Entrar

Plano de aula de Verbos: Verbos Modais

Inglês

Original Teachy

Verbos: Verbos Modais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbos: Verbos Modais

Palavras ChaveVerbos modais, Inglês, Comunicação, Prática, Aplicação, Interatividade, Debate, Discussão em grupo, Análise crítica, Resolução de problemas, Aprendizado ativo, Engajamento, Sintaxe, Gramática
Materiais NecessáriosEnvelopes selados, Cenários de mistério impressos, Cartões com situações do cotidiano, Papéis para anotações, Quadro branco, Marcadores, Computador e projetor (para apresentações), Cópias de materiais de estudo sobre verbos modais (opcional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para orientar tanto os alunos quanto o professor sobre o foco da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, facilita-se a preparação e a execução das atividades subsequentes. Neste caso, os objetivos visam assegurar que os alunos possam não só reconhecer os verbos modais, mas também utilizá-los de maneira adequada, reforçando o aprendizado prévio e aprofundando o conhecimento em sala.

Objetivos principais:

1. Identificar e diferenciar os verbos modais mais comuns em inglês, incluindo can, could, may, must e should.

2. Compreender o uso e as regras gramaticais associadas a cada verbo modal, aplicando-os corretamente em contextos variados.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise e raciocínio crítico ao comparar e contrastar o uso dos diferentes verbos modais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e ativar o conhecimento prévio por meio de situações-problema que os fazem pensar na aplicação dos verbos modais em contextos reais e hipotéticos. Além disso, ao contextualizar a importância dos verbos modais com exemplos práticos, os alunos podem ver a relevância do que aprenderam em situações do dia a dia, facilitando a retenção e o entendimento do conteúdo.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um país estrangeiro e quer pedir algo educadamente, mas não sabe qual verbo modal usar. Como você decidiria entre 'could', 'may' e 'should'?

2. Pense em uma situação onde você precisa expressar obrigação ou necessidade. Quais verbos modais você usaria e por quê? Exemplifique com 'must' e 'should'.

Contextualização

Os verbos modais são fundamentais no inglês, não apenas para comunicar ações, mas também para expressar atitudes, permissões, habilidades e obrigações. Por exemplo, 'can' pode significar 'ser capaz de', 'may' é frequentemente usado para pedir ou expressar permissão, e 'must' é utilizado para falar sobre obrigações. Saber usar corretamente esses verbos modais pode fazer uma grande diferença em situações reais, como em uma entrevista de emprego ou ao viajar para um país de língua inglesa.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento no plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento prévio sobre verbos modais. As atividades propostas visam consolidar a compreensão dos verbos modais em contextos diversos, incentivando a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade. Esta fase é crucial para aprofundar o entendimento dos alunos e garantir que eles possam usar os verbos modais de maneira eficaz e confiante em situações reais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives dos Verbos Modais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar o uso dos verbos modais em situações práticas e diversificadas, desenvolvendo a capacidade de aplicar o conhecimento gramatical em contextos variados.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas, onde cada grupo receberá um 'caso' para resolver, utilizando os verbos modais de forma correta para deduzir informações e solucionar o mistério. Cada caso incluirá cenários distintos, como pedidos de favores, obrigação, possibilidade e permissão.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua um envelope selado para cada grupo, contendo um cenário de mistério.

  • Os alunos devem ler o cenário e discutir qual verbo modal se encaixa melhor em cada situação apresentada.

  • Os grupos devem apresentar suas conclusões, justificando o uso de cada verbo modal.

  • Realize uma discussão em classe para esclarecer dúvidas e corrigir possíveis erros.

Atividade 2 - O Grande Debate dos Verbos Modais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e expressão oral, utilizando verbos modais para reforçar pontos de vista e persuadir o público.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado, onde defenderão pontos de vista usando verbos modais para expressar possibilidade, permissão e conselho. O tema do debate será 'Os jovens devem ter mais responsabilidades em casa'.

- Instruções:

  • Divida a classe em dois grandes grupos, cada um representando um lado do debate.

  • Forneça tempo para que cada grupo prepare seus argumentos, utilizando verbos modais apropriados.

  • Inicie o debate, permitindo que cada lado apresente seus argumentos e responda aos do oponente utilizando verbos modais.

  • Conclua com uma votação para decidir qual grupo apresentou argumentos mais convincentes.

  • Realize uma revisão dos verbos modais usados durante o debate.

Atividade 3 - Criação de um Guia de Sobrevivência com Verbos Modais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade e o entendimento prático dos verbos modais em situações reais, além de melhorar a habilidade de conversação em inglês.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um 'Guia de Sobrevivência' para estrangeiros visitando um país de língua inglesa, utilizando verbos modais para expressar conselhos, permissões e possibilidades em situações cotidianas, como pedir comida, direções ou ajuda.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua cartões com diferentes situações do cotidiano em um país de língua inglesa.

  • Os alunos devem escrever diálogos usando verbos modais apropriados para cada situação.

  • Cada grupo apresentará seu guia para a classe, simulando as situações descritas.

  • Promova uma discussão sobre as escolhas de verbos modais em cada situação apresentada.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade consolidar o aprendizado dos alunos através da reflexão e compartilhamento de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos verbalizem o que aprenderam, ouvindo diferentes perspectivas e soluções de seus colegas. Isso não só reforça o entendimento dos conceitos como também promove habilidades de comunicação e argumentação em inglês. Além disso, a oportunidade de discutir dificuldades e soluções ajuda a identificar áreas que podem necessitar de revisão ou reforço, orientando o professor em futuras abordagens pedagógicas.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Vamos agora compartilhar nossas experiências e aprendizados com os verbos modais. Cada grupo terá a oportunidade de discutir o que achou mais desafiador e o que aprendeu de mais interessante. Lembre-se de que esta é uma oportunidade para todos aprenderem uns com os outros, então fiquem à vontade para fazer perguntas e comentários.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao usar os verbos modais em diferentes contextos?

2. Houve alguma situação em que a escolha de um verbo modal não foi clara? Como vocês resolveram isso?

3. Como o uso dos verbos modais pode influenciar a interpretação de uma frase ou pedido?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos revisitem e reforcem o conhecimento adquirido. Além disso, serve para refletir sobre a aula e destacar a relevância do conteúdo aprendido para a prática e a vida real. Esta recapitulação ajuda os alunos a perceberem a aplicabilidade dos verbos modais e a importância de dominá-los para uma comunicação eficaz.

Resumo

Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre os verbos modais, enfatizando os usos de 'can', 'could', 'may', 'must' e 'should'. É importante recapitular as situações em que cada um deles é mais apropriado, como em pedidos, permissões, obrigações, deduções e conselhos.

Conexão com a Teoria

Durante a aula de hoje, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades interativas que permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos em situações práticas e simuladas. Esta abordagem prática reforça o aprendizado, ajudando os alunos a visualizar e entender melhor como os verbos modais são usados na comunicação do dia a dia.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a importância dos verbos modais no inglês cotidiano, salientando como um entendimento claro destes verbos pode melhorar significativamente a comunicação em situações diversas, desde viagens internacionais até o ambiente profissional.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies