Entrar

Plano de aula de If Clauses

Inglês

Original Teachy

If Clauses

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | If Clauses

Palavras Chaveif-clauses, conditional sentences, Zero Conditional, First Conditional, Second Conditional, Third Conditional, Mixed Conditionals, hipóteses, situações hipotéticas, comunicação, exemplos práticos, exercícios, discussão, revisão, contextos profissionais
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor, Slides de apresentação, Folhas de exercícios impressas, Canetas, Material de leitura complementar (textos com exemplos de if-clauses), Computador ou tablet para cada aluno (opcional, para exercícios interativos)
Códigos BNCC-
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma compreensão clara dos objetivos principais da aula, garantindo que os alunos saibam exatamente o que será abordado e quais habilidades serão desenvolvidas. Isso ajuda a focar a atenção dos alunos e a preparar o terreno para o conteúdo a ser apresentado, criando uma base sólida para o aprendizado eficaz e direcionado.

Objetivos principais:

1. Descrever o uso correto das if-clauses, identificando os diferentes tipos e suas aplicações.

2. Demonstrar a habilidade de identificar if-clauses em textos e compreender seus significados.

3. Fornecer exemplos claros e práticos que ilustram a utilização de if-clauses em diferentes contextos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer um entendimento inicial do tema da aula e despertar o interesse dos alunos. Ao contextualizar o uso de if-clauses no dia-a-dia e em situações relevantes para os alunos, você cria uma conexão entre o conteúdo acadêmico e a aplicação prática na vida real. Isso ajuda a motivar os alunos e a prepará-los para a aprendizagem detalhada que seguirá.

Contexto

Inicie a aula explicando que as if-clauses, também conhecidas como conditional sentences, são estruturas gramaticais usadas para expressar situações hipotéticas e suas consequências. Elas são fundamentais para a comunicação no inglês, permitindo que falemos sobre possibilidades, previsões, desejos e condições. Por exemplo, podemos usar if-clauses para discutir o que faríamos em situações específicas, como 'If I won the lottery, I would travel the world' (Se eu ganhasse na loteria, eu viajaria pelo mundo).

Curiosidades

Curiosidade: As if-clauses são usadas frequentemente em filmes e séries de TV para criar tensão e suspense. Por exemplo, em um filme de ação, um personagem pode dizer 'If we don't defuse the bomb, it will explode' (Se não desarmarmos a bomba, ela explodirá). Essa estrutura mantém os espectadores atentos e envolvidos na trama. Além disso, saber usar if-clauses corretamente pode ajudar na comunicação em viagens, em negociações e até mesmo em entrevistas de emprego, onde é comum discutirmos cenários hipotéticos.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre os diferentes tipos de if-clauses e suas aplicações práticas. Ao detalhar cada tipo de conditional e fornecer exemplos claros, o professor garante que os alunos compreendam as estruturas gramaticais e saibam como utilizá-las corretamente. As questões propostas incentivam a prática e a aplicação imediata do conhecimento adquirido, promovendo uma aprendizagem ativa e consolidada.

Tópicos Abordados

1.Zero Conditional: Explique que o Zero Conditional é usado para falar sobre fatos gerais e verdades universais. A estrutura é 'If + Simple Present, Simple Present'. Exemplo: 'If you heat water to 100 degrees Celsius, it boils.' 2.First Conditional: Detalhe que o First Conditional é utilizado para falar sobre situações reais e possíveis no futuro. A estrutura é 'If + Simple Present, will + base verb'. Exemplo: 'If it rains tomorrow, we will cancel the picnic.' 3.Second Conditional: Explique que o Second Conditional é usado para falar sobre situações hipotéticas no presente ou futuro. A estrutura é 'If + Simple Past, would + base verb'. Exemplo: 'If I won the lottery, I would buy a new house.' 4.Third Conditional: Detalhe que o Third Conditional é usado para falar sobre situações hipotéticas no passado. A estrutura é 'If + Past Perfect, would have + past participle'. Exemplo: 'If I had studied harder, I would have passed the exam.' 5.Mixed Conditionals: Explique que Mixed Conditionals combinam tempos verbais diferentes para falar sobre situações hipotéticas que conectam o passado ao presente ou futuro. Exemplo: 'If I had gone to bed early, I would not be tired now.'

Questões para Sala de Aula

1. 1. Rewrite the following sentence using the First Conditional: 'If it rains tomorrow, we will cancel the picnic.' 2. 2. Create a sentence using the Second Conditional to express what you would do if you found a wallet on the street. 3. 3. Identify the type of conditional used in this sentence and explain why: 'If I had known about the meeting, I would have attended.'

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Ao discutir as respostas das questões apresentadas e envolver os alunos em reflexões e perguntas adicionais, o professor reforça o entendimento dos diferentes tipos de if-clauses e suas aplicações práticas. Este momento também permite esclarecer dúvidas, corrigir possíveis erros e promover um aprendizado mais profundo e colaborativo.

Discussão

    1. Rewrite the following sentence using the First Conditional: 'If it rains tomorrow, we will cancel the picnic.'
    • Resposta correta: 'If it rains tomorrow, we will cancel the picnic.'
    • Explicação: A sentença já está correta. No First Conditional, usamos 'If + Simple Present' para a condição e 'will + base verb' para o resultado futuro possível. Aqui, 'If it rains tomorrow' (condição) e 'we will cancel the picnic' (resultado).
    1. Create a sentence using the Second Conditional to express what you would do if you found a wallet on the street.
    • Resposta exemplo: 'If I found a wallet on the street, I would take it to the police.'
    • Explicação: No Second Conditional, usamos 'If + Simple Past' para a condição e 'would + base verb' para o resultado hipotético. A frase 'If I found a wallet on the street' (condição) e 'I would take it to the police' (resultado) está correta e segue a estrutura do Second Conditional.
    1. Identify the type of conditional used in this sentence and explain why: 'If I had known about the meeting, I would have attended.'
    • Resposta correta: Third Conditional.
    • Explicação: A sentença usa o Third Conditional, que é formado por 'If + Past Perfect' para a condição e 'would have + past participle' para o resultado no passado. Aqui, 'If I had known about the meeting' (condição) e 'I would have attended' (resultado) indicam uma situação hipotética no passado.

Engajamento dos Alunos

1.Perguntas e Reflexões: 2. 1. Por que é importante conhecer e utilizar corretamente as if-clauses em situações cotidianas? 3. 2. Como as if-clauses podem ajudar na comunicação em contextos profissionais, como entrevistas de emprego? 4. 3. Você consegue identificar exemplos de if-clauses em músicas, filmes ou séries que você assistiu recentemente? Compartilhe com a turma. 5. 4. Como a compreensão das if-clauses pode influenciar sua habilidade de interpretar textos em inglês? 6. 5. Crie uma pequena história utilizando pelo menos três tipos diferentes de if-clauses e compartilhe com a turma.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula. Ao resumir os conteúdos principais e discutir a aplicação prática e relevância do tema, o professor reforça o aprendizado dos alunos, garantindo que eles saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável das if-clauses.

Resumo

  • Introdução às if-clauses e sua relevância na comunicação em inglês.
  • Explicação detalhada dos cinco tipos de if-clauses: Zero Conditional, First Conditional, Second Conditional, Third Conditional e Mixed Conditionals.
  • Exemplos práticos de cada tipo de if-clause.
  • Exercícios para aplicação e prática imediata dos conceitos ensinados.
  • Discussão e reflexão sobre a importância e uso das if-clauses no cotidiano e em contextos profissionais.

A aula conectou a teoria das if-clauses com a prática ao fornecer exemplos claros e práticos, permitindo que os alunos vissem como essas estruturas gramaticais são usadas em situações reais. Através de exercícios e discussões, os alunos puderam aplicar imediatamente o que aprenderam, reforçando a conexão entre a teoria e a prática.

Compreender e utilizar corretamente as if-clauses é fundamental para a comunicação eficaz em inglês, especialmente em contextos que envolvem hipóteses e condições. Essas estruturas são frequentemente usadas em negociações, entrevistas de emprego e até mesmo em entretenimento, como filmes e séries. Saber usar as if-clauses adequadamente pode melhorar significativamente a habilidade de se expressar e entender o inglês em diversas situações.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies