões ambientais e econômicas da região e aprimorar suas habilidades de pensamento crítico e trabalho em equipe. Ao final, poderão apresentar e discutir suas soluções, enriquecendo o aprendizado com múltiplas perspectivas e abordagens.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Missão Amazônia: O Desafio do Desmatamento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica e solução de problemas relacionados ao desmatamento da Amazônia, além de promover o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para simular uma equipe de cientistas e ativistas ambientais. Eles receberão um cenário onde uma grande parte da floresta amazônica foi recentemente desmatada e seu objetivo será apresentar um plano de ação para reverter os danos e implementar medidas de conservação.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Apresente o cenário: uma área de 100 km² na Amazônia foi desmatada ilegalmente.

  • Cada grupo deve pesquisar e discutir em que tipo de atividades humanas o desmatamento está relacionado e seus impactos ambientais.

  • Os alunos devem então elaborar um plano de ação que inclua medidas para restaurar a área desmatada e prevenir futuros desmatamentos.

  • Cada grupo preparará uma apresentação de 10 minutos para compartilhar seu plano com a classe.

Atividade 2 - Ecoempreendedorismo na Amazônia

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento empreendedor dos alunos, aplicados a um cenário real de conservação e desenvolvimento sustentável.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, irão criar um projeto de negócio sustentável que possa ser implementado na região amazônica, visando tanto a conservação ambiental quanto o desenvolvimento econômico local.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Apresente o conceito de ecoempreendedorismo e explique sua importância para a Amazônia.

  • Os grupos deverão escolher um produto ou serviço que possa ser desenvolvido na Amazônia, respeitando os princípios de sustentabilidade.

  • Cada grupo deverá elaborar um plano de negócios que inclua uma análise de mercado, estratégias de produção e distribuição e impacto ambiental positivo.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu projeto para a classe, que votará no mais inovador e sustentável.

Atividade 3 - Guardiões da Floresta

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão das complexidades envolvidas na gestão sustentável da Amazônia e desenvolver habilidades de argumentação e tomada de decisão.

- Descrição: Nesta simulação, cada grupo de alunos assumirá o papel de uma comunidade local da Amazônia. Eles enfrentarão dilemas reais sobre o uso da terra, conservação da floresta e desenvolvimento econômico, e precisarão decidir o melhor curso de ação para sua comunidade.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos que representarão diferentes comunidades da Amazônia.

  • Cada grupo receberá informações sobre sua comunidade, incluindo recursos disponíveis, desafios econômicos e ambientais.

  • Os alunos deverão discutir e decidir sobre o uso da terra, considerando opções como agricultura sustentável, ecoturismo e preservação.

  • Cada grupo preparará uma apresentação para justificar suas decisões e propor um plano de ação para o futuro de sua comunidade.

  • Ao final, haverá uma discussão em classe para comparar e debater as diferentes abordagens das comunidades.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o que aprenderam durante as atividades. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de promover uma compreensão mais profunda das questões abordadas. Este momento também serve para que o professor avalie o entendimento dos alunos e esclareça quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que os objetivos de aprendizagem tenham sido atingidos.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe um breve resumo do que discutiu e das soluções propostas. Em seguida, é importante que sejam destacadas as soluções mais inovadoras ou que apresentem maior potencial de aplicação prática. O professor deverá moderar a conversa, garantindo que todos tenham oportunidade de falar e que as ideias sejam respeitadas e debatidas de maneira construtiva.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao desenvolver as soluções propostas para os problemas ambientais da Amazônia?

2. Como as soluções propostas podem ser implementadas na prática e quais seriam os passos iniciais?

3. Que lições vocês tiraram desse exercício sobre a importância da sustentabilidade e da conservação da Amazônia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, integrando as atividades práticas com os conceitos teóricos discutidos inicialmente. Além disso, visa reforçar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em situações reais e cotidianas, preparando os alunos para uma reflexão contínua sobre a importância da conservação ambiental e promovendo uma visão crítica e consciente sobre o tema.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre a Amazônia, incluindo a descrição do bioma e ecossistema, os impactos do desmatamento, e as interações entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico. É fundamental reforçar as informações principais e as soluções propostas pelos alunos durante as atividades práticas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, foi evidenciada a conexão entre teoria e prática através das atividades simuladas e casos reais discutidos, como o desmatamento e as propostas de ecoempreendedorismo. Essa abordagem permitiu aos alunos aplicar o conhecimento teórico em situações práticas, destacando a relevância e complexidade dos temas abordados.

Fechamento

Por fim, é crucial enfatizar a importância da Amazônia não apenas como um bioma exuberante, mas como um ativo global essencial para a regulação climática e a biodiversidade. Compreender esses aspectos é fundamental para que os alunos possam atuar como cidadãos conscientes e agentes de mudança em questões ambientais futuras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies