Entrar

Plano de aula de Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Palavras ChaveGerúndio, Infinitivo, Verbos, Atividades práticas, Aprendizagem interativa, Colaboração, Discussão em grupo, Contextualização, Aplicação de conhecimento, Inglês, Ensino Médio
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor, Celulares ou câmeras para filmagem, Cartões com verbos no infinitivo e gerúndio, Pistas para caça ao tesouro, Roteiro de atividades impresso, Computador com acesso à internet para preparação de materiais
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer as metas claras de aprendizagem para a aula, orientando os alunos sobre o que se espera que eles sejam capazes de fazer ao final do processo. Esta etapa é crucial para alinhar as expectativas e direcionar o foco dos estudantes, garantindo que todos os esforços em sala estejam voltados para a aquisição das competências específicas relacionadas ao uso do gerúndio e do infinitivo em inglês.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a utilizar corretamente os verbos no gerúndio e no infinitivo, identificando e aplicando as regras de uso em diferentes contextos.

2. Desenvolver a habilidade de identificar verbos no gerúndio e no infinitivo em textos, facilitando a compreensão e interpretação de textos em inglês.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões em grupo, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A fase de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que estimulem a reflexão e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, ao contextualizar o uso dos verbos no gerúndio e no infinitivo com exemplos do dia a dia e mídias populares, os alunos conseguem perceber a relevância do tema e como ele se aplica em diversas situações reais, aumentando assim o interesse e a motivação para a aprendizagem.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para identificarem os verbos no gerúndio e no infinitivo em uma lista de frases que você irá projetar no quadro. Desafie-os a discutir em pares ou pequenos grupos as possíveis regras que regem o uso dessas formas verbais.

2. Apresente um curto texto onde alguns verbos estão no gerúndio e outros no infinitivo, sem indicar explicitamente. Peça que os alunos sublinhem os verbos e, em seguida, discutam em grupo qual forma foi usada e por quê.

Contextualização

Explique a importância do uso correto do gerúndio e do infinitivo em inglês, destacando como essas formas verbais são frequentemente usadas em situações cotidianas, como em manuais de instruções, receitas de culinária e em expressões idiomáticas. Utilize exemplos de músicas, filmes ou notícias que os alunos possam ter visto recentemente para ilustrar o uso prático dessas formas, conectando o aprendizado com o mundo real.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e lúdica os conhecimentos prévios sobre o uso dos verbos no gerúndio e no infinitivo. Ao trabalhar em grupos, os alunos têm a oportunidade de discutir, colaborar e criar, o que não só reforça a compreensão do tema, mas também desenvolve habilidades sociais e de trabalho em equipe. Cada atividade proposta visa solidificar o aprendizado de forma dinâmica e contextualizada, garantindo a retenção do conhecimento de maneira divertida e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Cine Gramática: O Drama dos Verbos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar o uso correto dos verbos no gerúndio e no infinitivo em um contexto criativo e lúdico, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e apresentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para criar um roteiro de curta-metragem que utilize de forma criativa e correta os verbos no gerúndio e no infinitivo. O enredo deverá ser uma comédia ou drama, onde os personagens se envolvem em situações que demandam o uso dessas formas verbais. Cada grupo deverá escrever o roteiro, atuar e filmar o curta em inglês.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Explique que cada grupo deverá criar um roteiro para um curta-metragem em inglês, utilizando os verbos no gerúndio e no infinitivo de forma correta.

  • Os roteiros podem ser sobre situações do cotidiano, como um encontro romântico, uma viagem ou uma confusão em um restaurante.

  • Os alunos deverão praticar e filmar o roteiro, utilizando um celular ou câmera disponível.

  • Após a filmagem, cada grupo apresentará seu curta para a classe, seguido de uma pequena discussão sobre os usos dos verbos no gerúndio e no infinitivo encontrados.

Atividade 2 - Missão Gramática: Gerúndio e Infinitivo pelo Mundo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o entendimento e uso prático dos verbos no gerúndio e infinitivo, promovendo a interação e colaboração entre os alunos.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, embarcarão em uma 'caça ao tesouro' dentro da escola, onde cada pista esconde o uso correto de um verbo no gerúndio ou infinitivo. Ao resolverem corretamente cada pista, os alunos avançam para a próxima, até encontrar o 'tesouro' que é uma frase completa formada pelos verbos corretamente utilizados.

- Instruções:

  • Prepare antecipadamente pistas que levem os alunos a diferentes locais da escola onde encontrarão as palavras-chave (os verbos no gerúndio ou infinitivo).

  • Divida os alunos em grupos e distribua a primeira pista.

  • Cada pista resolvida corretamente leva a próxima, formando uma sequência que termina na 'frase tesouro'.

  • Os grupos devem anotar as palavras-chave e usá-las em uma frase coerente ao final da atividade.

  • Para maior desafio, inclua pistas falsas que levem a erros gramaticais, incentivando os alunos a pensar criticamente.

Atividade 3 - Construtores de Frases: Oficina de Verbos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de construir frases corretas e criativas utilizando os verbos no gerúndio e no infinitivo, além de promover o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta oficina, os alunos manipularão cartões com verbos no infinitivo e gerúndio para construir frases. Cada grupo receberá um conjunto de cartas e deverá formar o maior número de frases corretas e criativas em um tempo determinado.

- Instruções:

  • Prepare conjuntos de cartões com verbos no infinitivo e gerúndio (um verbo por cartão).

  • Divida os alunos em grupos e distribua os conjuntos de cartões.

  • Defina um tempo limite para a atividade.

  • Os grupos devem formar o maior número de frases possíveis com os cartões, seguindo as regras de colocação de verbos no gerúndio e no infinitivo.

  • Ao final do tempo, cada grupo apresenta suas frases e discute as escolhas gramaticais com a classe.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado através da reflexão e da partilha de experiências. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar o que aprenderam, o que pode ajudar a reforçar o conhecimento e corrigir equívocos. Além disso, a discussão em grupo promove habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe as principais descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. Uma forma de estruturar essa discussão é começar com uma rodada de apresentações, onde cada grupo introduz o projeto que desenvolveu. Em seguida, o professor pode propor uma análise mais aprofundada, questionando os alunos sobre o processo de criação, as dificuldades encontradas e como eles superaram esses obstáculos. Encoraje os alunos a refletir sobre os erros comuns e as lições aprendidas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou ao aplicar o uso de gerúndio e infinitivo nos roteiros ou nas frases da atividade?

2. Como vocês decidiram usar o gerúndio ou o infinitivo em diferentes partes do roteiro ou frases?

3. Houve algum erro que você percebeu apenas durante a apresentação? Como você corrigiu isso?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos temas abordados durante a aula. Recapitular os pontos principais ajuda na retenção do conhecimento, e explicar a aplicação prática do que foi aprendido reforça a relevância do conteúdo para situações reais. Esta etapa também prepara o terreno para futuras aprendizagens, estabelecendo a importância do conteúdo para o desenvolvimento contínuo das habilidades linguísticas dos alunos.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor resumirá os principais pontos abordados sobre o uso do gerúndio e do infinitivo, relembrando as regras de formação e aplicação dessas formas verbais em diferentes contextos. Serão destacados exemplos chave utilizados nas atividades, reforçando o aprendizado prático e teórico.

Conexão com a Teoria

O professor explicará como a aula conectou a teoria com a prática através das atividades dinâmicas, como a criação de roteiros, a caça ao tesouro e a construção de frases. Essas atividades permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico de forma criativa e contextualizada, demonstrando a relevância e a aplicabilidade dos verbos no gerúndio e no infinitivo em situações do dia a dia e em mídias diversas.

Fechamento

Por fim, será enfatizada a importância do uso correto do gerúndio e do infinitivo no inglês, destacando como essas formas verbais são essenciais para a comunicação eficaz em diferentes contextos, desde o acadêmico até o profissional. Os alunos serão encorajados a continuar praticando o uso dessas formas em suas atividades linguísticas diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies