Plano de Aula | Metodologia Tradicional | If Clauses
Palavras Chave | if-clauses, conditional sentences, Zero Conditional, First Conditional, Second Conditional, Third Conditional, Mixed Conditionals, hipóteses, situações hipotéticas, comunicação, exemplos práticos, exercícios, discussão, revisão, contextos profissionais |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Projetor, Slides de apresentação, Folhas de exercícios impressas, Canetas, Material de leitura complementar (textos com exemplos de if-clauses), Computador ou tablet para cada aluno (opcional, para exercícios interativos) |
Códigos BNCC | - |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | **Gramática ** |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é estabelecer uma compreensão clara dos objetivos principais da aula, garantindo que os alunos saibam exatamente o que será abordado e quais habilidades serão desenvolvidas. Isso ajuda a focar a atenção dos alunos e a preparar o terreno para o conteúdo a ser apresentado, criando uma base sólida para o aprendizado eficaz e direcionado.
Objetivos principais:
1. Descrever o uso correto das if-clauses, identificando os diferentes tipos e suas aplicações.
2. Demonstrar a habilidade de identificar if-clauses em textos e compreender seus significados.
3. Fornecer exemplos claros e práticos que ilustram a utilização de if-clauses em diferentes contextos.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é fornecer um entendimento inicial do tema da aula e despertar o interesse dos alunos. Ao contextualizar o uso de if-clauses no dia-a-dia e em situações relevantes para os alunos, você cria uma conexão entre o conteúdo acadêmico e a aplicação prática na vida real. Isso ajuda a motivar os alunos e a prepará-los para a aprendizagem detalhada que seguirá.
Contexto
Inicie a aula explicando que as if-clauses, também conhecidas como conditional sentences, são estruturas gramaticais usadas para expressar situações hipotéticas e suas consequências. Elas são fundamentais para a comunicação no inglês, permitindo que falemos sobre possibilidades, previsões, desejos e condições. Por exemplo, podemos usar if-clauses para discutir o que faríamos em situações específicas, como 'If I won the lottery, I would travel the world' (Se eu ganhasse na loteria, eu viajaria pelo mundo).
Curiosidades
Curiosidade: As if-clauses são usadas frequentemente em filmes e séries de TV para criar tensão e suspense. Por exemplo, em um filme de ação, um personagem pode dizer 'If we don't defuse the bomb, it will explode' (Se não desarmarmos a bomba, ela explodirá). Essa estrutura mantém os espectadores atentos e envolvidos na trama. Além disso, saber usar if-clauses corretamente pode ajudar na comunicação em viagens, em negociações e até mesmo em entrevistas de emprego, onde é comum discutirmos cenários hipotéticos.
Desenvolvimento
Duração: 50 - 60 minutos
A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre os diferentes tipos de if-clauses e suas aplicações práticas. Ao detalhar cada tipo de conditional e fornecer exemplos claros, o professor garante que os alunos compreendam as estruturas gramaticais e saibam como utilizá-las corretamente. As questões propostas incentivam a prática e a aplicação imediata do conhecimento adquirido, promovendo uma aprendizagem ativa e consolidada.
Tópicos Abordados
1. Zero Conditional: Explique que o Zero Conditional é usado para falar sobre fatos gerais e verdades universais. A estrutura é 'If + Simple Present, Simple Present'. Exemplo: 'If you heat water to 100 degrees Celsius, it boils.' 2. First Conditional: Detalhe que o First Conditional é utilizado para falar sobre situações reais e possíveis no futuro. A estrutura é 'If + Simple Present, will + base verb'. Exemplo: 'If it rains tomorrow, we will cancel the picnic.' 3. Second Conditional: Explique que o Second Conditional é usado para falar sobre situações hipotéticas no presente ou futuro. A estrutura é 'If + Simple Past, would + base verb'. Exemplo: 'If I won the lottery, I would buy a new house.' 4. Third Conditional: Detalhe que o Third Conditional é usado para falar sobre situações hipotéticas no passado. A estrutura é 'If + Past Perfect, would have + past participle'. Exemplo: 'If I had studied harder, I would have passed the exam.' 5. Mixed Conditionals: Explique que Mixed Conditionals combinam tempos verbais diferentes para falar sobre situações hipotéticas que conectam o passado ao presente ou futuro. Exemplo: 'If I had gone to bed early, I would not be tired now.'
Questões para Sala de Aula
1. 1. Rewrite the following sentence using the First Conditional: 'If it rains tomorrow, we will cancel the picnic.' 2. 2. Create a sentence using the Second Conditional to express what you would do if you found a wallet on the street. 3. 3. Identify the type of conditional used in this sentence and explain why: 'If I had known about the meeting, I would have attended.'
Discussão de Questões
Duração: 20 - 25 minutos
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Ao discutir as respostas das questões apresentadas e envolver os alunos em reflexões e perguntas adicionais, o professor reforça o entendimento dos diferentes tipos de if-clauses e suas aplicações práticas. Este momento também permite esclarecer dúvidas, corrigir possíveis erros e promover um aprendizado mais profundo e colaborativo.
Discussão
-
- Rewrite the following sentence using the First Conditional: 'If it rains tomorrow, we will cancel the picnic.'
- Resposta correta: 'If it rains tomorrow, we will cancel the picnic.'
- Explicação: A sentença já está correta. No First Conditional, usamos 'If + Simple Present' para a condição e 'will + base verb' para o resultado futuro possível. Aqui, 'If it rains tomorrow' (condição) e 'we will cancel the picnic' (resultado).
-
- Create a sentence using the Second Conditional to express what you would do if you found a wallet on the street.
- Resposta exemplo: 'If I found a wallet on the street, I would take it to the police.'
- Explicação: No Second Conditional, usamos 'If + Simple Past' para a condição e 'would + base verb' para o resultado hipotético. A frase 'If I found a wallet on the street' (condição) e 'I would take it to the police' (resultado) está correta e segue a estrutura do Second Conditional.
-
- Identify the type of conditional used in this sentence and explain why: 'If I had known about the meeting, I would have attended.'
- Resposta correta: Third Conditional.
- Explicação: A sentença usa o Third Conditional, que é formado por 'If + Past Perfect' para a condição e 'would have + past participle' para o resultado no passado. Aqui, 'If I had known about the meeting' (condição) e 'I would have attended' (resultado) indicam uma situação hipotética no passado.
Engajamento dos Alunos
1. Perguntas e Reflexões: 2. 1. Por que é importante conhecer e utilizar corretamente as if-clauses em situações cotidianas? 3. 2. Como as if-clauses podem ajudar na comunicação em contextos profissionais, como entrevistas de emprego? 4. 3. Você consegue identificar exemplos de if-clauses em músicas, filmes ou séries que você assistiu recentemente? Compartilhe com a turma. 5. 4. Como a compreensão das if-clauses pode influenciar sua habilidade de interpretar textos em inglês? 6. 5. Crie uma pequena história utilizando pelo menos três tipos diferentes de if-clauses e compartilhe com a turma.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula. Ao resumir os conteúdos principais e discutir a aplicação prática e relevância do tema, o professor reforça o aprendizado dos alunos, garantindo que eles saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável das if-clauses.
Resumo
- Introdução às if-clauses e sua relevância na comunicação em inglês.
- Explicação detalhada dos cinco tipos de if-clauses: Zero Conditional, First Conditional, Second Conditional, Third Conditional e Mixed Conditionals.
- Exemplos práticos de cada tipo de if-clause.
- Exercícios para aplicação e prática imediata dos conceitos ensinados.
- Discussão e reflexão sobre a importância e uso das if-clauses no cotidiano e em contextos profissionais.
A aula conectou a teoria das if-clauses com a prática ao fornecer exemplos claros e práticos, permitindo que os alunos vissem como essas estruturas gramaticais são usadas em situações reais. Através de exercícios e discussões, os alunos puderam aplicar imediatamente o que aprenderam, reforçando a conexão entre a teoria e a prática.
Compreender e utilizar corretamente as if-clauses é fundamental para a comunicação eficaz em inglês, especialmente em contextos que envolvem hipóteses e condições. Essas estruturas são frequentemente usadas em negociações, entrevistas de emprego e até mesmo em entretenimento, como filmes e séries. Saber usar as if-clauses adequadamente pode melhorar significativamente a habilidade de se expressar e entender o inglês em diversas situações.