Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Relevo: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Relevo: Revisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de relevo: Os alunos devem ser capazes de definir o que é relevo, entendendo que se trata das formas da superfície terrestre, como montanhas, planícies, vales, entre outros. Além disso, devem entender que o relevo é resultado de processos internos e externos que ocorrem na Terra.

  2. Identificar os principais tipos de relevo: Os alunos devem ser capazes de distinguir os diferentes tipos de relevo, como montanhas, planícies, vales, e entender as características de cada um. Para isso, devem ser capazes de reconhecer imagens e descrições dos mesmos.

  3. Relacionar o relevo com a ação humana: Os alunos devem ser capazes de perceber como a ação humana pode modificar o relevo, seja de forma natural, como a erosão causada pela agricultura, ou de forma artificial, como a construção de estradas e cidades.

    Objetivos secundários:

    • Promover o pensamento crítico: Além de adquirir conhecimentos sobre o relevo, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância de preservá-lo e de entender a relação entre a ação humana e as mudanças no relevo.

    • Estimular a pesquisa: Os alunos serão incentivados a buscar mais informações sobre o tema, seja através de pesquisa online ou em livros e enciclopédias, promovendo a autonomia no processo de aprendizagem.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios (3 - 5 minutos): O professor deve iniciar a aula com uma rápida revisão dos conceitos de Geografia já abordados, como o estudo dos componentes naturais e sociais do planeta. Além disso, é importante relembrar conceitos relacionados, como a estrutura interna da Terra (núcleo, manto, crosta) e os processos que atuam na superfície terrestre (erosão, sedimentação, tectonismo). Esta revisão pode ser feita através de perguntas direcionadas aos alunos, incentivando a participação ativa.

  2. Situações-problema (3 - 5 minutos): O professor deve propor duas situações que despertem o interesse dos alunos e os conduzam ao tema da aula. Por exemplo: "Como as montanhas são formadas?" e "Por que algumas regiões são mais planas do que outras?". Estas perguntas visam instigar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos.

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve contextualizar a importância do estudo do relevo, relacionando-o a situações do cotidiano. Por exemplo, pode-se mencionar como o conhecimento do relevo é fundamental para a construção de estradas, para a previsão do clima (através da influência do relevo na circulação de massas de ar), e para a prática de esportes como o montanhismo.

  4. Introdução ao tópico (2 - 3 minutos): Para introduzir o tópico da aula, o professor pode compartilhar curiosidades ou fatos interessantes sobre o relevo. Por exemplo, pode-se mencionar que a montanha mais alta do mundo, o Monte Everest, tem 8.848 metros de altitude, enquanto a região mais baixa, a Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, chega a uma profundidade de 10.994 metros. Outra curiosidade é que a maior planície do mundo, a Planície Indo-Gangética, abrange mais de 1,1 milhão de quilômetros quadrados na Índia e Bangladesh. Estas curiosidades ajudam a despertar o interesse dos alunos e a introduzir o estudo dos diferentes tipos de relevo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Montando o Relevo" (10 - 12 minutos): Para esta atividade, o professor deve preparar antecipadamente um kit com materiais para a construção de maquetes de relevo. Os materiais podem incluir massa de modelar, folhas de papel, cola, pincéis, tintas e canetas coloridas. Os alunos, divididos em grupos de três ou quatro, receberão um kit para cada grupo.

    • Etapa 1: O professor deve orientar os alunos a escolherem um tipo de relevo para representar em sua maquete. Pode ser uma montanha, um vale, uma planície, entre outros. Os alunos devem pesquisar sobre as características do relevo escolhido, como altitude, forma, vegetação, efeito do relevo no clima local, etc. Esta pesquisa pode ser feita em livros didáticos, enciclopédias, ou de forma online. (5 minutos)

    • Etapa 2: Com as informações coletadas, os alunos devem planejar a construção de sua maquete, decidindo quais materiais usarão para representar cada característica do relevo escolhido. Por exemplo, a massa de modelar pode ser usada para representar as montanhas, a cola para a água, as tintas para a vegetação, etc. (3 minutos)

    • Etapa 3: Finalmente, os alunos devem construir sua maquete, seguindo o plano que elaboraram. Durante esta etapa, o professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos, tirando dúvidas, e fazendo questionamentos para estimular a reflexão. (4 minutos)

  2. Atividade "Relevo em Movimento" (10 - 12 minutos): Para esta atividade, o professor deve preparar antecipadamente um conjunto de cartões com imagens e descrições de processos que atuam na formação e modificação do relevo, como o movimento das placas tectônicas, a ação do vento e da água (erosão, sedimentação), a atividade vulcânica, etc.

    • Etapa 1: O professor deve distribuir os cartões, garantindo que cada grupo receba uma variedade de processos. Os alunos devem ler as descrições e discutir em conjunto a qual tipo de relevo cada processo se aplica. (5 minutos)

    • Etapa 2: Após a discussão, os alunos devem escolher um processo e criar uma pequena dramatização ou desenho para representá-lo. Por exemplo, se o processo escolhido for o movimento das placas tectônicas, os alunos podem representar isso através de uma dramatização em que uma parte da sala se move para cima (formando uma montanha) e outra parte se move para baixo (formando um vale). Se o processo escolhido for a ação do vento, os alunos podem desenhar uma paisagem com dunas de areia. (5 minutos)

    • Etapa 3: Finalmente, cada grupo deve apresentar sua dramatização ou desenho para a classe, explicando o processo que ele representa. Durante as apresentações, o professor deve fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos e promover a discussão. (2 minutos por grupo)

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Compartilhamento das Atividades em Grupo (5 - 6 minutos): O professor deve solicitar que cada grupo compartilhe com a turma as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades em grupo. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para a apresentação. Durante as apresentações, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas que estimulem a reflexão e a conexão das atividades com a teoria.

    • Por exemplo, após a apresentação da maquete, o professor pode perguntar: "Como a estrutura da maquete representa as características do relevo que vocês escolheram?", "Como os processos que vocês representaram na dramatização ou desenho afetam o relevo?", etc.
  2. Discussão em Classe (3 - 4 minutos): Após todas as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em classe, retomando os pontos principais apresentados pelos grupos. Esta discussão tem como objetivo consolidar o aprendizado, esclarecer possíveis dúvidas e promover a reflexão sobre a importância do relevo e a relação entre a ação humana e as mudanças no relevo.

    • Por exemplo, o professor pode perguntar: "Quais foram os principais processos que vocês identificaram na formação e modificação do relevo?", "Como a ação humana pode alterar o relevo?", "Quais são as consequências, positivas e negativas, das alterações que a ação humana pode causar no relevo?", etc.
  3. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve fazer uma síntese das atividades realizadas, conectando-as com os conceitos teóricos apresentados no início da aula. O objetivo é que os alunos percebam como as atividades práticas ajudam a compreender e aplicar a teoria.

    • Por exemplo, o professor pode dizer: "Durante a construção das maquetes, vocês puderam perceber como as características do relevo, como a altitude e a vegetação, são representadas fisicamente. Isso reforça nosso entendimento de que o relevo não é apenas uma imagem no mapa, mas uma forma física real. Na atividade 'Relevo em Movimento', vocês exploraram os processos que atuam na formação e modificação do relevo, e como eles se relacionam com os diferentes tipos de relevo que estudamos. Isso nos ajuda a entender melhor por que a Terra tem a diversidade de relevo que observamos."
  4. Reflexão Final (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"

    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"

    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir para alguns alunos compartilharem suas respostas com a turma. Esta atividade ajuda os alunos a consolidarem o que aprenderam e a identificarem possíveis pontos de dúvida ou aprofundamento para estudos futuros.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o conceito de relevo, a identificação dos principais tipos de relevo, a relação entre relevo e ação humana, e os processos que atuam na formação e modificação do relevo. O professor pode fazer isso de forma interativa, envolvendo os alunos e verificando se eles retiveram os conhecimentos adquiridos.

  2. Conexão da Teoria à Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria à prática. Deve-se ressaltar como as atividades realizadas, como a construção das maquetes e a dramatização dos processos que atuam no relevo, permitiram aos alunos visualizar e compreender de forma mais concreta os conceitos teóricos apresentados. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e a motivar os alunos a continuar explorando o tema.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o relevo. Isso pode incluir livros de referência, sites de geografia, documentários, entre outros. O professor pode, por exemplo, recomendar o livro "A Geografia do Mundo" de Susan Martineau, que contém informações claras e ilustrações sobre o relevo do planeta.

  4. Importância do Relevo no Cotidiano (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve destacar a importância do estudo do relevo para o dia a dia dos alunos. Pode-se mencionar como o conhecimento sobre o relevo é fundamental para diversas atividades humanas, como a construção de estradas e edifícios, a previsão do clima, a prática de esportes, entre outros. Além disso, deve-se ressaltar a importância de preservar o relevo natural, considerando os impactos que a ação humana pode ter sobre ele.

  5. Encerramento (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve agradecer a participação dos alunos, reforçar a importância do estudo contínuo e encorajar os alunos a trazerem suas dúvidas para as próximas aulas. O professor deve lembrar aos alunos sobre a próxima aula, reforçando o conteúdo que será abordado e sugerindo que os alunos se preparem revisando o conteúdo da aula atual.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies