Entrar

Plano de aula de 1ª Guerra Mundial: Revisão

História

Original Teachy

'EF09HI14'

1ª Guerra Mundial: Revisão

Plano de Aula | Metodologia Ativa | 1ª Guerra Mundial: Revisão

Palavras ChavePrimeira Guerra Mundial, antecedentes, conflitos, pós-guerra, imperialismo, nacionalismo, economia, sociedade, Liga das Nações, tratados, simulação, negociações, mapas interativos, análise crítica, história contemporânea
Materiais NecessáriosCartões com eventos históricos, Mapas interativos, Cartas de intenções para simulação de tratados, Projetor para apresentações, Papel e canetas para anotações, Recursos digitais para dados históricos, Materiais para construção de linha do tempo tridimensional
Códigos BNCCEF09HI14: Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.; EF09HI10: Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.; EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.; EM13CHS204: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer as expectativas de aprendizado e orientar as atividades subsequentes. Ao definir claramente o que se espera que os alunos alcancem, esta seção serve como um mapa para o professor e para os estudantes, garantindo que todos os esforços estejam alinhados com os resultados de aprendizagem desejados. Com uma compreensão clara dos objetivos, os alunos podem se concentrar nos detalhes essenciais durante as atividades em sala, maximizando a eficácia do tempo de aula.

Objetivos principais:

1. Revisar e aprofundar o conhecimento sobre os antecedentes da 1ª Guerra Mundial, focando em aspectos como imperialismo, política, economia e sociedade.

2. Analisar os principais conflitos e eventos da 1ª Guerra Mundial e sua influência no mapa político e social do mundo.

3. Explorar as repercussões do pós-guerra, incluindo a criação da Liga das Nações e as mudanças territoriais resultantes dos tratados de paz.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação com base nos conteúdos revisados.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram previamente com a importância do estudo da Primeira Guerra Mundial. Através de situações problema, estimula-se a reflexão crítica sobre os antecedentes do conflito. A contextualização, por sua vez, busca mostrar a relevância contínua do estudo desse período histórico, ilustrando como eventos e decisões do passado moldaram o mundo moderno. Essa abordagem visa preparar os alunos para as atividades práticas em sala, estimulando o pensamento crítico e a aplicação de conceitos em cenários reais.

Situações Problema

1. Como o sistema de alianças políticas na Europa pré-Primeira Guerra Mundial contribuiu para a escalada do conflito?

2. De que maneira o nacionalismo exacerbado e a competição econômica entre as potências europeias foram fatores determinantes para o início da Primeira Guerra Mundial?

Contextualização

A Primeira Guerra Mundial não foi apenas um conflito armado; suas origens e desdobramentos afetaram profundamente a estrutura do mundo moderno. O assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando em Sarajevo, que muitos consideram o estopim do conflito, foi o resultado de uma série de eventos complexos e entrelaçados. Esta guerra, que marcou o início do uso de armas químicas em larga escala e viu o colapso de grandes impérios, como o Austro-Húngaro e o Otomano, tem lições essenciais sobre as consequências de políticas externas agressivas e disputas territoriais. Além disso, a Primeira Guerra Mundial preparou o terreno para conflitos futuros, como a Segunda Guerra Mundial, tornando seu estudo crucial para entender o curso da história contemporânea.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre a Primeira Guerra Mundial. Através das atividades propostas, os estudantes desenvolverão uma compreensão mais profunda dos antecedentes, causas e consequências do conflito, além de aprimorar habilidades de negociação, visualização e análise crítica. Cada atividade é estruturada para maximizar a participação e o aprendizado colaborativo dos alunos, garantindo que eles possam explorar o conteúdo de maneira envolvente e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Diplomacia em Crise: O Jogo dos Tratados

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de negociação e compreensão das complexidades envolvidas nos tratados pós-Primeira Guerra Mundial.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas, e cada grupo representará uma das principais potências envolvidas na Primeira Guerra Mundial. O objetivo é negociar e assinar tratados que possam garantir a paz, resolvendo conflitos territoriais e econômicos. Cada grupo terá uma 'carta de intenções' que detalha suas necessidades e alianças possíveis. O jogo será dividido em rodadas, simulando os meses após o fim da guerra.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos, cada um representando uma potência diferente (como Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e Estados Unidos).

  • Entregar a cada grupo uma carta de intenções que explique seus objetivos e condições iniciais.

  • Iniciar a primeira rodada de negociações, onde cada grupo tentará alcançar seus objetivos através de alianças e tratados.

  • Permitir que os grupos negociem entre si para resolver conflitos e formar alianças.

  • Concluir com a assinatura dos tratados pelos grupos, que devem ser registrados e apresentados para a classe.

Atividade 2 - Mapeando Impactos: Uma Análise Geopolítica

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender as mudanças territoriais resultantes da Primeira Guerra Mundial e suas implicações geopolíticas.

- Descrição: Os alunos, em grupos, utilizarão mapas interativos e dados históricos para visualizar e discutir os impactos territoriais e políticos da Primeira Guerra Mundial. Eles deverão identificar as mudanças territoriais, as novas nações formadas e discutir as razões por trás de cada decisão de fronteira. Esta atividade promove a aplicação de conceitos estudados em um contexto prático e visual.

- Instruções:

  • Organizar os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Fornecer acesso a mapas interativos que mostram as mudanças territoriais antes e depois da Primeira Guerra Mundial.

  • Orientar os alunos a identificar e discutir as mudanças territoriais principais, formação de novas nações e perdas territoriais das potências derrotadas.

  • Cada grupo deve preparar uma breve apresentação destacando as principais mudanças e suas implicações políticas e sociais.

  • Realizar uma discussão em classe para comparar as análises de cada grupo e suas interpretações.

Atividade 3 - Causa e Efeito: O Dominó da 1ª Guerra Mundial

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender a sequência de eventos que levou à Primeira Guerra Mundial e sua importância na história subsequente.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, em grupos, irão criar um 'efeito dominó' visual que represente os eventos que levaram à Primeira Guerra Mundial e seus desdobramentos. Usando cartões que contêm eventos e tratados, eles deverão ordená-los cronologicamente e discutir suas conexões e impactos. O produto final será uma linha do tempo tridimensional que pode ser compartilhada e discutida com a classe.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir cartões que contêm eventos como assassinatos, declarações de guerra, tratados e revoluções, para que os alunos possam organizá-los.

  • Instruir os alunos a criar uma linha do tempo tridimensional, onde cada cartão colocado derruba o próximo, simbolizando o efeito dominó dos eventos.

  • Cada grupo deve preparar uma explicação para cada evento e sua conexão com os eventos adjacentes.

  • Concluir com uma apresentação dos resultados e uma discussão sobre as interconexões dos eventos.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem insights e perspectivas obtidos através das atividades práticas. Esta discussão ajuda a verificar o entendimento dos alunos sobre os temas abordados, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Ao refletir coletivamente, os alunos podem formar uma compreensão mais completa e crítica dos eventos da Primeira Guerra Mundial e sua relevância até os dias atuais.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar as percepções e aprendizados obtidos durante as atividades. Encoraje cada grupo a apresentar um resumo do que discutiram e das conclusões a que chegaram. Estimule os alunos a refletir sobre como as negociações e análises realizadas em sala podem ser aplicadas para entender melhor os eventos da Primeira Guerra Mundial e suas implicações atuais.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios encontrados ao tentar negociar os tratados durante a atividade?

2. Como as mudanças territoriais discutidas afetaram as relações internacionais pós-Primeira Guerra Mundial?

3. De que maneira o jogo dos tratados ajudou a entender a complexidade das alianças e conflitos durante a guerra?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é vital para assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo abordado. Recapitulando os pontos chave, conectando a teoria com a prática e enfatizando a relevância do tema, esta seção ajuda a garantir que o conhecimento adquirido seja duradouro e aplicável. Além disso, prepara os alunos para futuras discussões e estudos, reforçando a importância do aprendizado histórico em suas vidas.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre a Primeira Guerra Mundial, incluindo os antecedentes, os principais eventos e as consequências, como o estabelecimento da Liga das Nações e as mudanças territoriais. É importante reforçar como o imperialismo, nacionalismo e a complexa rede de alianças contribuíram para o conflito, e como as atividades práticas refletiram esses conceitos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje exemplificou como a teoria sobre a Primeira Guerra Mundial pode ser aplicada de maneira prática e interativa. Através de simulações de negociações de tratados e análises geopolíticas, os alunos puderam ver diretamente as implicações dos conceitos teóricos estudados. Esta abordagem não apenas solidifica o conhecimento, mas também prepara os alunos para entender a história como um processo dinâmico e complexo.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância da Primeira Guerra Mundial no contexto atual. Os estudantes devem compreender que muitos dos problemas e conflitos contemporâneos têm raízes naquele período histórico, fazendo da compreensão desses eventos uma ferramenta essencial para entender o mundo atual e para formar cidadãos mais conscientes e críticos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies